Opel Kadett 1.4S (12/90)

Fale aqui um pouco do seu carro !

Re: Opel Kadett 1.4S (12/90)

Mensagempor V70 » 13 out 2008, 21:49

Olá mBiT,

isto já devem ser é saudades do Corolla :roll: mas, depois de ver estes dados achei que devia responder.
Este teu Diário de Bordo é muito soft, mas já leva uma longa vida, embora passe discreto por aqui. :P

mBiT Escreveu:Alguns dados de interesse do relatório do IPO:
Gasolina__________GPL
CO_____0.15%___0.10%
CO2____10,9%___9,50%
PPM HC___530_____576
O2______6,2%____6.6%
RPM______880____890

Ora bem. Vamos lá então.
Trata-se de um motor a carburador, sobre o qual (ou quais?, são 2 carbs não é? :? ) tem montado um outro "carburador" de gás.
A comparação entre combustíveis é completamente irrelevante, pois afinam-se de modo totalmente independente. Logo, pode estar com mistura rica a gasolina e pobre a GPL, ou o inverso.

Por acaso, o teu até está com regulações idênticas a gasolina e a GPL. O problema é que está muito desregulado :shock:

Nada que afecte a IPO - que se limita a medir o valor de CO (que num carro a carburador pode ser até 1,5%) -, mas que para o correcto funcionamento do motor não é nada bom. Já não vou falar nas emissões de NOx, que no teu caso estão a ser elevadíssimas (dignas de um diesel :oops: )..., mas isso também ninguém mede. Se contam 7 vezes mais para o efeito de estufa que o CO2 --- pois, é um detalhe :|

Resumindo. Tens a mistura muito pobre em ambos os combustíveis (pior ainda a GPL).
- O CO está muito baixo (porque há pouco combustível e o que há é todo queimado). Neste caso admite-se bem um CO de 1%.
- O CO2 está baixo (e este tem de ser o mais alto possível - 13% 14% ou até 15%, sinal de que a queima é perfeita. Entra ar e combustível e converte-se em CO2)
- O O2 está altíssimo, o que significa que há ar que passa sem ser queimado (ou, então, podes ter uma fuga considerável no escape, mas isso ter-te-ia sido detectado pelo inspector). O ideal é o O2 e o CO estarem com valores próximos (entre 1% a 1,5% para ambos).
- Os HC, finalmente, é que estão a puxar para o elevado (não é grave, mas para uma mistura pobre já não é muito bom sinal). Aqui o "mal" é outro - o motor já começa a dar sinal de desgaste e está a recircular muitos vapores para a admissão. O Consumo de óleo tem aumentado?

Há sempre uma outra hipótese para estes valores que são falhas na ignição. Ou seja há mistura ar-combustível que passa e não havendo faísca sai com O2 e HC sem terem sido queimados. Mas, neste caso, presumo que o ralenti seria instável e isso deve-se notar bem.

Portanto, a principal suspeita é mistura pobre. Precisas de um instalador com analisador de gases e alguma paciência para afinar isso (no caso da gasolina qualquer oficina com analisador afina, mas para GPL tem de ser num instalador).

Abraço e as "melhoras" para o Kadett :wink:
V70
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2005, 09:22
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma 1.8 GLXi
Ano: 1995

Mensagempor mBiT » 14 out 2008, 00:30

V70 Escreveu:Olá mBiT,

isto já devem ser é saudades do Corolla :roll: mas, depois de ver estes dados achei que devia responder.
Este teu Diário de Bordo é muito soft, mas já leva uma longa vida, embora passe discreto por aqui. :P

mBiT Escreveu:Alguns dados de interesse do relatório do IPO:
Gasolina__________GPL
CO_____0.15%___0.10%
CO2____10,9%___9,50%
PPM HC___530_____576
O2______6,2%____6.6%
RPM______880____890

Ora bem. Vamos lá então.
Trata-se de um motor a carburador, sobre o qual (ou quais?, são 2 carbs não é? :? ) tem montado um outro "carburador" de gás.
A comparação entre combustíveis é completamente irrelevante, pois afinam-se de modo totalmente independente. Logo, pode estar com mistura rica a gasolina e pobre a GPL, ou o inverso.

