Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Fale aqui um pouco do seu carro !

Re: Opel Insignia ST 1.6 Turbo Vialle LiquidSi

Mensagempor rdd48856 » 10 mai 2017, 21:06

Mas como acontece uma situação destas em tão poucos kms?

Essa é a pergunta de um milhão de euros!

Para além de alguma coisa estranha com um óleo, só mesmo defeito de fabrico.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor APHenriques » 11 mai 2017, 11:34

No caso do meu... era um carro com 15 anos e aconteceu aos 166 mil kms. E 3 donos...

Mas neste caso... problemas logo aos 50 mil... :(

O primeiro carro que tive, comprei novo, e tinha um defeito de fabrica, que por sorte, não provocou danos muito graves.
Aproveito para contar, embora não tenha ligação com este caso, serve como exemplo de como as coisas podem acontecer mesmo em motores novos.

Ano 1990, Renault 19 1.4 GTS. Primeira revisão (não sei exactamente, mas julgo que seria aos 1500 ou 2500 kms)
Ao entregar o carro no concessionário expliquei que por vezes a baixa rotação a luz de falta de óleo piscava. Já tinha verificado e o nível de óleo estava bom.... mas a luz piscava com muita frequência.
Do lado de dentro do balcão, ao lado do jovem com quem estava a falar, estava um senhor mais velho que de imediato se apresentou como sendo o engenheiro responsável pela oficina e disse-me que estavam particularmente atentos a problemas que pudessem surgir nestes motores, pois era um motor novo e o carro da primeira série. Disse-me que seria provavelmente um problema no sensor, mas iam verificar.
No final do dia, quando levantei o carro, o engenheiro veio falar comigo... tinham trocado o sensor, e não encontraram qualquer problema. A luz nunca piscou depois de mudar o óleo e o sensor.
Segui viagem descansado, até que a 15 kms da oficina, no inicio de uma reta a descer, meti pé na embraiagem para passar de 4ª para 5ª mas deixei a rotação cair completamente para ver se a luz acendia... e numa fracção de segundo antes de tirar o pé, a luz acendeu mesmo e o motor desligou. Obviamente desengatei e parei na berma. Cuidadosamente dei a chave e o motor não rodou como se estivesse bloqueado.
Estava em cima da hora de fecho da oficina. Corri para a casa mais próxima e telefonei para a oficina ( ainda não havia telemóveis :-D ) Pedi para falar com o engenheiro que me disse que ele próprio iria ao local. Apareceu algum tempo depois com um mecânico. Com uma chave inglesa enorme verificou que o motor estava preso, mas conseguiu rodar ligeiramente para trás e imediatamente ficou solto e ligou o motor como se nada fosse. :?
O engenheiro levou-me a casa e o carro seguiu para a oficina.
Uns dias depois, carro pronto. O problema: uma pequena esfera solta dentro da bomba de óleo que por vezes impedia a circulação do óleo com o fluxo necessário... O motor prendeu porque a esfera, naquele momento, ficou entalada entre duas rodas dentadas... se tivesse tirado o pé da embraiagem, o efeito não seria bom certamente.
Tive o carro mais 6 anos e 70 mil kms... sem qualquer problema.

Enfim... não foi o último carro novo que comprei, nem o último com problemas de origem, mas passei a ter menos confiança nos carros novos...
Pagamos caro por novo, suportamos uma desvalorização brutal e por vezes deparamo-nos com problemas piores que em carros usados. É uma sorte ou azar.

Neste caso da Opel... será um defeito isolado ou de toda uma série de motores... e a reparação vai anular esse defeito?
É isso que é preciso acautelar...
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagempor rdd48856 » 11 mai 2017, 21:27

e a reparação vai anular esse defeito?

Sendo o defeito onde é (não estou a ver que outra causa poderia levar à degradação acelerada dos vedantes) a reparação deve resolver.

@APHenriques, eu não compro carro nenhum(incluo todas as marcas) no pressuposto de que este não vai avariar. Por isso prefiro comprar um carro mais barato (usado, ou de uma marca com menos pergaminhos, deixando algum dinheiro de lado para as reparações).

