Bom tópico!
Quem conhece o Odivelas Shooping sabe que há uns tempos existia um parque exclusivo à superfície para taxis e GPL que, na maioria das vezes, estava lotado por viaturas não GPL
Protestámos junto do shooping, eles disseram que era com a polícia, a polícia disse que demoraria umas 2 hrs a chegar...
Num outro dia mais tarde, deparámos com a mesma situação mas encontrámos também, por acaso, uns polícias no local, a quem colocámos a questão. Aconselharam-nos a ter calma, que tentássemos sensibilizar o shooping, que não era razoável um parque tão grande só para taxis e GPL, etc...
Num outro dia, e após a mesma situação de não ter acesso ao lugar que nos era destinado, pedimos o livro de reclamações do shooping. Já lá existia uma queixa do mesmo teor, à qual juntámos a nossa...
Passados cerca de 2 meses, o parque passou a facultar o acesso a todas as viaturas mas reservou cerca de 16 lugares para GPL com marcas no pavimento e placas nas paredes, desde essa altura passou sempre a haver lugares...
Um certo Intermarché possuia um parque ao nível do r/c que permitia o acesso GPL: 1/4 das superfícies das paredes era aberta ao exterior (entrada pela frente e grelhas de ventilação em parte das paredes laterais).
Certo dia, decidiram lá espetar uma proibição de acesso a GPL

. Quando me preparava para contestar reunindo legislação, argumentos, etc, decidiram colocar painéis acrílicos nas paredes anteriormente ventiladas
Ou seja, justificaram à posteriori a proibição que tinham feito antes
Quanto a mim, um iluminado qualquer deve ter-se lembrado de fazer uma queixa por o estabelecimento permitir o acesso GPL ao parque e, vai daí, proibiram o acesso. Quando verificaram que essa proibição era abusiva, e para não voltarem atrás, decidiram pôr os painéis para justificar a decisão: Fantástico!
Voltei a protestar, desta vez na "caixa de sugestões". Sugeri a criação de 3 lugares GPL no parque descoberto junto à entrada. Recebi o seguinte mail:
"Confirmamos a recepção da vossa sugestão, a qual mereceu a nossa melhor atenção e agradecendo desde já a sua colaboração na avaliação da qualidade do serviço que lhe prestamos.
Na sugestão dava-nos conhecimento de termos interditado o acesso a veículos GPL no nosso parque coberto e de não termos criado lugares exclusivos para este tipo de veículos.
O nosso parque coberto encontra-se interdito a veículos GPL pois caso contrario estaríamos em incumprimento legal visto não possuir ventilação suficiente, tal como refere na sugestão.
No nosso estabelecimento comercial possuímos dois parques de estacionamento exteriores, um superior e outro inferior, onde os proprietários de veículos GPL podem estacionar as suas viaturas. Não consideramos que o número de lugares seja limitado que seja necessário efectuar marcação do pavimento. Este tipo de marcação destina-se, no nosso caso, apenas a lugares junto das portas de acesso à loja, destinados a pessoas deficientes ou que possam ter alguma dificuldade de locomoção, sendo por isso reservado os lugares mais perto para maior comodidade dos clientes.
Pedimos desculpa pelo desagrado em questão e esperamos continuar a ser merecedores da sua confiança.
A reclamação dos nossos estimados clientes permite-nos conhecer melhor as suas expectativas e opiniões para podermos adequar e melhorar os nossos serviços às suas necessidades."
O parque superior de que eles falam é junto à porta mas está sempre cheio. O parque inferior tem lugares mas é longe e descoberto (transportar e descarregar compras à chuva e ao sol é ingrato, convenhamos). De referir que os clientes "normais" conseguem sempre lugares no parque coberto (nunca enche).
De momento estamos portanto assim, um dia (mais cedo ou mais tarde) que o numero de clientes GPL seja suficiente para fazer mossa, irão aceitar a minha sugestão, e aí eu ainda terei o mail deles para, pelo menos, me rir um bocado