Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Fale aqui um pouco do seu carro !

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 20 out 2017, 10:41

lobito Escreveu: por norma um motor pequeno com muitos cavalos anda mais no limite.



Se for para tentar acompanhar os desportivos e a maioria dos estradista "a cavalgar" concordo, numa utilização mais normal do dia a dia e em passeio as rpm andam a cerca de um terço do limite.

@lobito, como tenho em boa consideração a sua critica/opinião (não desfazendo em ninguém em particular), como profissional, peço que se puder e quiser que comente o seguinte:

Ultimamente fiz o sacrifício de fazer uma condução muito cuidada com o meu Duster, arranques muito suaves, ultrapassagens bem calculadas e raramente ultrapassei as 3500 rpm, e ainda, os percursos foram cerca de 85% em nacionais, 10% urbano e 5 % A/E.

O consumo de gpl não baixou quase nada, ficou em 8,9 L aos cem, no entanto, o consumo de gasolina foi inferior a 0,4 L ? esta média foi feita tendo em conta os últimos 1800 km.
mpsfilho
Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor rdd48856 » 20 out 2017, 21:33

Conforme eu tinha dito o consumo de gasolina nesses carros é fortemente dependente da carga do motor, assim com baixa carga ele é muito menor.

Esse baixo consumo de gasolina também revela um excelente controlo da bomba de gasolina implementado pela Prins.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7421
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 21 out 2017, 20:27

@rdd48856, de facto é isso que se está a comprovar, como eu fiz estes 1800 km sem puxar pela caixa nos arranques, trocando a mesma sem ultrapassar as 2500 rpm, só ultrapassando este regime apenas em algumas ultrapassagens o resultado foi este.

Eu até fiquei satisfeito por consumir menos gasolina visto a economia ser maior do que a esperada, no entanto, também tinha ficado um pouco preocupado por consumir tão pouca? mas, como de facto a carga do motor é muito baixa é lógico consumir menos como refere.

No entanto, devo dizer que não andei a empatar o transito! os 5% de A/E que fiz ás 2500 rpm dá para circular a 120/130, nas nacionais raramente circulei a mais de 100, refiro ainda que o turbo entra em acção por volta das 1500 rpm, o que ajuda não ter que subir muito o regime do motor.

Nota: não utilizei o modo ECO (a Dacia refere uma economia de 10% em modo ECO) porque pessoalmente além de me tirar o prazer de condução (o motor perde um pouco a potencia) não noto essa economia, talvez seja da minha condução?.
mpsfilho
Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor Gasado » 22 out 2017, 09:06

mpsfilho Escreveu:Nota: não utilizei o modo ECO (a Dacia refere uma economia de 10% em modo ECO) porque pessoalmente além de me tirar o prazer de condução (o motor perde um pouco a potencia) não noto essa economia, talvez seja da minha condução?.


No Sandero 0.9TCe, com o modo ECO em utilização normal / cidade, gasto mais combustível, porque o motor perde muito, o que obriga a puxar mais pela rotação e pela caixa
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=14646
Gasado
Utilizador Frequente
 
Mensagens: 400
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 23 out 2017, 10:53

É mesmo isso @gasado, estamos em sintonia.

Outro pormenor, o meu Duster memoriza a condução do utilizador, ou seja: se fizer uma condução calma ele manda trocar de caixa mais cedo, ao invés, se fizer uma condução mais agressiva o indicador de mudança de caixa aparece muito mais tarde, com rpm mais elevadas.
O teu Sandero está funcionando assim desse jeito também?
mpsfilho
Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor Gasado » 23 out 2017, 12:16

mpsfilho Escreveu:O teu Sandero está funcionando assim desse jeito também?


Yeap!
Se vou a meio gás o indicador de mudança de relação de caixa aparece BEM mais cedo se começar a dar gás.
Diários de bordo:
[2017] Dacia Sandero II Stepway 0.9 TCe Bi-Fuel: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=17035
[2001] Renault Twingo 1.2 Initiale: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?t=14646
Gasado
Utilizador Frequente
 
Mensagens: 400
Registado: 01 dez 2013, 21:21
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Modelo: Sandero II 0.9 TCe S
Ano: 2017

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 26 out 2017, 22:27

O meu Duster fez agora 27.700 km, dos quais 10.000 a GPL.

