DB_Dacia_Logan_MCV_0.9Tce_Bi-Fuel_2018

Fale aqui um pouco do seu carro !

DB_Dacia_Logan_MCV_0.9Tce_Bi-Fuel_2018

Mensagempor apph » 03 mai 2018, 13:58

:-h
Como prometido, aqui dou inicio ao meu DB, incluindo um resumo aos meus comentários já citados no forum (DB do camarada "Vilson").

Após várias pesquisas por este forum, levou-me a comprar esta nova viatura. Encomendei em meados de Dez. Tive que esperar cerca de 3 meses (foi-me entregue em finais de Março). Como já tinha reportado, estava mesmo a necessitar de outro carro, pois tinha dois carros e um a caminho por sinal do hospital, foi directo para o "cemitério" pois uma ambulância fez-me o favor de me dar um encosto (parece anedota, mas não é). Esse carro era segundo carro (ou seja, era apenas para o desenrrasque) tendo outro como principal, mas já com muitos km (cerca de 300k). Assim tive que tomar uma decisão. Ou comprava outro usado barato para o desenrrasque e metia mais km ao carro principal, ou comprava um novo para carro principal e passava o carro principal para secundário. Ao encontrar a Dacia e este forum, fiquei com a pulga a trás da orelha, pois queria carro novo e barato. Ao ser a GPL, fez com que a minha indecisão deixa-se de ser indecisão. Nessa altura nem sabia se em Vila Real havia bombas de combustivel com GPL. Toca a pesquisar e então havia duas (Jumbo actualmente a 0,599€ e Cepsa a 0,654€). Comecei então a fazer umas contas à merceeiro para chegar à conclusão que seria uma compra acertada.

Então comecei por pedir proposta para a Logan MCV com todos os extras disponíveis (à excepção da cartografia Europa), cor branca, com abate da viatura acidentada. Não havendo incentivo do estado para abate, a Dacia estava a dar 550€+iva pelo abate. Consegui ir buscá-la por 13,6k com os extras. No configurador dá 13780 sem despesas administrativas e de transporte. Ou seja o abate deu mais ou menos para essas despesas.

No primeiro abastecimento de GPL (mal saiu do stand), lá fui eu ao Jumbo e como um burro a olhar para um palácio, pus-me a olhar e a mexer naquilo e nada. Lá tive que pedir ajuda à menina da caixa, que muito simpaticamente e por sinal bonita, se aprontou para me ajudar a "engatar". Lá engatei e mais fácil não pode ser. Como se costuma dizer, quando não se sabe ***** até os ******* estorvam.

1 mes depois da aquisição com 850km metidos, só tinha a dizer bem do "bicho". Quanto a consumos a começar estava-se a portar bem. Primeira media de 7,48 e segunda de 6,54. A primeira fez cerca de 50% em AE. O segundo deposito foi tudo em cidade e estradas camarárias (muitas descidas e subidas). A comutacao para gpl é relativamente rápida. Embora durma em garagem, como demanha os primeiros 5km é quase sempre a descer, demora mais um pouco. Uma coisa que já reparei é se esperar cerca de 1 a 2 min a trabalhar na garagem, passa a gpl. Ou seja, a andar em descida é mais lenta a passagem. Deve ser por levar o ar frio do inverno na " tromba" do bicho, visto morar em VR e na altura estar muito frio. Consumos de gasolina, enchi o deposito e nessa altura continuava com os traços todos. Quero deixar passar mais um tempo para fazer uma media mais acertada. Para fazer as medias uso a app Fuelio. Acho muito boa e dá para incluir viaturas com 2 combustíveis. É muito util já que o CB não dá essa informação. ~x(
E na app Fuelio ainda dá mais informação util, tipo média de km diários, mensais, média de custo/km, etc., etc..
Foi na app que vim a confirmar o que suspeitava. Fica-me bem mais barato o custo por km do que no outro carro a diesel.

Em resumo, acho que pelo preço que custa e a GPL é uma boa escolha. A chamada "escolha acertada". Fazer 100km com cerca de 4€ a 5€ não é qualquer carro que faz. Claro, incluindo depois a gasolina, andará por volta dos 5,5€, provavelmente. Saliento que em média faço 40km/dia de semana repartido em 4 viagens. Sim, aqui ainda me permite ir almoçar a casa comer a comidinha caseira. Ou seja faço 4 arranques por dia. Se fizer viagens longas no dia a dia, claro consumirá menos gasolina.

