Diário de bordo - Renault 21 Nevada

Fale aqui um pouco do seu carro !

Diário de bordo - Renault 21 Nevada

Mensagempor miguelpinto » 03 mar 2009, 14:49

Dei hoje início ao processo de gepelização de uma Renault 21 Nevada de 1991.

A viatura em questão chegou-me às mãos na semana passada através de um amigo, o seu antigo proprietário, com uma quilometragem de 163.716 km’s já percorridos. O estado geral é muito aceitável para um veículo estacionado na garagem estrela, não sendo visíveis pontos de ferrugem quer ao nível do chassis (estive esta manhã a verificar o estado no elevador) quer em termos de carroceria que, apesar de ter uns riscos característicos da idade, não me deixaram alarmado. O facto de o uso que lhe pretendo dar ser para “uso diário na cidade” diz logo que não devo ser muito exigente em termos de aspecto.

O sistema que vai ser instalado é de origem australiana (uma vez que o antigo dono o tinha instalado numa outra Laguna antes desta, que foi para abate com cerca de 300.000 km’s) e vai ser recondicionado; apesar dos 7 (sete) lugares vai ser possível instalar o depósito de 74 litros na mala que resta, dando ainda para utilizar o local do pneu suplente para os devidos efeitos, através da elevação dada ao depósito com uns calços.

As fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mais novidades amanhã.
Renaul 4
Imagem Diário de bordo AQUI

Opel Zafira 1.6

Renault 21 1.7 Nevada
miguelpinto
Utilizador Frequente

Registado: 21 fev 2008, 20:23
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Renault
Modelo: 4 GTL
Ano: 1992

Re: Diário de bordo - Renault 21 Nevada

Mensagempor apocalypsealexi » 03 mar 2009, 15:01

Adoro.... :clap:
Bayerische Motoren Werke

E39 528i
Imagem
DB - http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=6377
apocalypsealexi
Cidadão Virtual

Registado: 26 out 2005, 10:31
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 528i
Ano: 1998

Mensagempor miguelpinto » 04 mar 2009, 14:10

Nova vista ao Sr. Doutor e o sistema está quase pronto.

O aspecto geral do motor:

Imagem

O equipamento:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

O bocal de enchimento:

Imagem

E por fim, a mala:

Imagem

Imagem
Renaul 4

Opel Zafira 1.6

Renault 21 1.7 Nevada
miguelpinto
Utilizador Frequente

Mensagempor Stripes » 28 ago 2009, 22:41

Olha outra igual à minha!

7 lugares, mesma cor e tudo... a minha só é mais novita um ano! Até a "Gepelizei" com a mesma quilometragem e tudo! De momento está quase nos 200k km.

Só não gosto nada do depósito... o meu teve que ser mais pequeno mas ficou escondidinho. Outra coisa... 13L/100km?? O meu não passa dos 11.5 e não sou nada meigo... nada mesmo... é um 1721cc, certo?
Stripes
Utilizador Junior

Registado: 04 mai 2006, 17:20

Mensagempor miguelpinto » 15 set 2009, 18:54

Stripes Escreveu:Só não gosto nada do depósito... o meu teve que ser mais pequeno mas ficou escondidinho. Outra coisa... 13L/100km?? O meu não passa dos 11.5 e não sou nada meigo... nada mesmo... é um 1721cc, certo?

Boas, Stripes.
Pois é, realmente o depósito é um grande mono mas a opção foi minha pela autonomia, mas sabes que da maneira como foi montado, o pneu suplente "cabe" no seu sítio original e, como é evidente, dá para entrar e saír, com o macaco e tudo?!?!?!?! Pois é, assim são os 7 lugares sem o suplente a vaguear na mala... Ao fim e ao cabo, só perco quando quero a mala ampla, mas como tenho sempre a Zafira na garagem, se não caço com cão, é mesmo com o gato e já está, é so escolher o carro mediante o que vou carregar.
Quanto aos consumos, na realidade estou um pouco decepcionado, se bem que são um pouco errados. A quase totalidade dos percursos são citadinos, 2ª, 3ª, 4ª muito raro... e muitos semáforos. Ao ser de carburador normal, também não ajuda o facto de só abrir o ar quase no fim das viagens pois este motor demora a chegar à temperatura certa, não costumo fazer mais de 7/8 km's seguidos e com o carro frio, tem que levar o ar puxado.
Quando vou para a autoestrada, normalmente faço médias de 10, sem carregar muito, é claro.
Realmente, o meu instalador já me tinha avisado que ía ser um pouco "guloso".

