..:: Matricula Cancelada ::..

A Legislação. É de Lei ? , Não é De Lei ?. Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

..:: Matricula Cancelada ::..

Mensagempor helder50 » 12 jun 2009, 11:57

Boas,

Comprei um carro a GPL na internet, mas tem a matricula cancelada.
Para activar a matricla pediram-me uma folha do comprovativo de instalação do Kit GPL mas nºao tenho isso.
A pessoa que me vendeu o carro está incontactavel, porvavelmente já sabia e e mudou de telemovel.
Podem ajudar-me, porque não consigo comprar o selo do carro sem a matricula activa.
Obrigado
helder50
Utilizador Junior

Registado: 01 jun 2009, 15:19
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Ford
Modelo: Focus 1.4
Ano: 2004

Re: ..:: Matricula Cancelada ::..

Mensagempor pds » 12 jun 2009, 13:18

O mais fácil será descobrires quem foi o instalador do sistema GPL e explicar-lhe a situação, pode ser que te consiga ajudar...

http://ps10.blogspot.com
pds
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2006, 11:17
Distrito onde reside.: Évora
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Accord 1.8 - CG8
Ano: 2000

Mensagempor rafcorreia » 12 jun 2009, 14:59

isso é um caso de policia.... :evil: :evil: ele há cada um!
Imagem
rafcorreia
Utilizador

Registado: 05 mai 2008, 19:52
Distrito onde reside.: Aveiro
Marca do Veículo: Renault
Modelo: laguna 2 /Fiat Coupe
Ano: 2001

Mensagempor Omaha » 12 jun 2009, 21:16

helder50 Escreveu:Boas,

Comprei um carro a GPL na internet, mas tem a matricula cancelada.
Para activar a matricla pediram-me uma folha do comprovativo de instalação do Kit GPL mas nºao tenho isso.
A pessoa que me vendeu o carro está incontactavel, porvavelmente já sabia e e mudou de telemovel.
Podem ajudar-me, porque não consigo comprar o selo do carro sem a matricula activa.
Obrigado

Pagar o IUC pode ser o menor dos teus problemas. :-?
Omaha
Cidadão Virtual

Registado: 24 abr 2007, 05:16
Distrito onde reside.: Coimbra
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Golf III 1.6 Special
Ano: 1997

Mensagempor helder50 » 12 jun 2009, 21:58

Então?? Não vou pagar o ICU? Sou multado e o carro apreendido!
Não sei qual foi a oficina que instalou o sistema, não faço a minima ideia. Fui buscar o carro ao porto
helder50
Utilizador Junior

Mensagempor tvcrabo » 12 jun 2009, 22:27

Desculpa fugir ligeiramente do topico mas,

quantos anos sem pagar o imposto foram necessarios ate que eles cancelassem a matricula? gostava de saber...
tvcrabo
Utilizador

Registado: 19 abr 2007, 22:13

Mensagempor Omaha » 13 jun 2009, 11:47

helder50 Escreveu:Então?? Não vou pagar o ICU? Sou multado e o carro apreendido!
Não sei qual foi a oficina que instalou o sistema, não faço a minima ideia. Fui buscar o carro ao porto

Não, my friend, o carro é apreendido, não por falta de pagamento do IUC, porque na situação de "matrícula cancelada" nem tens que pagar imposto, pois não há incidência objectiva a IUC ("O imposto único de circulação incide sobre os veículos das categorias seguintes, matriculados ou registados em Portugal(...)"), mas por falta do próprio registo.

Aliás, diga-se de passagem que a GNR e a PSP receberam dos respectivos comandos instruções para não levantarem autos por falta de exibição do comprovativo do pagamento de IUC, já que não é obrigatória a sua exibição, por isso não são eles que te vão apreender o carro.

Podem na mesma autuar-te se, ligando o terminal, verificarem que o IUC não se encontra pago, mas isso já dá muito trabalho... :p

Resumindo, estás a circular com um carro sem matrícula, e o carro é apreendido por esse facto.

