Depositos com 10 anos.. mudança

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Re: Depositos com 10 anos.. mudança

Mensagempor nuso » 16 jul 2013, 15:33

powerslave Escreveu:Como não se consegue saber o número de ciclos (carga-descarga) a que o depósito é submetido ao longo do tempo é-lhes atribuída uma validade.
A injustiça é a seguinte, um depósito maior demora mais tempo a fazer o mesmo número de ciclos que um depósito pequeno (para consumo e quilometragem iguais) e, em dois depósitos iguais, um é abastecido dia sim dia não e o outro uma vez por semana.

Isto é algo tão importante no GPL como é na cerveja (lembram-se dos antigos barris de cerveja metálicos?), se um barril de cerveja chegou para matar o homem que o descarregava quando bateu no chão, o que fará um depósito de GPL ao sofrer um impacto quando já não está em condições (no limite de fadiga do metal)?

Pena será se, for obrigatória a substituição em vez da verificação e só depois passar para a substituição se for necessário.

Porque é que dizes que a validade do depósito é em termos dos ciclos de carga/descarga? Eu diria que tem a haver com a possível oxidação do material de que é composto o depósito ou então pela fadiga gerada pela alteração de temperatura dia/noite.

Cumps.
KIA Cee'd Sp. Wag. 1.6 125cv TX Bi-Fuel M.Y. 2010
Imagem
Diário de bordo
nuso
Utilizador Frequente

Registado: 27 set 2010, 17:53

Mensagempor agentil » 07 jan 2018, 00:47

Ressuscitando este tópico.

Vou trocar o kit de GPL que tenho no meu antigo carro para um novo. Acontece que quero colocar um depósito maior e o que o instalador tem lá usado e que cabe no carro é de 2009 (enquanto o meu era de 2012).

Tenho lido que a validade do depósito é de 10 anos.
O que acontece se o instalar? A lei obriga à troca do depósito ao fim de 10 anos? Sei que o IMTT tem informação acerca do depósito e respectiva validade. Sabem se ao fim de 10 anos eles obrigam à troca? Ou obrigam a testes para validar o estado do depósito?

Obrigado pelos esclarecimentos.
agentil
Utilizador

Registado: 19 ago 2012, 18:45

Mensagempor chorao » 07 jan 2018, 09:33

legalmente o instalador poderá faze-lo (ainda tem 2 anos de validade...). mas penso que, pelo preço, deverias optar por um novo.
não conheço nenhum caso em que a IPO tenha obrigado à troca de deposito mas será uma questão de bom senso e segurança, tua e de outros.
E acho que vais ter de fazer IPO B outra vez... (mas aqui já não tenho certezas derivado às mudanças das leis)
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32

Mensagempor agentil » 07 jan 2018, 12:56

chorao Escreveu:legalmente o instalador poderá faze-lo (ainda tem 2 anos de validade...). mas penso que, pelo preço, deverias optar por um novo.
não conheço nenhum caso em que a IPO tenha obrigado à troca de deposito mas será uma questão de bom senso e segurança, tua e de outros.
E acho que vais ter de fazer IPO B outra vez... (mas aqui já não tenho certezas derivado às mudanças das leis)

O depósito que ele tinha lá não estava em más condições. Não tinha vestígios de ferrugem.
Mas compreendo o que referes.
A minha dúvida, caso opte pelo usado, era ter que o vir a trocar já daqui a 2 anos.

Também prefiro um novo, mas estamos já a falar de preços bem superiores. Tenho que questionar o instalador de preços.

A IPO B que referes, é caso venha a trocar o depósito? Mesmo que seja por um do mesmo tamanho?
agentil
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 07 jan 2018, 14:38

Toericamente o depósito fica averbado, por isso a mudança do tamanho do depósito para ficar 100% legal obriga a uma nova inspeção.

Quanto à validade do depósito, há duas interpretações, 10 anos após a data de fabrico ou 10 anos após a instalação.

Para mim esta última data faz mais sentido, uma vez que é a partir dai que começa a possível corrosão do mesmo (admitindo que está bem acomodado durante o armazenamento).

A data não é verificada nas IPO, mas eu pessoalmente não utilizaria um depósito muito mais do que 10 anos (máximo 15).

Em outros países há entidades que testam os depósitos e os revalidam.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor chorao » 08 jan 2018, 09:03

rdd48856 Escreveu:Para mim esta última data faz mais sentido, uma vez que é a partir dai que começa a possível corrosão do mesmo (admitindo que está bem acomodado durante o armazenamento).

Que neste caso, sendo usado, valeria desde a sua primeira instalação (retirando o tempo que esteve parado na oficina do instalador).

Acontece que quero colocar um depósito maior e o que o instalador tem lá usado e que cabe no carro é de 2009
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Mensagempor agentil » 08 jan 2018, 20:43

Após ter falado com o instalador, vou optar antes por colocar um depósito novo. A diferença entre preços não é grande e além disso tinha preferência por um depósito ligeiramente mais pequeno, porque o usado que lá tinha ia subir muito o fundo da mala do carro.

No entanto, o instalador referiu que os 10 anos que se fala pros depósitos não se referem ao que são instalados no carro mas sim àqueles gigantes que estão nas bombas de combustível. Pros de GPL auto não há referência a validade. Para GN são 20 anos, se não estou em erro.

Bem, na verdade não encontrei legislação em Portugal que definisse claramente a validade dos depósitos GPL auto e o que acontece se ela caduca. Mas, tal como já referi, vou optar por um novo pelas razões referidas atrás.
Obrigado aos intervenientes pela ajuda! :)
agentil
Utilizador

Mensagempor sergioadriao » 08 jan 2018, 22:09

rdd48856 Escreveu:Toericamente o depósito fica averbado, por isso a mudança do tamanho do depósito para ficar 100% legal obriga a uma nova inspeção.