Mas apesar de tudo, quando toca a andar, anda!!!...
Renaul 4

Opel Zafira 1.6

Renault 21 1.7 Nevada
miguelpinto
Utilizador Frequente

Mensagempor Botabaixo » 15 set 2009, 21:27

Gasta bem... mas leva a família toda! :D
Taxi GPL ao serviço de Lisboa \m/
http://www.mercedistas.pt
Botabaixo
Cidadão Virtual

Registado: 24 mar 2006, 21:15
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Mensagempor Stripes » 16 set 2009, 20:49

miguelpinto Escreveu:, se bem que são um pouco errados. A quase totalidade dos percursos são citadinos, 2ª, 3ª, 4ª muito raro... e muitos semáforos. Ao ser de carburador normal, também não ajuda o facto de só abrir o ar quase no fim das viagens pois este motor demora a chegar à temperatura certa, não costumo fazer mais de 7/8 km's seguidos e com o carro frio, tem que levar o ar puxado.
Quando vou para a autoestrada, normalmente faço médias de 10, sem carregar muito, é claro.

Estranho... não é frequente precisar de "fechar" (na verdade ao puxar o ar, estamos a fechá-lo e a tornar a mistura mais rica) o ar. E para piorar no meu caso, já ando há anos com o termostato avariado na posição de aberto, portanto mais custa a aquecer (deixei assim fica de propósito). Mas também é certo que os meus percursos diários são maiores (20-25km).
Stripes
Utilizador Junior

Registado: 04 mai 2006, 17:20

Mensagempor amreal » 16 set 2009, 20:59

carrinha engraçada :ymapplause:
amreal
Utilizador Frequente

Registado: 15 out 2007, 20:07
Marca do Veículo: Saab
Modelo: 9000 2.0 Turbo 16v
Ano: 1989

Mensagempor miguelpinto » 17 set 2009, 07:59

Pois, mas se eu não puxar o ar, o "ralenti" não segura, porque o motor está frio, tenho que abrir e ir baixando à medida que a rotação sobe. Será que não se pode retirar a função de estrangulamento de entrada de ar e manter apenas a de cabo manual de aceleração até que o motor, por si só, se mantenha?
Como é que fazes para por o teu carro a trabalhar de manhã? Eu costumo fechar o ar todo, sem acelerar dar à chave e vou abrindo progressivamente. Não posso é arrancar logo, porque encharca e vai abaixo. E não me considero nenhum palerma no assunto, uma vez que tenho uma 4L e o processo de funcionamento do carburador é do mais símples que se possa imaginar, funciona como um relógio suíço.
Aínda hoje de manhã custou muito a pegar a gás. Se bem que, pegando a gasolina, tem um comportamento muito idêntico à 4L.
Não sei se isso tem muito a ver, mas com o tempo quente, de calor, nunca utilizo a gasolina, sou capaz de andar um mês ou mais sem gastar uma gota de gasolina.
Já quando as temperaturas descem abaixo dos 15ºC costumo à noite desligar o carro a gasolina para no dia seguinte ficar com gasolina na cuba do carburador e começar a trabalhar com mais facilidade, só depois ligo o gás.

Já agora, o meu instalador recomendou-me retirar o tubo de admissão de ar do filtro do descanso, que penso eu ter a função de aquecer o ar que entra no filtro... será correcto?

Para finalizar, conheces o meu tópico da Zafira? Repara que não tem nenhum problema, funciona sempre bem, trabalha sempre, nunca te deixa ficar mal, tanta electrónica, blá, blá, blá... ...por isso é que a despachei para a patroa, não tem espinhas. Não dá luta...
Eu cá gosto de saber como as coisas funcionam, os carros devem ser como as mulheres, enigmáticos, difíceis de levar, mas quando chega a altura, que te deixem mexer em tudo, eh, eh...
No final, tratados com carinho e respeito, levam-te onde tu queres.
Renaul 4

Opel Zafira 1.6

Renault 21 1.7 Nevada
miguelpinto
Utilizador Frequente

Mensagempor Botabaixo » 17 set 2009, 14:15

miguelpinto Escreveu:Para finalizar, conheces o meu tópico da Zafira? Repara que não tem nenhum problema, funciona sempre bem, trabalha sempre, nunca te deixa ficar mal, tanta electrónica, blá, blá, blá... ...por isso é que a despachei para a patroa, não tem espinhas. Não dá luta...
Eu cá gosto de saber como as coisas funcionam, os carros devem ser como as mulheres, enigmáticos, difíceis de levar, mas quando chega a altura, que te deixem mexer em tudo, eh, eh...
No final, tratados com carinho e respeito, levam-te onde tu queres.

