Importar / Legalizar carro GPL

A Legislação. É de Lei ? , Não é De Lei ?. Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Importar / Legalizar carro GPL

Mensagempor Peugeot106 » 17 set 2015, 09:39

Boas pessoal,

gostava de saber se existe aqui alguém mais entendido nesta área (importação e legalização de viaturas).
Basicamente estou a pensar comprar (preferencialmente em Portugal) um Range Rover L322 4.4 V8 e converter a GPL. Ou comprar já convertido. Como é um carro muito dificil de encontrar em Portugal, estava a pensar comprar na Alemanha ou algo do género. A minha dúvida é: Se for a gasolina, pago para aí uns 20k de legalização, o que é praticamente o valor do carro em 2a mão... Se for a GPL, terá algum tipo de vantagem fiscal? Estive a googlar e vi que há uma tabela específica para carros a GPL/GN, mas não percebi bem se é para GPL de fábrica, ou se convertidos também... Além disso diz que é carros "exclusivamente" GPL/GN o que me parece estranho visto os carros GPL serem sempre bifuel (digo eu...).
Enfim, estou cheio de dúvidas, será que alguém me pode ajudar, nem que seja "vai à entidade XPTO que eles é que sabem disso".

Obrigado,
Abraço
... ou talvez não...
Peugeot106
Utilizador

Registado: 02 nov 2013, 18:36

Re: Importar / Legalizar carro GPL

Mensagempor PauloAns » 17 set 2015, 09:42

à uns tempos atrás, se o depósito de gasolina fosse menor que 15L, e tivesse GPL, era considerado exclusivamente a GPL.
Mas isso era antes das mudanças todas que houve.
Aí, compensava muito transformar lá fora.
Mas há pessoas que já o fizeram, pode ser que apareçam e te expliquem com detalhe as operações.
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --
PauloAns
Cidadão Virtual

Registado: 12 abr 2005, 08:50

Mensagempor Peugeot106 » 17 set 2015, 09:51

PauloAns Escreveu:à uns tempos atrás, se o depósito de gasolina fosse menor que 15L, e tivesse GPL, era considerado exclusivamente a GPL.
Mas isso era antes das mudanças todas que houve.
Aí, compensava muito transformar lá fora.
Mas há pessoas que já o fizeram, pode ser que apareçam e te expliquem com detalhe as operações.

Obrigado! :) São notícias animadoras, se fosse isso era bem bom! :D
Fico a aguardar os experts :)
... ou talvez não...
Peugeot106
Utilizador

Mensagempor Peugeot106 » 18 set 2015, 08:46

Epah, esqueçam este assunto... Já consegui encontrar 3 pessoas entendidas nestas andanças que até me indicaram preços para o carro "chave na mão" (e não eram maus de todo, tendo em conta os carros que era, até deu para escolher o modelo mais recente 4.2 com 395cv pelo valor que estava a apontar).
Mas depois estive a informar-me e se o caro foi legalizado agora fico a pagar o IUC à data actual, e era €800 e tal!!!!! É demasiado, que eu não quero andar a trabalhar para o carro! :) Já andaria a trabalhar demasiado para o GPL, que aquilo mesmo a GPL deve gastar para lá do razoável.. Mas 800 e tal de IUC foi "a gota de água".
Vou continuar a procurar a ver se encontro nacionais, ou vou ter de escolher outro carro qualquer :)
... ou talvez não...
Peugeot106
Utilizador

Mensagempor Farfalho » 18 set 2015, 09:52

Isso do IUC não te safas, qualquer carro importado paga o imposto do ano de legalização. Desde que alteraram a lei que esse nicho ficou só para quem realmente quer ou pode.
Renault 19 1.4e RTI '94
Farfalho
Cidadão Virtual

Registado: 17 nov 2014, 23:48

Mensagempor Terrano » 18 set 2015, 10:11

Sem querer entrar em pormenores da tua vida, tens de pensar para que queres um carro assim... os consumos mesmo a GPL são exorbitantes, o carro é pesado, paga classe 2 nas portagens, os pneus são carissimos e gastam-se depressa... presumo que as peças não devam ser muito baratas... o IUC é altissimo, ou arranjas um antes de 7/2007 e mesmo assim hao-de ser uns 300 euros ou mais

Se queres um jipe com motor a gasolina, há outras soluções tb luxuosas e bem mais baratas. Há poucos, mas os que há estão em bom estado porque só fizeram estrada e andaram poucos kms. E são baratos porque não há grande mercado para eles. Estou a pensar em jipes como o Range P38 4.6, Jeep GrandCherokee V8, ou então o único diesel que acho que se equipara em tudo a estes últimos (senão os supera...), o Toyota HDJ 100 4.2 TD...
Terrano
Cidadão Virtual

Registado: 07 ago 2007, 16:26

Mensagempor Farfalho » 18 set 2015, 10:18

O pagar classe 2 de portagens é contornável como ele mencionou noutro tópico ou recurso a Via Verde. Quanto ao resto estou de acordo.