Vê lá bem se não estás a fazer confusão, entre o cancelamento definitivo da matrícula e o pedido administrativo de apreensão de viaturas, que retira o veículo da base de dados do IMTT para efeitos de liquidação do imposto.

É que se fôr este último o caso, como não consegues pagar pela net, vai a uma Tesouraria de Finanças e pagas lá, a lei prevê isso.

Agora se a matrícula foi mesmo cancelada a coisa já é diferente.

À partida coloca-se o problema do seguro. Se bateres com o carro e a culpa fôr tua, o seguro assume a responsabilidade?
Confirmaste se o n.º do chassis é igual ao do livrete?

Depois, já viste se tens o averbamento do GPL no livrete do carro?
É que não faz sentido o IMTT pedir esse elemento quando já consta no processo deles aquando do averbamento.
Ou se calhar não tem averbamento de GPL.

Conseguiste registar o carro em teu nome?

Quem te vendeu o carro foi o titular que consta no título de registo de propriedade do carro, ou foi um terceiro?
Porque é que a matrícula foi cancelada e não foram entregues os documentos da viatura, tal como a lei exige?
Qual a razão do cancelamento? Pede certidão de teor à Conservatória do Registo Automóvel.

Tendo o carro sido vendido por um terceiro, já foste à GNR ou PSP verificar se o veículo constava para apreender por queixa de furto, e daí a matrícula ter sido cancelada pelo proprietário?
Omaha
Cidadão Virtual

Mensagempor helder50 » 13 jun 2009, 15:12

Boas,

Tenho seguro e mudei o nome do proprietario para o meu.
Fui as financas para comprar o selo e disseram-me que a matricula estava cancelada. Fui a DGV agora IMTT e disseram que tinha de fazer uma reinspe
cção para activar a matricula. No centro de inspecçoes pediram-me o certificado e intalação do GPL. Isso não tenho... :(
No livrete do carrto está amolgado o uoó de GPL como combustivel.
Comprei o carro a um terceiro e nao tenho o contacto do antigo proprietario. O o gajo que me vendeu desapareceu.... :-s
Podes ajudar-me..
helder50
Utilizador Junior

Mensagempor pds » 13 jun 2009, 15:22

Humm, tou a ver o problema, tens de fazer nova inspecção para activar a matricula. Das duas uma, ou descobres quem foi o instalador através da DVG ou IMTT(eles devem ter esses dados), vais la e pedes outro papel ao instalador, ou então vais a outro instalador, pode ser que ele te passe o papel para levares à inspecção, visto que eles têm de fazer esse papel para todos os carros onde instalam GPL.

Já agora, que marca é o teu kit, é que existem marcas que apenas algumas(poucas) oficinas instalam. Se for uma dessas deves descobrir facilmente qual foi a oficina.

Podes também tentar descobrir quem era o antigo dono pela DVG ou IMTT para descobrires quem foi o instalador, é que mesmo o dono que tenha pedido a instalação não deve ter esse papel, pois deve ser entregue ou no centro de inspecções ou na DGV...

pds
Cidadão Virtual

Mensagempor Omaha » 13 jun 2009, 15:47

O que me parece que aconteceu é que o carro ficou tanto tempo sem ser vendido que o anterior proprietário, foi ao IMTT pedir a apreensão administrativa da viatura por falta de regularização do novo proprietário, para não estar a pagar o IUC.

Assim sendo tens 2 caminhos a seguir:
- A via "desenrasca": vai a um instalador para te fazer uma revisão à instalação e pede-lhe os documentos em falta, para efeitos de
averbamento do GPL. O que eu não aconselho, porque esses documentos, além de irem ao IPO, vão ficar arquivados
no IMTT junto ao processo de emissão de nova matrícula, e a coisa pode não "bater certo".

- A via Legal: vais ao IMTT e pedes uma certidão de teor do processo de averbamento da matrícula onde conste os elementos referentes à
instalação, para efeitos de apresentação na IPO.

De qualquer forma, quem vendeu o carro foi o próprio titular ou foi terceiro?