Quanto à validade do depósito, há duas interpretações, 10 anos após a data de fabrico ou 10 anos após a instalação.

agentil Escreveu:No entanto, o instalador referiu que os 10 anos que se fala pros depósitos não se referem ao que são instalados no carro mas sim àqueles gigantes que estão nas bombas de combustível. Pros de GPL auto não há referência a validade. Para GN são 20 anos, se não estou em erro.

Na pagina oficial da STAKO, fabricante do tanque que equipa o kit GPL do "gazeado" cá de casa, a informação é clara:
" -O prazo de validade do tanque é de 10 anos a partir da data de produção marcada na chapa de identificação."
Fonte:http://www.stako.pl/index.php?id=faq&lang=en

Independentemente se o prazo de validade está ou não contemplado na legislação e se o mesmo é objecto de verificação na IPO, se a segurança é de facto prioridade, o mais prudente será seguir as recomendações do fabricante, que por sua vez deve ter realizado uma serie de testes e certificações até chegar a esse valor, com a margem de segurança que se exige.
Editado pela última vez por sergioadriao em 08 jan 2018, 23:52, num total de 1 vez.
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
GPL 5,96Lt/100+ 0,42Lt/100 E95
E95 4,69Lt/100
DB: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408&p=245454#p245454

Audi A4 2.0Tdi (B9) 4,99Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,14Lt/100
sergioadriao
Utilizador Frequente

Registado: 26 jan 2007, 01:28

Mensagempor agentil » 08 jan 2018, 22:26

sergioadriao Escreveu:
rdd48856 Escreveu:Toericamente o depósito fica averbado, por isso a mudança do tamanho do depósito para ficar 100% legal obriga a uma nova inspeção.

agentil Escreveu:No entanto, o instalador referiu que os 10 anos que se fala pros depósitos não se referem ao que são instalados no carro mas sim àqueles gigantes que estão nas bombas de combustível. Pros de GPL auto não há referência a validade. Para GN são 20 anos, se não estou em erro.

Na pagina oficial da STAKO, fabricante do tanque que equipa o kit GPL do "gazeado" cá de casa, a informação é clara:
" -O prazo de validade do tanque é de 10 anos a partir da data de produção marcada na chapa de identificação."
Fonte:http://www.stako.pl/index.php?id=faq&lang=en

Independentemente se o prazo de validade está ou não contemplado na legislação e se é o mesmo é objecto de verificação na IPO, se a segurança é de facto prioridade, o mais prudente será seguir as recomendações do fabricante, que por sua vez deve ter realizado uma serie de testes e certificações até chegar a esse valor, com a margem de segurança que se exige.

Bem apanhado Sérgio. Não me lembrei de consultar o site da Stako, que é a mesma marca do depósitos dos carros cá de casa.
Então confirma-se mesmo os 10 anos. O instalador estava errado.
Obrigado pelo esclarecimento adicional! :)
agentil
Utilizador

Mensagempor chorao » 09 jan 2018, 09:06

agentil Escreveu:Bem apanhado Sérgio. Não me lembrei de consultar o site da Stako, que é a mesma marca do depósitos dos carros cá de casa.
Então confirma-se mesmo os 10 anos. O instalador estava errado.
Obrigado pelo esclarecimento adicional! :)

até se podia dar a desculpa de a lei ir alterando mas esta lei (dos 10 anos de validade) já é bem antiga... Informe o instalador do erro para não dar informação errónea aos seus clientes. O facto de na IPO apenas verificarem o n.º do deposito averbado não quer dizer que, um dia mais tarde, não passem a verificar a data de fabrico também...
Eu sem que é chato para os instaladores que têm stock armazenado mas têm de pensar na segurança dos clientes primeiro.
EDIT: atenção à data de fabrico do deposito novo... :smile:
chorao
Moderador(a)

Mensagempor agentil » 09 jan 2018, 09:21

chorao Escreveu:até se podia dar a desculpa de a lei ir alterando mas esta lei (dos 10 anos de validade) já é bem antiga... Informe o instalador do erro para não dar informação errónea aos seus clientes. O facto de na IPO apenas verificarem o n.º do deposito averbado não quer dizer que, um dia mais tarde, não passem a verificar a data de fabrico também...
Eu sem que é chato para os instaladores que têm stock armazenado mas têm de pensar na segurança dos clientes primeiro.
EDIT: atenção à data de fabrico do deposito novo... :smile:

A opção por um depósito novo teve também em consideração o que acabaste de referir. Neste momento, na IPO apenas verificam o nº do depósito (apesar que na último IPO que fiz não o fizeram) mas não sabemos se a lei não altera entretanto e passam a verificar. Assim estou de consciência tranquila.

Sim, vou estar atento à data de fabrico do depósito novo. Pelo menos nos 2 últimos carros que instalei estava correcta. :)

Obrigado pela vossa ajuda.
agentil
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 09 jan 2018, 18:01

Os 10 anos a partir da data de fabrico do depósito são excesso de zelo.

Os fatores de desgaste do depósito só começam a atuar quando este começa a ser utilizado, não é como o prazo de validade dos medicamentos.

Logo 10 anos após a instalação é razoável.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor BMGTS » 03 mar 2018, 15:51

No certificado de instalação do meu, onde estão as caracteristicas do material, o campo da data de validade está em branco...
BMGTS
Utilizador Junior

Registado: 23 mar 2017, 20:35

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Anterior

Voltar para Chat

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420