Peugeot 306 1.4i Break

Fale aqui um pouco do seu carro !

Re: Peugeot 306 1.4i Break

Mensagempor onlygaz » 15 jul 2008, 21:48

rosinsky Escreveu:a temperatura do motor está mais ou menos igual. Pode ser que aqueça um bocadinho de nada menos. Vou condirmar as juntas da peugeot.

Perguntei isto porque infelizment comigo no meu xantia,o meu mecanico meteu material da concorrencia e passado 3000 km tive que abrir o motor outra vez e a junta estva a deixar passar compressao, e fizemos isso porque o carro estav muito estranho com falhas etc etc,mas nada iguall ao teu
Nao quero assustar mas convem verificar o material
Acho que vai ser so um problema de centralina
onlygaz
Utilizador Frequente

Registado: 13 jan 2008, 13:59

Mensagempor rosinsky » 15 jul 2008, 21:55

onlygaz Escreveu:
rosinsky Escreveu:a temperatura do motor está mais ou menos igual. Pode ser que aqueça um bocadinho de nada menos. Vou condirmar as juntas da peugeot.

Perguntei isto porque infelizment comigo no meu xantia,o meu mecanico meteu material da concorrencia e passado 3000 km tive que abrir o motor outra vez e a junta estva a deixar passar compressao, e fizemos isso porque o carro estav muito estranho com falhas etc etc,mas nada iguall ao teu
Nao quero assustar mas convem verificar o material
Acho que vai ser so um problema de centralina

As juntas são do kit original da peugeot. Obrigado pela dica mesmo assim.
Ontem eu e o mecânico fizemos reset à centralina do carro, e hoje, assim que voltou a acontecer, fui lá direitinho (por acaso até foi próximo da oficina). Voltou-se a fazer a leitura dos erros da centralina, e voltou a estar lá, desta vez apenas 1 erro intermitente, no sensor de pressão. Ora, se fosse um erro constante e fatal, tinha código de avaria (se o sensor de pressão estivesse marado, por exemplo, daria um código de erro xxxyyyzzz, por forma a substituir a peça avariada - explicação do mecanico). Como se trata de um erro intermitente, ainda por cima acontece tanto a gás como a gasolina, e como a admissão foi toda desmontada e remontada à pouco tempo, tem que ser uma coisa em comum usada pelos dois sistemas, e que altere a pressão sentida no sensor: A conclusão mais lógica será pensar se não será uma linha de vácuo que se tenha rompido ou rasgado (o carro já tem 10 anos, e os tubos de borracha podem já estar ressequidos) durante a operação de troca das juntas do bloco. Amanhã vou deixar o carro na oficina todo o dia, para o mecanico verificar os tubinhos todos um por um. A ver...
rosinsky
Utilizador

Registado: 03 dez 2007, 22:09
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 307sw 1.6i 16v 80kW
Ano: 2005

Mensagempor rosinsky » 17 jul 2008, 12:52

Então novidades:

O LT funciona muito bem. A temperatura do carro anda mais baixa um bocadinho (a ventoinha não dispara tantas vezes). É um bocado chato para afinar, por causa do aperto final da contra porca. Já perdi a paciencia duas vezes a fazer figuras a olhar para o conta-gotas de cronómetro na mão...Os meus vizinhos começam a achar que isto do gpl só dá chatices, tantas são as vezes que estou de capôt aberto.

