Dicas sobre velas de ignição para GPL!

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Re: Dicas sobre velas de ignição para GPL!

Mensagempor GaZeado » 15 ago 2017, 19:53

Comprei umas ngk brk6eix para o meu bmw 320i. O gap que vem é 0.8, devo mudar para 0.6 para poupar as bobines e ganhar em baixas?
GaZeado
Utilizador Junior

Registado: 14 out 2011, 10:27

Mensagempor rdd48856 » 17 ago 2017, 00:26

Pela referência são velas de Iridium e, segundo julgo saber, de gap fixo.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor Planet » 05 set 2017, 23:24

GaZeado Escreveu:Comprei umas ngk brk6eix para o meu bmw 320i. O gap que vem é 0.8, devo mudar para 0.6 para poupar as bobines e ganhar em baixas?

Eu teria posto as brk7eix equilibrava o grau térmico... As 8 acho muito baixo que são boas para andar mais tempo a fundo.... E as 6 são as originais.... Eu teria optado pelas 7 que é o intermédio....
Planet
Utilizador Junior

Registado: 15 jun 2017, 15:22

Mensagempor GaZeado » 05 set 2017, 23:26

Planet Escreveu:
GaZeado Escreveu:Comprei umas ngk brk6eix para o meu bmw 320i. O gap que vem é 0.8, devo mudar para 0.6 para poupar as bobines e ganhar em baixas?

Eu teria posto as brk7eix equilibrava o grau térmico... As 8 acho muito baixo que são boas para andar mais tempo a fundo.... E as 6 são as originais.... Eu teria optado pelas 7 que é o intermédio....
Segui o que indicava pela referência ngk. Para além disso, consegui 6 por 43€. Imbatível
GaZeado
Utilizador Junior

Registado: 14 out 2011, 10:27

Mensagempor Planet » 06 set 2017, 09:41

Após uma pesquisa vou optar pelas velas NGK 1496 LPG1 16.33e cada vela
Planet
Utilizador Junior

Registado: 15 jun 2017, 15:22

Mensagempor timfusion » 06 dez 2017, 07:43

Não consigo achar velar iridium para o Vectra C. 2.2

No site da ngk só aparecem para os motores 1.6 e o 1.8 :sad:
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem.
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micromise|PicassoBRC|S70Micromise|MeganePrins| Primera1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|SafranePrins|Galaxy/OPTIMA/VECTRA
timfusion
Cidadão Virtual

Registado: 27 jan 2007, 02:46

Mensagempor BMGTS » 24 fev 2018, 17:29

Boas.

Reparei que as velas que estavam montadas no meu carro (BOSCH HRL8STEX) estavam com aquele aspecto carbonizado, sinal de mistura rica, por exemplo. Fiquei até com problemas para pôr o carro a funcionar até as trocar. Há cerca de 15000Km tinham sido vistas na oficina (antes da conversão para GPL) e estavam normais. Será que ficaram assim devido ao GPL?

Timfusion: Não sei se já estás servido mas da Denso há. O equivalente às de origem são as ITV16. Mas ando a ver se não será melhor alterar o grau de temperatura/gap...
BMGTS
Utilizador Junior

