Transformar 5lug em comercial

A Legislação. É de Lei ? , Não é De Lei ?. Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Transformar 5lug em comercial

Mensagempor ricfrade » 26 jun 2017, 15:53

Muito boa tarde a todos!
A minha questão é simples: é possível transformar uma carrinha de 5lug em comercial? Se sim, quais os passos legais e técnicos?
Para que percebam o que pretendo, iniciei recentemente um negócio que implica viagens de 280kms ida e volta, em percurso de montanha (2h par cada lado!) várias vezes por mês, com alguma carga comprida.
Sendo um negócio é importante (fiscalmente) que o carro a comprar seja comercial, pois facilita a contabilidade toda e poupa bem nos impostos.
Só que, com um orçamento máximo de 4.000€ a 5.000€, não encontro comerciais com potência e comportamento à altura (sem isso demoro 2:30 para cada lado!), ou encontro mas com 300mil a 500mil kms...

Assim sendo pensei que poderia comprar um carro "normal" e convertê-lo, para ter o melhor de dois mundos (carros como Volvo V70 de 98 ou 99, ou Subaru Forester dessa altura, por exemplo): ficaria com um carro potente e eficaz, com espaço de carga (por serem compridos) e com a fiscalidade mais favorável.

Poderá ser a diesel (eu sei, eu sei...), como este:
http://www.custojusto.pt/setubal/ligeir ... t-23366316

Mas preferencialmente a gasolina pra transformar:
http://www.custojusto.pt/evora/ligeiros ... x-23236143

Ou já a GPL:
https://www.olx.pt/anuncio/volvo-v70-gp ... ae04b870f9

Alguém sabe como fazer algo assim?
Obrigado!
Um dia conseguirei comprar um Continental GT W12 e, depois de muitas horas de trabalho,conseguirei ainda "tunningá-lo" pra GPL (dois kits V6?...) :shock: :D :roll:
ricfrade
Utilizador

Registado: 02 out 2006, 22:16
Distrito onde reside.: Braga
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: 240/S40

Re: Transformar 5lug em comercial

Mensagempor bbrjto » 30 jun 2017, 16:55

Sei que é possível, uma empresa em que trabalhei tinha todos os carros de serviço assim. Existe uma empresa que faz a transformação. Mas desconheço como funciona o processo que condicionantes legais existem.
bbrjto
Utilizador

Registado: 18 jun 2016, 07:06
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Prins
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Auris híbrido
Ano: 2010

Mensagempor voltinhas » 06 jul 2017, 15:31

Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do KIT GPL: Lovato
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Mensagempor j_verne » 06 jul 2017, 23:47

Homologado tem que ser sempre. Ou pela marca, ou por outra entidade a quem o IMTT reconheça a competência para tal.

Para as jantes, por exemplo, o Laboratório Técnico Automóvel (a famosa LTA em Braga) pode passar homologações diferentes das oficiais (ou para carros de marcas que já tenham desaparecido, por exemplo)...

Não sei se para outras coisas também pode homologar (como o estatuto de veículo exclusivamente a GPL, por exemplo!!)...
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Voltar para Questões Legais