Um bom jipe e ao nível do Range Rover é o Toyota Land Cruiser V8 (o HDJ 100 como dizes, tive de ir pesquisar).
Renault 19 1.4e RTI '94
Farfalho
Cidadão Virtual

Mensagempor Peugeot106 » 18 set 2015, 10:40

Terrano Escreveu:Sem querer entrar em pormenores da tua vida, tens de pensar para que queres um carro assim... os consumos mesmo a GPL são exorbitantes, o carro é pesado, paga classe 2 nas portagens, os pneus são carissimos e gastam-se depressa... presumo que as peças não devam ser muito baratas... o IUC é altissimo, ou arranjas um antes de 7/2007 e mesmo assim hao-de ser uns 300 euros ou mais

Se queres um jipe com motor a gasolina, há outras soluções tb luxuosas e bem mais baratas. Há poucos, mas os que há estão em bom estado porque só fizeram estrada e andaram poucos kms. E são baratos porque não há grande mercado para eles. Estou a pensar em jipes como o Range P38 4.6, Jeep GrandCherokee V8, ou então o único diesel que acho que se equipara em tudo a estes últimos (senão os supera...), o Toyota HDJ 100 4.2 TD...

Sim, se o IUC for na casa dos €300 é o valor que esperaria pagar, por isso não é problemático, agora €800 e muito é quase o tripo...
Em relação ao modelo a escolher, é sempre uma escolha pessoal, não desfazendo de nenhuma das opções que colocaste na mesa, quando penso no Range... é o Range :) O P38 é fixe, o 4.6 até anda bem (a título de curiosidade, faz os 0-100 em 9seg e qqr coisa) e é fácil de encontrar no mercado de usados, mas já é um carro antigo para aquilo que procuro (em compensação o IUC é muito mais barato), e muitos dos usados já não têm a suspensão pneumática (deu montes de problemas e os donos retiram e metem suspensões normais), mas isso é retirar uma coisa que faz do Range o carro que é, super confortável...

Uma pequena correcção: O Range (quer o P38 quer o L322) paga classe 1 nas portagens, por causa da suspensão pneumática, que na posição mais baixa permite ser homologado como classe 1 :)
O Range Rover Sport por exemplo, mesmo com a suspensão no mínimo foi homologado como classe 2.
... ou talvez não...
Peugeot106
Utilizador

Mensagempor Peugeot106 » 18 set 2015, 10:43

Farfalho Escreveu:O pagar classe 2 de portagens é contornável como ele mencionou noutro tópico ou recurso a Via Verde. Quanto ao resto estou de acordo.

Um bom jipe e ao nível do Range Rover é o Toyota Land Cruiser V8 (o HDJ 100 como dizes, tive de ir pesquisar).

O Land Cruiser é um jipe brutal :) Mas não é o meu tipo, muito grandalhão e o design do interior não me convence nada. Em compensação deve dar 15-0 ao Range na fiabilidade :D
... ou talvez não...
Peugeot106
Utilizador

Mensagempor Terrano » 18 set 2015, 11:17

O Toytota HDJ 100 (e mesmo o 80) é apenas o REI... é muito confortável, espaçoso, fiável, anda bem... enfim...
Em termos de fiabilidade só te dou um pormenor... um conhecido meu tem uma empresa que organiza expedições 4x4 e nas condições gerais do regulamento dessas expedições tem uma alínea: - só se aceitam inscrições de jipes japoneses... :mrgreen:
Mas de facto parece que procuras algo mais moderno e sem tantos recursos TT, pelo que se calhar um ML ou X5 são boas opções para ti
boa sorte
Terrano
Cidadão Virtual

Mensagempor Braz » 18 set 2015, 11:19

Farfalho Escreveu:O pagar classe 2 de portagens é contornável como ele mencionou noutro tópico ou recurso a Via Verde. Quanto ao resto estou de acordo.