Se foi o titular, e visto que pode ter sido ele a pedir o cancelamento da matrícula, então ele sabia que estava a vender um bem para o qual tinha conhecimento que não ia servir o seu fim, que era circular, e pode, eventualmente, incorrer no crime de burla tendo que responder civilmente pelos prejuízos causados.

Vê aqui algumas informações:
http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues/Noticias/Paginas/MatriculasCanceladasporfaltadeRegularizacaodoRegistodePropriedade.aspx
Omaha
Cidadão Virtual

Mensagempor helder50 » 13 jun 2009, 19:30

Boas,

Não comprei ao titular, comprei a um terceiro...
Vou na segunda feira a DVG para tentar saber mais informações depois posto aqui.
Obrigado pela ajuda até agora prestada :)
helder50
Utilizador Junior

Mensagempor voltinhas » 05 fev 2010, 08:26

helder50 Escreveu:Boas,

Não comprei ao titular, comprei a um terceiro...
Vou na segunda feira a DVG para tentar saber mais informações depois posto aqui.
Obrigado pela ajuda até agora prestada :)

Então como ficou isso??

:(
Cumps.
Ganhe dinheiro com: http://beruby.com/voltinhas
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

NOVA..:: Matricula Cancelada ::..

Mensagempor voltinhas » 05 fev 2010, 09:53

Aproveito este tópico para descrever uma situação caricata...
Peço-vos ajuda:

Caros Gepelistas...

Este caso reporta a um amigo “do peito” que está com uma situação, entre mãos, muito caricata... ou seja, mesmo muito estranha.

É o seguinte:
Adquiriu um Nissan Almera 1.5 Sport a gasolina, em Out/08, e está a pagá-lo a uma financeira. Até aqui tudo bem.
Em Jan/09, já com do DUA em nome dele (c/reserva de propriedade da financeira), paga o IUC nas Finanças, e tudo a rolar perfeitamente bem. Acontece que este ano (em Janeiro) é altura da IPO, a qual passa com destinção, e tentativa de pagamento do IUC... Aqui começa o problema, não aparece a matrícula no sistema das finanças... (porquê??)... ao fim de uns euros gastos ao telefone com o IMTT, consegue saber que a mesma foi cancelada 7 meses depois de o ter em nome dele, pela anterior proprietária.

Ele já pensou em processar, mas quem... a antiga proprietária, o IMTT, ....

Gostaria de saber que como poderei ajudar / indicar a este “amigo”...

Desde já obrigado a todos...
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Mensagempor pds » 05 fev 2010, 11:35

Penso que nesse caso o problema é do IMTT, visto que não informou a antiga dona que o carro já tinha sido mudado de nome. Alias, o IMTT nunca poderia aceitar o pedido de cancelamento pela antiga dona, visto que o carro já não estava no nome dela.

Agora resta saber a resposta à seguinte pergunta, porque é que antiga dona se lembrou de cancelar a matricula? Talvez porque ouve um erro da parte das finanças e o carro ainda estava listado como sendo dela, aparecendo na sua lista de veículos, o qual tinha de pagar o IUC.

Acho que o "menos" culpado será a antiga dona, deve ter havido uma falha de comunicação entre o IMTT e as Finanças...

pds
Cidadão Virtual

Mensagempor voltinhas » 05 fev 2010, 11:44

pds Escreveu:(...)Agora resta saber a resposta à seguinte pergunta, porque é que antiga dona se lembrou de cancelar a matricula? Talvez porque ouve um erro da parte das finanças e o carro ainda estava listado como sendo dela, aparecendo na sua lista de veículos, o qual tinha de pagar o IUC.

Acho que o "menos" culpado será a antiga dona, deve ter havido uma falha de comunicação entre o IMTT e as Finanças...

Até certo ponto concordo contigo, mas...
Mas em Jan.09 pagou em nome dele o IUC, nas finanças... o que poderá ter acontecido era ainda (ou estar) agregado ao contribuinte dela a matrícula... :-?
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)