Imposto Municipal

A Legislação. É de Lei ? , Não é De Lei ?. Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Mensagempor chorao » 06 jul 2007, 08:23

a unica coisa que o novo imposto pretende atingir é a mesma receita €€€ com a ilusão de maior igualdade....
Mas acho que conseguiu mesmo criar uma maior igualdade entre veiculos (minorias GPL à parte)
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não

Mensagempor FLP » 06 jul 2007, 09:10

O imposto de circulação é uma grande estupidez.

O que tinha mais lógica era este imposto ser anexado ao consumo de combustível anual, porque actualmente quer se ande 1 km por ano ou se ande 100.000 kms paga-se o mesmo.
FLP
Cidadão Virtual

Registado: 03 dez 2005, 19:09
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim

Mensagempor V70 » 06 jul 2007, 11:42

FLP, mas a questão é mesmo essa: deixou de ser um imposto de circulação e passou a ser um imposto sobre a propriedade.

Ou seja pagas por ter bens e não por os usar :)
V70
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2005, 09:22
Distrito onde reside.: Leiria
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma 1.8 GLXi
Ano: 1995

Mensagempor FLP » 06 jul 2007, 12:02

Ou seja, já era estúpido quando se pagava um imposto independentemente do quanto se andava, agora é duplamente estúpido pagar por um bem que pode muito bem estar todo o ano parado...
FLP
Cidadão Virtual

Mensagempor apocalypsealexi » 06 jul 2007, 12:15

mas se o veículo não estiver registado não tem que pagar nada... sabem lá se tenho o carro ou não? posso comprar um mustang só para trackdays e transportá-lo num reboque, não vou ter que pagar imposto sobre isso...
Bayerische Motoren Werke

E39 528i
Imagem
DB - http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=6377
apocalypsealexi
Cidadão Virtual

Registado: 26 out 2005, 10:31
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 528i
Ano: 1998

Mensagempor FLP » 06 jul 2007, 12:53

Tanto vai pagar de imposto uma velhinha que só usa o carro para ir à missa no Domingo e faz por ano menos de 500 kms como o tipo das entregas que só num dia faz mais de 500 kms... se isto é forma se calcular o imposto de circulação vou ali e já venho!

Claro que se pode dar baixa da matrícula e assim não pagar... mas se quiseres ir dar uma volta num fim de semana já não podes :?

E nos casos de carros em restauro ou avariados em que o dono não tenha dinheiro para um arranjo?! Tem que dar baixa da matrícula, arranjar dinheiro para o restauro / arranjo e depois pedir nova matrícula... não tem lógica!!!

Se o antigo imposto de circulação já estava ultrapassado, este novo é de bradar aos céus... :roll:
FLP
Cidadão Virtual

Mensagempor mustang » 06 jul 2007, 13:14

mas é que até aqui tinhas um carro, nao andavas nele, nao comprvas o selo, logo menos dinheiro a entrar.
Agora entra sempre, certinho direitinho, e o portugues que se lixe, senao anda de carro problema dele
mustang
Cidadão Virtual

Registado: 01 fev 2006, 02:33
Distrito onde reside.: Porto

Mensagempor V70 » 06 jul 2007, 14:15

FLP Escreveu:T... se isto é forma se calcular o imposto de circulação vou ali e já venho!

Não é de circulação; é de propriedade.
Da mesma maneira que se paga por um terreno quer dele façamos muito uso ou nenhum.
V70
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2005, 09:22
Distrito onde reside.: Leiria
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma 1.8 GLXi

Mensagempor FLP » 06 jul 2007, 14:38

V70 Escreveu:
FLP Escreveu:T... se isto é forma se calcular o imposto de circulação vou ali e já venho!

Da mesma maneira que se paga por um terreno quer dele façamos muito uso ou nenhum.

Isso do terreno é diferente (embora também seja dúbio)

se tiveres um terreno sem nada pagas x (dependendo do tamanho, localização e pdm) se lá colocares uma vivenda (paga com o teu dinheiro e trabalho) vais pagar muito mais... embora o terreno continue a ser o mesmo :?