Registado: 23 mar 2017, 20:35

Mensagempor babalu » 19 abr 2018, 20:37

Olá companheiros da melhor solução energética automotiva (penso eu).
Porque me “piquei” com um comentário de um outro utilizador que postou “muita gente a consultar e poucos a transmitir os conhecimentos adquiridos” e porque já há bastantes anos que bebo conhecimento desta comunidade, pese embora, por vezes denoto que existem opiniões sobre as mais diversas questões, com pouca experiência na matéria, considero que todas essas opiniões são válidas e que nos fazem pensar noutra perspetiva de ver a questão.
Aqui vai um resumo da minha experiência.
Conduzo veículos a GPL desde 1999, e desde esta data conduzi a GPL mais de 500.000Km.
Sou dono orgulhoso de um Mercedes 200Kompressor (motor 1.8 163Hp) com 400.000Km, (dos quais 280.000Km a GPL), de um Opel Vectra B 1.6 com 280.000 Km (dos quais 180.000Km a GPL) e fui dono de um Vectra A 1.6, que vendi com 400.000Km, (dos quais 220.000Km a GPL) e pelo que sei o veículo ainda rola, estará com 550.000Km, sem nunca terem aberto o motor.
Por isso aos céticos afirmo, mesmo incluindo a novidade dos elétricos, tendo em consideração e procurando a melhor relação custo/beneficio de transporte particular, colocando na equação os custos veículo-combustível-manutenção, o GPL, ainda é o combustível com melhor preço/rentabilidade de investimento. (isto para os comuns mortais que têm trabalhar e vivem com as limitações monetárias dos baixos salários que se pagam em Portugal, estando eu incluído nestes gajos) senão ai Tesla.
O principal problema que encontrei desde há mais de uma década, é a capa branca que se forma nos polos da vela de ignição, isolando-a, acabando por reduzir as performances do veículo e consequentemente aumentando o seu consumo.
Solução: a todos os 3.500Km a 4.000Km, ou menos, tirar as velas e limpa-las com escova de arame fina. Solução aceite de início, com o passar dos anos farta.
Para ultrapassar esta manutenção periódica forçada e colhendo relatos em vários fóruns de utilizadores que se diziam satisfeitos, nestes veículos acabei por experimentar diversas velas de ignição, as quais useis até ao seu limite de vida, nomeadamente Bosch Super; Bosch Iridium; NGK Iridium; NGK Laserline; Brisk Silver GPL e por fim desde há 4 anos Brisk Premium LGS.

Não vou tecer comentários sobre as outras, por diversos motivos desisti delas, pertencem ao passado, e escrevi em letras grandes Brisk Premium LGS, porque comparativamente às outras, simplesmente não têm comparação.
Com estas velas o motor ganha uma alma nova, fica vivo desde as baixas rotações, até ao redline, e acreditem ou não baixa um litro aos 100Km.
Minha Experiência, já conduzi cerca de 140.000Km com velas LGS - 60.000Km no Opel com Brisk Premium DOR14 LGS, e 80.000Km no Mercedes com Brisk Premium EOR14 LGS.
Durabilidade - o fabricante diz 30.000Km, mas substituí as últimas com 45.000Km. ( também já tive uma falha numa vela com cerca de 7500Km, que tive de substituir)
Limpeza - escova macia a cada 10.000Km 15.000Km;
Preço - caras, mas valem todos os cêntimos que custam ( tenho comprado no Ebay Uk)
Recomendações da experiência adquirida, recomendo o grau térmico 14, que sempre usei;
Familiares e amigos com veículos a GPL, que quiseram inicialmente experimentar velas Brisk LGS, mas compararam o grau térmico 15 e 17 (velas mais quentes) mais próximas das recomendações do fabricante, neste momento utilizam todos grau térmico 14.
Lançaram a nova geração de Brisk EVO, que aparenta vir substituir tecnologicamente estas, mas só serão a minha próxima compra, não tenho experiência destas, mas quando adquirir o grau térmico é 14 claro.
Espero que com este relato de experiência, venha ajudar a alguém.
Saudações.
babalu
Recém-chegado

Registado: 19 abr 2018, 17:38

Mensagempor rdd48856 » 19 abr 2018, 21:39

Muito obrigado @babalu pelo longo (mas justificado) contributo a este tópico!
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor chorao » 20 abr 2018, 08:00

sim sr. estes posts é que eu gosto de ler. Obrigado @babalu.
Agora pedia-te um DB de cada uma das tuas máquinas a GPL na devida secção para conhecermos a tua experiência com eles a GPL.
Obrigado e bem-vindo.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32

Mensagempor timfusion » 20 abr 2018, 10:01

Obrigado Babalu!

As próximas velas serão Brisk :clap:
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem.
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micromise|PicassoBRC|S70Micromise|MeganePrins| Primera1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|SafranePrins|Galaxy/OPTIMA/VECTRA
timfusion
Cidadão Virtual

Registado: 27 jan 2007, 02:46

Mensagempor mpsfilho » 20 abr 2018, 12:04

@Babalu, No meu Duster a Renault aconselha mudar aos 60 mil km as de "origem" mas, como o GPL causa mais desgaste,e apesar de ainda só ter 32 mil km e de sentir que está tudo bem, acho que seria boa ideia mandar vir umas Brisk?.