A Via Verde não dá, por si só, o direito a pagar classe 1...

Por isso, essa ideia não será assim tão linear. Nem todos os SUV's beneficiam dessa benesse.
Ex-Renault Clio 1.2 RT
Ex-Alfa Romeo 166 2.5 V6

Honda Civic 1.5i LS VTEC
Honda Accord Tourer 2.0i VTEC
Ford Focus C-Max 1.6i
Braz
Cidadão Virtual

Registado: 20 abr 2005, 20:12

Mensagempor Terrano » 18 set 2015, 11:35

Tendo tracção ás 4 e mais de 1,10m de altura ao eixo da frente paga sempre classe 2
Com Via verde, se tiver entre 1,10 e 1,30m de altura ao eixo da frente e somente tracção às 2 paga classe 1

Acho estranho o Range pagar classe 1, pois mesmo com a susp no mínimo deverá ter sempre mais que 1,10m ao eixo da frente...
Terrano
Cidadão Virtual

Mensagempor chorao » 18 set 2015, 11:46

Terrano Escreveu:Tendo tracção ás 4 e mais de 1,10m de altura ao eixo da frente paga sempre classe 2
Com Via verde, se tiver entre 1,10 e 1,30m de altura ao eixo da frente e somente tracção às 2 paga classe 1

Acho estranho o Range pagar classe 1, pois mesmo com a susp no mínimo deverá ter sempre mais que 1,10m ao eixo da frente...

o meu 807 por vezes paga 1 e outra 2 (não tenho via verde mas no site diz classe 2)
só estranho essa do eixo da frente pois, se tiver a caravana atrelada, pago sempre classe 2 e ela vem atrás do eixo traseiro...
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32

Mensagempor Farfalho » 18 set 2015, 12:11

Esqueci-me do pormenor de tracção integral permanente ou inserível.

Quanto a facilitarem mesmo com tracção integral e recurso a Via Verde posso estar errado. A maioria dos relatos que tenho conhecimento são veículos de tracção a um eixo.

Brisa Escreveu:O Decreto-Lei n.º 39/2005, de 17 de Fevereiro, veio estabelecer que os «veículos ligeiros de passageiros e mistos, tal como definidos no Código da Estrada, com dois eixos, peso bruto superior a 2300 kg e inferior ou igual a 3500 kg, com lotação igual ou superior a cinco lugares e uma altura, medida à vertical do primeiro eixo do veículo, igual ou superior a 1,1m e inferior a 1,3m, desde que não apresentem tracção às quatro rodas permanente ou inserível, pagam a tarifa de portagem relativa à classe 1 quando utilizem o sistema de pagamento automático».

“1 - Os utilizadores dos veículos que pretendam usufruir da alteração prevista no presente diploma deverão, cumulativamente:
a) Ser aderentes de serviço electrónico de cobrança;
b) Fazer prova perante a entidade gestora dos sistemas electrónicos de cobrança dos requisitos exigidos nos artigos anteriores.
2 - Para efeitos do disposto na alínea b) do número anterior, a prova deverá ser efectuada mediante documento oficial emitido pela entidade competente – livrete ou documento único automóvel”

O documento oficial com a lista de veículos que cumprem e que não cumprem os requisitos previstos no Decreto-Lei nº 39/2005 poderá ser consultado no site do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I.P.

Caso o número de homologação que consta no livrete do veículo não faça parte desta lista, deverá o utilizador do veículo requerer uma inspecção extraordinária de identificação num centro de inspecção técnica de veículos da categoria B.

Aqui está a lista dos "Monovolumes" permitidos: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portugues ... to2015.pdf
(última actualização: 13/08/2015)
Fonte: http://www.imtt.pt/sites/imtt/Portugues ... agens.aspx
Renault 19 1.4e RTI '94
Farfalho
Cidadão Virtual

Mensagempor Braz » 18 set 2015, 12:53

Há veículos que preenchem esses requisitos, mas se não estiverem na lista, nada feito!

Por isso é que digo, não é assim tão linear como pensam.
Ex-Renault Clio 1.2 RT
Ex-Alfa Romeo 166 2.5 V6

Honda Civic 1.5i LS VTEC
Honda Accord Tourer 2.0i VTEC
Ford Focus C-Max 1.6i
Braz
Cidadão Virtual

Registado: 20 abr 2005, 20:12

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Próximo

Voltar para Questões Legais