Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor E 200 kompressor » 07 jul 2017, 16:04

1.000 km feitos e nada de especial a relatar, felizmente.

O motor está muito suave, incluindo a frio, que era o inferno conhecido.

Tenho tido muito cuidado com a rodagem; Não ando a bater válvulas mas procuro manter o motor solto, embora ainda não tenha passado das 3.000 rpm.

A partir de agora vou começar a esticar ligeiramente em mudanças elevadas (5ª e 6ª).

Apesar de colocar pouca carga no acelerador parece-me que o ruído de descompressão do turbo a trocar de caixa é superior, mas pode ser impressão minha...
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor alvarenga » 19 jul 2017, 11:36

Olá!

E 200 kompressor , que grande aventura... faço votos que tudo corra pelo melhor!

Para além da rodagem, se fosse eu trocava o primeiro óleo quando terminar a rodagem recomendada.

Em termos de custos, pode-se saber quanto ficou a reparação ?

Quanto ao barulho de descompressão , para comparação, assim que eu puder faço a gravação do meu o ponho aqui
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor E 200 kompressor » 20 jul 2017, 13:06

@ alvarenga

Ainda não tenho o custo total porque a oficina onde foi tudo desmontado e montando ainda não mandou a factura.

Para já o custo é este:

Reparação de volante de motor/reforço de embraiagem (TDE Porto) 227,55 €
Transporte do Motor 100,00 €
Veicomer (reparação do motor) 2.324,88 €
Total: 2.652,43

Quando tiver a factura da oficina informo aqui.

Tenciono fazer a 1ª muda de óleo e filtro aos 5.000 km e estou a ponderar fazer sempre a cada 10.000 km.
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor j_verne » 20 jul 2017, 19:06

Bolas, ainda foi uma despesa valente...

Que se porte bem daqui para a frente, e proporcione muitos km a GPL ;-)
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor Terrano » 25 jul 2017, 15:08

Agora de repente lembrei-me da minha subaru... com 65000km tinhas os bofes de fora... ainda bem quena garantia...
Não me arrependo nada de ter mudado para o diesel bmw... são fracos e avariam, mas já conta com 175000km a óleo e filtros mudados a tempo e horas... sempre a rolar... e não faço médias de 150 em AE...
Penso que o GPL nunca mais se equacionará para mim, ainda para mais com a vinda dos eléctricos/hibridos, isso sim, um caso a pensar quando o custo baixar... fiz em ensaio num Tesla S e fiquei fascinado...
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor rdd48856 » 25 jul 2017, 17:20

Agora de repente lembrei-me da minha subaru...


Porque será...ah, estava a GPL.

são fracos e avariam


Não...tanto como todos os outros.

Penso que o GPL nunca mais se equacionará para mim


Digo mesmo mais, mantenha-se longe do GPL!

Já basta o Subaru que é sempre bom para mostrar o diabo (é que os exemplos de sedes com recessão aqui no fórum têm sido tão poucos, que me lembre nenhum desde o meu regresso) que até eu (que sou cauteloso) poderia pensar que a coisa não é existe.

fiz em ensaio num Tesla S e fiquei fascinado...


A mim o que me fascina é o F35B (reformaram o Concorde, já não dá para ir de férias a Nova Iorque a Mach 2).

Mas como este fórum não é de aeronáutica...
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor chorao » 25 jul 2017, 18:34

:lol: :lol: o rdd está com o humor em alta. Mas tens que convir que o subaru do @terrano é o "case study" aqui do forum
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor APHenriques » 25 jul 2017, 19:50

Terrano Escreveu:Penso que o GPL nunca mais se equacionará para mim, ainda para mais com a vinda dos eléctricos/hibridos, isso sim, um caso a pensar quando o custo baixar... fiz em ensaio num Tesla S e fiquei fascinado...


O Tesla S era daqueles que parte os para-brisas quando abre os airbag's, ou é a versão com "auto-piloto" que vê riscos mas não vê muros?

