Deverei livrar-me do meu carro a diesel?

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Deverei livrar-me do meu carro a diesel?

Mensagempor peugeot208 » 15 mai 2018, 18:36

Boa tarde! Tenho vindo a acompanhar o forum há uns dias e quero agradecer a todos pela riqueza informativa disponibilizada.
O que me leva a este meu 1º post é uma preocupação crescente que se tem vindo a instalar em mim desde que comecei a procurar um 2º carro com a minha esposa. A sra do stand desaconselhou de todo o carro a diesel para ela visto que a média diária seria entre 30 a 40 km no máximo. Ela disse me que a parti de 2020 não seriam comercializados carros diesel para particulares assim como haveria aumentos de IUC e aumentos do preço do gasóleo para desencorajar o uso deste combustível.
Isto faz-me pensar se deverei aproveitar enquanto o carro tem algum valor para comprar um carro a gasolina e converte-lo para GPL ou se deverei ficar com ele até dar o "berro". :-?
E com isto surgem-me várias questões como:
-Irão existir incentivos do governo na aquisição de novas viaturas a troco do carro a diesel à semelhança de à uns anos atrás para retirar de circulação carros antigos e serem enviados para abate?
-Será que o meu caro vai aguentar-se sem problemas até essa data chegar?
Atualmente ja não faço 600km semanalmente como fazia, neste momento o carro tem 107000 km e é de Dezembro de 2012 apenas trajectos citadinos e Oeiras-Alfragide/Alfragide-Oeiras.

Se for para trocar de carro pelo que li até agora parece que a escolha acertada será toyota prius hybrid 2/3ou4G :x
Obrigado!
peugeot208
Recém-chegado

Registado: 15 mai 2018, 13:54

Re: Deverei livrar-me do meu carro a diesel?

Mensagempor rdd48856 » 15 mai 2018, 19:24

Bem-vindo,

Ela disse me que a parti de 2020 não seriam comercializados carros diesel para particulares assim como haveria aumentos de IUC e aumentos do preço do gasóleo para desencorajar o uso deste combustível.

Isso não sei, acredito é que a fiscalização em relação às emissões vá apertar, nomeadamente em relação aos famosos FAP e às emissões de NOx.

Também acredito que o ISP sobre o gasóleo para uso particular vá aumentar.

-Irão existir incentivos do governo na aquisição de novas viaturas a troco do carro a diesel à semelhança de à uns anos atrás para retirar de circulação carros antigos e serem enviados para abate?

Não acredito.

-Será que o meu caro vai aguentar-se sem problemas até essa data chegar?

Não sei.

Se for para trocar de carro pelo que li até agora parece que a escolha acertada será toyota prius hybrid 2/3ou4G

Se for para substituir um Peugeot 208 e para esses trajetos o mais indicado seria um Toyota Yaris Híbrido a GPL.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor APHenriques » 16 mai 2018, 09:03

A minha opinião é exatamente a mesma.
Acrescento apenas que o que se verifica, pelo menos na minha região, são stand de usados cheios de carros diesel importados e relativamente recentes. Importados de países que já não os querem.
Sem dúvida que na gama Toyota estão os melhores híbridos, neste momento. E a GPL ainda melhor.
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47

Mensagempor j_verne » 16 mai 2018, 13:04

Por um híbrido? Eu trocava e era já, enquanto o 208 tem relativamente poucos anos e km...

Daqui a uns tempos, se tudo correr bem, já ninguém vai querer pegar nesses carros a gasóleo :-O
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32

Mensagempor lmml » 16 mai 2018, 18:37

Em minha opinião, a bosch abriu a porta a que o diesel dure mais algum tempo. Diz ter uma solução para os diesel cumprirem as normas ambientais mais exigentes..., mas certamente irá aparecer mais alguma empresa com mais alguma invenção. Curiosamente o escândalo diesel deu-se com a industrial alemã e... uma possível solução apareceu na industria alemã, coincidências... curiosas... ou mais uma aldrabice...
Mesmo assim, o diesel é possível que seja penalizado, mas a prazo qualquer outro combustível fóssil há-de ser também, obrigando o pessoal a ir no caminho da eletrificação.
Penso que a melhor solução num futuro próximo será hibrido/gasolina ou melhor ainda, hibrido/GPL.
Eu andei "24 horas" com um Yaris hibrido e adorei. Só mesmo em estrada é que se perde face a um diesel, mas aprendendo-se bem o jogo do motor elétrico..., as descidas são um mimo para se puder recuperar o que se gastou a mais nas subidas.
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
lmml
Cidadão Virtual

Registado: 11 jan 2012, 13:29

Mensagempor mpsfilho » 16 mai 2018, 19:23

Se a ideia for mesmo essa, (de consciência, e por vontade própria) siga em frente, no entanto devo dizer que nós aqui somos um pouco suspeitos para opinar nesse sentido, é que aqui a maioria da comunidade já há muito que se livrou deles. :clap:
mpsfilho
Utilizador Frequente

Registado: 23 dez 2016, 21:04

Mensagempor lmml » 17 mai 2018, 13:10

Atenção à invasão de carros a diesel a excelentes preços nos stands.
Certamente que será previsível, que vender um carro a diesel por um bom preço, vai ser difícil e se a ideia for abandonar o diesel, quanto mais depressa vender o carro, menos perde.
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
lmml
Cidadão Virtual

