Kit de GPL de fabrico nacional.

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor jppmarques » 22 jan 2017, 17:29

Alguém está interessado em construir um kit de GPL de fabrico nacional?
Depósito, vaporizador, cablagem, Electronic Control Unit, sensores, régua de injetores, etc.
Eu posso fornecer o projeto da centralina baseada no microcontrolador da Microchip, com software e algoritmos capaz de rivalizar com as centralinas do mercado.
- Configurável com a maioria de sensores de temperatura lineares ou resistências térmicas. Com capacidade de ativar ou desativar Pull-up de 4k7 ohms;
- Configurável com a maioria dos sensores de pressão com alimentação de 5 volts;
- Mapa de carburação;
- Valve Seat Recession de dois estágios;
- Configurável para vários botões de mudança de GPL;
- Software com vários menus de configuração;
- Capacidade de START & STOP;
- Snubber de tensão variável para melhor ajuste da mistura com o motor em vazio;
- Mudança sequêncial de gasolina para GPL;
- Capacidade de gerir até quatro cilindros;
- Modo de gestão económica para poupar combustível;
- Compensação de temperatura e pressão;
- Gestão através de MAP ou tempo de injeção (configurável);
- Medida de rotação através do sinal de injetores ou sinal de RPM;
- Configurável para diversos tipos de multiválvula. Pull up configurável;
- Configurável através de porta série.
- Etc.
jppmarques
Utilizador Junior
 
Mensagens: 11
Registado: 17 abr 2016, 16:59
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Feito por mim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic Coupé
Ano: 1996

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor pcta » 22 jan 2017, 21:23

Grande projeto esse e força :)
Mas, há partes que não vale a pena produzir por cá...
Integrar pode ser uma boa ideia usando material existente e melhorar algo, pensando um pouco fora da caixa.
Acima de tudo mais eficiente.
Força nisso.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 3558
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor chorao » 23 jan 2017, 08:46

Penso que uma mais-valia seria um com aditivo já incluído e que faça essa gestão. Mas avance que deve encontrar parceiros. outra mais-valia seria a integração da média a GPL no computador de bordo (mas uma média credível e não aquela que os kits todos fornecem hoje).
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
Avatar do Utilizador
chorao
Moderador(a)
 
Mensagens: 6563
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Localização: fundão
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor pcta » 23 jan 2017, 09:10

Uma das mais valias para o nosso tipo de clima seria um "vaporizador" sem cortar o circuito de refrigeração do veículo, há forma de o fazer.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 3558
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor chorao » 23 jan 2017, 09:18

pcta Escreveu:Uma das mais valias para o nosso tipo de clima seria um "vaporizador" sem cortar o circuito de refrigeração do veículo, há forma de o fazer.

concordo. um circuito próprio (seja qual for o sistema) tinha evitado que o meu daewoo quase ficasse sem motor "back in the day"...

EDIT: os kits liquidos já não precisam dele.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
Avatar do Utilizador
chorao
Moderador(a)
 
Mensagens: 6563
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Localização: fundão
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor lobito » 23 jan 2017, 10:12

Antes de mais boa sorte para o projecto. Não é nada que já não se estivesse pensado e inclusive feito. Os sistemas dual-fuel "SCA_LT" foram desenvolvidos por nós cá em Portugal e há ainda alguns a funcionar. O projecto só foi abandonado porque a nível de custos de produção não tínhamos mercado potencial em Portugal ( o mal de sermos pequenos) que permitisse investir na produção em escala e com isso ter preços competitivos.
Essa é a parte mais complicada, além de que tudo tem de ter a homologação E67 R e cada componente a homologar tem bastantes custos, principalmente porque em Portugal não encontra nenhuma entidade que o faça (pelo menos não existia).