Por acaso, o teu até está com regulações idênticas a gasolina e a GPL. O problema é que está muito desregulado :shock:

Nada que afecte a IPO - que se limita a medir o valor de CO (que num carro a carburador pode ser até 1,5%) -, mas que para o correcto funcionamento do motor não é nada bom. Já não vou falar nas emissões de NOx, que no teu caso estão a ser elevadíssimas (dignas de um diesel :oops: )..., mas isso também ninguém mede. Se contam 7 vezes mais para o efeito de estufa que o CO2 --- pois, é um detalhe :|

Resumindo. Tens a mistura muito pobre em ambos os combustíveis (pior ainda a GPL).
- O CO está muito baixo (porque há pouco combustível e o que há é todo queimado). Neste caso admite-se bem um CO de 1%.
- O CO2 está baixo (e este tem de ser o mais alto possível - 13% 14% ou até 15%, sinal de que a queima é perfeita. Entra ar e combustível e converte-se em CO2)
- O O2 está altíssimo, o que significa que há ar que passa sem ser queimado (ou, então, podes ter uma fuga considerável no escape, mas isso ter-te-ia sido detectado pelo inspector). O ideal é o O2 e o CO estarem com valores próximos (entre 1% a 1,5% para ambos).
- Os HC, finalmente, é que estão a puxar para o elevado (não é grave, mas para uma mistura pobre já não é muito bom sinal). Aqui o "mal" é outro - o motor já começa a dar sinal de desgaste e está a recircular muitos vapores para a admissão. O Consumo de óleo tem aumentado?

Há sempre uma outra hipótese para estes valores que são falhas na ignição. Ou seja há mistura ar-combustível que passa e não havendo faísca sai com O2 e HC sem terem sido queimados. Mas, neste caso, presumo que o ralenti seria instável e isso deve-se notar bem.

Portanto, a principal suspeita é mistura pobre. Precisas de um instalador com analisador de gases e alguma paciência para afinar isso (no caso da gasolina qualquer oficina com analisador afina, mas para GPL tem de ser num instalador).

Abraço e as "melhoras" para o Kadett :wink:

Hehe, obrigado :)

Realmente, sem ter um aparelho que me meça estes valores, é um pouco complicado ter uma base de comparação. O que posso fazer, é descobrir o papel da IPO do ano passado que pedi, e comparar, mas apenas o da gasolina. Se soubesse onde comprar um medidor de CO relativamente barato...

Consumo de óleo, apesar dos km, acho que é reduzido. Inclusive, passei para sintético à uns meses atrás (mobil 10w50), em 5000km não deve ter chegado aos 300ml de consumo. Aliás, o tubo que vinha do respiro do carter só tava lá encostado no filtro para passar a inspecção, porque normalmente anda desligado da admissão, a apontar para baixo. A admissão tem a entrada desse tubo tapada, portanto, os HC não podem ser dai... Não o uso ligado na admissão porque ao final de uns meses, vou a ver e tenho o carburador todo sujo.

Voltando à questão da mistura, recentemente apertei-lhe as "goelas" do gpl, andava-me a fazer abaixo de 400km com 40L, mas estava com uma resposta muito boa ao pedal. Deu para apertar 1volta e pouco até sentir alguma redução de vivacidade. Também tenho uma modificação que fiz na entrada do ar, que com o tempo tenho visto dar melhores resultados em baixas. Tenho cerca de 60% da entrada para o filtro tapada. O que poderá estar desafinado no GPL, é os 2 parafusos de regulação do gaseficador, em que houve uma altura que mexi por o misturador estar com fuga de gás (na altura n me tinha apercebido), mas afinei-o o melhor que soube e tem-se aguentado.
Já a gasolina, já tive para abrir mais um pouco o parafuso de mistura, mas tenho deixado andar, até porque o parafuso está num sitio complicado de lá chegar, e depois tenho medo que passe a chumbar na IPO.

