Opel Kadett 1.4S (12/90)

Fale aqui um pouco do seu carro !

Mensagempor mBiT » 10 nov 2005, 01:07

bem, e já acabou.... 580km :D

Ou seja, fazendo as contas dá uma media de 8.10L/100. Nada mau, visto que é um kit aspirado e é normal subir 1 ou 2 litritos.

Desta vez qdo abasteci na repsol do estadio do benfica, só levou 45.8L (até deixar de meter). Estranho...

Orlando: esta condução foi uns 95% economica com 450km de estrada. Só até aos 80km deste deposito é que não andei "pé-de-pena-leve".
mBiT
Utilizador Frequente

Registado: 25 jun 2005, 15:27
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Cucu
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Kadett 1.4S
Ano: 1991

Mensagempor Orlando » 10 nov 2005, 10:31

mBiT Escreveu:Desta vez qdo abasteci na repsol do estadio do benfica, só levou 45.8L (até deixar de meter). Estranho...

Pelo que eu já aprendi neste fórum não aconselhável deixar chegar o abatecimento até esse ponto pq pode danificar a válvula de segurança que não permite encher acima de 80% da capacidade do depósito e a boia de nível. Nem deves deixar acabar o gás por completo.
Orlando
Utilizador

Registado: 13 set 2005, 22:45

Mensagempor apocalypsealexi » 10 nov 2005, 10:39

Orlando Escreveu:
mBiT Escreveu:Desta vez qdo abasteci na repsol do estadio do benfica, só levou 45.8L (até deixar de meter). Estranho...

Pelo que eu já aprendi neste fórum não aconselhável deixar chegar o abatecimento até esse ponto pq pode danificar a válvula de segurança que não permite encher acima de 80% da capacidade do depósito e a boia de nível. Nem deves deixar acabar o gás por completo.

O que eu faço é parar de abastecer quando o contador dos litros começa a andar d e v a gaaaaaaaaaaaar :roll:

só que fica-se sempre pelos 40l pk deixo o depósito chegar sempre ao fim para andar uns 10 ou 20 kms a gasolina
apocalypsealexi
Cidadão Virtual

Registado: 26 out 2005, 10:31
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 528i
Ano: 1998

Mensagempor mBiT » 10 nov 2005, 12:27

Orlando Escreveu:

Por acaso já ouve uma bomba (BP do sporting salvo erro) que fez uns barulhos (tipo berbequim com força de aperto a saltar), uma meia duzia de estalidos, qdo deve ter actuado a valvula. Deve ter sido por ser a primeira vez a actuar hihihi :twisted:

De resto, já ultrapassei o enchimento dos tais 80% várias vezes e nunca tive problemas. É claro que no verão nunca o irei fazer excepto se for logo seguir viagem longa.
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor chorao » 10 nov 2005, 14:13

o meu daewoo bloqueia automaticamente o enximento, já o r5 fica lento.........
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não

Mensagempor mBiT » 02 jan 2006, 13:48

bom ano novo!

2 meses depois continua impecavel.
Descobri que o gas da GALP é excelente, quase parece a diferença do gás(repsol) para gasolina. hehehe
Tirei as velas ontem para ver e estão todas limpinhas. Engraçado foi no outro dia na A8 o carro tava a puxar tanto ou quase tanto como a gasolina... Será que a galp tem butano+propano misturado?

PS: de quanto em qto tempo é que devo purgar o filtro?, já não lhe mexo ha uns 3 meses...

PS2: ja agora deixo-vos aqui umas fotos, ainda não tinha deixado.

Imagem
Imagem
(nesta altura ainda n usava o tó :oops:)
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor mBiT » 10 mar 2006, 13:56

Boas tardes!

Mais um update ao diario de bordo.