Escolhi a cor branca. Acho que lhe fica bem. Já me disseram que andava com um frigorífico. Nao tenho que me importar pois é da classe A+++. :))
Muitos andam com grandes maquinas e depois metem combustível no jumbo (como já vi). Ou seja compram maquinões e depois metem combustivel low cost. :ymapplause:
Haa o gpl que tenho metido é do jumbo, dada a diferença do preço. Carro low cost ja condiz com combustivel low cost, embora digam que no gpl nao tem diferença.

A ultima media subiu um pouco, agora para 8,26, o que nao me preocupa, dando um custo de 4,9 cent/km. A razao foi do AC ligado em varios dias de calor (sim, aqui ou é frio ou é calor #:-s ) e a apertar mais um pouco em AE, que andou cerca de 100km a velocidade media de 130km/h, visto já ter 1200km.

Actualmente estou com as seguintes médias gerais de GPL:
- custo médio por km - 0,044€/km
- consumo medio de combustivel - 7,31 l/100km

Quanto ao GPS, já actualizei, pois nos primeiros, julgo que 90 dias, é gratuito. Não foi nada difícil.

Reparos / Criticas / Observações:
- insonorização, já relatada por colegas. Nota-se mais com tempo de chuva.
- capacidade do depósito do GPL. Devia ter 80 ou 100L para GPL e bastava ter um garrafão de 5L para gasolina :))
- modo ECO: Não aconselho. Liguei no inicio algumas vezes, mas tira a meu ver muita força ao animal. É capaz de compensar em AE a direito e a velocidade cruzeiro ou então em para-arranca de cidade (a direito). Em AE e estradas a subir e a descer constantemente, desaconselho, que é o meu caso de trajeto diário.
- direcção um pouco dura nas manobras, mas nada de preocupante. Se calhar para uma mulher já será. :shock: (já tinha visto este comentário algures)
- mostrador do nivel de GPL. Acho que para um carro de origem a GPL deveriam considerar como principal o GPL e secundário a gasolina e então no CB, indicar o nivel de GPL e não de gasolina. Assim, o mostrador do CB está sempre igual. ~x(
- cruise control / limitador de velocidade já experimentei. Acho que o limitador de velocidade poderá por vezes ser útil por causas das multas.
- o nível de gasolina no CB ainda se encontra com os niveis todos, embora às vezes mostre menos um e depois mostre novamente todos. Deve ser por vezes da inclinação do carro no momento da ignição. Enchi o deposito que é para depois daqui a uns tempos conseguir fazer uma média. Não vou deixar acabar senão nunca mais faço a média. ~x( Depois de fazer a média nunca mais encherei o depósito, senão ando sempre a "passear" a gasolina. :ymdaydream:
- esteticamente o exterior, está bem conseguida, mas é mais bonita de frente. Acho que tem a traseira um pouco "alçada".
- esteticamente o interior, o que dá mais ser é o sistema multimédia que foi extra e o volante, que gosto mais do que na versão anterior. O resto é básico. Também não se pode pedir muito.
- gosto particularmente da posição de condução. Permite uma posição alta, sem bater com a cabeça no tecto, e eu que sou alto.
- noto melhor desempenho no GPL comparado a gasolina. Vindo de origem deve estar optimizado para GPL, digo eu, que não percebo nada do assunto.
- noto um pequeno engasgar a frio a gasolina, por pouco tempo, como já foi relatado por camaradas aqui no forum.

Para a minha primeira mensagem no meu DB, acho que chega e espero ter ajudado e vir a ajudar, pois vocês também me ajudaram aqui no forum.

Sempre que se justificar, quer tendo novidades boas ou más, darei sem dúvida o meu contributo ao forum.