Em relação ao carburador, não considero que o GPL tenha outro carburador montado em cima do dele. Acho que não passa de um adaptador de passagem pelo qual é despejado gás, e depois o carburador da gasolina (pierburg 2E2), faz o resto das funções apenas com a borboleta. Fugas de escape não tem. Sistema de ignição está em condições, limpo e inspeccionado regularmente.

Também ando com umas ideias e qualquer dia, meto-lhe dois amigos destes:
Imagem
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Registado: 25 jun 2005, 15:27
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Cucu
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Kadett 1.4S
Ano: 1991

Mensagempor V70 » 14 out 2008, 14:38

:wink:

Já vi que estás sintonizado.
Mas olha que o misturador aplicado sobre o carburador, faz a maioria das regulações do carburador "desaparecer".

Os Webber nessa máquina é que não sei não :mrgreen:
V70
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2005, 09:22
Distrito onde reside.: Leiria
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma 1.8 GLXi

Mensagempor rara » 14 out 2008, 14:51

Eu sei... :twisted: :twisted:

Qualquer dia vou de Lancia a ripar passa o mBit.... :lol: :lol: :mrgreen:
FIAT STILO MW JTD 16V SMOKELESS POWER !!
rara
Cidadão Virtual

Registado: 25 out 2005, 13:22
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Mensagempor mBiT » 15 abr 2009, 16:24

Bem, está na hora de mais uma actualização.

O papa-km já passou dos 220mil (70mil dos quais a GPL), avarias nenhumas, tive de mudar de marca de óleo porque deixei de encontrar à venda o Mobil 5w50(pelo que me contaram, falha de distribuição a nível nacional). Neste momento está com o 5w50 da auchan, foi o que encontrei mais barato, ainda por cima 5L (+/-35€). Consumo de oleo normal, <0.5L/10k km.

Ainda não fiz o calculo do consumo do ano passado (casa nova, muita preguicite e pouco tempo de sobra), mas, à partida posso dizer o que os consumos pioraram. Raro é o deposito (38-40L úteis) que me dá para 400km ou mais.

O comportamento a gpl está óptimo, se bem que, quando está frio, custa bastante a pegar a gpl, pois fechei a afinação do gaseificador que controla o gpl liquido (n sei se é este o termo técnico), que passa. Apesar disso, depois de pegar e 2 aceleradelas, fica a trabalhar bem.

O ralenti está entre as 700-1500rpm a frio (acontece isto devido ao regulador de ar automatico do carburador, que também mexe com o acelerador, quando está frio), e 900-1100 a quente. A nivel de força, está bastante bom, sobe para o tunel do grilo (expo-loures), a 130-140 (não nos esqueçamos que é um 1400 a carburador com 220mil km em cima e potencia anunciada na altura de 75cv).

Comportamento a gasolina continua aceitável, se bem que não é o óptimo, porque continua-se a notar por vezes um "poço" quando se puxa a fundo. Poderá ser devido a ter a mistura pobre (como foi falado anteriormente). Uma coisa que acontece sempre que ando a gasolina e paro, e é um cheiro intenso a gases de combustão (nox?), parece um carro de rally antigo.

O resto do carro, lá para Agosto-Setembro leva 2 pneus novos à frente (firestone provavelmente), tenho de inspeccionar os tambores atrás que quase à 2 anos que não são abertos, secalhar vou mudar os triângulos da frente (se já trouxerem sinoblocos e ponteiras), devido a um barulho nhecnhec irritante, os casquilhos da suspenção da frente, mais uma ou outra coisita. Também quero comprar velas de iridium e um parabrisas novo porque aquele que lá está parece que foi à guerra.