=))

Agora falando de carros a sério, tens os híbridos Toyota ou Lexus que também são excelentes a GPL :-D
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor pcta » 25 jul 2017, 22:15

O que fascina é fazer Faro-Lisboa em 2 dias, acho que até de bicicleta era mais rápido ....
Carros a gpl novos? Onde andam ...
Se quiser adquirir/converter a escolha é praticamente inexistente, pois tenho andado a ver com cc >= 1.6 e nada... só 0,9 1,0 1,2 ... servem para as voltinhas ...
Lexus a gpl, só se for o CT, mais nenhum :(
O Subaru é um exemplo do que acontece aos motores com válvulas macias e quando têm bastante uso em cargas e rpms altas ...
O resto é, quem desdenha quer comprar :(
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor rdd48856 » 25 jul 2017, 22:33

O Subaru é um exemplo do que acontece aos motores com válvulas macias e quando têm bastante uso em cargas e rpms altas ...


Ai é que está...é que as válvulas e sedes deste eram específicas para gás natural, que ainda é mais agressivo que o GPL...eu, depois de ler aquele tópico de fio a pavio, acho que houve ali alguma coisa que nos escapou...

Mas estamos no tópico do Opel Insignia e muito, muito longe, do assunto.
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor Terrano » 26 jul 2017, 10:22

Pelo que vejo o forum continua igual ou pior. Mente fechada... Um carro com 75000km que já rebentou turbo e agora o motor, acham normal... enfim. Tal como não foi normal no meu subaru. Pelo que vejo (e lembrem-se que eu tenho um posto de abastecimento com GPL) são cada vez menos os carros novos a GPL. Só se vêm carros com mais de 10 anos a abastecer, isto por norma. Raramente se vê um carro recente. E isto porquê? Os kits não se conseguiram adaptar aos motores de inj. direta, cada vez há mais carros hibridos e plug in que fazem consumos baixos deixando de compensar qualquer conversão, que cada vez são mais caras para motores recentes. Só disse que pelo andar do comboio, o GPL vai ficar pelo caminho. É mais do que óbvio. E para o uso que dou aos carros, estou mais do que satisfeito com a opção que tomei.
Quanto ao problema da Insignia só espero que se resolva bem, porque eu sei o que é andar sempre de coração nas mãos e não desejo a ninguém. Boa sorte
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor timfusion » 26 jul 2017, 10:29

pcta Escreveu:
Se quiser adquirir/converter a escolha é praticamente inexistente, pois tenho andado a ver com cc >= 1.6 e nada... só 0,9 1,0 1,2 ... servem para as voltinhas ...

para mim, essa é a verdadeira "Preocupação" quando daqui a um tempo quiser algo mais moderno. Tb não consigo ver carros de 1.6 a 2.0 convertíveis. Isso da injecção directa para quem gosta de carros a GPL, veio sacanear tudo! Raros são os que já existem sistemas para eles.
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem.
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor APHenriques » 26 jul 2017, 15:56

Terrano Escreveu:Pelo que vejo o forum continua igual ou pior. Mente fechada... Um carro com 75000km que já rebentou turbo e agora o motor, acham normal... enfim. Tal como não foi normal no meu subaru.


Mente fechada não me parece, mas tens razão em algumas coisas que dizes.
Eu sou um defensor da motricidade elétrica. Desde os anos 80. Quando a maioria das pessoas nem imaginavam que já tinham existido carros elétricos.
A piado do Tesla, desculpa mas não resisti... Admiro o Elon Musk por algumas coisas, mas não admiro nem venero carros que na verdade tem falhas graves... Fazer carros com motor elétricos de luxo que fazem 2 segundos dos 0 aos 100, é fácil. O difícil é fazer carros seguros, que não usam os passageiros como cobaias e colocando nas vias publicas sistemas mal concebidos... enfim, mas isso é outra história.

Eu próprio tive problemas no motor do único carro que tive a GPL (Opel Omega). Mas não ficou provado que foi causado pelo GPL. Embora tenha surgido suspeitas sobre o lubrificante que instalei e na verdade nem precisava.

Atualmente tenho um Prius 2G, que pensei em converter, já que permite aumentar bastante a poupança e há boas experiências em carros destes com GPL.
Não o vou converter... admito que há uma percentagem de receio uma vez que já comprei o carro com 145 mil kms... mas se tivesse uma utilização mais intensa certamente que o convertia.

Possivelmente voltarei a ter um carro a GPL... mas duvido que volte a comprar um Opel. Apesar de até gostar dos modelos.