=))
Botabaixo
Cidadão Virtual

Mensagempor miguelpinto » 18 set 2009, 11:37

Já viste as minhas fotos de Penafiel aos teus (nossos) amigos do Clube dos Mecedistas? :-bd
Renaul 4

Opel Zafira 1.6

Renault 21 1.7 Nevada
miguelpinto
Utilizador Frequente

Mensagempor Botabaixo » 18 set 2009, 14:16

Epá tu tavas do lado da concorrência mais o Eduardo! :-q

(manda aí o link das fotos faz favor :-B )
Botabaixo
Cidadão Virtual

Mensagempor miguelpinto » 18 set 2009, 15:24

Ora então "clica" AQUI :D

Não sabia era que a 4 latas fazia sombra à estrela :))
Renaul 4

Opel Zafira 1.6

Renault 21 1.7 Nevada
miguelpinto
Utilizador Frequente

Mensagempor Romisport » 18 set 2009, 17:48

Boas amigos

Visto que já tive um Clio com esse motor 1721 (adaptações :D ), tambem transformado a gás, tambem com esse carburador e tambem com um misturador igualzinho ao teu, vou tentar ajudar.

Estranho... não é frequente precisar de "fechar" (na verdade ao puxar o ar, estamos a fechá-lo e a tornar a mistura mais rica) o ar.

A teoria está certa, mas na prática não se aplica. Porquê? Porque o misturador de gás está em cima do carburador, ao contrário da alimentação a gasolina que passa pelos gigleurs do carburador. Na gasolina só cortamos parte do fluxo de ar ao puxarmos o cabo do "ar" (starter), já no gás, ao puxarmos esse mesmo cabo estamos a cortar o ar e gás. O carro só se aguenta porque ao puxarmos esse cabo alem de estarmos a fechar a borboleta de cima do carburador estamos também a dar mais aceleração, ou seja a abrir a borboleta de baixo.

Pois, mas se eu não puxar o ar, o "ralenti" não segura, porque o motor está frio, tenho que abrir e ir baixando à medida que a rotação sobe. Será que não se pode retirar a função de estrangulamento de entrada de ar e manter apenas a de cabo manual de aceleração até que o motor, por si só, se mantenha?

É por aqui a solução! Exactamente o que fiz. Neste caso já não possuia esse carburador mas sim um Weber do Sierra 2.0, mas o principio é o mesmo, tirei a borboleta de cima e pronto, está solucionado. Abre mais a borboleta de baixo que me faz acelerar o carro, sem cortar o fluxo de ar/gás

Eu costumo fechar o ar todo, sem acelerar dar à chave e vou abrindo progressivamente. Não posso é arrancar logo, porque encharca e vai abaixo

Aqui a parte do encharcar era se fosse a gasolina, ao puxar o "ar" todo corta o fluxo de ar e enriquece bastante a mistura. Já no gás isso não acontece como citei acima. O encharcar aqui não é encharcar, mas sim cortar practicamente TODA a alimentação de ar/gás.

Experimente ligar o carro de manhã a gás, só com o pé no acelerador e sem o starter (ar) e só depois é que puxa um bocadinho o cabo só mesmo para ele se aguentar ao ralentim. Veja se não pega melhor.

Se precisar de mais alguma ajuda disponha.
Cumprimentos!
Romisport
Utilizador

Registado: 17 mai 2006, 14:40
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma
Ano: 1998

Mensagempor Botabaixo » 18 set 2009, 21:52

miguelpinto Escreveu:Ora então "clica" AQUI :D

Fotos espectáculo! :-bd
miguelpinto Escreveu:Não sabia era que a 4 latas fazia sombra à estrela :))

=)) =)) =))

Abraço!
Botabaixo
Cidadão Virtual

Publicidade Aqui ?