Agora reflectindo um pouco sobre as possíveis razões da má autonomia a GPL (>11L/100km)...
- percurso na sua esmagadora maioria citadino
- má afinação do gaseficador/torneira
- velas incorrectas (mudei das recomendadas ngk BPR6ES para as BPR7ES).
- avanço do distribuidor
- modificação da admissão é prejudicial

Em breve quero colocar aqui os cálculos relativos ao ano passado.
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor Botabaixo » 15 abr 2009, 21:15

mBiT Escreveu:A nivel de força, está bastante bom, sobe para o tunel do grilo (expo-loures), a 130-140 (não nos esqueçamos que é um 1400 a carburador com 220mil km em cima e potencia anunciada na altura de 75cv).

O meu ex-190D (também com 75cv's anunciados) quando chegava ao cimo dessa subida a 110 já dava para fazer uma festa =))
Taxi GPL ao serviço de Lisboa \m/
http://www.mercedistas.pt
Botabaixo
Cidadão Virtual

Registado: 24 mar 2006, 21:15
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Mensagempor Braz » 15 abr 2009, 21:18

Ontem tive de ir a Arco de Baúlhe. Para quem não sabe, fica depois de Fafe, indo pela A7.

Aquilo, quase lá a chegar, tem umas subidas, que o Clio teve de fazê-la sempre em 4ª e a velocidade não passava dos 95kmh... :-w :-w Se lhe metia quinta, perdia logo velocidade. Não tem forcinha nenhuma... [-(
Ex-Renault Clio 1.2 RT
Ex-Alfa Romeo 166 2.5 V6

Honda Civic 1.5i LS VTEC
Honda Accord Tourer 2.0i VTEC
Ford Focus C-Max 1.6i
Braz
Cidadão Virtual

Registado: 20 abr 2005, 20:12
Marca do KIT GPL: BRC - PRINS
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.5/Accord 2.0

Mensagempor mBiT » 16 abr 2009, 12:41

Botabaixo Escreveu:
mBiT Escreveu:A nivel de força, está bastante bom, sobe para o tunel do grilo (expo-loures), a 130-140 (não nos esqueçamos que é um 1400 a carburador com 220mil km em cima e potencia anunciada na altura de 75cv).

O meu ex-190D (também com 75cv's anunciados) quando chegava ao cimo dessa subida a 110 já dava para fazer uma festa =))

~850kg tambem ajudam ;)

Braz Escreveu:Ontem tive de ir a Arco de Baúlhe. Para quem não sabe, fica depois de Fafe, indo pela A7.

Aquilo, quase lá a chegar, tem umas subidas, que o Clio teve de fazê-la sempre em 4ª e a velocidade não passava dos 95kmh... :-w :-w Se lhe metia quinta, perdia logo velocidade. Não tem forcinha nenhuma... [-(

no meu, a 5ª em muitos casos também dá menos.

Em relação às velas, conseguem-me confirmar se fiz bem ou não (enquanto não vou buscar as de ir)
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor rara » 16 abr 2009, 12:56

mBiT Escreveu:Em relação às velas, conseguem-me confirmar se fiz bem ou não (enquanto não vou buscar as de ir)

Enquando não for buscar as de Iridium,um grau termico mais frio e afinação de folga em -10%.... ;)
FIAT STILO MW JTD 16V SMOKELESS POWER !!
rara
Cidadão Virtual

Registado: 25 out 2005, 13:22
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Mensagempor mBiT » 16 abr 2009, 16:16

"mudei das recomendadas ngk BPR6ES para as BPR7ES"

Tenho a lista de legenda da ngk, e tenho noção que nº superior é grau termico mais frio. Tambem reduzi a folga em 0.1mm
Já agora confirma-me, BPR6EI é a ref das de iridium.

Imagem
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor mBiT » 06 mai 2009, 11:04

Comprei umas peças para manutenção do carro, visto que mta coisa ainda é de origem.. rolamentos, sinoblocos, borrachas radiador, etc...