Consumos:
910 L de GPL, média 9,1 L.
53 L de gasolina, média 0,53 L.
GPL bebeu do Jumbo principalmente, e algum da Cepsa, Prio e Gasprocar/Rubis, não notei diferença no consumo entre estas marcas, apenas no preço.
Gasolina, só especial 95, Pingo Doce (mais barata que a simples).
mpsfilho
Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 18 nov 2017, 20:38

Olá pessoal, boa noite.

Hoje fui testar o Duster 1.2Tce 16v 125cv e o Fiat coupé 2.0 20vT 220cv.

É curioso que: o Fiat em quinta vai a 100 km/h ás 2500 rpm e subindo as rpm para 3000 circula a 120 km/h, o Duster em sexta aos 120 km/h vai ás 2500 rpm.

Ou seja, contrariamente ao esperado este pequeno motor do Duster a circular a velocidades "normais" circula com as rotações mais baixas que o Fiat, é claro que o Fiat tem caixa de 5 e o Duster 6 mas, mesmo assim não deixa de ser uma boa característica neste pequeno motor Renault/Dacia.
mpsfilho
Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor rdd48856 » 18 nov 2017, 21:04

Essa foi a ideia...turbocomprimindo consegue-se aumentar o binário a baixas rotações e baixar a velocidade de rotação do motor...

É o chamado " downspeeding", que reduz as perdas por atrito.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7421
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 28 nov 2017, 22:51

olá a todos, venho partilhar mais um pormenor relativo ao meu DD e respectivo sistema GPL.

Ou seja, cheguei há conclusão de que o Dacia Duster com este sistema gasoso da Prins consome praticamente a mesma quantidade de GPL circulando nas calmas ou com mais velocidade.
O consumo fica-se normalmente por volta dos 9l/100 km.

Agora no consumo de gasolina é que noto diferença, se circular nas calmas gasta muito pouco, cerca de 0,3 a 0,4 l/100 km, no entanto, se circular de forma mais espevitada o consumo aumenta para cerca do dobro.

Satisfaz-me esta particularidade deste sistema porque, sinto que quando é mais necessário "em carga" o sistema injecta mais gasolina, e no final mesmo em condução mais apressada a soma dos dois combustíveis acaba por ser mesmo assim um consumo bastante aceitável . :-D
mpsfilho
Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor j_verne » 29 nov 2017, 07:36

Muito bem, creio também que será bom sinal essa diferença no consumo...

Bons km!
j_verne
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 3266
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 29 nov 2017, 14:27

Entretanto o Senhor @j-verne acabou de ser o feliz contemplado por ter enviado a mensagem nº 100 sobre este tópico "parabéns" :clap:

E o prémio é ?: uma volta no seu Skoda com todas as despesas incluídas e pagas do seu bolso!. :-o

Não leve a mal a brincadeira, bem haja pelos seus comentários e concelhos que tem feito neste tópico, tenho-os apreciado e levado em conta.

Bons km e boa disposição para curtir o prémio. :D
mpsfilho
Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor timfusion » 29 nov 2017, 14:58

Já não se dão prémios como antigamente :sad:

Isso merecia uma jantarada, paga pelo autor do Tópico :D :lol:
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem.
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micromise|PicassoBRC|S70Micromise|MeganePrins| Primera1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|SafranePrins|Galaxy/OPTIMA/VECTRA
Avatar do Utilizador
timfusion
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 5706
Registado: 27 jan 2007, 02:46
Localização: MAIA
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Opel
Modelo: VECTRA 2.2
Ano: 2003

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 29 nov 2017, 19:00

timfusion Escreveu:Já não se dão prémios como antigamente :sad:

Isso merecia uma jantarada, paga pelo autor do Tópico :D :lol:


Mas não seja por isso! altera-se já o prémio para a jantarada! isto é, desde que o ilustre e feliz contemplado esteja disposto a partilhar a companhia deste seu humilde servo. ^:)^

De facto seria com muita satisfação que pagaria esse jantar, se ele aceitar, por mim concordo.
mpsfilho
Utilizador
 
Mensagens: 224
Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor j_verne » 29 nov 2017, 22:18

Hehehe... Post nr 100, na altura nem dei conta.

Pois, voltas com o Skoda têm sido diárias (a propósito, acho que ele está a precisar de uns mimos)...

Quanto ao jantar, pode ser num próximo encontro do pessoal do GPL ;-)
j_verne
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 3266
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Os Nossos Carros

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420