Após 10.000km e 5 meses o que tenho a dizer:

- Consumo está um pouco elevado, só consegui fazer uma vez ~8L/100 com um depósito que levou 47L e conseguiu me fazer à volta de 600km (para precisar tinha de consultar os "logs"-talões :P). Actualmente, a maioridade dos km que faço é em cidade e nas vias rapidas circundantes, e nunca consigo baixar dos 10-11L/100. Quais são as minhas suspeitas?
Utilizo um filtro de ar modificado, o que me obriga a aumentar o ralenti para as 1100rpms devido a ar a mais, caso contrario fica muito fraco a arrancar ao ponto de poder se ir abaixo. Com o filtro de origem conseguia ter o carro a GPL abaixo das 1000 e melhor resposta nos baixos regimes tambem. Em relação a isto tenho 2 soluções, ou voltar para o de origem ou conseguir limitar a entrada de ar no filtro modificado.

- Já descobri a maravilha de os rateres no filtro de ar devido a uma azelhisse minha que deixou humidade na tampa do distribuidor. Demorei algum tempo a descobrir mas assim que a sequei ficou logo a 100%.

- Tenho de fazer uma visita ao instalador para afinar o nivel indicador de gpl e fazer uma revisão para ver se está tudo ok ao fim destes km, assim como tentar baixar um pouco os consumos.

- Tem pegado sempre a gás (excepto naquela semana que nevou), meto a chave umas 2 ou 3x na posição de funcionamento e à 4ª dou à ignição (presumo que qdo meto na posição de funcionamento as solenoides abrem um pouco e dessa forma fica gás na admissão permitindo a combustão).
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor FLP » 10 mar 2006, 14:59

mBiT Escreveu:- Tem pegado sempre a gás (excepto naquela semana que nevou), meto a chave umas 2 ou 3x na posição de funcionamento e à 4ª dou à ignição (presumo que qdo meto na posição de funcionamento as solenoides abrem um pouco e dessa forma fica gás na admissão permitindo a combustão).

Esse procedimento é correcto?
FLP
Cidadão Virtual

Registado: 03 dez 2005, 19:09

Mensagempor mBiT » 10 mar 2006, 16:26

Nunca me disseram que era incorrecto, e sinceramente, perfiro isto a desgastar o motor de arranque para encher o carburador...

Quando faço este "procedimento", ouço as solenoides a abrir e fechar em cerca de 1segundo. De qualquer forma, a chave quando ligamos o carro, faz a mesma coisa, apenas uma vez.

Alguem com mais conhecimento tecnico que se pronuncie, caso esteja a fazer mal.
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor mBiT » 16 out 2007, 11:15

Mais uma actualização:

Breve a chegar aos 200mil km, uns 50mil a gpl.

Anda 90% das vezes com gpl da repsol, sempre a responder bem, desde que deixe aquecer o motor uns 3 ou 4min.

Pega sempre a GPL de manhã, tenho apenas de ter cuidado para aguentar o ralenti com o pé no primeiro minuto, e se tiver de parar nos primeiros 3 ou 4min, tenho de travar e acelerar um pco para n se ir a baixo.

Cabos de velas substituidos à uns 10mil km sem notar alteração de performance, reduzi o orificio de entrada de ar na admissão, que permitiu um pco mais de estabilidade do ralenti a frio.

Penso que esteja na altura de mudar o filtro do gpl, ou fazer uma visita ao instalador, mas com a ausencia de problemas tenho deixado andar...

Uma foto recente do carro:
Imagem

Abraço ao forum e boas GASzadas
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Re: Opel Kadett 1.4S (12/90)

Mensagempor mBiT » 13 jul 2008, 12:24

Actualização:

Aqui à uns meses, avariou a electrovalvula do filtro de gás, 5euros e 10min e ficou resolvida no instalador. O filtro não necessitou de substituição.
De resto, os últimos 60mil km a gpl teem passado sem nenhum contratempo, excepto anteontem, e passo a contar:

Falam mal do gpl, que é perigoso e tal...

Anteontem, o carro começou-me a falhar a gpl, ao ponto de ter de passar para gasolina para andar. Estranhei, pensei que fosse o gás estar a acabar ou a bomba de gpl ter abastecido com pouca pressão.
Fui reabastecer mas continuava igual. estranho....

