Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Fale aqui um pouco do seu carro !

Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor pcta » 27 jul 2017, 15:22

Está então na rodagem ainda...
"€ 227,55 reparação volante de motor e reforço de embraiagem (ficou uma merd@);" que tinha o volante, não ficou em condições?
Que tudo corra bem agora ...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Mensagempor E 200 kompressor » 27 jul 2017, 15:48

Esta carro em garantia levou um volante do motor.

A maioria dos condutores de certeza que não nota nada, mas o ruido que fazia já está a voltar.

Não faz qualquer vibração; é mesmo só um ruído que faz quando a embraiagem tem algum esforço.

Na TDE referiram que o volante estava impecável e pela descrição que fiz o parecer deles foi que se tratava de um problema de atrito entre o volante e a embraiagem.

Assim propuseram "polir" a parte do volante que está em contacto com o disco, que deveria resolver o problema.

Aproveitei e reforcei também a embraiagem (o reforço mais não é do que colocar ferodo com um teor superior de cobre).

No entanto, o problema não ficou resolvido, apesar de, por agora, me parecer que o barulho só existe a frio.

Não é nada muito incomodativo, mas como sou picuinhas gostava de ter ficado com isto resolvido.

Como estou cansado disto tudo, não tenho quaisquer intenções de desmontar e ir lá reclamar.

Vai andar assim e um dia (espero que nunca porque é sinal que não evoluiu para pior) colocarei um volante novo.

O volante que tem é sachs e já me disseram na oficina que quando for para levar novo vai ser LUK.

Agora estou com um pressentimento semelhante ao que tive quando levou o turbo.

Cheguei a colocar a carrinha à venda algures por Setembro passado e depois, infelizmente, mudei de ideias (também andava ocupado e era só mirones com perguntas de chacha).

Começa a pairar a mesma ideia na minha cabeça.

O problema é, com o dinheiro que fizer e gastando o mínimo possível, o que comprar?

Não me ocorre qualquer opção.

Como tem motor e turbo novo vamos ver se a minha sorte muda :-D
E 200 kompressor
Utilizador Frequente

Registado: 14 jul 2006, 22:37
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Insigina ST 1.6 Turb
Ano: 2010

Mensagempor APHenriques » 27 jul 2017, 16:03

Sabes qual foi a minha opção...
espero que a pessoa que ficou com a minha omega não tenha tido qualquer problema, pois esforcei-me ao máximo por meter o carro a 100%, mas a minha confiança perdeu-se no processo.
Não estou nada arrependido da opção que tomei... Nada mesmo.
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa

Mensagempor rdd48856 » 28 jul 2017, 11:13

Depois de várias tentativas de assassinato, eis que, qual Fidel de Castro, o tópico ressurge, voltando ao assunto original. Vou apenas responder ao que trata o tópico, em relação ao resto, e como estou mesmo muito ocupado, responderei noutro lado mais tarde.

@Terrano,

lembrem-se que eu tenho um posto de abastecimento com GPL

O que só deveria aumentar a sua responsabilidade nas afirmações que faz.

Dizer isto com a maior das leviandades:

Um carro com 75000km que já rebentou turbo e agora o motor, acham normal...

Tentando colar o acontecimento ao GPL, quando:

1º De acordo com o user @E200Kompressor o turbo estava com resíduos de carbono, quando é sabido que a combustão do GPL produz poucos resíduos.

2º Da análise que foi feita aos componentes do motor depois de aberto, identificou-se que o problema estaria relacionado com a entrada de óleo na câmara de combustão devido à degradação dos vedantes das hastes das válvulas.

Estes ficam situados cá em cima, afastados portanto da câmara de combustão, mesmo admitindo que a GPL as paredes desta sejam submetidas a picos de temperatura superiores, é um tiro de muito longo alcance conseguir colocar esse aumento de temperatura na zona dos vedantes.

Digo eu, que não vendo GPL, nem kits, e que também ponho a minha carne no assador (tenho 2 carros a GPL e conto adquirir brevemente outro para converter). Mas estamos sempre a aprender. Se tiver alguma informação útil agradecemos.

3º As fotografias das sedes e válvulas foram vistas por quem (várias entidades diferentes) está familiarizado com danos provocados por GPL (micro-soldadura) e não identificaram nenhum problema.

Concluindo, parece razoável assumir que o problema não está relacionado com o GPL.

@E200 Kompressor, quanto à questão das opções para converter em motores mais potentes (esse sim um grande problema para o GPL), na injeção indireta, só importando.

Na Espanha encontram-se alguns 1.6 VTI de 120cv do grupo PSA e motores multiair da FCA, na injeção direta, fora do grupo VAG, temos os Hyundai/Kia 1.6 GDI e 1.6 T-GDI e os Ford Ecobost.