O meu mecanico andou a rever as tubagens e encontrou um tubo na admissão que estava completamente solto (tinha ficado laço num dos lados ), e encontrou também um tubo de metal que que liga ao evaporador um bocado desapertado (acho que é um tubo da electroválvula, mas não tenho a certeza).
Ainda ando em testes de engasganço e mudez de motor. Ontem depois do mecanico fazer reset a centralina do carro eu fiz reset a do gpl (desliguei da bateria), e portanto agora deve andar em modo de aprendizagem.
Mas por enquanto ainda não voltaram a haver precalços.
rosinsky
Utilizador

Mensagempor rosinsky » 30 jul 2008, 19:08

Ao fim de muitas voltas e dores de cabeça, fui a Portimão, ao Sr. Joaquim, instalador de GPL no algarve, o unico que tem um pc com software para analisar sistemas tartarini. ligou o aparelho à máquina e no sistema de gpl, tudo ok. expliquei-lhe mais um pouco da sintomatologia, e quando lhe disse que a centralina do carro dava um erro intermitente do sensor de pressão, ele disse logo que era o sensor de pressão que estava avariado, (sensor MAP). Tentámos encomendar em portimão, mas como não existia em stock, fui directo à peugeot de faro, comprei o sensor, e hoje o mecanico aqui de faro instalou-o. Andei todo o dia a gasolina, a puxar bem por ele, a quente, e ainda não falhou. Noto o carro mais linear na resposta ao acelerador, não tão bruto, tendo acabado os solavancos na aceleração/desaceleração. Amanhã vou a Lisboa, e já conto ir a GPL. Ah, o sensor custou mais uns módicos 90 aerios. nada de mais... :x
rosinsky
Utilizador

Mensagempor rosinsky » 05 ago 2008, 08:31

Mais uma volta, mais uma viagem. Sensor Map novo, revisão grande feita, LT instalado... vai daí, fui até Lisboa passear. O carro está espectacular, e aparentemente a gastar um bocadinho menos. Tudo espetacular... Até que o "leão" me começa a ronronar!!! Um ruido novo vindo da zona das correias de distribuição e serviços, e eu a começar a acreditar em bruxas. "Bom, como mudou aquilo tudo e tal, se calhar ganharam folga na viagem, e é só uma reafinação". Teve que levar um tensor da correia de serviços novo (pq o mecanico só tinha mudado o tensor da correia de distribuição), que custou a módica soma de 100 aerios (só este tensor custa cerca de 2 kits correia de distribuição). Alguém conhece uma bruxa fixe, para mandar benzer a máquina?
Porra.
Xiça.
rosinsky
Utilizador

Mensagempor amatos » 23 ago 2008, 13:17

Axo que não é a bruxa que te vai resolver o problema...mas axo que finalmente agora ficaste melhor...muitos "aerios" depois....
Tens ai máquina para rolar ... com certeza agora fica ...
boa sorte
CITROEN E GPL mistura bombástica
amatos
Utilizador Junior

Registado: 22 ago 2008, 21:44
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: Xsara
Ano: 1999

Mensagempor tofilipe » 29 ago 2008, 18:47

Boas. tb tenho uma 306 1.4i break de 2000, versao eden park e tenho a dizer t isto:
após 8 ANOS a GPL tartarini tb, a carrinha é EXECELENTE, a gpl faz medias de 6,5 7, depois de afina e habituada a gpl e nunca a vou trocar. é execelente o comportamento dela.
tofilipe
Utilizador Junior

Registado: 04 jan 2007, 09:56
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Opel
Modelo: zafira 1.6
Ano: 2001

Mensagempor voltinhas » 29 ago 2008, 18:52

tofilipe Escreveu:Boas. tb tenho uma 306 1.4i break de 2000, versao eden park e tenho a dizer t isto:
após 8 ANOS a GPL tartarini tb, a carrinha é EXECELENTE, a gpl faz medias de 6,5 7, depois de afina e habituada a gpl e nunca a vou trocar. é execelente o comportamento dela.

Também tenho 306 a GPL, mas anda lá conta mais coisas: Kantos kms a GPL, etc... peripécias ao longo dos 8 anos... :mrgreen:
Cumps.
Ganhe dinheiro com: http://beruby.com/voltinhas
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Mensagempor rosinsky » 21 abr 2009, 13:37

Então olá a todos mais uma vez.

já há uns tempos que não dizia nada, muito por falta de tempo (agora com uma filhota pikena, o tempo passa de forma diferente). Mas acho que era pior se tivesse mais para dizer (sinal que as coisas não corriam tão bem).