Entretanto quando cheguei a casa, fui rever o sistema de gpl, aliás, no dia anterior já tinha testado se o gpl estava a chegar à frente, ou se o filtro estava entupido, mas até ali estava tudo ok. Ontem então fui ver a parte do gaseficador e componentes próximo do motor. Desmontei algumas peças, limpei, ficou igual... muito estranho...
Entretanto, topei numa folga anormal no tubo que alimenta o carburador com gpl.
Tirei o filtro de ar fora, quando é o meu espanto, a peça metálica que faz a ligação do tubo do gpl para o misturador, estava segura apenas por 1 parafuso (tinha outro que desapareceu), estando a entrada de gás completamente aberta a mandar gás para cima do motor...
Escusado dizer que levou logo com parafusos mais compridos e um bocado de tinta no parafuso para não se desapertar sozinho. Hoje peguei no carro a gpl, tinha mais disparo que a gasolina :D

hehe
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor mBiT » 21 set 2008, 01:21

Actualização:

Anda-me a fazer uns consumos um bocado elevados... 330km com 40L - 12.1L/100 (cidade).

À bocado fui a ver e tinha o gaseificador meio solto, o parafuso desenroscou-se, ver se resolvo amanhã.

De resto, nenhum problema, 215mil km.
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor Botabaixo » 21 set 2008, 09:29

Sempre a andar! 8)
Taxi GPL ao serviço de Lisboa \m/
http://www.mercedistas.pt
Botabaixo
Cidadão Virtual

Registado: 24 mar 2006, 21:15
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: C220 sportmatic

Mensagempor mBiT » 13 out 2008, 20:21

E hoje foi dia de ir à IPO...

Chego lá, estaciono o carro no parque, vou à recepção entregar os papeis e pagar...
volto para o carro, tirei as lâmpadas de xenon, meti as de halogéneo, encaixei o respiro do carter na admissão, e uma olhada para as luzes ver se não havia nenhuma a fazer mau contacto.

1ª parte, chama-me o moço lá da IPO para entrar na linha de inspecções, teste de luzes, ver o # do deposito do GPL que dá sempre um trabalhão levantar o chão da bagageira, teste de gases a gasolina e para minha admiração, pela primeira vez nestes anos todos, teste de gases a GPL!!! Pedi-lhe para no fim me dar a folha do relatório da IPO
2ª parte, direcção, amortecedores e travões, amortecedores tudo impec, travões à frente a responderem bem à 1ª, com quase sem desequilibro, os de trás, teve fazer duas vezes o teste travão de mão, mas depois passou, a seguir, foi lá abaixo espreitar...

No final, folhinha verde à 1ª!!!! :banana: mas com duas anotações :tard: (farol esquerdo baixo e montagem eléctrica dos faróis deficiente - mandou-me a boca que para o ano os fios do xenon não podiam ficar assim... e eu cá para mim, cala-te e incha, que mais valia não teres lá metido nada porque daqui a 5min voltam para lá as lâmpadas xenon).

Alguns dados de interesse do relatório do IPO:

Gasolina__________GPL
CO_____0.15%___0.10%
CO2____10,9%___9,50%
PPM HC___530_____576
O2______6,2%____6.6%
RPM______880____890

btw, já quase à 1 ano que ando sem espelho retrovisor de dentro, provavelmente não reparou ou não é obrigatório.
Imagem
mBiT
Utilizador Frequente

Mensagempor voltinhas » 13 out 2008, 20:53

mBiT Escreveu:(...) btw, já quase à 1 ano que ando sem espelho retrovisor de dentro, provavelmente não reparou ou não é obrigatório.

Ele sabia k tinha o penteado em condições, ... :lol: :lol: :roll:

De resto, nenhum problema, 215mil km.

Mais um pouco e estou a agarrar-te... :D

:mrgreen:
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot