Cheiro a gás

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Cheiro a gás

Mensagempor duarte29 » 09 jan 2018, 22:10

Boa noite, não sou um utilizador muito ativo mas de vez em quando passo por aqui... Quando me apresentei (2009!!) tinha um mégane 2.0 16v de 96 que nunca converti a gpl. Depois acabei por vendê-lo e comprei um 318is coupé de 97 que este sim, converti para GPL. Satisfeito? Muito... Posso resumir que o carro tinha 158000 Km e hoje conta com 285000Km. Não tem lubrificador de válvulas. Teve uma pequena avaria no sistema mas foi rapidamente reparada e dentro da garantia (5 anos ou 100000Km). Pode avariar amanhã, mas tem sido um bom tanque de guerra...

Mas o tópico é pelo seguinte: incomoda-me, principalmente no inverno, quando saio de manhã, carro frio, com a chaufagem no automático (20ºC) e com algumas curvas e contracurvas, quando o carro permuta para gás vem cheiro a gás para dentro do habitáculo... depois passa...

Sublinhei as curvas e a chaufagem ligada porque se não ligar a chaufagem não noto (como no verão), e parece-me que o cheiro aparece quando faço algumas curvas mais fechadas... terá sentido?

Gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência parecida...

Obrigado
duarte29
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Re: Cheiro a gás

Mensagempor rdd48856 » 09 jan 2018, 23:02

2 questões.

Se tiver a ventilação ligada mas no frio, sente algum cheiro?

Tem alguma perda de líquido de refrigeração (baixa o nível ligeiramente)?
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Re: Cheiro a gás

Mensagempor sergioadriao » 10 jan 2018, 21:29

duarte29 Escreveu:...

Gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência parecida...

Obrigado


Já tive um problema com esses sintomas.
No meu caso foi o colector de escape rachado. Com o motor "frio", permitia a passagem de gases ainda com a mistura "rica" de GPL, e era perceptível o cheiro a gás. Como a entrada de ar para o habitáculo é logo ali após o compartimento do motor, ainda se notava mais com o uso da ventilação.
Com o motor quente, e a mistura ar/combustivel "normal", não notava nada, mas de certeza que andava a respirar gases de escape...lol
Como era um motor grande e barulhento (Jeep 4.0) não notei logo que o ruido do motor tinha aumentado, excepto com o capôt do motor aberto.

Nota: Sintomas idênticos podem ter origens diferentes.
Boas Curvas!

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Re: Cheiro a gás

Mensagempor duarte29 » 11 jan 2018, 15:52

rdd48856 Escreveu:2 questões.

Se tiver a ventilação ligada mas no frio, sente algum cheiro?

Tem alguma perda de líquido de refrigeração (baixa o nível ligeiramente)?


Se tiver no frio parece-me que não. Por acaso até penso que se nota mais quando o carro começa a aquecer...

Quanto ao líquido, sim, por acaso perde ligeiramente... ainda não descobri por onde!!

Consegue tirar algumas conclusões?

Obrigado
duarte29
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Re: Cheiro a gás

Mensagempor duarte29 » 11 jan 2018, 15:55

sergioadriao Escreveu:
duarte29 Escreveu:...

Gostaria de saber se alguém já teve alguma experiência parecida...

Obrigado


Já tive um problema com esses sintomas.
No meu caso foi o colector de escape rachado. Com o motor "frio", permitia a passagem de gases ainda com a mistura "rica" de GPL, e era perceptível o cheiro a gás. Como a entrada de ar para o habitáculo é logo ali após o compartimento do motor, ainda se notava mais com o uso da ventilação.
Com o motor quente, e a mistura ar/combustivel "normal", não notava nada, mas de certeza que andava a respirar gases de escape...lol
Como era um motor grande e barulhento (Jeep 4.0) não notei logo que o ruido do motor tinha aumentado, excepto com o capôt do motor aberto.

Nota: Sintomas idênticos podem ter origens diferentes.


Faz sentido... obrigado pela opinião...

Por acaso está quase para fazer a revisão e vou estar atento a isso... pode ser isso...
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Re: Cheiro a gás

Mensagempor duarte29 » 12 jan 2018, 10:03

duarte29 Escreveu:
rdd48856 Escreveu:2 questões.

Se tiver a ventilação ligada mas no frio, sente algum cheiro?

Tem alguma perda de líquido de refrigeração (baixa o nível ligeiramente)?


Se tiver no frio parece-me que não. Por acaso até penso que se nota mais quando o carro começa a aquecer...

Quanto ao líquido, sim, por acaso perde ligeiramente... ainda não descobri por onde!!

Consegue tirar algumas conclusões?

Obrigado


Caro rdd8856, gostaria de perceber porque me fez essas 2 perguntas... realmente isso acontece... o que lhe parece?
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Re: Cheiro a gás

Mensagempor rdd48856 » 14 jan 2018, 23:32

Se com a ventilação no frio não faz a fuga tem que vir do radiador da chaufagem...e se o cheiro for mesmo de gás e não de anticongelante, então terá de estar a passar gás para o anticongelante...

Verifique isso bem, para reportar ao instalador...
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Re: Cheiro a gás

Mensagempor duarte29 » 15 jan 2018, 13:48

rdd48856 Escreveu:Se com a ventilação no frio não faz a fuga tem que vir do radiador da chaufagem...e se o cheiro for mesmo de gás e não de anticongelante, então terá de estar a passar gás para o anticongelante...

Verifique isso bem, para reportar ao instalador...


Gás para o anticongelante? E onde poderá estar a ocorrer isso?

O cheiro ocorre pouco depois da permuta quando faço duas curvas fechadas (a estrada é sempre a mesma). Nessa altura (temp. automática 20ºC) é a altura em que a chaufagem começa a ficar com mais intensidade porque o carro começa a ficar quente e com capacidade de "soprar" ar quente... Depois de o carro estar quente o cheiro deixa de existir, mesmo que o ar saia quente...
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Re: Cheiro a gás

Mensagempor j_verne » 15 jan 2018, 19:42

No vaporizador do kit GPL há uma membrana de borracha que separa o GPL do líquido de refrigeração...
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Re: Cheiro a gás

Mensagempor rdd48856 » 15 jan 2018, 22:35

Exatamente @j_verne.
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Re: Cheiro a gás

Mensagempor duarte29 » 15 jan 2018, 22:55

j_verne Escreveu:No vaporizador do kit GPL há uma membrana de borracha que separa o GPL do líquido de refrigeração...



Obrigado...

Mas se houvesse essa passagem não deveria sentir sempre o cheiro?
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Re: Cheiro a gás

Mensagempor rdd48856 » 15 jan 2018, 23:20

Com o aquecimento as membranas podem dilatar...mas veja bem se o cheiro não vem de dentro do compartimento do motor.
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