Dai a minha preocupação prévia com o custo das reparações.

E até agora nunca me dei mal.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor APHenriques » 13 mai 2017, 11:51

É essa também a minha visão das coisas :)

Não foi à toda que depois dos problemas chatos com a Opel o carro seguinte foi um Toyota Prius mais antigo.
Não só por ser Toyota (supostamente mais fiável), mas o Prius (o modelo com melhor indice de fiabilidade dentro da marca) e o mais antigo 2G porque em caso de problemas o investimento é bem menor e as peças mais baratas que o mais recente 3G.

Mas também é tudo uma questão de sorte:
Quando precisei de um jipe com grande capacidade de reboque e todo o terreno a sério... as únicas opções eram Toyota Land Cruiser e Land Rover Defender ou Discovery.
A opção foi por um Discovery, mais barato, manutenção mais barata, mas com uma péssima reputação a nível de fiabilidade em comparação com o Land Cruiser, no entanto, em 13 anos não teve uma única avaria. :D
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor pcta » 13 mai 2017, 15:30

Site com Reliability Index
Discovery - http://www.reliabilityindex.com/reliability/search/114
Prius - http://www.reliabilityindex.com/reliability/search/252

Quanto ao A16LET, espero que fique bem reparado.
Quanto ao resto, vêm umas explicações técnicas que não trazem nada de novo ...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagempor APHenriques » 13 mai 2017, 20:51

Obrigado pela partilha, @pcta.... um site interessante que tenho que explorar. :-D

Esse Discovery nada tem a ver com o 300TDi de 96, mas infelizmente tem maus resultados.

Interessante também o excelente resultado dos dois Prius, com vantagem para o 2G sobre o 3G, como esperava. Embora a imagem que aparece é do velhinho 1G.

Mas o que interessa aqui neste tópico é este:

http://www.reliabilityindex.com/reliability/search/261

Infelizmente também não é surpresa.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor alvarenga » 14 mai 2017, 19:42

Curioso que tenho andado a estudar o que encontro do motor A16LET e já me cruzei com um vídeo no youtube de uns russos a trocar esses retentores das guias das válvulas.

Cheguei a este assunto porque ando a investigar outro fenómeno que detecto de vez em quando. Quando desligo o motor, ouço um barulho de ar a libertar , parece pressão a aliviar e vem da parte de cima do motor.

Penso que é uma coisa que podes verificar, pois pode estar relacionado com o excesso de óleo a passar da cabeça do motor para dentro dos cilindro através dos vedantes das guias da válvulas.

Aqui vai a teoria:

Durante funcionamento do motor forma-se pressão no cárter. Resumindo todo o processo, a pressão forma-se devido aos segmentos e pistões não serem totalmente estaques e acaba por passar para o cárter produtos da combustão.
Para aliviar a pressão os motores têm o crankcase ventilation system. No A16LET a tampa das válvulas faz parte deste sistema, tem um diafragma que por vezes se estraga e que a OPEL não vende em separado da tampa. Encontra-se aqui a venda:
http://www.ebay.co.uk/itm/182144394097? ... EBIDX%3AIT

Pelo que entendi, os vapores (fumo, óleo, ar, etc) presentes no cárter fazem o seu caminho até à cabeça do motor (na zona das árvore de cames) e daqui saem pelo diafragma da tampa das válvulas, são encaminhados para a admissão (entram depois do medidor de massa de ar e antes do turbo) , são puxados pelo turbo e voltam a ser queimados. É essencial que o sistema de ventilação esteja desobstruído.

Não sei até que ponto se um qualquer elemento do sistema de ventilação do cárter estiver total ou parcialmente obstruído, a pressão alí gerada (ou parte dela) passa pelos retentores das guias das válvulas, levando óleo junto para a camara de combustão .

Outra coisa que queria perguntar ao utilizador "E 200 kompressor" é se chegou a colocar a oil catch can (ou tank) para captar resíduos do crankcase ventilation system?

Um tema que também tenho explorado... muita gente fala das vantagens da oil catch can , e até as compreendo, permite recolher os resíduos e manter a admissão limpa.
No entanto, os vapores recirculados para a admissão também contém óleo que acaba por ser misturado com o ar e combustível e entrar na camara de combustão. Terão este vapores importância relevante para lubrificar as paredes dos cilindros e evitar que os segmentos agarrem (desde que em quantidades moderadas) ?
alvarenga
Utilizador Junior

Registado: 21 out 2016, 10:33
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Insignia 1.6T 180cv
Ano: 2012

Mensagempor rdd48856 » 14 mai 2017, 21:58

Não me parece...aliás os vapores de óleo diminuem o índice de octanas do combustível.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor alvarenga » 14 mai 2017, 22:59

rdd48856 Escreveu:Não me parece...aliás os vapores de óleo diminuem o índice de octanas do combustível.

Sim , mas não me referia às octanas...
Referia-me a relevância destes vapores de óleo para a lubrificação das paredes dos cilindros, nomeadamente a cima do pistão...
Com a oil catch can o óleo existente nos vapores é retido e não ajuda a lubrificar, não só a parede do cilindro mas também as sebes das válvulas.
alvarenga
Utilizador Junior

Registado: 21 out 2016, 10:33
Modelo: Insignia 1.6T 180cv
Ano: 2012

Mensagempor E 200 kompressor » 15 mai 2017, 08:32

@ alvarenga,

Agradeço a ajuda e já enviei mail para a veicomer a solicitar informação sobre o estado dessas membranas, bem como se vão ou não ser substituídas.

Relativamente à oil catch can não a cheguei a instalar.

Pesquisei bastante sobre isso, achei que poderia de facto ajudar a resolver o problema que tive com o turbo e troquei imensos mails com fabricantes.

No entanto nunca tinham feito nenhum para o A16LET (que me lembre contactei fabricantes nos EUA e Japão) e, para além de um esquema do sistema que consegui enviar, pediam-me uma série de explicações técnicas acerca do sistema (fluxo, penso seu) que não fui capaz de fornecer e acabei por abandonar a ideia.

Não descobri nas pesquisas que fiz qualquer problema de lubrificação que a OCC pudesse causar, bem pelo contrário.
E 200 kompressor
Utilizador Frequente

Registado: 14 jul 2006, 22:37
Modelo: Insigina ST 1.6 Turb
Ano: 2010

Mensagempor lobito » 15 mai 2017, 09:08

Não me parece que o problema seja das membranas ou gases de recirculação.

Neste caso do carro do @E 200 Kompressor, tive oportunidade de testar exactamente o que ele aqui descreveu, o carro pegava muito bem e uns segundos depois é que falhava como se estivesse a dar knock sucessivos (e pelos vistos estava mesmo devido à elevada compressão que o óleo provocava dentro do(s) cilindros. Se fosse algo já presente na camara de combustão ou até no colector de admissão, tenho quase qa certeza que o motor não pegava bem, não podia. O óleo deveria passar pelos vedantes das guias das válvulas quando estas começavam a trabalhar e antes destas aquecerem. Depois de aquecerem deviam dilatar e o óleo que passava devia ser pouco e o motor funcionava sem problemas.

O melhor é quem tem estes motores ao mínimo consumo de óleo seria verificar estes vedantes, pelo vistos já o fazem lá fora antes de algo mais grave.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor APHenriques » 19 jun 2017, 13:33

E então?
O carro já anda?
Como estão as coisas?
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor E 200 kompressor » 20 jun 2017, 15:06

Só o levantei ontem ao final do dia...

Mais uns dias e coloco aqui as primeiras impressões
E 200 kompressor
Utilizador Frequente

Mensagempor pcta » 20 jun 2017, 15:32

Apenas duas considerações:
1- ande com ele uns bons kms apenas a gasolina, para ver o comportamento;
2- a existir, afine o kit antes de andar novamente a gpl.

Que tudo corra bem.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagempor E 200 kompressor » 20 jun 2017, 17:25

@ pcta

Vou fazer 2.000 km a gasolina (o sistema está desligado pois tirei os fusíveis), após o que irei ao instalador para serem efectuadas as afinações que forem necessárias.
E 200 kompressor
Utilizador Frequente

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo