Omaha Escreveu:alucard Escreveu:Li este tópico um pouco na diagonal e estou a ver aqui muita gente confusa.
Sou Técnico Oficial de Contas e falo agora de experiência própria.
Caso não tenham contabilidade organizada não podem deduzir IVA de qualquer despesa relacionada com os carros, sejam eles a gasóleo ou outro combustível qualquer.
Eh lá !!!
Então se:
I - tiveres um tipo colectado em IRS com um volume de negócios anual inferior a €150.000,00;
II - que não tem optado pelo regime de contabilidade organizada para efeitos de determinação do rendimento tributável em IRS;
III- que afectou a viatura a gpl (comprovadamente necessária para a sua actividade) ao seu imobilizado - Mapa Modelo 32.1;
IV- e que exerce uma actividade sujeita e não isenta para efeitos de IVA,
tu exclui-lo do direito à dedução do IVA suportado no gpl.
OK.
Quid juris? 
Boas,
Bem era logo excluído no primeiro parágrafo se não tens contabilidade organizada vais cair no regime simplificado.
No regime simplificado não interessa as despesas. Das tuas vendas/prestação de serviços é considerado 70% (se for serviços) como proveitos.
Logo aqui não interessa mais nada.
Mas vamos imaginar que é um sujeito com contabilidade organizada ele pode ter carros a gasolina com 350cv e deduzir o iva desde que seja necessário à sua actividade. Tipo uma empresa de aluguer de viaturas.
Quando eu digo necessário à sua actividade é ser uma transportadora ou algo do género. Por exemplo uma imobiliária tem um carro a diesel de 5 lugares para ir mostrar as casas aos clientes. É necessário à sua actividade? Não. Portanto só deduz metade do IVA no gasóleo e paga tributação autónoma sobre tudo. Se for comercial podia deduzir o IVA do carro (se houver no caso de ser novo) e as despesas do carro e não tinha tributação autónoma.
A lei é bastante clara e na generalidade dos casos é assim:
Viaturas turísticas (5 lugares) - Não há direito a dedução
Viaturas comerciais (2 lugares) DIESEL - Há direito a dedução
Se estamos aqui a falar de injustiça isso nem há discussão.
Por exemplo um Saxo Cup 1.6 120cv a gasolina comercial, transformado a GPL. Não podemos deduzir nada sem ser os 50% do GPL. No entanto um Saxo comercial 1.5D já deduz todas as despesas e 50% do gasóleo. Ora como todos sabemos o GPL tem muito menos emissões que o Diesel... Não está correcto.
Claro que o estado pode sempre dizer que não estamos a andar sempre a GPL...
Reparem que não estou aqui a dizer que acho bem ou mal a lei. Estou só a explicar a mesma.
Abraços