Aparentemente parece que estes motores aceitam a conversão sem problemas. A Prins pode constituir um indicador, porque como comercializam simultaneamente os 2 tipos de kits para motores de injeção direta(líquida e gasosa), cada vez que uma injeção líquida dá problemas (como no grupo VAG e Renault), eles mudam para gasosa.

Ora nos motores Ford Ecoboost e 1.6 GDI eles têm mantido consistentemente a injeção líquida.

Aqui no fórum só tínhamos um Focus convertido (o user emigrou) e nenhum Hyundai.

Eu vou para os híbridos da Toyota, porque se adaptam ao que pretendo, mas caso contrário era capaz de investigar estes carros mais a fundo e avançar.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor APHenriques » 28 jul 2017, 15:14

E 200 kompressor Escreveu:Esta carro em garantia levou um volante do motor.
A maioria dos condutores de certeza que não nota nada, mas o ruido que fazia já está a voltar.
Não faz qualquer vibração; é mesmo só um ruído que faz quando a embraiagem tem algum esforço.
Na TDE referiram que o volante estava impecável e pela descrição que fiz o parecer deles foi que se tratava de um problema de atrito entre o volante e a embraiagem.
Assim propuseram "polir" a parte do volante que está em contacto com o disco, que deveria resolver o problema.
Aproveitei e reforcei também a embraiagem (o reforço mais não é do que colocar ferodo com um teor superior de cobre).
No entanto, o problema não ficou resolvido, apesar de, por agora, me parecer que o barulho só existe a frio.
Não é nada muito incomodativo, mas como sou picuinhas gostava de ter ficado com isto resolvido.
Como estou cansado disto tudo, não tenho quaisquer intenções de desmontar e ir lá reclamar.
Vai andar assim e um dia (espero que nunca porque é sinal que não evoluiu para pior) colocarei um volante novo.
O volante que tem é sachs e já me disseram na oficina que quando for para levar novo vai ser LUK.

Pois como sabes a embraiagem num carro desses pode ser uma despesa chata.
Um volante deverá custar acima dos 500 euros. Mas mais provavelmente acima dos 700 euros. Fora o trabalho e alguns extras.
Fiquei na duvida da questão Sachs ou Luk... muitas vezes a Sachs é mais cara. Mas nem sempre. Mas indicaram alguma vantagem da LUK?
Eu troquei a embraiagem de quase todos os carros usados que comprei. Mas nenhum bimassa.
Mas um cuidado que tenho é de substituir sempre o kit completo e da mesma marca do volante.
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa

Mensagempor E 200 kompressor » 28 jul 2017, 16:00

Sim, a trocar, será tudo.

A informação que me deram é que têm melhor experiência com os da LUK em termos de durabilidade.
E 200 kompressor
Utilizador Frequente

Mensagempor E 200 kompressor » 03 ago 2017, 09:01

alvarenga Escreveu:Quanto ao barulho de descompressão , para comparação, assim que eu puder faço a gravação do meu o ponho aqui

Mistério descoberto.

O ruído era provocado por um tubo da EGR que se soltou.

Resolvido sem qualquer custo
E 200 kompressor
Utilizador Frequente

Mensagempor E 200 kompressor » 03 ago 2017, 18:08

2,6k.

Passei pelo instalador, ligou-se gpl e verificou-se afinação.

A estratégia está sem qualquer injeção de gasolina e a passar para está às 5.500 rpm.

Tão cedo não chego lá. O máximo até agora foi 4000 rpm em sexta
E 200 kompressor
Utilizador Frequente

Mensagempor E 200 kompressor » 19 ago 2017, 18:50

3,6 k. Muda de óleo e filtro.

Amanhã ruma a cabanas para as merecidas férias.

Este ano estou mesmo rastos!

@ rdd48856 como tem estado a água aí para baixo este ano?
E 200 kompressor
Utilizador Frequente

Mensagempor rdd48856 » 19 ago 2017, 23:56

@ rdd48856 como tem estado a água aí para baixo este ano?

Em finais de Junho, princípios de Julho esteve boa, depois piorou muito(parecia a água de Moledo), há 1 semana recomeçou a aquecer e já está razoável(para Algarvio), e na Ria Formosa está ainda melhor.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor alvarenga » 29 ago 2017, 10:21

E 200 kompressor Escreveu:
alvarenga Escreveu:Quanto ao barulho de descompressão , para comparação, assim que eu puder faço a gravação do meu o ponho aqui

Mistério descoberto.

O ruído era provocado por um tubo da EGR que se soltou.