Cá estou a relatar os grandes feitos do meu leão:

Desde a ultima intervenção ao tensor das correias ainda não se passou mais nada. Sempre a andar a gpl e bem. O carro tem já mais de 40000km's feitos a gpl, e tudo tem corrido relativamente bem, à excepção do tó-colante, que teve que ser novo (vai hoje à inspecção e o tó colante já estava keimado do sol - Algarve é assim). Continua a fazer 10l/100kms comigo, e agora com a Maria faz quase 8.5l/100kms (pé levezinho...).

Tenho ainda que mudar o filtro do GPL :| . Ainda não o fiz. Como adquiri agora outro veiculo para colocar a gpl (Citroen Xsara Picasso 1.6i), se calhar aproveito e faço tudo de uma vez só.

Ah, já agora aproveito a deixa: tenho um daewoo matiz de 2001 com 80000kms para vender. Adivinhem o preço? 1600...

Cumprimentos.
rosinsky
Utilizador

Mensagempor rosinsky » 21 abr 2009, 13:39

OOpps. Double post. desculpem.
rosinsky
Utilizador

Mensagempor timfusion » 21 abr 2009, 13:50

rosinsky Escreveu:é assim). Continua a fazer 10l/100kms comigo, e agora com a Maria faz quase 8.5l/100kms (pé levezinho...).

Pode me dá a morada da loja onde tua esposa compra os sapatos!?...vou lá comprar os da minha :D :))
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem.
TIM
Elba-Lovato|Cordoba 1.6 Prins|Espace 3.0 V6Micromise | PicassoBRC | S70 Micromise|Megane Prins | Primera 1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|Safrane 2.5Prins
timfusion
Cidadão Virtual

Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Marca do Veículo: Renault
Modelo: SAFRANE 2.5 20V
Ano: 1998

Mensagempor voltinhas » 21 abr 2009, 16:25

timfusion Escreveu:
rosinsky Escreveu:é assim). Continua a fazer 10l/100kms comigo, e agora com a Maria faz quase 8.5l/100kms (pé levezinho...).

Pode me dá a morada da loja onde tua esposa compra os sapatos!?...vou lá comprar os da minha :D :))

=)) =)) =))
Pra minha mulher também.... :ymdevil:
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Mensagempor rosinsky » 07 dez 2009, 14:01

Bom, aqui à uns tempos (por volta da altura que troquei a junta da cabeça do carro, talvez um bocadinho antes) comprei um LT, mas na verdade, algum tempo depois, já com a junta da cabeça nova, experimentei fechar o conta-gotas, e a verdade é que a temperatura do carro nunca mais voltou a subir (presumo que os aumentos de temperatura tivessem a ver com a contaminação da água de refrigeração com o oleo do motor). Desde que fechei o conta-gotas do LT não o voltei a abrir (menos uma despesa em liqui-molly). Entretanto, apareceu-me uma chatice nova, que se fosse só eu a conduzir o carro não me chateava, mas como a Maria é que anda sempre com ele, me começou a chatear por "proxy": O ralenti começou a ficar muito instável, e algumas das vezes que andei com o carro, chegou a ficar fixo nas 2000rpm's, o que ao conduzir em trânsito lento ou a aproximar as rotundas, podia ser um bocado chato...enfim.
Assim, peguei na net, e conclui que era provavel que o motor de passo que controla o ralenti estivesse ou sujo, ou estragado. Saquei o motor fora da admissão, limpei com petróleo, voltei a montar, fiz reset a centralina do carro (tem que ser quando se mexe no motor de passo), e a coisa ficou boa durante dois ou tres dias. Ao final desse tempo, conclui que estaria avariado (o motor), e então encomendei um novo no ebay por uma fracção do preço d'orige (40 euros em vez de 130). Instalei o novo, e surpresa das surpresas, dai a 3 ou 4 dias, de novo um ralenti maluco. Andou-se assim mais uns tempos, e no outro dia fui arregaçar as mangas e por mãos ao serviço. Estava pronto para desmontar toda a parafernalia da admissão a procura de um suspeito, quando olho e vejo o LT la no sitio dele, e pensei...bom vou começar por aqui, já que não o uso não vale a pena estar aqui. Desliguei a linha de váculo que aspira as gotas, e voltei a montar tudo como estava originalmente. Fui experimentar e puff, fez-se o chocapic: o ralenti estava agora mais estável do que alguma vez tinha estado. Conclusão: a linha de vácuo do LT tinha uma fissura, que deixava entrar ar para a admissão, mais ainda quando o sitema estava ao ralenti (vácuo máximo).