Não vamos confundir as coisas, a contribuição autárquica é uma coisa o imposto de circulação / propriedade é outra, embora diferentes e ambos descriminatórios são igualmente estúpidos os dois... e aptofundando mais a questão qualquer imposto pago ao estado (que não teve trabalho com a produção / aquisição do produto ou serviço) é uma completa xulice de todos nós :x
FLP
Cidadão Virtual

Mensagempor migrod » 06 jul 2007, 16:41

Dá-me impressão que o Imposto de Circulação se chama ISP (Imposto sobre os Produtos Petrolíferos) - quanto mais andas, mais gastas, quanto mais gastas, mais pagas... :wink:

Se lhe tivessem mudado o nome poupavam esta confusão toda... :P

E essa coisa de quem anda mais devia pagar mais... parece bem em teoria.
Na implementação de uma medida dessas em Portugal, o valor de base seria o que se paga agora e passava a haver agravamento para quem andasse mais (ou esperavam benefício para quem andasse pouco?)
(queiram desculpar que já estou em entrar em ruptura, muito trabalho queima o fusível...)
migrod
Cidadão Virtual

Registado: 17 mai 2007, 04:20
Marca do Veículo: Audi
Modelo: A6 Avant 1.8T(180cv)
Ano: 2000

Mensagempor voltinhas » 10 jul 2007, 19:06

V70 Escreveu:

Isso só é OBRIGATÓRIO em 2008.... daki até lá kem ainda tiver carro(s) em vosso nome, mas não em vossa, há k regularizar essa situação. Mesmo carros k tenham ído prá sucata, é necessário dar baixa deles...
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4

Re: Imposto Municipal

Mensagempor Bzidroglio » 14 set 2010, 21:15

Meus caros,

Talvez um pouco offtopic, talvez já tenha sido referido (ou talvez não) mas aqui fica o meu testemunho.
Hoje adquiri o meu 5º veículo a GPL. Trata-se de uma Carrinha Laguna II, 1.8, com um kit BRC multiponto e com um depósito tórico de 53 litros.
Até aqui, nada de importante...
O que quero relatar é que tendo ido à "Loja do Cidadão" de Oeiras tratar do registo de propriedade fui agradavelmente surpreendido quando a funcionária me pediu 42 euros em vez dos 80 normais para efectuar a mudança de propriedade.
Pelo que percebi, passaram a enquadrar o GPl na categoria "hibridos".
Nem procurei saber mais... dá quase para atestar 2 depósitos com a verba que o Zé Sócrates e su muchacho deixaram de receber :D
Aqui fica o alerta...
Eu uso o "TÓ" e gosto..! Poluo menos, sou menos chulado, e preconceitos para mim é tinto. :)
Bzidroglio
Cidadão Virtual

Registado: 12 abr 2005, 18:46
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: BRC
Modelo: Agora não tenho :(
Ano: 2003

Mensagempor Ze Romao » 15 set 2010, 05:59

Não sei se já alterou mas até há pouco tempo atrás a alteração de registo custava 63 Euros e não 80.
De qualquer das formas já é um desconto, pode ser (e espero que seja) o primeiro de muitos benefícios que bem merecemos, :D :clap: ou então foi engano da funcionária :ymdevil:
Ze Romao
Cidadão Virtual

Registado: 12 fev 2010, 16:25
Distrito onde reside.: Porto
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: BORA 1.6 16V
Ano: 2001

Mensagempor voltinhas » 15 set 2010, 07:45

@Bzidroglio;
É mesmo assim, os carros que já tenham GPL, a mudança de registo é mais barata... está certo.

@ZéRomão;
Conforme referi acima, não é engano... :-bd

:ymhug:
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4

Mensagempor Erbium » 15 set 2010, 08:17

Acho ridiculo fazerem "desconto" na mudança de propriedade! Com essa medida só se fumenta a troca de dono!
E se fosse no IA? Para promover a compra de novos veiculos a GPL?
E se fosse no IUC, nas inspecções, nos seguros, etc...? Para quem não tem instale o kit de GPL por ser um veiculo mais barato de manter?
Erbium
Cidadão Virtual

Registado: 15 nov 2007, 17:44
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius
Ano: 2008

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Questões Legais