[DB] Toyota Auris Touring Sport Hybrid + Vialle LiquidSI

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

[DB] Toyota Auris Touring Sport Hybrid + Vialle LiquidSI

Mensagempor striker54 » 09 mai 2018, 22:13

Olá a todos.

Como já indiquei na minha apresentação, devido ao meu antigo carro "principal" a Diesel começar a dar alguns problemas e os custos (manutenção+combustível+portagens) a aumentarem cada vez mais, decidi trocar de carro e após alguma pesquisa comprei uma Toyota Auris Touring Sport Híbrida de 2014 (importada), tendo em vista uma conversão para GPL posteriormente.

Inkedpic1_LI.jpg

Na altura da compra tinha +/- 73.000km e vinha equipada com Jantes/Pneus 225/45 R17

Fez a revisão oficial dos 75.000km na Toyota e tudo impecável.

Fui adicionando alguns extras até ao momento:
- Sensores pressão para os pneus (TPMS)
tpms.jpg
tpms.jpg (37.91 KiB) Visualizado 337 vezes

- Cromados para as condutas de ventilação e tweeters
crom.jpg
Antes vs Depois

- Luzes interiores de cortesia em LED
- Luz de marcha atrás em LED (agora fica de "dia" ao ligar a marcha-atrás :D ) -> removida entretanto para efectuar a inspeção B do GPL 8)
- Dispositivo para trancamento /destrancamento automático das portas acima/abaixo dos 15km/h -> liga na ficha OBD
- OBDLink LX para usar o Hybrid Assistant
- Splitter de ficha OBD com 3 saídas (para ligar os 2 aparelhos acima mencionados e fica uma livre para o diagnóstico do carro)
- Rede de carga para bagageira

Falta instalar (próximo passo): sensores de estacionamento traseiros (apesar da câmara de marcha-atrás a esposa sente falta do "bip bip" e a carrinha ressente-se :cry: )

Após +/- 14000Km o consumo real de gasolina cifra-se nos 5.4L/100km com o CB a indicar 4.9L/100Km

Relativamente ao GPL:
Aquando da compra da carrinha estava +/- definido que iria instalar um kit gasoso da Prins, mas depois de alguma pesquisa eis que surgiu o "LiquidSI da Vialle".
Voltei à pesquisa: vantagens e desvantagens, preços, feedback, instaladores, problemas :)] :-? ~x(

No final lá me decidi e após o Costa ter pago o calote que me devia (IRS) :lol: avancei para a conversão:
- Kit Vialle Liquid SI + V-lube electronico com distribuidor em "aranha".
- Depósito tórico de 77lts brutos
- Instalador: Autogás Power em Vila do Conde

Está neste momento a instalar o kit de GPL (vou levantá-la no próximo sábado).

Cumprimentos.
Editado pela última vez por striker54 em 21 mai 2018, 22:41, num total de 1 vez.
Toyota Auris TS 2014 -> 5.4l/100km; 7,67Eur/100km (gasolina)
DB -> http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=43&t=17667
Cumps.
striker54
Utilizador Junior

Registado: 23 abr 2018, 23:32

Re: [DB] Toyota Auris Touring Sport Hybrid + Vialle LiquidSI

Mensagempor rdd48856 » 09 mai 2018, 22:33

Ora muito bem acho que vamos ter muito que partilhar...então começando.

OBDLink LX para usar o Hybrid Assistant

Funciona? Enquanto ficou? Estava a pensar comprar um leitor OBD mais barato, mas parece que nem todos funcionam com o Hybrid Assistant.

a esposa sente falta do "bip bip"

O meu então tem bips por todo o lado, nem se sabe muito bem de onde...

Splitter de ficha OBD com 3 saídas

Não sabia que existiam...

o consumo real de gasolina cifra-se nos 5.4L/100km

5,6L/100km no meu.

No final lá me decidi e após o Costa ter pago o calote que me devia (IRS) :lol: avancei para a conversão

2x

- Kit Vialle Liquid SI + V-lube electronico com distribuidor em "aranha".
- Depósito tórico de 72lts brutos

Igual, mas com depósito de 61brutos, acho que chega e ainda deixa um espacinho para arrumar pequenas coisas debaixo da tampa principal.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor striker54 » 09 mai 2018, 22:41

Como não dava para adicionar mais fotos no primeiro post continuo aqui.

