por mpsfilho » 20 out 2017, 10:41
lobito Escreveu: por norma um motor pequeno com muitos cavalos anda mais no limite.
Se for para tentar acompanhar os desportivos e a maioria dos estradista "a cavalgar" concordo, numa utilização mais normal do dia a dia e em passeio as rpm andam a cerca de um terço do limite. @lobito, como tenho em boa consideração a sua critica/opinião (não desfazendo em ninguém em particular), como profissional, peço que se puder e quiser que comente o seguinte: Ultimamente fiz o sacrifício de fazer uma condução muito cuidada com o meu Duster, arranques muito suaves, ultrapassagens bem calculadas e raramente ultrapassei as 3500 rpm, e ainda, os percursos foram cerca de 85% em nacionais, 10% urbano e 5 % A/E. O consumo de gpl não baixou quase nada, ficou em 8,9 L aos cem, no entanto, o consumo de gasolina foi inferior a 0,4 L ? esta média foi feita tendo em conta os últimos 1800 km.
-
mpsfilho
- Utilizador Frequente
-
- Mensagens: 344
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
por rdd48856 » 20 out 2017, 21:33
Conforme eu tinha dito o consumo de gasolina nesses carros é fortemente dependente da carga do motor, assim com baixa carga ele é muito menor.
Esse baixo consumo de gasolina também revela um excelente controlo da bomba de gasolina implementado pela Prins.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
-
rdd48856
- Moderador(a)
-
- Mensagens: 7694
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Localização: Algarve
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC
por mpsfilho » 21 out 2017, 20:27
@rdd48856, de facto é isso que se está a comprovar, como eu fiz estes 1800 km sem puxar pela caixa nos arranques, trocando a mesma sem ultrapassar as 2500 rpm, só ultrapassando este regime apenas em algumas ultrapassagens o resultado foi este.
Eu até fiquei satisfeito por consumir menos gasolina visto a economia ser maior do que a esperada, no entanto, também tinha ficado um pouco preocupado por consumir tão pouca? mas, como de facto a carga do motor é muito baixa é lógico consumir menos como refere.
No entanto, devo dizer que não andei a empatar o transito! os 5% de A/E que fiz ás 2500 rpm dá para circular a 120/130, nas nacionais raramente circulei a mais de 100, refiro ainda que o turbo entra em acção por volta das 1500 rpm, o que ajuda não ter que subir muito o regime do motor.
Nota: não utilizei o modo ECO (a Dacia refere uma economia de 10% em modo ECO) porque pessoalmente além de me tirar o prazer de condução (o motor perde um pouco a potencia) não noto essa economia, talvez seja da minha condução?.
-
mpsfilho
- Utilizador Frequente
-
- Mensagens: 344
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
por Gasado » 22 out 2017, 09:06
mpsfilho Escreveu:Nota: não utilizei o modo ECO (a Dacia refere uma economia de 10% em modo ECO) porque pessoalmente além de me tirar o prazer de condução (o motor perde um pouco a potencia) não noto essa economia, talvez seja da minha condução?.
No Sandero 0.9TCe, com o modo ECO em utilização normal / cidade, gasto mais combustível, porque o motor perde muito, o que obriga a puxar mais pela rotação e pela caixa
Diários de bordo: [2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=17035 [2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=14646
-
Gasado
- Utilizador Frequente
-
- Mensagens: 407
- Registado: 01 dez 2013, 21:21
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landirenzo
- Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
- Ano: 2017
por mpsfilho » 23 out 2017, 10:53
É mesmo isso @gasado, estamos em sintonia.
Outro pormenor, o meu Duster memoriza a condução do utilizador, ou seja: se fizer uma condução calma ele manda trocar de caixa mais cedo, ao invés, se fizer uma condução mais agressiva o indicador de mudança de caixa aparece muito mais tarde, com rpm mais elevadas. O teu Sandero está funcionando assim desse jeito também?
-
mpsfilho
- Utilizador Frequente
-
- Mensagens: 344
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
por Gasado » 23 out 2017, 12:16
mpsfilho Escreveu:O teu Sandero está funcionando assim desse jeito também?
Yeap! Se vou a meio gás o indicador de mudança de relação de caixa aparece BEM mais cedo se começar a dar gás.
Diários de bordo: [2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=17035 [2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=14646
-
Gasado
- Utilizador Frequente
-
- Mensagens: 407
- Registado: 01 dez 2013, 21:21
- Distrito onde reside.: Lisboa
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Landirenzo
- Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
- Ano: 2017
por mpsfilho » 26 out 2017, 22:27
O meu Duster fez agora 27.700 km, dos quais 10.000 a GPL.
Consumos: 910 L de GPL, média 9,1 L. 53 L de gasolina, média 0,53 L. GPL bebeu do Jumbo principalmente, e algum da Cepsa, Prio e Gasprocar/Rubis, não notei diferença no consumo entre estas marcas, apenas no preço. Gasolina, só especial 95, Pingo Doce (mais barata que a simples).
-
mpsfilho
- Utilizador Frequente
-
- Mensagens: 344
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
por mpsfilho » 18 nov 2017, 20:38
Olá pessoal, boa noite.