Registado: 11 jan 2012, 13:29

Mensagempor peugeot208 » 19 mai 2018, 01:06

Consegui um test drive de um Yaris hybrid para a minha mulher e de um auris touring sports para mim hoje. Ela estava bastante resistente a um "híbrido de caixa automática" e ainda foi com o pé esquerdo ao travão como se fosse a embraiagem :mrgreen: mas no final ficou maravilhada com o carro. Eu apenas conduzi o Auris e fiquei fascinado, em relação à sensação de nas subidas parecer que esta sempre em "alta rotação" não me fez confusão, possivelmente por já estar à espera e ter visto isso ser descrito inúmeras vezes no forum. Tive oportunidade de sentir o modo "power" numa recta mas infelizmente no centro de Lisboa em hora de ponta não foi possível melhor...bem eu queria passar dos 50!!! Quando questionei o agente do stand o que aconteceria à garantia em caso de conversão a GPL disse que ficava sem garantia na totalidade e referiu um caso em Espanha em que numa conversão mal feita o carro a GPL explodiu gerou bastantes complicações em relação a garantias. Alguém sabe se isto foi verdade? :-o
peugeot208
Recém-chegado

Mensagempor j_verne » 19 mai 2018, 12:14

Cheira-me a conversa da treta...
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32

Mensagempor striker54 » 19 mai 2018, 12:33

Não podem excluir nada a não ser que consigam comprovar que o problema ocorreu devido ao GPL.
Vê este testemunho http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=16721. O carro foi comprado novo e foi o próprio stand a mandar o carro para o instalador.

Enviado do meu ASUS_Z00A através do Tapatalk
Toyota Auris TS 2014 -> 5.4l/100km; 7,67Eur/100km (gasolina)
DB -> http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=43&t=17667
Cumps.
striker54
Utilizador Junior

Registado: 23 abr 2018, 23:32

Mensagempor peugeot208 » 19 mai 2018, 19:10

j_verne Escreveu:Cheira-me a conversa da treta...
Parece que aconteu mesmo: http://blogdopanessa.blogspot.pt/2013/1 ... a.html?m=1

Enviado do meu Redmi Note 2 através do Tapatalk
peugeot208
Recém-chegado

Mensagempor rdd48856 » 19 mai 2018, 21:55

disse que ficava sem garantia na totalidade

Isso é impossível, de qualquer forma se vai comprar novo é uma questão de procurar o concessionário certo.

e referiu um caso em Espanha em que numa conversão mal feita o carro a GPL explodiu gerou bastantes complicações em relação a garantias.

É verdade a explosão, mas não se tratou de um conversão mal feita. Um Prius Táxi foi convertido e o instalador constatou que a multiválvula, que entre outras coisas controla o limite de enchimento do depósito, estava avariada.

Como o carro era Táxi não podia ficar parado então o instalador, enquanto esperava pela substituição, avisou o Taxista para não abastecer de GPL e andar só a gasolina.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor peugeot208 » 20 mai 2018, 21:50

Estava a explorar a hipotese de importar, mas pelo cálculo de ISV para um Auris TS Hybrid, partido do princípio que custaria 17000€ e que seria de 2015 o ISV fica superior ao valor da viatura! Achava eu que por ser híbrido pagaria se menos...

Há muita diferença da versão Auris TS de 2015 para a de anos anteriores? Qual a mais "amiga" da conversão para GPL?

Estou tentando a ir para sistema liquido, a onde poderei fazer a instalação através um técnico com experiencia em sistema líquido em hibridos ...ou melhor...em Auris Hybrid (sair de Lisboa para a conversão não é problema)

Obrigado[img]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180520/403bc88d6ad602f46e3e57a27bdd19ef.jpg[/img]

peugeot208
Recém-chegado

Mensagempor chorao » 21 mai 2018, 11:05

não deves estar a calcular bem as coisas... por ser híbrido paga-se menos
Automóveis ligeiros de passageiros que se apresentem equipados com motores híbridos, preparados para o consumo, no seu sistema de propulsão, quer de energia eléctrica ou solar, quer de gasolina ou gasóleo. (Taxa intermédia de 60% do imposto resultante da aplicação da tabela A)
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32

Mensagempor Ranger » 21 mai 2018, 11:38

peugeot208 Escreveu:Estava a explorar a hipotese de importar, mas pelo cálculo de ISV para um Auris TS Hybrid, partido do princípio que custaria 17000€ e que seria de 2015 o ISV fica superior ao valor da viatura! Achava eu que por ser híbrido pagaria se menos...

Há muita diferença da versão Auris TS de 2015 para a de anos anteriores? Qual a mais "amiga" da conversão para GPL?

Estou tentando a ir para sistema liquido, a onde poderei fazer a instalação através um técnico com experiencia em sistema líquido em hibridos ...ou melhor...em Auris Hybrid (sair de Lisboa para a conversão não é problema)

Obrigado[img]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20180520/403bc88d6ad602f46e3e57a27bdd19ef.jpg[/img]

Para esse carro deve andar ~ 2000€ de isv, deves estar a fazer alguma coisa mal
Ranger
Utilizador Junior

Registado: 25 jun 2008, 19:55

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Próximo

Voltar para As Minhas Primeiras Perguntas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420