Fora este pequeno detalhe, tudo impecável. Tem agora 110000kms e ronrona como um gatinho.
rosinsky
Utilizador

Mensagempor voltinhas » 07 dez 2009, 14:36

Ao fim dessas peripécias todas, ainda bem k tudo está nos conformes...

rosinsky Escreveu:Fora este pequeno detalhe, tudo impecável. Tem agora 110000kms e ronrona como um gatinho.

Ahh... Leão...
:D

:ymhug:
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Mensagempor gni » 30 ago 2012, 14:14

rosinsky Escreveu:Olá a todos.
Tal como tinha anunciado noutro tópico, fiz a instalação de um kit GPL Taratrini Sequencial (o meu motor é de injecção multiponto) no dia 10 de Janeiro, no instalador que faz o hosting deste forum.
As primeiras impressões são muito boas. O comportamento do carro é espectacular, e nem se nota a diferença na passagem para gás. A unica chatice é que ainda tenho a roda de emergencia à solta pela bagageira (vou ter que resolver esta chatice).

Em termos de consumos também estou satisfeito. A primeira viagem foi de volta ao Algarve, e para contabilizar bem os consumos, atestei o depósito na estação de serviço da galp em Oeiras (na A5), e assim que cheguei ao Algarve, fui atestar também à Galp, na N125, sentido Olhão-Faro, para fazer logo uma média. Assim, aqui ficam os numeros:

29 litros no deposito em Faro com 330 Km's feitos, dá uma media de 8.78 l/100 Km's. Esta media foi obtida vindo pela autoestrada ate a saida para Beja (a seguir a Grândola), a uma velocidade media de 140 km/h, e dai ate Faro pela nacional, a uma media de 120 km/h.
O depósito deu para fazer estes km's de uma tirada só mesmo à justa, sem ter que passar a gasolina.
Notei que a temperatura do carro andou um bocadinho mais elevada, e o cheiro do motor quando se abre o capôt é um bocadinho diferente.
O motor, em baixas rotações continua o mesmo (nota-se um bocadinho de nada menos disponibilidade), mas a grande diferença que eu noto é a partir das 4000rpm, onde antes tinha um leão ( :D ), e agora tenho um gato gordo ( :roll: ), com grande corpanzil. (Esta diferença foi muito notória na passagem pela Serra antes de chegar ao Algarve). Mas parece-me que este próximo fim de semana vou combinar uma ida à oficina do Sr. Jorge, para ver se se afina este problema.

Aqui fica a promessa de algumas fotos (a instalação é igual à do 406 Coupé do eduardomaio) e de novidades sempre que hajam motivos.

Edit: O carro tem agora 67000 Kms. Ja tem cerca de 500 feitos a gás.

a roda de emergencia à solta pela bagageira (vou ter que resolver esta chatice). aconselho a aquisição de um pneu daqueles para velocidade max. 80km por hora
gni
Recém-chegado

Registado: 30 ago 2012, 10:27
Distrito onde reside.: Lisboa
Ano: 2001

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

InvoiceXpress
AnteriorPróximo