Tambem mandei vir um para-brisas visto fazerem-me um bom preço 65€.

Ontem já meti as NGKiridium, à partida melhorou ralentim e parece-me que nas recuperações está melhor. Ficaram por menos de 55€.

ImagemImagem
Imagem
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor mBiT » 01 fev 2010, 08:07

Bem, e está na hora de mais uma actualização anual.

O ano passado adquiri uma mota (bandit600), visto que os barões da emel lembraram-se que, ao pé do sitio onde trabalho, há um centro comercial (colombo), a 500metos, e, muitas pessoas estacionavam por aquelas bandas.
1 semana ou 2 depois das eleições, criaram duas zonas. Uma de parquímetros, e, outras apenas para residentes, nas ruas de dentro. Resultado? Agora, de dia não estão 20% dos carros que normalmente estacionavam... Mas adiante...

Resultado, desde Julho passei a fazer muitos menos km no fogão, visto que no dia-a-dia passei a ir de mota. Excepções para alguns passeios ou saídas nocturnas.

2009 foi mais um ano sem surpresas com o carro, com consumos a reduzir, e com ligeira melhoria na performance, visto que adiantei o ponto. A gasolina ficou a grilar um bocadinho de nada quando em esforço, mas, a gasolina só serve para lavar o carburador de tempos a tempos hihi... O único senão, é que, devido ao alarme, não posso deixar passar mais do que 4dias sem ligar o carro, ou fico sem bateria.

Neste momento, conta com 230mil km, dos quais, desde os 150mil a GPL. A única avaria, até agora, foi a electro-válvula do filtro, em 2008. De resto, é as manutenções normais, muda de filtro+oleo sintético cada 10k, verificação regular do estado dos cabos, velas, distribuidor e bobine, pastilhas e pneus quando precisa...

Estive a actualizar os cálculos na minha tabela GPL, e, eis o resultado:

Código: Selecionar todos
Totais
        Gastos€      Litros      Km a GPL   Km a gasolina
2006      1118        1869        18804   
2007      1100        1807        16685      742
2008      1106        1654        15567      906
2009      684         1215        10505      598

Médias
Abastecimentos      Gastos€   €/Litro GPL   Litros         Km a GPL   Km a gasolina   Média Consumo
2006                21,91     0,59         36,64            368,71         11,70
2007                23,91     0,60         39,29            370,78         16,49           11,52
2008                25,14     0,67         37,58            379,68         22,65           10,84
2009                22,79     0,56         39,94            375,18         21,36           10,93

Fica também o registo dos meus abastecimentos vs evolução do preço gpl.
Imagem
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor voltinhas » 01 fev 2010, 08:47

Gostei mt da aprsentação dos gráficos...
Só me resta deixar-te um grande :ymhug: e continuação de mt kms gepelizados...

:D
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4

Mensagempor mBiT » 03 out 2010, 03:34

Actualização:

Tudo na mesma, tenho feito poucos km de carro, nem sei se chegarei aos 10mil este ano.
Fiz uma afinação do ralenti para evitar os tremeliques quando está frio, ficando mais próximo das 1000rpm.
A questão dos 4 dias e ficar sem bateria, era mesmo a bateria nas últimas. Agora levou uma de 70A e não se queixa.

Hoje, mesmo a acabar de estacionar o carro, ouço um "click", e foi-se abaixo. Pelo que me parece, a electroválvula do filtro, deu novamente o badagaio (durou 2 anos). É normal?
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor voltinhas » 04 out 2010, 07:23

mBiT Escreveu:(...)
Hoje, mesmo a acabar de estacionar o carro, ouço um "click", e foi-se abaixo. Pelo que me parece, a electroválvula do filtro, deu novamente o badagaio (durou 2 anos). É normal?

Não, não é...
A minha tem 4 anos e ainda é a mesma...

Vê os fios se estão bem isolados... e/ou aquele k faz massa está bem apertado... ;)
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)