Abraço a todos.
apph
Utilizador Junior

Registado: 11 jan 2018, 11:03

Re: DB_Dacia_Logan_MCV_0.9Tce_Bi-Fuel_2018

Mensagempor rdd48856 » 03 mai 2018, 17:01

Obrigado, e não se esqueça de o ir mantendo atualizado!
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor lmml » 04 mai 2018, 11:56

Bela apresentação.
Desejo muitos e bons kms e sem problemas alguns, apenas manutenção periódica e nada mais.
Esse modelo da Dacia foi alvo da minha atenção no ano passado, fui à Renault Chelas e a Santarém, onde os meus pais têm comprado as máquinas.
Não avançou o negócio, mas a vontade/necessidade tem aumentado e um dia destes, lá vai o "carvão" à vida.
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
lmml
Cidadão Virtual

Registado: 11 jan 2012, 13:29

Mensagempor apph » 04 mai 2018, 21:49

lmml Escreveu:Bela apresentação.
Desejo muitos e bons kms e sem problemas alguns, apenas manutenção periódica e nada mais.
Esse modelo da Dacia foi alvo da minha atenção no ano passado, fui à Renault Chelas e a Santarém, onde os meus pais têm comprado as máquinas.
Não avançou o negócio, mas a vontade/necessidade tem aumentado e um dia destes, lá vai o "carvão" à vida.

Obrigado.
Tem que experimentar. É pena é ainda nao existir a versão stepway em bi-fuel.
apph
Utilizador Junior

Mensagempor ricardo_fcr2005 » 06 mai 2018, 20:07

Muitos e bons quilómetros com a máquina nova. Em agosto passo por Vila Real para confirmar se o relevo é acidentado... e para meter GPL :mrgreen:
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html
ricardo_fcr2005
Cidadão Virtual

Registado: 06 fev 2007, 17:38

Mensagempor apph » 07 mai 2018, 18:45

ricardo_fcr2005 Escreveu:Muitos e bons quilómetros com a máquina nova. Em agosto passo por Vila Real para confirmar se o relevo é acidentado... e para meter GPL :mrgreen:

Obrigado.
Se passar por cá apite e vai ver que o trajecto aqui é mesmo acidentado.
apph
Utilizador Junior

Mensagempor lmml » 08 mai 2018, 08:19

apph Escreveu:
lmml Escreveu:Bela apresentação.

Obrigado.
Tem que experimentar. É pena é ainda nao existir a versão stepway em bi-fuel.

Já tive para experimentar sim, mas acabou por não acontecer.
Já fiz vários test drive, mas o ultimo teste drive e o único a sério que fiz foi a um Yaris HSD e adorei.
Realmente o Stepway é o mais atraente.
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
lmml
Cidadão Virtual

Registado: 11 jan 2012, 13:29

Mensagempor apph » 09 mai 2018, 20:40

Deixo aqui em anexo as medias de GPL actualizadas fornecidas pela app Fuelio.
Por enquanto ainda não tenho media de gasolina, pela razão já apontada. Ficará para mais tarde. :D
Anexos
IMG_20180509_215053_754.JPG
IMG_20180509_215120_008.JPG
(77.93 KiB) Transferido 38 Vezes
IMG_20180509_215420_645.JPG
apph
Utilizador Junior

Mensagempor mpsfilho » 09 mai 2018, 21:43

A média de gasolina andará perto 0,4 L por cada 100 km.

Para mim o principal defeito dos sistemas de origem relativamente aos instalados há posteriori é o depósito de GPL com tão pouca capacidade, é tão cómodo ter uma autonomia para cerca de 700 km como é o meu caso.

Antes de comprar o Duster ainda estive tentado comprar o Logan igual ao teu, isto por não existir o Duster 1.2tce a GPL de origem, mas, não resisti ao Duster e, o fato da pouca capacidade do depósito de GPL também pesou.

No entanto devo dizer que geralmente quem compra um Dacia,seja que modelo for, normalmente fica feliz, são carros bons de mais para o valor que se paga por eles. :D

Felicidades para todos os que queimam GPL, e já agora, para os outros também. :-D
mpsfilho
Utilizador Frequente

Registado: 23 dez 2016, 21:04

Mensagempor rdd48856 » 09 mai 2018, 21:52

Consumos bastante bons.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor apph » 10 mai 2018, 19:42

mpsfilho Escreveu:A média de gasolina andará perto 0,4 L por cada 100 km.

Para mim o principal defeito dos sistemas de origem relativamente aos instalados há posteriori é o depósito de GPL com tão pouca capacidade, é tão cómodo ter uma autonomia para cerca de 700 km como é o meu caso.