Entretanto, uns dias antes de deixar o carro no instalador, troquei de Jantes/Pneus para 205/55 R16 com pneus de baixa resistência ao rolamento para melhorar os consumos e o conforto.

Pelo pouco que consegui aferir verifico uma poupança de +/- 1l/100km

Podem verificar os dados de consumo nos relatórios de 3 viagens distintas para o mesmo percurso, sendo a da direita com os novos pneus/jantes
consumo pneus.png
comparativo pneus 225/45 R17 vs 205/55 R16

A únicas diferenças que existem entre as viagens são:
- temperatura ambiente
- dimensões dos pneus / jantes

Nunca pensei que uma alteração tão simples poderia implicar uma poupança tão grande, com a vantagem de ter melhorado o conforto de condução e os pneus serem muito mais baratos :D
Editado pela última vez por striker54 em 09 mai 2018, 23:12, num total de 1 vez.
Cumps.
striker54
Utilizador Junior

Mensagempor rdd48856 » 09 mai 2018, 22:48

troquei de Jantes/Pneus para 205/55 R16

Pois eu quero fazer o mesmo, comprou as jantes onde? São originais?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor striker54 » 09 mai 2018, 22:53

Funciona? Enquanto ficou? Estava a pensar comprar um leitor OBD mais barato, mas parece que nem todos funcionam com o Hybrid Assistant.

Sim, impecável, como os próprios criadores da aplicação Hybryd Assitant indicam é mesmo o melhor. A vantagem deste é que passado algum tempo de desligar o carro entra em stand-by e não drena a bateria do carro. Comprei na amazon.com e já com portes e despesas da alfandega (sem surpresas -> pagas tudo no acto da encomenda na amazon) ficou em +/-74euros

O meu então tem bips por todo o lado, nem se sabe muito bem de onde...

Eu desactivei os bips continuos enquanto está em marcha-atrás, agora só faz um bip quando engatas a mesma ;)

Splitter de ficha OBD com 3 saídas

Não sabia que existiam...

O aliexpress é nosso amigo:
spliter.jpg
spliter.jpg (35.88 KiB) Visualizado 325 vezes

Igual, mas com depósito de 61brutos, acho que chega e ainda deixa um espacinho para arrumar pequenas coisas debaixo da tampa principal.

Eu quero ir poucas vezes aos postos de abastecimento :lol:
Cumps.
striker54
Utilizador Junior

Mensagempor j_verne » 09 mai 2018, 22:56

Excelente, mais um híbrido a GPL por cá.

Tenho alguma inveja (mas da boa) do pessoal das Auris híbridas que temos por cá, neste momento :-D

Não ha fotos dessas jantes? Também estou curioso... Quais foram os pneus escolhidos?
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32

Mensagempor striker54 » 09 mai 2018, 22:58

rdd48856 Escreveu:
troquei de Jantes/Pneus para 205/55 R16

Pois eu quero fazer o mesmo, comprou as jantes onde? São originais?

No OLX, mas não são as originais. Comprei umas OZ Ultraleggera para serem levezinhas como umas pantufas /:)
Cumps.
striker54
Utilizador Junior

Mensagempor rdd48856 » 09 mai 2018, 23:02

Depois há de colocar umas fotos com as novas jantes para ver se se enquadram esteticamente...
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor striker54 » 09 mai 2018, 23:03

j_verne Escreveu:Não ha fotos dessas jantes? Também estou curioso... Quais foram os pneus escolhidos?

Foram exactamente estas:
jantes1.jpg

Os pneus foram os "Nokian eLine 2 205/55 R16 94 W XL" que têm classificação A/A
Cumps.
striker54
Utilizador Junior

Mensagempor striker54 » 09 mai 2018, 23:06

rdd48856 Escreveu:Depois há de colocar umas fotos com as novas jantes para ver se se enquadram esteticamente...

