Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

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Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor jnicolau » 28 jun 2017, 19:01

Diário de Bordo

Fotos: https://1drv.ms/f/s!Am2U_h_XLQTjkTItBjuvoaLaWGqg

Honda Civic 1.4 2013

BRC Plug & Drive http://ussegpl.pt/media/1065/ta01z146_1_pdmy10_it_en.pdf

Depósito: Stako 47 Lts

Data de instalação: 2017/06/07

Kms na instalação: 58427 (Data da ficha de inspecção)

Depois de gastar o gás que veio com a instalação:

Kms: 58863, levou 34,06 Its a 0,589 € -> 20,06 € (Não atestei)

Kms: 58273, levou 35,89 lts a 0,589 € -> 21,14 € (Não atestei)

Kms: 59655, levou 42,50 lis a 0,589 € -> 25,03 € (Acho que atestei, deixei encher até ouvir um barulho metálico, mas fica a dúvida, se enche até ao max. de 80% da capacidade máxima 47 x 80% = 37,6 lts, ele encheu 42,50 lis, cá por mim contou mais do que entrou)


Normalmente encho à noite por volta das 22/23 horas para não ser na hora de calor, mas estou a pensar no ir encher logo antes das 7 da manhã.
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor rdd48856 » 09 jul 2017, 23:50

Vá dando novidades.
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor jnicolau » 10 ago 2017, 18:22

Viva,

Já lá vão 3100 kms e 2 meses a GPL, tudo em ordem.

O flashube é que está difícil de acertar (+/- 400 ml em 3000 kms)

O instalador insiste que não necessito de um flashlube electrónico, diz que só coloca em motores turbo, disse também que podem desafinar com um pico de tensão, o que acham?

Para passar para electrónico aproveita-se alguma coisa do que está no mecânico?

Sendo assim todas as semanas verifico no nº de gotas por minuto :)

Abraço
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor lobito » 11 ago 2017, 10:53

Ao passar para electrónico só aproveita a entrada no colector e o aditivo que restar no depósito. O resto...
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor jnicolau » 28 ago 2017, 18:20

Viva,

Acho que o meu emulador não está a funcionar muito bem, sempre que faço uma viagem grande o indicador do nível de gasolina no depósito vai descendo (Até aqui normal segundo o instalador), da próxima vez que ligar o carro o indicador deverá fazer uma leitura do nível da gasolina no depósito e actualizar o indicador.

Mas pela segunda vez isso aparenta não estar a acontecer, liguei o carro de manhã e o indicador não actualizou, fiz uma experiência e coloquei o carro desligado numa descida e o ponteiro subiu (sinal que está a ler, ou pelo menos às vezes lê), depois voltei a colocar o carro na horizontal e o ponteiro ficou a mostrar a gasolina que deveria estar.

Poderá haver um mau contacto nas ligações ao emulador e quando o carro fica inclinado faz contacto e actualiza?

Quando se mete gasolina existe algum sensor que faça o indicador actualizar?

Da próxima vez que me aconteça vou meter 5€ de gasolina para ver se actualiza.


Desde já obrigado pelo feedback.
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor rdd48856 » 28 ago 2017, 23:45

Não sei de 5€ será o suficiente, mas que ele atualiza (deteta a diferença de nível antes e depois de desligar a chave), é precisamente por aí que atua o emulador, mas às vezes não funciona.
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor jnicolau » 17 set 2017, 15:48

Viva,

A máquina já conta com 6000kms a GPL e até agora correu bem,
entretanto reparei no filtro do GPL

A seta está no sentido contrário do fluxo do GPL, será mesmo assim?
WP_001463.jpg
Filtro do GPL
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor rdd48856 » 17 set 2017, 19:14

Depende.... só por esse foto não se vê.
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor jarama » 10 out 2017, 13:01

jnicolau Escreveu:Viva,

Acho que o meu emulador não está a funcionar muito bem, sempre que faço uma viagem grande o indicador do nível de gasolina no depósito vai descendo (Até aqui normal segundo o instalador), da próxima vez que ligar o carro o indicador deverá fazer uma leitura do nível da gasolina no depósito e actualizar o indicador.

Mas pela segunda vez isso aparenta não estar a acontecer, liguei o carro de manhã e o indicador não actualizou, fiz uma experiência e coloquei o carro desligado numa descida e o ponteiro subiu (sinal que está a ler, ou pelo menos às vezes lê), depois voltei a colocar o carro na horizontal e o ponteiro ficou a mostrar a gasolina que deveria estar.

Poderá haver um mau contacto nas ligações ao emulador e quando o carro fica inclinado faz contacto e actualiza?

Quando se mete gasolina existe algum sensor que faça o indicador actualizar?

Da próxima vez que me aconteça vou meter 5€ de gasolina para ver se actualiza.


Desde já obrigado pelo feedback.


Boas,
Tenho um civic 1.4(ivtec) de 2009 com 100 mil km feitos a GPL em 2 anos e meio.
Sobre o emulador, tenho exatamente o mesmo problema. No meu caso é mais notório quando o depósito está a 1/4 ou um pouco mais. Por vezes tenho quase meio depósito e ele marca reserva. A solução é desligar a bateria, esperar um pouco e voilá.
Outras vezes, lá recupera sozinho. Como sei exatamente quanto estou a gastar de gasolina, praticamente já nem ligo ao ponteiro mas sim aos km que fiz desde que enchi o depósito.
Sobre o flashlub, o meu instalador também veio com a mesma conversa do eletrónico ser só para os turbos. Finalmente já consegui afinar o meu, ao fim de 1 ano, mas volta e meia desafina-se e lá vai quase meio litro de flashlub à vida. Estou a ponderar adquirir um eletrónico para acabar com este sofrimento.
De resto, sempre a andar!
Com andamentos comedidos na nacional entre Aveiro e Coimbra, tenho feito consumos de 6.2 de GPL e 0.8 de gasolina. Quando ando mais rápido, passa para os 7l. Não posso pedir melhor.

José Ramalho
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor rdd48856 » 10 out 2017, 21:31

Caro José,

As informações que partilhou aqui são relevantes.

Em particular esta.

Tenho um civic 1.4(ivtec) de 2009 com 100 mil km feitos a GPL em 2 anos e meio.



Dá um bocadinho de trabalho, mas deveria criar um D.B..
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor jnicolau » 24 out 2017, 13:05

Viva,

Até agora estou muito satisfeito com a conversão para GPL,
como também devemos partilhar as boas experiências, aqui vai:

A máquina agora aquando o último abastecimento marcava: 66.666 kms

Os números até agora (não contando com o último abastecimento) são os seguintes:

8.239 kms desde que foi convertido para GPL em 2017/06/07
380€ em GPL
35 € em Gasolina
20€ em 1 Litro de Flashlube

Total: 435 €

Sendo que se o carro estivess apenas a gasolina ficaria em:

82 x 7 lts/100 * 1.50€/litro = 861 € (Valores aproximados, 7 lts/100km é um valor optimista para um carro que anda cerca de 80% dos kms em cidade )

Desta forma em cerca de 4 meses e pouco já "poupei" 426 € (Quase um 1/3 do preço do kit)

Abraço
JN
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Re: Diário de Bordo - Honda Civic 1.4 2013

Mensagempor j_verne » 24 out 2017, 15:09

Bons números ;-)

Eu costumo dizer, a quem me pergunta se o GPL vale a pena, que poupo 5 eur a cada 100 km que faço com o carro. Este está melhor ainda...

Bons km!
j_verne
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