Estacionamento para híbridos

A Legislação. É de Lei ? , Não é De Lei ?. Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Re: Estacionamento para híbridos

Mensagempor Terrano » 28 fev 2014, 16:23

exato, é mesmo isso. E os outros que se fod..
Eu só de pensar em estacionar num lugar desses faz-me sentir envorgonhado. Era incapaz. mas lá está, cada um sabe de si.
Terrano
Cidadão Virtual

Registado: 07 ago 2007, 16:26
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: --
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 520d
Ano: 2014

Mensagempor DiogoB » 28 fev 2014, 16:38

Fico mais satisfeito por não ser o único a sentir-me exasperado com esta ideia, já me estava a sentir um pouco deslocado.

Agora imaginem eu estacionar lá o meu chaço de 15 anos e afirmar que é um híbrido. Bela figura.
DiogoB
Cidadão Virtual

Registado: 20 jun 2013, 10:07
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Mazda
Modelo: 6
Ano: 2005

Mensagempor BlueCat » 28 fev 2014, 16:41

O que está em causa neste tópico é se os lugares de estacionamento para veículos híbridos podem ser ou não utilizados por veículos GPL...

Segundo a designação híbrido podem.

Se estacionam ou não nestes lugares isso é com cada um.

Fiquem bem.
FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel powered by FRONTFUELS
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * 4x4 * BRC Sequencial)
BlueCat
Cidadão Virtual

Registado: 09 ago 2013, 10:11
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Panda 4X4 TwinAir
Ano: 2013

Mensagempor Erbium » 28 fev 2014, 16:52

BlueCat Escreveu:Segundo a designação híbrido podem.

A designação está no código da estrada? Que me lembre não está, por isso os lugares não são restritos... qualquer urso lá pode estacionar.
Erbium
Cidadão Virtual

Registado: 15 nov 2007, 17:44
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius
Ano: 2008

Mensagempor Terrano » 28 fev 2014, 17:08

Mas qual lei? isto é senso comum. Sendo um espaço privado as indicações poderão ser informativas e não obrigatórias, mas se fazem aquilo para facilitar e ajudar as pessoas por que raio não se há-de cumprir??
Olhem um exemplo: nos temos nos postos de abastecimento zebras pintadas no chão e sinais de proibido estacionar junto dos tanques, das botijas de gas e em áreas de circulação. Depois tem os lugares onde se pode estacionar. Não imaginam as vezes que temos de nos chatear porque as pessoas param EM CIMA dos tanques, em frente às botijas, etc. e o argumento é sempre o mesmo: "ah e tal isto não é estrada, não podem por aqui sinais!" pois não, não posso multar, mas posso alertar que é potencialmente perigoso parar ali e sendo privado posso mandá-los com um pontapé no cú de lá para fora!
Terrano
Cidadão Virtual

Mensagempor Braz » 28 fev 2014, 17:09

Erbium Escreveu:

A designação está no código da estrada? Que me lembre não está, por isso os lugares não são restritos... qualquer urso lá pode estacionar.

Não vás por aí... [-x

O sinal de proibição de circulação dos veículos de GPL está no CE?! Não está, por isso, qualquer urso com carro a gás, pode lá entrar... :-w Não entravas com o teu? Mas podias, não está no CE :))
Ex-Renault Clio 1.2 RT
Ex-Alfa Romeo 166 2.5 V6

Honda Civic 1.5i LS VTEC
Honda Accord Tourer 2.0i VTEC
Ford Focus C-Max 1.6i
Braz
Cidadão Virtual

Registado: 20 abr 2005, 20:12
Marca do KIT GPL: BRC - PRINS
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.5/Accord 2.0

Mensagempor DiogoB » 28 fev 2014, 17:27

Terrano Escreveu:
Olhem um exemplo: nos temos nos postos de abastecimento zebras pintadas no chão e sinais de proibido estacionar junto dos tanques, das botijas de gas e em áreas de circulação. Depois tem os lugares onde se pode estacionar. Não imaginam as vezes que temos de nos chatear porque as pessoas param EM CIMA dos tanques, em frente às botijas, etc. e o argumento é sempre o mesmo: "ah e tal isto não é estrada, não podem por aqui sinais!" pois não, não posso multar, mas posso alertar que é potencialmente perigoso parar ali e sendo privado posso mandá-los com um pontapé no cú de lá para fora!

Tenho muita dificuldade em compreender esse tipo de comportamento. Nesse caso até é por motivos de segurança, mas podia ser apenas por ser zona de trabalho, e nem que fosse por cordialidade, ou no mínimo cortesia, deveria ser respeitado. E o pior é que nem se trata de uma questão de mera educação uma vez que estes comportamentos são transversais dentro da nossa sociedade. Aliás... tenho ideia que a amostragem de carros aí parados assim o deve demonstrar.
DiogoB
Cidadão Virtual

Registado: 20 jun 2013, 10:07
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Mazda
Modelo: 6
Ano: 2005

Mensagempor Terrano » 28 fev 2014, 18:04

Não vale a pena tentar mudar mentalidades... mas se caso ocorra um acidente qualquer a culpa é do dono do posto que não tomou as precauções...
desculpem lá o toque off topic
Terrano
Cidadão Virtual

Mensagempor gvrv » 28 fev 2014, 18:50

eh pa eu volto a bater na mesma tecla:

segundo a lei portugues em diaria da republica para efeitos fiscais está escrito:
são hibridos os carros preparados para o consumo, no seu sistema de propulsão, quer de energia eléctrica ou solar, quer de gasolina (gpl) ou gasóleo.