Sim, ainda não tirei (não houve tempo) :lol:
Cumps.
striker54
Utilizador Junior

Mensagempor MiguelTeixeira » 15 mai 2018, 16:25

Boa tarde,

Adquiri recentemente uma Auris TS HSD, tenho de abrir o DB, e a partida será também para converter para GPL e também preferia com jantes de 16'' mas a versão que queria só mesmo com 17'' e comecei a pensar se valerá a pena a troca:

- Os 225/45-17 que tinha ainda eram os de origem? Além de considerar a medida demasiado "desportiva" para o carro em questão os pneus de origem os Dunlop SpSport FastResponse no que toca ao rolamento são uns "E" uns pneus com as mesmas dimensões mas "B" consumem menos 0.3l/100km ou seja é cerca de 1/3 da diferença que sentiu.

- Além disto o diâmetro e consequentemente a circunferência da roda, descartando as pressões,com os 205/55-16 é 0.4% mais pequena, em 1 km dá mais 2 voltas ou seja para o CB o carro andou mais do que se fosse com as 17.

Não sei quais as rodas que introduzem o menor erro, porque mesmo quando falamos em consumos "reais" se os km que usamos no calculo forem os do veiculo estes já podem estar afetados deste tipo de "erro".

Em relação à dinâmica nota mais adornar ou é praticamente o mesmo e ainda tem o bonus de mais conforto?

Venham de lá essas fotos ;)

Cumprimentos,

MT.
MiguelTeixeira
Recém-chegado

Registado: 20 jul 2015, 13:39

Mensagempor rdd48856 » 15 mai 2018, 19:32

Não sei quais as rodas que introduzem o menor erro, porque mesmo quando falamos em consumos "reais" se os km que usamos no calculo forem os do veiculo estes já podem estar afetados deste tipo de "erro".

A única forma de ter os valores reais é com GPS...faz-se uma proporção e já se sabe o desvio em relação ao real.

0,4% é um erro desprezável, eu também estou a pensar em mudar de jantes, o problema é que jantes Toyota novas são um balúrdio e não consigo encontrar nada usado que esteticamente fique bem...

Agora com o WLTP lá vão ter que voltar a colocar medidas decentes nas jantes.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor striker54 » 15 mai 2018, 22:10

Bem vindo MiguelTeixeira e parabéns pela compra, posso já assegurar que fez uma excelente escolha. :clap:

Vamos por partes:
O erro de "velocidade/rotações reais" vs "o indicado no CB /quadrante" vais ter sempre -> é obrigatório pela UE que os carros indiquem sempre uma velocidade superior à real de até 10% + 4km/h, ou seja para 90km/h reais o carro pode mostrar até 103km/h.

Sim, os pneus / jantes 225/45-R17 eram os de origem.
Aliás a Auris TS pode ser vendida com uma das seguintes dimensões: 195/65-R15 --- 205/55-R16 --- 225/45-R15 -> Estas devem ser as dimensões que tens indicadas no DUA (livrete do carro).
Para outras dimensões já tens que solicitar uma declaração à TOYOTA a indicar que o carro mantém a segurança e desempenho, etc ...etc e depois averbar ao DUA.

No proprio site da toyota podes verificar que os consumos / CO2 da carrinha variam de acordo com a jante equipada -> Jante 17 vs Jante 16:
jante17vs16.jpg
(40.99 KiB) Transferido 44 Vezes

Vantagens de ter trocado os pneus:
- Menor peso do conjunto pneu+jante -> logo menos inércia -> logo melhor aceleração e melhor travagem
- custo dos pneus -> diferença entre 20 a 30Eur (por pneu) para a mesma marca/modelo entre uma dimensão e a outra
- maior conforto
- menor consumo devido a menor atrito ao rolamento
- Mais proteção para as jantes

Não noto qualquer adornar do carro, até acho que rola melhor. 8)

Se voltasse atrás, voltava a fazé-lo? sim, mas logo desde início :lol: isso e a conversão para GPL B-)

Atenção que os valores de consumo mencionados no outro post não foram obtidos do CB. Foram obtidos através da aplicação "Hybrid Assistant" que tem em conta a velocidade real e os consumos obtidos são mt próximos da realidade. Para teres uma ideia num determinado percurso se a aplicação indicar que tive um consumo de 5,0 litros o CB vai indicar no máximo uns 4,5 / 4,6.