Visto a tua experiência nesta matéria, poderias dizer-me se se farei bem mudar e quais devo comprar tendo em conta as características do meu carro?.

Agradeço desde já a tua resposta e respectivo concelho.
mpsfilho
Utilizador Frequente

Registado: 23 dez 2016, 21:04

Mensagempor babalu » 20 abr 2018, 22:46

Boas.

Pela minha experiência, se tens 32.000 Km percorridos, independentemente da vela que o veiculo trás de origem, (se é de cobre, platina, níquel ou iridium) com uma limpeza nas velas,( só utilizar escova macia para limpeza de velas) irás notar de imediato diferença na resposta do veiculo e consequentemente no consumo.
A título de informação:
é sabido e ponto assente que o GPL é muito mais seco do que a gasolina.
também é sabido que o ar é isolante.
assim na camara de combustão (onde somente existe ar e combustível) o meio de propagação da faísca da vela é na “humidade” provocado pelo combustível.
Assim:
com gasolina, necessita de um poder de faísca menos cuidado;
com GPL, qualquer “acumulo de sujidade” na vela, ou bobine de ignição sem a máxima força de tensão, traduz-se numa combustão incompleta.
Resultado: perda de potência e aumento do consumo;
Consequência: sonda lambda deteta combustível mal queimado e interpreta-o como consumo exagerado, acende a luz do motor com o código (mixture too rich).
E por este fenómeno lá vão inúmeros camaradas do GPL ao instalador. E lá vai tempo e dinheiro.
Solução, manter religiosamente umas velas limpas.

Se estás curioso com o comportamento do teu veículo com umas velas brisk LGS, ou EVO, que serão a minha futura aquisição, uma vez que o fabricante informa 60.000km de durabilidade, diz a referência das tuas velas de origem para se poder fazer a equiparação.
Boas Gazadas.
Já agora, C. Branco, conheço muito bem, boa terra e boas gentes, atualmente resido ao pé de Marrocos mas sou Beirão.
Cumps.
babalu
Recém-chegado

Registado: 19 abr 2018, 17:38

Mensagempor mpsfilho » 22 abr 2018, 11:09

Bom dia @babalu (Beirão)

Agradeço a tua resposta e vou seguir o teu concelho, concordo plenamente com tudo o que dizes (a experiência adquirida ao longo dos anos faz de nós bons sábios, é muito útil o que se aprende com pessoas que estão "atentas" e que gostam de testar os diversos produtos que estão ao nosso dispor).

De facto eu também sou um dos que gosta de "experimentar e testar".

Assim, apesar de não sentir nada de anormal nas velas que ainda estou a usar acredito que se fizer uma limpeza nas mesmas o funcionamento do motor tenderá a melhorar a resposta e a economia do mesmo, no entanto, quero experimentar essas Brisk Evo, ou LGS.

Como não sei nem consegui ver no manual quais as velas que equipam o Duster, durante a próxima semana, irei junto do representante saber a referencia das mesmas para que me possas fazer o favor de verificares qual a equivalência e de me aconselhar quais as Brisk que devo encomendar?.

Bem haja por partilhares as tuas experiências aqui ao pessoal do forum, são muito úteis. :clap:

Reedito para confirmar que as velas que vem de origem no Duster são: NGK ILKAR7J76 (Acho que são de Iridium, por isso, a Renault aconselha a sua subtituição aos 60 mil km).

Cumprimentos.
mpsfilho
Utilizador Frequente

Mensagempor mpsfilho » 04 mai 2018, 13:55

Queria experimentar as velas BRISK PREMIUM EVO, alguém aqui me dá uma ajuda na equivalência e como e onde comprar.

A referencia das que tenho de origem são: NGK ILKAR7J76

Agradeço desde já a quem me saiba informar, uma vez que o nosso amigo @babalu ainda nada disse (talvez por falta de tempo)
mpsfilho
Utilizador Frequente

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Anterior

Voltar para Questões de Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420