@pcta, já existe mas é para gás natural que não precisa de ser vaporizado, mesmo a pressões de 200 bar chega ao redutor em estado gasoso. Por isso já se fabricam redutores sem circuito de água para gás natural, no GPL como passa de estado, a absorção de calor é muito grande.Se existe alguma coisa desse tipo para GPL desconheço.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 4798
Registado: 27 out 2006, 17:03
Localização: MAIA
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor rdd48856 » 23 jan 2017, 12:05

@lobito,

existe para os carros arrefecidos a ar, por exemplo.

E o problema da escala é(como sempre) o que nos mata, temos sempre que pensar na exportação.

Só que isso implica arrancar logo com muita massa.

A vantagem que os Italianos, Polacos e até Turcos têm é crescer gradualmente com o mercado deles, para depois exportarem.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7413
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor Braz » 23 jan 2017, 15:41

pcta Escreveu:Uma das mais valias para o nosso tipo de clima seria um "vaporizador" sem cortar o circuito de refrigeração do veículo, há forma de o fazer.

Um vaporizador com uma resistência interna que o permita aquecer, sem a necessidade de usar o líquido de refrigeração.

Obviamente que isto implicará ter um sistema eléctrico do veículo em condições, mas é perfeitamente viável!

Já há desenvolvimentos neste sentido e não será necessário muito tempo até haver novidades. :D
Ex-Renault Clio 1.2 RT
Ex-Alfa Romeo 166 2.5 V6

Honda Civic 1.5i LS VTEC
Honda Accord Tourer 2.0i VTEC
Ford Focus C-Max 1.6i
Avatar do Utilizador
Braz
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 3982
Registado: 20 abr 2005, 20:12
Localização: Odivelas
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC - PRINS
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.5/Accord 2.0

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor rdd48856 » 23 jan 2017, 22:18

@Braz, isso é aquilo a que se chama dar "um tiro no pé".

Consumir energia elétrica num carro onde esta é obtida de forma pouco eficiente através do alternador, que por sua vez vai buscar energia mecânica ao motor, que por sua vez consumiu energia química, desperdiçando cerca de 70% desta como calor(que é de graça, e como tal deve ser aproveitado ao máximo) não faz qualquer sentido.

O mais aproximado são aquecedores do líquido de refrigeração ou do bloco do motor que funcionam ligados à tomada com temporizador e que permitem diminuir drasticamente o consumo e as emissões poluentes (e comutar rapidamente para GPL) durante a fase de aquecimento.

Mas isso já existe há décadas.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7413
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor Braz » 23 jan 2017, 23:37

Toda a energia eléctrica obtida pelo alternador, é usada?
Ex-Renault Clio 1.2 RT
Ex-Alfa Romeo 166 2.5 V6

Honda Civic 1.5i LS VTEC
Honda Accord Tourer 2.0i VTEC
Ford Focus C-Max 1.6i
Avatar do Utilizador
Braz
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 3982
Registado: 20 abr 2005, 20:12
Localização: Odivelas
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC - PRINS
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.5/Accord 2.0

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor rdd48856 » 23 jan 2017, 23:49

Claro, quando não está em carga (isto é não há consumo de corrente) a resistência à rotação que exerce sobre o motor é praticamente inexistente, à medida que ligamos mais cargas, aumentando o consumo de corrente no processo, a resistência à rotação vai aumentando, retirando mais energia ao motor.

Essa do desperdício de energia no alternador é uma das justificações utilizadas para as vantagens dos kits de hidrogénio e é um embuste total.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7413
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor lobito » 24 jan 2017, 23:18

Sobre o mito que os alternadores desperdiçam energia, tão usada por exemplo pelos defensores dos "Oxihidro" kits, hoje em dia já começa a ser comum os alternadores baixarem a produção quando esta não é necessária ou o motor está ao relanti, por exemplo. Mas mesmo nos outros a resistência ao movimento é tanto maior quanto maior for o consumo de energia.
A criação dum redutor com resistência eléctrica é apenas para evitar cortar os tubos e água do carro, a dificuldade (além de algum contra-senso porque a energia da térmica da água é de "borla") está na energia necessária quando o débito de gás for grande.