Hoje fui testar o Duster 1.2Tce 16v 125cv e o Fiat coupé 2.0 20vT 220cv.
É curioso que: o Fiat em quinta vai a 100 km/h ás 2500 rpm e subindo as rpm para 3000 circula a 120 km/h, o Duster em sexta aos 120 km/h vai ás 2500 rpm.
Ou seja, contrariamente ao esperado este pequeno motor do Duster a circular a velocidades "normais" circula com as rotações mais baixas que o Fiat, é claro que o Fiat tem caixa de 5 e o Duster 6 mas, mesmo assim não deixa de ser uma boa característica neste pequeno motor Renault/Dacia.
-
mpsfilho
- Utilizador Frequente
-
- Mensagens: 344
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
por rdd48856 » 18 nov 2017, 21:04
Essa foi a ideia...turbocomprimindo consegue-se aumentar o binário a baixas rotações e baixar a velocidade de rotação do motor...
É o chamado " downspeeding", que reduz as perdas por atrito.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
-
rdd48856
- Moderador(a)
-
- Mensagens: 7694
- Registado: 13 abr 2005, 10:36
- Localização: Algarve
- Distrito onde reside.: Faro
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Lovato+BRC
por mpsfilho » 28 nov 2017, 22:51
olá a todos, venho partilhar mais um pormenor relativo ao meu DD e respectivo sistema GPL. Ou seja, cheguei há conclusão de que o Dacia Duster com este sistema gasoso da Prins consome praticamente a mesma quantidade de GPL circulando nas calmas ou com mais velocidade. O consumo fica-se normalmente por volta dos 9l/100 km. Agora no consumo de gasolina é que noto diferença, se circular nas calmas gasta muito pouco, cerca de 0,3 a 0,4 l/100 km, no entanto, se circular de forma mais espevitada o consumo aumenta para cerca do dobro. Satisfaz-me esta particularidade deste sistema porque, sinto que quando é mais necessário "em carga" o sistema injecta mais gasolina, e no final mesmo em condução mais apressada a soma dos dois combustíveis acaba por ser mesmo assim um consumo bastante aceitável . 
-
mpsfilho
- Utilizador Frequente
-
- Mensagens: 344
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
por j_verne » 29 nov 2017, 07:36
Muito bem, creio também que será bom sinal essa diferença no consumo...
Bons km!
-
j_verne
- Cidadão Virtual
-
- Mensagens: 3345
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
por mpsfilho » 29 nov 2017, 14:27
Entretanto o Senhor @j-verne acabou de ser o feliz contemplado por ter enviado a mensagem nº 100 sobre este tópico "parabéns" E o prémio é ?: uma volta no seu Skoda com todas as despesas incluídas e pagas do seu bolso!. Não leve a mal a brincadeira, bem haja pelos seus comentários e concelhos que tem feito neste tópico, tenho-os apreciado e levado em conta. Bons km e boa disposição para curtir o prémio. 
-
mpsfilho
- Utilizador Frequente
-
- Mensagens: 344
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
por timfusion » 29 nov 2017, 14:58
Já não se dão prémios como antigamente Isso merecia uma jantarada, paga pelo autor do Tópico 
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem. Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micromise|PicassoBRC|S70Micromise|MeganePrins| Primera1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|SafranePrins|Galaxy/OPTIMA/VECTRA
-

timfusion
- Cidadão Virtual
-
- Mensagens: 5764
- Registado: 27 jan 2007, 02:46
- Localização: MAIA
- Distrito onde reside.: Porto
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: OPTIMA
- Marca do Veículo: Opel
- Modelo: VECTRA 2.2
- Ano: 2003
por mpsfilho » 29 nov 2017, 19:00
timfusion Escreveu:Já não se dão prémios como antigamente Isso merecia uma jantarada, paga pelo autor do Tópico 
Mas não seja por isso! altera-se já o prémio para a jantarada! isto é, desde que o ilustre e feliz contemplado esteja disposto a partilhar a companhia deste seu humilde servo. De facto seria com muita satisfação que pagaria esse jantar, se ele aceitar, por mim concordo.
-
mpsfilho
- Utilizador Frequente
-
- Mensagens: 344
- Registado: 23 dez 2016, 21:04
- Distrito onde reside.: Castelo Branco
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
- Modelo: Dacia duster 1,2Tce
- Ano: 2015
por j_verne » 29 nov 2017, 22:18
Hehehe... Post nr 100, na altura nem dei conta. Pois, voltas com o Skoda têm sido diárias (a propósito, acho que ele está a precisar de uns mimos)... Quanto ao jantar, pode ser num próximo encontro do pessoal do GPL 
-
j_verne
- Cidadão Virtual
-
- Mensagens: 3345
- Registado: 11 abr 2009, 14:32
- Distrito onde reside.: Guarda
- Viatura a GPL?: Sim
- Marca do KIT GPL: BRC
- Marca do Veículo: Skoda
- Modelo: Octavia 1.6i
- Ano: 2006
|
Publicidade Aqui ? (clique aqui)

|