Carros que gostavamos de ter... a GPL

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor lmml » 20 nov 2017, 10:29

Encontrei uma carrinha interessante, um pouco relacionada com conversas num outro tópico, uma Auris ST de 12/2016, Hibrida, com 43.000 kms e 20.500€ negociável. Equipamento Confort + Jantes de 17 + Navegação. Por acaso vendo as fotos, de certeza que as jantes são de 16. Trata-se certamente de uma carrinha importada. O Stand em causa importa carros e vende-os por acaso a bons preços e normalmente com mais equipamento que os "equivalentes nacionais".
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 944
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Localização: Loures
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor lmml » 21 nov 2017, 14:02

No stand onde está à venda o Auris ST Hibrido que referi antes, está igualmente um Renault Clio ST, 0.9 Tce, a um belo preço e ando a fazer contas...!!!
O código do motor, para que saiba se é "compatível com GPL", está identificado onde?, na placa onde consta igualmente o nº. de chassis/quadro?
Um kit GPL para este motor, que inclua lubrificação de válvulas com flashlube, ficará sensivelmente em quanto?, numa pesquisa rápida nos vários tópicos que há por aqui, não descobri menção a nenhum custo, talvez pelos poucos minutos que gastei...!!!
Este motor funcionará melhor com que tipo de injecção de GPL?
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 944
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Localização: Loures
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor rdd48856 » 23 nov 2017, 22:47

43.000 kms e 20.500€ negociável


Quando andei a ver para comprar a minha, havia uma nacional, mais ou menos nessas condições, mais barata, mesmo com o adicional para a instalação do GPS.

Para valores desses ponderaria ser eu próprio a fazer a importação de Espanha.

Se comprar uma com jantes de 16'' eu estou no mercado para trocar as minhas de 17'' por umas de 16''.

Esse motor tem válvulas macias e com tuchos sólidos (sem pastilha), por isso um lubrificador eletrónico é obrigatório (cerca de 200€).

É também conveniente verificar a folga das válvulas a começpar por intervalos de uns 30000Km

Ver aqui: viewtopic.php?f=7&t=17366

Apesar disso há motores desses aqui com mais de 100000Km sem quaisquer verificações de folgas.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7694
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor lmml » 24 nov 2017, 10:59

"rdd48856" esse Auris era "ouro sobre azul", mas tive de descer no nível de preferências.
Nos últimos dias ando em cima é de Citroen C4 Catus 1.2 82cv, Peugeot 2008 1.2 82cv, Renault Clio ST 0.9 90cv e Renault Captur 0.9 90cv.
Andava com esperança na Black Friday, mas a sorte é tanta, que os carros que tinha "escolhido" em vários stands, nenhum deles foi contemplado com os descontos.
Resta continuar à procura...
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 944
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Localização: Loures
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor lmml » 26 nov 2017, 10:07

Podem confirmar como deve ser interpretada a Informação da Borel?
O nº. de motor (H4BT) q lá aparece, corresponde apenas a uma geração desse motor unica até agora, ou apenas ao que precisa de lubrificação?
Esse numero de motor, está inscrito na placa do carro onde está o numero de chassis/quadro?, hoje estou pr ver 2 Clios ST e vou tentar identificar esta questão.
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 944
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Localização: Loures
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor rdd48856 » 26 nov 2017, 11:46

O que lá está é o código do motor, que corresponde a todos...todos esses motores necessitam de lubrificação.

E todos os 0.9TCE têm esse motor...os de origem a GPL devem ter uma cabeça modificada.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7694
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor lmml » 26 nov 2017, 12:36

rdd48856 Escreveu:O que lá está é o código do motor, que corresponde a todos...todos esses motores necessitam de lubrificação.

E todos os 0.9TCE têm esse motor...os de origem a GPL devem ter uma cabeça modificada.

Ok, obrigado.
Quer dizer q "apenas" tenho de ter atenção ao nº. do quadro não estar no buraco da roda de emergência, caso contrário anula a possibilidade de ser instalado o depósito, ou seja, não pode ser "Gaseado".
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 944
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Localização: Loures
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor rdd48856 » 26 nov 2017, 12:53

nº. do quadro não estar no buraco da roda de emergência


Não conheço nenhum caso desses...em tempos falou-se por aqui num Captur com esse problema, mas já foram convertidos vários sem problemas (não sei se esse também não terá sido convertido).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7694
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor lmml » 26 nov 2017, 16:19

Tens razão, foi c um Captur. O Clio ST tem um número inscrito no piso da mala e pelo menos o q está na Matrizauto e q me interessa, nem tem roda suplente no buraco, apenas ferramentas.
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 944
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Localização: Loures
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor lmml » 27 nov 2017, 15:03