@rdd, sobre os motores arrefecidos a água, esses redutores são usados em kits aspirados onde a qualidade da vaporização não será tão importante como nos sistemas com injectores.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 4798
Registado: 27 out 2006, 17:03
Localização: MAIA
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor rdd48856 » 24 jan 2017, 23:42

esses redutores são usados em kits aspirados onde a qualidade da vaporização não será tão importante como nos sistemas com injectores.


Há vários sistemas, sendo que alguns até têm permutadores de calor com líquido de refrigeração.

E seria perfeitamente possível fazer o mesmo sem cortar os tubos e sem usar eletricidade, bem pelo menos seria necessária uma pequena bomba elétrica para fazer a circulação do fluído, mas o consumo seria muito inferior ao de um aquecedor elétrico.

Cálculos rápidos para o aquecedor precisaríamos(com um rendimento de 100%) de:

19 kJ/mol => 19 kJ/44g => 215,9 kJ/litro => 0,06 kWh/litro => 0,6 kWh/10 litros.

Considerando um consumo instantâneo de 20l/100Km, precisaríamos de uma potência de 1,2 kW (considerando um rendimento de 100%) para assegurar que o vaporizador funcionaria sempre bem.

Algo como ter um A/C sempre ligado quando temos tanto calor disponível no compartimento do motor!

Isto não faz qualquer sentido.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7413
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor lobito » 25 jan 2017, 10:17

rdd48856 Escreveu:
esses redutores são usados em kits aspirados onde a qualidade da vaporização não será tão importante como nos sistemas com injectores.


Há vários sistemas, sendo que alguns até têm permutadores de calor com líquido de refrigeração.

E seria perfeitamente possível fazer o mesmo sem cortar os tubos e sem usar eletricidade, bem pelo menos seria necessária uma pequena bomba elétrica para fazer a circulação do fluído, mas o consumo seria muito inferior ao de um aquecedor elétrico.


Sabes que já alguém fez isso para colocar GPL numa "pão de forma"? O "permutador de calor" foi um tubo de cobre a envolver o escape e a bomba de circulação da água era feita com uma pequena bomba que funcionava continuamente.

Os aquecedores eléctricos (mesmo os de casa com resistências) tê a vantagem de aquecimento rápido, quase como o fogo, mas os consumos são sempre elevados.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 4798
Registado: 27 out 2006, 17:03
Localização: MAIA
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Re: Kit de GPL de fabrico nacional.

Mensagempor jppmarques » 19 fev 2017, 13:35

É uma boa questão, como colocar um vaporizador num motor refrigerado a ar?
Eu coloquei vários sensores de temperatura e tenho feito alguns estudos da variação da temperatura em vários pontos do motor arrefecido a "água".
O vaporizador é ligado normalmente em paralelo com o circuito de água do radiador usado no aquecimento do interior do carro.
Quando se efetua esta ligação, estamos a adicionar um novo bypass ao circuito de água. Este bypass vai reduzir a quantidade de água que circula pelo radiador principal, reduzindo assim o efeito deste. Esta ligação pode ocasionar um deficiente arrefecimento do liquido de refrigeração na época de verão.
Na verdade, o vaporizador necessita de pouco caudal de água para compensar a perda de calor durante a vaporização do gás.
Assim, é possível colocar um estrangulamento no tubo de água do vaporizador e tornar o circuito de água mais próximo do original do motor.
Já existem no mercado termostatos (do vaporizador) para este fim, uma vez que a temperatura ideal de funcionamento de um vaporizador é aproximadamente 50-55ºC. Não sei se há à venda cá em Portugal.
jppmarques
Utilizador Junior
 
Mensagens: 11
Registado: 17 abr 2016, 16:59
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Feito por mim
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic Coupé
Ano: 1996

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Próximo

Voltar para Chat

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 3 visitantes

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420