Diferenças de potência GPL/GASOLINA

O Mecânica no GPL , Motores , Velas , Acessórios Automóveis e afins... Coloque aqui as dúvidas, perguntas e Sugestões.

Diferenças de potência GPL/GASOLINA

Mensagempor autotec » 16 jun 2017, 16:55

Hoje em dia, muitas pessoas ainda têm a ideia (errada) que ao converter o carro para GPL, tem como efeito negativo uma grande perda de potência.


Deixo o teste de potencia para comparação dos 2 combustíveis, feitos na mesma hora, para não haver erros de banco para banco.

Linha cheia - 98oct
Linha picotada- GPL

Enviado do meu ASUS_X008D através de Tapatalk
autotec
Utilizador Junior
 
Mensagens: 23
Registado: 05 jan 2016, 11:55
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic Type R
Ano: 2006

Re: Diferenças de potência GPL/GASOLINA

Mensagempor autotec » 16 jun 2017, 16:56

A[img]https://uploads.tapatalk-cdn.com/20170616/cac03d43d8d8fdf68568f9e18978d594.jpg[/img]

Enviado do meu ASUS_X008D através de Tapatalk
autotec
Utilizador Junior
 
Mensagens: 23
Registado: 05 jan 2016, 11:55
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic Type R
Ano: 2006

Re: Diferenças de potência GPL/GASOLINA

Mensagempor rdd48856 » 16 jun 2017, 23:41

Ora bem, como tinha referido no outro tópico, e como a questão "saltou" para aqui, a perda teórica é fácil de calcular, considerando que a estequiometria (em quantidade) do propano é de 1:5, cada molécula de propano desloca 0,2 moléculas de O2 e 0,8 moléculas de N2.

Ora 0,2 moléculas em cada 5 moléculas, dá 0,2/5 = 0,04, ou seja 4%.

Na prática a perda é menor, porque alguma gasolina também já entra no estado gasoso para a câmara de combustão.

Isto assumindo que o comportamento da gasolina e do propano é exatamente o mesmo em termos de combustão.

Como também há uma margem de erro no banco de potência a perda está muito próxima da teórica.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 6709
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve

Re: Diferenças de potência GPL/GASOLINA

Mensagempor autotec » 18 jun 2017, 22:01

rdd48856 Escreveu:Ora bem, como tinha referido no outro tópico, e como a questão "saltou" para aqui, a perda teórica é fácil de calcular, considerando que a estequiometria (em quantidade) do propano é de 1:5, cada molécula de propano desloca 0,2 moléculas de O2 e 0,8 moléculas de N2.

Ora 0,2 moléculas em cada 5 moléculas, dá 0,2/5 = 0,04, ou seja 4%.

Na prática a perda é menor, porque alguma gasolina também já entra no estado gasoso para a câmara de combustão.

Isto assumindo que o comportamento da gasolina e do propano é exatamente o mesmo em termos de combustão.

Como também há uma margem de erro no banco de potência a perda está muito próxima da teórica.

Peço desculpa, mas penso que se alguém procurar pelo tema, fica mais fácil encontrar aqui.

Sim, na teoria temos perdas mínimas.

Na pratica, por outros motivos que não só os do poder explosivo do gás, pode ser difícil conseguir um resultado tão bom (a meu ver é um óptimo resultado, ainda para mais num motor que supera as 8000rpm.)

O banco não é muito certo quanto aos valores máximos, mas fazendo um teste seguido de outro, só para ver a diferença não costuma falhar muito.

Cumprimentos









Enviado do meu ASUS_X008D através de Tapatalk
autotec
Utilizador Junior
 
Mensagens: 23
Registado: 05 jan 2016, 11:55
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Landi Renzo
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic Type R
Ano: 2006

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)


Voltar para Questões de Mecânica

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot] e 4 visitantes

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420