DB SEAT Ibiza ST 1.2 Tsi 105cv

Fale aqui um pouco do seu carro !

Re: DB SEAT Ibiza ST 1.2 Tsi 105cv

Mensagempor sergioadriao » 29 dez 2017, 10:59

lmml Escreveu:Ainda não ando a GPL, irá ocorrer, mas quanto mais leio de GPL em motores de injecção directa, principalmente Vw e primos, mais fujo para o injecção "normal ou à antiga".
Quanto à devolução do carro ao Stand..., acredito que haja ai uma "batalha" pela frente...!!!

Antes do mais, espero que tudo se resolva para o melhor, especialmente da parte de quem se viu privado de disfrutar com "normalidade" de mobilidade a GPL, e obviamente do veículo.
Pelo que estive a ler neste tópico, ainda não se chegou a determinar a causa raíz do problema.
Estará no Kit GPL?
Estará na viatura?

Essa é a parte que para um leigo como eu faz mais sentido... É chato andar a fazer de "cobaia" , quando um "novo" produto tem um determinado constrangimento, e esse preço é o risco da inovação e desenvolvimento... Mas sem conclusão /explicação clara do que realmente aconteceu, todo esse esforço é em vão.

A únicas conclusões que se deduzem:
. Vialle Inj. Liq. não estará "aprovada". (para uns)
. Os motores TSI/TSFI não estão aprovados. (para outros)

Provavelmente nenhuma das afirmações acima é verdadeira, pelo menos até que se descubra realmente o porquê, do porquê, do porquê,.....

A parte da assistência a quem a merece com todo o mérito pela paciência e resiliência que manteve (pelo que li no tópico) é o mínimo que se exige.
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
GPL 6,09Lt/100
E95 4,69Lt/100
DB: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408&p=245454#p245454

Audi A4 2.0Tdi (B9) 4,99Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,12Lt/100
sergioadriao
Utilizador

Registado: 26 jan 2007, 01:28
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BMT
Ano: 2015

Mensagempor forunista » 03 jan 2018, 16:49

@sergioadriao,

Pelo que tenho lido aqui no forum de quem conhece o problema por "dentro", está identificado, bomba de alta pressão.
Lembrar que estes problemas são conhecidos nos motores do grupo VAG, motorizações 1.2 TSI e 1.4 TSI.

A solução é que não está identificada. Se a mistura do GPL tiver uma % de butano considerável, coisa que em Portugal não tem nada, o problema desaparece por completo ou quase na totalidade.

Em relação a:
". Os motores TSI/TSFI não estão aprovados. (para outros)", não vejo porque razão não estão aprovados. Uma coisa é TSI (1.2 ou 1.4) VS GPL em Portugal, outra é TSI (1.2 ou 1.4) VS gasolina.

Por último,
"A parte da assistência a quem a merece com todo o mérito pela paciência e resiliência que manteve (pelo que li no tópico) é o mínimo que se exige."
A assistência tem de ser dada. Um instalador não se pode limitar a meter lá o kit e depois "limpar as mãos" dali. Não me parece que isso tenha estado em causa.
Por outro lado, a assistência não tem de ser proporcional à paciência, mas sim ao serviço que é necessário garantir por uma marca, ainda para mais um sistema que representa um elevado investimento.
forunista
Cidadão Virtual

Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Mensagempor mpsfilho » 03 jan 2018, 19:41

Agora compreendo a razão porque fui aconselhado pelo meu instalador a instalar o sistema gasoso em detrimento do liquido.

Ele, na altura não me explicou a razão, é que eu já tinha escolhido o DLM 2.0 LiquiMax da Prins, mas, ele convenceu-me a instalar antes o gasoso, se calhar ele já sabia que o sistema liquido seria mais propicio a problemas.
mpsfilho
Utilizador

Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce

Mensagempor powerfull » 03 jan 2018, 19:50

Tenho cá um cliente com um A3 1.4 tsfi e aquilo é impossível.. não comutador,não anda..eu sei lá.. passas a gasolina .. não á problema nenhum...foi aquele que eu meti aqui o vídeo no fórum...