Estou convencido que o futuro é cada vez mais elétrico. Gosto particularmente do Hyundai Ioniq e o Nissan Leaf também é interessante, infelizmente ainda abusivamente caros, e todas as outras marcas terão certamente carros elétricos e híbridos ou pelo menos mild híbrido baseados nas tecnologias de 48V... é pena que nesses carros eletrizados o combustível não seja exclusivamente o GPL ou o gás natural... mas penso que com as restrições ao diesel, o GPL tem mais uma oportunidade de se destacar. Mas não muito, se não passará a ser taxado como os outros.
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor APHenriques » 26 jul 2017, 16:02

timfusion Escreveu:
pcta Escreveu:
Se quiser adquirir/converter a escolha é praticamente inexistente, pois tenho andado a ver com cc >= 1.6 e nada... só 0,9 1,0 1,2 ... servem para as voltinhas ...

para mim, essa é a verdadeira "Preocupação" quando daqui a um tempo quiser algo mais moderno. Tb não consigo ver carros de 1.6 a 2.0 convertíveis. Isso da injecção directa para quem gosta de carros a GPL, veio sacanear tudo! Raros são os que já existem sistemas para eles.


Tens os Hibridos Toyota com motores 1.5 e 1.8... a Mastergás até tinha alguns 2G à venda já a GPL. :-D
Fiabilidade, baixos custos de manutenção, sem turbos, sem embraiagem...
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Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor E 200 kompressor » 27 jul 2017, 14:41

Fecho de contas com um total de € 3.802,22:

Reparação de volante de motor/reforço de embraiagem (TDE Porto) 227,55 €
Transporte do Motor 100,00 €
Veicomer (reparação do motor) 2.324,88 €

Oficina com IVA € 1.149,79, assim descriminado:

Descrição: MOTOR FALHA AO PEGAR (por vezes). R+INSTALAR
MOTOR.
REPARAÇAO DO MOTOR PELO CLIENTE.
1.15 REMOVER+INSTALAR MOTOR 1,000 UN 250,00 0,00 250,00 23,00
1.16 REPARAR SUPORTES PINÇAS 1,000 UN 29,00 0,00 29,00 23,00
1.15 REMOVER+INSTALAR 1,000 UN 87,00 0,00 87,00 23,00
Totais Serviços Internos 3,000 366,00
14B BOMBITE EMBRAIAGEM 1,000 UN 155,00 0,00 155,00 23,00
99 PARAFUSOS BIMSSA 6,000 UN 1,60 0,00 9,60 23,00
22.6.1555 CORREIA ALT+B.A BMW 5.20-24 1,000 UN 24,00 0,00 24,00 23,00
O.X401 FILTRO OLEO OPEL 1,000 UN 9,50 0,00 9,50 23,00
02.101.5/30 OLEO MOBIL 1 ESP 5/30 DPF 5,000 UN 16,00 0,00 80,00 23,00
A FILTRO AR 29012C 1,000 UN 19,50 0,00 19,50 23,00
02.50 ANTICONGELANTE OE 1,000 Un 10,00 0,00 10,00 23,00
2.3 CARGA AR CONDICIONADO 1,000 UN 35,00 0,00 35,00 23,00
99 JG REPARAÇAO SUP PINÇAS FRT 2,000 UN 20,50 0,00 41,00 23,00
99 TUBO ADMISÃO AO COLETOR 1,000 UN 185,17 0,00 185,17 23,00
008 DIAGNOSTICO C/ COMPUTADOR 1,000 Un 25,00 99,9 0,00 0,02 23,00
Totais Materiais 21,000 568,79

Um dos principais problemas foi o "já agora" e os imprevistos que com IVA ficaram em € 1.121,97

€ 393,60 preparação de cabeça para gpl;

€ 227,55 reparação volante de motor e reforço de embraiagem (ficou uma merd@);

€ 190,65 bombite de embraiagem;

€ 29,52 correia do alternador (não era preciso mas como é a que faz trabalhar a bomba de água fiz questão);

€ 50,43 jogo de reparação de pinças de travão (faziam ruído nos paralelos);

€ 230,22 tubo de admissão do colector (estava roto).
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