Antes de comprar o Duster ainda estive tentado comprar o Logan igual ao teu, isto por não existir o Duster 1.2tce a GPL de origem, mas, não resisti ao Duster e, o fato da pouca capacidade do depósito de GPL também pesou.

No entanto devo dizer que geralmente quem compra um Dacia,seja que modelo for, normalmente fica feliz, são carros bons de mais para o valor que se paga por eles. :D

Felicidades para todos os que queimam GPL, e já agora, para os outros também. :-D

Sim. De facto como ja referi devia ter maior depósito. Deveriam inverter a capacidade com o da gasolina no mínimo.
apph
Utilizador Junior

Mensagempor apph » 17 mai 2018, 09:17

Bom dia caros "gasosos" como eu.
Neste último abastecimento de "gasosa" queria deixar acabar o depósito para ver se dava o tal apito (verifiquei que sim), mas mais importante para confirmar qual a capacidade do depósito. Andei cerca de 100km com a luz vermelha. Como tenho as bombas perto do trabalho, sabia que nunca andaria muitos km a gasolina. Por sinal falhou hoje de manha ao vir, mesmo a cerca de 300 m das bombas. Não sei se foi impressão minha, mas nota-se logo um pouco de quebra no desenvolvimento do carro e com trabalhar (mesmo em relantim) menos silencioso. Reparei depois também que após o abastecimento a comutação para gpl não é automática, tendo que pressionar o botão (deve ser normal).
O que estranhei é que não levou os 32l úteis que julgava levar, mas sim 30,5l. Por um lado ainda bem, pois assim a média deu-me 7,85 e se leva-se os 32l dava um pouco mais. :lol:
A média geral desde o inicio anda nos 7,4l/100, para quase 2000km percorridos.
Grande abraço.
apph
Utilizador Junior

Mensagempor alvesjc » 17 mai 2018, 15:17

Viva,

Agora já com alguns km's pergunto, conforto a bordo? Dá para fazer 300km seguidos?

Resposta do motor, está altura de circular em nacionais com pontos de ultrapassagem mais exigentes carregada (viagem de férias)?

Já em tempos estive a olhar para esse carro, mas na altura era o 1.2 aspirado de 75cv, e falavam mt mal do conforto interior.

Um grande abraço.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/706148.html
alvesjc
Utilizador

Registado: 02 jul 2015, 11:15

Mensagempor apph » 17 mai 2018, 16:02

alvesjc Escreveu:Viva,

Agora já com alguns km's pergunto, conforto a bordo? Dá para fazer 300km seguidos?

Resposta do motor, está altura de circular em nacionais com pontos de ultrapassagem mais exigentes carregada (viagem de férias)?

Já em tempos estive a olhar para esse carro, mas na altura era o 1.2 aspirado de 75cv, e falavam mt mal do conforto interior.

Um grande abraço.

Boas.
Conforto de grandes viagens ainda não tenho essa experiência. Mas julgo não ser assim tão desagradável. O conforto interior não é dos melhores, como se deve calcular, mas tambem não é assim tão mau para o preço do carro. Claro que quem compre para maioritariamente fazer viagens longas provavelmente não será dos melhores. No meu caso é para casa trabalho e trabalho casa, que é perto e ocasionalmente alguma viagem mais longa. Tenho tambem uma Audi a diesel de 2001 e consegue ser mais confortável. :ymdaydream: Também é a versão sport. Está quase sempre parada que é só para desenrascar a mulher, dados os km que tem.
A resposta do motor é boa. O turbo dá uma boa ajuda. Carregada e com AC é que nota-se um pouco de quebra. Carregada e de férias, ainda não fiz e não sei quando irá ser. :((
apph
Utilizador Junior

Mensagempor alvesjc » 19 mai 2018, 23:22

Boas.

Ok, obrigado pela info.

E o sistema de controlo de pressão dos pneus? indica mesmo a pressão no display, ou só dá para alarme de furo?

Encontrei isto, não sei se te interessa.

https://www.aliexpress.com/store/produc ... b2abnR0nP7

Eu se avançar com o carro vem sem gps, com os 300€ meto este autoradio android que faz tudo... :D

E como também tem modulo extra de TPMS, caso o original do carro seja fraco, existe sempre esta opção.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/706148.html
alvesjc
Utilizador

Registado: 02 jul 2015, 11:15

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Próximo

Voltar para Os Nossos Carros

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420