Enviado do meu T06 através do Tapatalk
by power-full
powerfull
Cidadão Virtual

Registado: 22 fev 2015, 22:43
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: GOLF MK4 1.6 xpower
Ano: 1999

Mensagempor mpsfilho » 03 jan 2018, 22:05

powerfull Escreveu:Tenho cá um cliente com um A3 1.4 tsfi e aquilo é impossível.. não comutador,não anda..eu sei lá.. passas a gasolina .. não á problema nenhum...foi aquele que eu meti aqui o vídeo no fórum...

Enviado do meu T06 através do Tapatalk

E tem o sistema LiquiMax da Prins instalado? ou é o sistema LPdi da Vialle, não vi o video nem sei em que tópico está inserido.

Cump.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 03 jan 2018, 22:52

@mpsfilho a Prins também teve os seus problemas com sistemas de injeção líquida, no grupo VAG e Renault, por exemplo.

Só que a vantagem da Prins (tenho que dar a mão à palmatória) é que existe sempre um plano B: a injeção gasosa.

Quando ao carro referido pelo @powerfull está equipado com um kit gasoso da Lovato.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor mpsfilho » 03 jan 2018, 23:33

rdd48856 Escreveu:@mpsfilho a Prins também teve os seus problemas com sistemas de injeção líquida, no grupo VAG e Renault, por exemplo.

Só que a vantagem da Prins (tenho que dar a mão à palmatória) é que existe sempre um plano B: a injeção gasosa.

Quando ao carro referido pelo @powerfull está equipado com um kit gasoso da Lovato.

Então este carro referido pelo @powerfull não é de injeção direta? e a Lovato também tem sistemas gasosos para motores DI ? fiquei sem perceber.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 09 jan 2018, 18:08

@mpsfilho, o carro é de injeção direta e existem umas 7 ou 8 marcas com kits gasosos para carros de injeção direta, incluindo a Lovato.

O desempenho é que nem sempre é satisfatório.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor mpsfilho » 10 jan 2018, 09:45

rdd48856 Escreveu:@mpsfilho, o carro é de injeção direta e existem umas 7 ou 8 marcas com kits gasosos para carros de injeção direta, incluindo a Lovato.

O desempenho é que nem sempre é satisfatório.

Bem haja pelo esclarecimento @rdd48856, desconhecia que a oferta destes sistemas para motores DI seria assim tão generosa, ainda bem, mesmo que o desempenho de algumas marcas ainda não seja perfeito.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor alvesjc » 12 jan 2018, 14:19

Boas.

Bom, o carro está devolvido, falta agora a Vialle cumprir com a parte deles e ser-me devolvido o dinheiro do KIT.

Vamos ver qd me vejo livre deste filme a 100%.... ;)

@ rdd48856

Existir a possibilidade de gasoso, qt a mim parece-me mau.

Os carros a Injecção direta cumpre com a norma Euro6, será que fazendo isso continuam a cumprir? Pelo que percebi perde-se eficiencia com a injecção indireta, certo?
Parece-me que ao fazer isso, trará implicações nas emissões dos carros.

Eu continuo na minha, não se vê de fabrica nenhum carro injeção direta a GPL. Na Opel que é o que tenho acompanhado mais, conforme sai modelos novos a injeção direta, perdem o GPL...

O CrosslandX, que é novo, já só disponibilizaram GPL na versão atmosférica, que ao que parece é injecção indireta...