Resolvido sem qualquer custo

Ainda bem! Onde fica a EGR ?
alvarenga
Utilizador Junior

Registado: 21 out 2016, 10:33
Modelo: Insignia 1.6T 180cv
Ano: 2012

Mensagempor alvarenga » 29 ago 2017, 10:30

E 200 kompressor Escreveu:2,6k.

Passei pelo instalador, ligou-se gpl e verificou-se afinação.

A estratégia está sem qualquer injeção de gasolina e a passar para está às 5.500 rpm.

Tão cedo não chego lá. O máximo até agora foi 4000 rpm em sexta

É importante fazer uma rodagem bem feita!
4000 rpm em 6ª dá uma velocidade razoável, a caixa do insignia é muito longa :D

Afinação na Automaso? Qual a explicação para não injetar gasolina até as 5.500 rpm?

Deixo mais uma recomendação, de vez em quando anda a gasolina para que os injetores de gasolina não "sequem" por falta de uso.
A maior parte das vezes eu deixo o GPL acabar, desta forma faço sempre alguns quilómetros a gasolina até chegar a bomba.
alvarenga
Utilizador Junior

Mensagempor alvarenga » 29 ago 2017, 11:01

E 200 kompressor Escreveu:Sim, a trocar, será tudo.

A informação que me deram é que têm melhor experiência com os da LUK em termos de durabilidade.

As casas falam em reparação de volante bimassa, é atirar areia para os olhos dos clientes.
Não conheço nenhuma casa que faça realmente a reparação do bimassa, a maior parte faz a rectificação na fresadora ou torno e chamam-lhe reparação.
Os componentes de um bimassa são conhecidos, desmontar e reparar com componentes novos obrigava a uma equilibração do volante (tal como se faz nas jantes). Mais, os bimassa que vi pessoalmente não davam para separar as duas massas sem maquinaria especializada.

Quando o bimassa começa a dar de si há alguns sintomas comuns, barulho e vibração acentuada ao desligar o motor e um bater metálico ao acelerar a fundo numa relação alta de caixa. Para verificar e intensificar estes sintomas é necessário desligar o controlo de tração.
Para aumentar a longevidade do bimassa deve-se ligar e desligar o motor com a embraiagem premida.

Tive um veículo reprogramado que levou embraiagem reforçada em misto (pastilhas de bronze e forra F) e o bimassa foi retificado. Aguentava os 310Nm de binário mas ficou uma m*rda sim, nunca mais o farei. Muito agressiva, muito desagradável para a condução do dia-a-dia.
alvarenga
Utilizador Junior

Mensagempor pcta » 29 ago 2017, 12:44

alvarenga Escreveu:

As casas falam em reparação de volante bimassa, é atirar areia para os olhos dos clientes.
Não conheço nenhuma casa que faça realmente a reparação do bimassa, a maior parte faz a rectificação na fresadora ou torno e chamam-lhe reparação.
Os componentes de um bimassa são conhecidos, desmontar e reparar com componentes novos obrigava a uma equilibração do volante (tal como se faz nas jantes). Mais, os bimassa que vi pessoalmente não davam para separar as duas massas sem maquinaria especializada.

Quando o bimassa começa a dar de si há alguns sintomas comuns, barulho e vibração acentuada ao desligar o motor e um bater metálico ao acelerar a fundo numa relação alta de caixa. Para verificar e intensificar estes sintomas é necessário desligar o controlo de tração.
Para aumentar a longevidade do bimassa deve-se ligar e desligar o motor com a embraiagem premida.

Tive um veículo reprogramado que levou embraiagem reforçada em misto (pastilhas de bronze e forra F) e o bimassa foi retificado. Aguentava os 310Nm de binário mas ficou uma m*rda sim, nunca mais o farei. Muito agressiva, muito desagradável para a condução do dia-a-dia.

Acrescento na reparação do bimassa, alguns soldam as duas massas, rectificam e equilibram...resultando num monomassa, já não avaria ... :(
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagempor alvarenga » 30 ago 2017, 10:31

pcta Escreveu:
alvarenga Escreveu:

Acrescento na reparação do bimassa, alguns soldam as duas massas, rectificam e equilibram...resultando num monomassa, já não avaria ... :(

Também já ouvi falar deste tipo de intervenção, não conheço nenhum caso real mas desconfio que deve dar asneira :(

Existe a possibilidade de converter de bimassa para monomassa com KIT, no anterior carro pensei fazer isso mas não havia kit de conversão para o motor. Pelo menos a Valeo sei que produz há algum tempo kits de conversão de bimassa para monomassa, denominados KIT4P
https://www.youtube.com/watch?v=XeU4uI9J7sQ
alvarenga
Utilizador Junior

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)