As fotos talvez para o próximo fim de semana se houver um pouquinho de tempo.
Cumps.
striker54
Utilizador Junior

Mensagempor MiguelTeixeira » 16 mai 2018, 07:31

Bom dia,

Obrigado, para já estou muito satisfeito, corresponde à ideia com que fiquei no test-drive e o que fui lendo por aqui. Mas como tem poucos km e anda em "rodagem" ainda não posso tirar grandes conclusões.

Já agora tem algum tipo de recomendação "especial" para este tipo de carros em rodagem? Tenho que abrir o DB. :ymblushing:

Como comecei por dizer a minha só tem jante 17'' porque para ter 16'' tinha de comprar à parte, eu quero analisar bem é até que ponto compensa ou quanto tempo demoramos a amortizar o investimento, estética à parte claro.

Eu sei que existe essa tolerância a questão aqui é que as rodas tem os 0,4% de diferença no diâmetro e mesmo com a aplicação o valor do odômetro vai ser afetado, não é muito eu sei mas se juntarmos a isso os 0.3 L/100km dos pneus a tal diferença que sentiu de cerca de 1 L/100km passa para quase metade...

No site da Toyota tem essas diferenças é certo mas temos que ver que entre as versões que trazem de origem jante 16 e 17 existe a diferença no peso por causa dos extras: teto panorâmico, bancos aquecidos ...

De resto concordo com tudo porque vai de encontro ao que sei, menor massa em rotação e ainda por cima não suspensa é sempre um ponto fundamental, para aceleração e travagem e para a suspensão lidar com o peso, além de que os pneus com mais alto perfil nas mesmas condições duram mais.

Já agora, e desculpe a indelicadeza, as jantes são genuínas ou réplicas?

Quanto às opções para troca, tenho me lembrado das 15'' B-) dos prius 3G e as 16" dos prius + devem ser as que ficam mais próximas da estética de origem com um preço agradável.

MT
MiguelTeixeira
Recém-chegado

Registado: 20 jul 2015, 13:39

Mensagempor striker54 » 16 mai 2018, 09:34

Já agora tem algum tipo de recomendação "especial" para este tipo de carros em rodagem?

Não sei. A minha veio para as minhas mãos já com 72.000km

Como comecei por dizer a minha só tem jante 17'' porque para ter 16'' tinha de comprar à parte

Se negociasses bem isso com o stand de certeza que eles faziam a troca de umas pelas outras sem custos. Mas agora já está. :mrgreen:

Eu sei que existe essa tolerância a questão aqui é que as rodas tem os 0,4% de diferença no diâmetro e mesmo com a aplicação o valor do odômetro vai ser afetado

Se quiser uma diferença positiva (valor odómetro + próximo do real) pode sempre solicitar para utilizar outros pneus: 225/55-R16 (+3.1%) ou 215/55-R16 (+1.4%) ou 205/60-R16 (+2.9%)

se juntarmos a isso os 0.3 L/100km dos pneus a tal diferença que sentiu de cerca de 1 L/100km passa para quase metade...

É claro que isto foi tudo uma conjugação de factores (peso jante+pneu, largura do pneu, classe rolamento do pneu), mas o que me interessa é o resultado final e esse corresponde a +/-1lt/100km

No site da Toyota tem essas diferenças é certo mas temos que ver que entre as versões que trazem de origem jante 16 e 17 existe a diferença no peso por causa dos extras: teto panorâmico, bancos aquecidos ...

40kg de diferença entre uma versão e outra -> justifica 0.4lt/100kg? não creio.

Já agora, e desculpe a indelicadeza, as jantes são genuínas ou réplicas?

Não tem que pedir desculpas. É uma pergunta legítima pois existe muitas replicas.
São genuínas.

Quanto às opções para troca, tenho me lembrado das 15'' B-) dos prius 3G e as 16" dos prius + devem ser as que ficam mais próximas da estética de origem com um preço agradável.

Sim, tem sempre essa opção desde que a furação seja a mesma -> 5x114,3
Cumps.
striker54
Utilizador Junior

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Próximo

Voltar para Híbridos com GPL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 0 visitantes

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420