e por esse mesmo motivo têm um desconto de 50% no IA. Os pseudo-hibridos flex-fuel/bi-fuel/ecofuel... nao têm direito a este deconto.
Lá por adac o la como se chama te-los englobado no mesmo saco (para mim) nao os torna hibridos.

agor sem duvida que estes sinais nao estao no codigo da estrada e como nao esta legislado o que significam ao certo, mas parece-me que não ha muitas duvidas na definição de um automovel hibrido.

conheço land rovers com deposito extra para usar hzoleo a frio e oleo vegetal/biodiesel a quente - têm dois depositos. estes fogareiros sao hibridos?...

ja é muito bom estacionar o carro no parque... eu com um carro a gpl nao estaciono nestes lugares, mas depende de cada um.
gvrv
Cidadão Virtual

Registado: 06 jul 2007, 15:38
Distrito onde reside.: (Fora de Portugal Continental)

Mensagempor Erbium » 28 fev 2014, 21:59

Braz Escreveu:
Erbium Escreveu:

Não vás por aí... [-x

O sinal de proibição de circulação dos veículos de GPL está no CE?! Não está, por isso, qualquer urso com carro a gás, pode lá entrar... :-w Não entravas com o teu? Mas podias, não está no CE :))

Eu estava a ironizar! Eu respeito todos os sinais e não ando a procurar lacunas na lei ou indefinições... é uma questão de civismo, vai de cada um.
Conforme me irritava ver carros sem GPL por ex. no fórum Almada pq tinha centenas de lugares cobertos onde eu não podia ir e não tinham nada de ocupar ao que estão destinados a mim, irrita-me os que ocupam lugares de deficientes sem justificação, irrita-me os que ocupam os lugares de famílias numerosas, crianças de colo, os de híbridos, os de eléctricos...
Eu respeito, só estacionava nos lugares de GPL quando tinha carro a GPL, só estaciono nos lugares de crianças de colo quando levo o meu filho e só estaciono nos lugares de híbridos quando levo o prius. Gostava que outros fizessem o mesmo mas em Portugal civismo é coisa rara.
Erbium
Cidadão Virtual

Mensagempor PauloAns » 03 mar 2014, 22:25

Erbium Escreveu:Gostava que outros fizessem o mesmo mas em Portugal civismo é coisa rara.

pois
:oops: :oops: :oops:
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --
PauloAns
Cidadão Virtual

Registado: 12 abr 2005, 08:50

Mensagempor APHenriques » 04 mar 2014, 19:23

Já me ri um bocado com este tópico.
Fiquei a saber que o ikea tem lugares para mulas e que existem ursos hibridos. :D
Mas a melhor foi a dos homossexuais. Pelo menos já sabemos que se o carro lá estacionado, não for hibrido é porque o híbrido é o condutor. =))

Agora a sério, não acham pedir muito passar de discriminado a privilegiado? :-?

Enfim... justificações para a falta de civismo...
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47

Mensagempor BlueCat » 04 mar 2014, 21:30

Então... os diesel não passaram de privilegiados a discriminados?

Antes tinham os IUC mais baratos e agora pagam uma taxa adicional...

Só se fala dos híbridos agora com mais interesse por causa do ambiente e da economia. Nunca o mercado teve tantos veículos híbridos como agora (sejam IMA, HSD ou bi-fuel).

Eu como trabalho em publicidade estou um bocado vacinado contra os efeitos do marketing...

Peço um Sumol, trazem-me um Trina.
Peço um Ice Tea, trazem-me um Nestea.
Peço uma Cola (não especifico a marca) e perguntam que só têm Pepsi.

A quem nunca aconteceu isto?

Mas para mim o caso mais comum de como uma marca consegue sobrepor-se ao objecto é a Tupperware. Toda a gente utiliza a expressão Tupperware para identificar o recipiente para se guardar comida, mesmo que esse recipiente tenha sido comprado no IKEA ou na loja do Chinês e não seja da Tupperware.

Chama-se a isso a força do marketing, e um marketing bem feito passa de geração em geração.

Escrevi estes exemplos para mostrar que apesar de usarem a expressão híbrido para apenas uma classe de veículos, a designação híbrido é bem mais abrangente. Esta expressão surgiu com o aparecimento do Toyota Prius, com a sigla HSD:

IMA (Integrated Motor Assist)
HSD (Hybrid Synergy Drive)
entre outros

Lá por outras marcas não usarem essa expressão, não quer dizer que não o sejam, tal como no início do século XXI se usava a expressão TDI para identificar o motor turbo-diesel erradamente, pois TDI era o turbo-diesel do VAG, existindo várias siglas, JTD, dTi (dCi), CDTI, CDI etc etc.

Fiquem bem.
FIAT Panda 4X4 0.9 8v TwinAir Turbo Bi-Fuel powered by FRONTFUELS
(875cc * 2 Cilindros * 85cv * 145Nm * 4x4 * BRC Sequencial)
BlueCat
Cidadão Virtual

Registado: 09 ago 2013, 10:11
Marca do KIT GPL: BRC
Modelo: Panda 4X4 TwinAir
Ano: 2013

Mensagempor Erbium » 04 mar 2014, 22:34

TDI nem quer dizer turbo diesel, é turbo direct injection :P
Erbium
Cidadão Virtual

Mensagempor rara » 04 mar 2014, 22:36

Erbium Escreveu:TDI nem quer dizer turbo diesel, é turbo direct injection :P

Os primeiros turbo diesel direct injection do mercado...

....not.
FIAT STILO MW JTD 16V SMOKELESS POWER !!
rara
Cidadão Virtual

Registado: 25 out 2005, 13:22
Modelo: Stilo MW JTD 16V
Ano: 2004

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Questões Legais