Parece que esta limitação não é facil de ultrapassar, senão, estando eles a investir em GPL, colocavam os motores de Inj Dir a GPL também.
https://www.spritmonitor.de/en/detail/706148.html
alvesjc
Utilizador

Registado: 02 jul 2015, 11:15
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do KIT GPL: Vialle LPDI
Marca do Veículo: Seat
Modelo: Ibiza ST 1.2TSI 105c

Mensagempor timfusion » 12 jan 2018, 14:28

É deveras preocupante para os consumidores de GPL essa desconfiança sobre carros de Inj. Direta. Se não resolverem esses bugs com rapidez, vai ficar complicado para o setor dos instaladores.
Neste momento não transformaria um Carro DI para GPL.
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem.
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micromise|PicassoBRC|S70Micromise|MeganePrins| Primera1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|SafranePrins|Galaxy/OPTIMA/VECTRA
timfusion
Cidadão Virtual

Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Opel
Modelo: VECTRA 2.2
Ano: 2003

Mensagempor mpsfilho » 12 jan 2018, 22:08

Eu não quero deitar "foguetes" ao ar porque ainda me poderão cair as canas em cima mas, depois de 11.000 km a GPL com o sistema gasoso Prins devo dizer que estou super satisfeito.

Funcionamento sem qualquer diferença relativamente há gasolina, pega instantaneamente de primeira, agora no Inverno com temperaturas de 3,4,5 graus de t mínima ao sair da garagem, se sair ligeiramente a subir ao fim de 200 metros comuta para gás, se sair no sentido inverso em descida demora 300 a 400 metros e no Verão é quase instantâneo a fazer a passagem.

Quanto ao consumo são em média 9 L de GPL, e de gasolina gasta o equivalente em € a mais 2 L de GPL, o que dá um consumo total de 11 L de gás, para 125 cv não acho muito, não ficaria mais económico se optasse pelo diesel, isto sem falar das vantagens deste motor a gasolina/gpl.

Não posso afirmar porque não tenho provas nem experiência, mas, duvido que um sistema liquido fizesse muito melhor consumo que este gasoso, quanto ás diferenças de equipamento dos dois sistemas não me quero pronunciar porque não é a minha "praia".

Para ser sincero só posso opinar sobre o que está a ser a minha experiência e se continuar a portar-se como até aqui é maravilhoso, é como se estivesse sempre funcionando a gasolina.

Assim, ainda bem que quando se fez a instalação eu desconhecia estes problemas, porque, não teria instalado qualquer sistema por precaução ou receio, e assim deixaria de desfrutar desta "feliz" e económica experiência.

Ainda são poucos km tenho noção disso e, devo dizer que me sinto " cobaia" é que ainda não vi neste forum mais ninguém com motor e sistema igual, no entanto digo que adoro este motor! talvez mesmo por ser de injecção direta, e muito me admira que não sinta diferença no seu funcionamento uma vez que este sistema (gasoso)o transforma em injecção indireta, o que é certo é que eu não sinto diferença relativamente há gasolina será que existem?.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 14 jan 2018, 23:42

Acredito que irião surgir ainda este ano novas soluções, mas existem motores de injeção direta líquida fora do grupo VW a funcionar bem.

E a Hyundai já vendeu carros de injeção direta a GPL de origem.

Hoje estive na RSAutotec e estava lá um Seat Leon 1.4 TSI só a gasolina com um dos cilindros quase morto por causa de falha no injetor.

Se a base para conversão já é fraca não me admira que os convertidos dêem problemas.

@mpsfilho foi convertido mais uma carro igual ao seu de um user aqui do fórum com o mesmo kit há mais de 3 meses...se estivesse mal provavelmente já saberíamos.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor mpsfilho » 15 jan 2018, 15:13

rdd48856 Escreveu:
@mpsfilho foi convertido mais uma carro igual ao seu de um user aqui do fórum com o mesmo kit há mais de 3 meses...se estivesse mal provavelmente já saberíamos.

Até que enfim que mais alguém teve coragem, nossa..! mas não tem nenhum diário de bordo aqui no forum, tem? é que ainda não me apercebi de nada, gostava de acompanhar essa experiência.
Bem haja pela informação @rdd48856, já não me sinto tão sozinho apesar de nada saber como se está comportando :-?
mpsfilho
Utilizador

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Anterior

Voltar para Os Nossos Carros