C pena minha não houve negócio, tenho de descer a fasquia...!
Pensando em carros carrinha ou quase, um Fábia 1.0 MPI de 75 "animais", é modesto em prestações, claro, mas o motor e kit GPL, serão de casamento mais dispendioso?
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 944
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Localização: Loures
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor rdd48856 » 27 nov 2017, 16:39

Não...motor de injeção indireta, 3 cilindros na mesma...mas há paletes dessas carrinhas Renault à venda com vários anos e preços, de certeza que haverá alguma mais em conta.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7694
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor lmml » 27 nov 2017, 17:04

rdd48856 Escreveu:Não...motor de injeção indireta, 3 cilindros na mesma...mas há paletes dessas carrinhas Renault à venda com vários anos e preços, de certeza que haverá alguma mais em conta.

Estava convencido que era de injecção directa, mas realmente nada disso, é Multi Ponto.
Também é verdade que com a mesma idade, posso procurar e encontrar Clio ST 0.9 TCE, realmente..., mas recorrendo à memória..., tenho ideia que eram mais caros que este Skoda.
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 944
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Localização: Loures
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor sergioadriao » 27 nov 2017, 18:51

Boas!
Sempre tive um especial interesse pelo Motor Wankel, e deve ser interessante a sua conversão pata GPL.
Já se vêm alguns Mazda RX8 no mercado de usados a partir de 11k€. Pelo menos não tem válvulas "macias ou rijas" para "queimar"...
talvez um dia.... :D
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
GPL 5,96Lt/100+ 0,42Lt/100 E95
E95 4,69Lt/100
DB: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408&p=245454#p245454

Audi A4 2.0Tdi (B9) 4,99Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,14Lt/100
Avatar do Utilizador
sergioadriao
Utilizador Frequente
 
Mensagens: 282
Registado: 26 jan 2007, 01:28
Localização: Fontanelas
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BMT
Ano: 2015

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor lmml » 27 nov 2017, 19:26

sergioadriao Escreveu:Boas!
Sempre tive um especial interesse pelo Motor Wankel, e deve ser interessante a sua conversão pata GPL.
Já se vêm alguns Mazda RX8 no mercado de usados a partir de 11k€. Pelo menos não tem válvulas "macias ou rijas" para "queimar"...
talvez um dia.... :D

Sem duvida principalmente pr um técnico de GPLAuto, deve ser um desafio unico.
Há muitos videos no youtube c esse carro, muitas mexidas no motor, etc...!
Se não estouy em erro, o principal e dificil desafio de engenharia, é conseguir a estanquicidade interna do motor, assim como reduzir de forma acentuada as emissões de gases poluentes.
Tenho ideia q a Mazda tinha conseguido chegar a bons resultados, mas numa escala de produção muito limitada.
lmml - Ainda ando a carvão, quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até haver só faíscas na estrada :D ... com "atesto" em 5 minutos... *-:)
A dúvida persiste, um hibrido para gasear, ou um gasolinauto para gasear?!
Avatar do Utilizador
lmml
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 944
Registado: 11 jan 2012, 13:29
Localização: Loures
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Re: Carros que gostavamos de ter... a GPL

Mensagempor sergioadriao » 27 nov 2017, 20:49

lmml Escreveu:
sergioadriao Escreveu:Boas!
Sempre tive um especial interesse pelo Motor Wankel, e deve ser interessante a sua conversão pata GPL.
Já se vêm alguns Mazda RX8 no mercado de usados a partir de 11k€. Pelo menos não tem válvulas "macias ou rijas" para "queimar"...
talvez um dia.... :D

Sem duvida principalmente pr um técnico de GPLAuto, deve ser um desafio unico.
Há muitos videos no youtube c esse carro, muitas mexidas no motor, etc...!
Se não estouy em erro, o principal e dificil desafio de engenharia, é conseguir a estanquicidade interna do motor, assim como reduzir de forma acentuada as emissões de gases poluentes.
Tenho ideia q a Mazda tinha conseguido chegar a bons resultados, mas numa escala de produção muito limitada.


Pelo que sei, o RX8 representou uma evolução na resposta a esse tipo de desafios.As alhetas de vedação do rotor já tinham uma vida util acima dos 120000km, e a sua substituição custava o equivalente a uma substituição do kit de distribuição de um motor de embolos, e o consumo de óleo também muito reduzido.
As emissões por outro lado continuam altas, por isso deixou de ser comercializado na Europa.
Mas o maior desafio será sempre a escassez de mecanicos com conhecimento nesse tipo de motores, pelo menos em Portugal.

A Mazda parece ter planos para regressar ao Wankel, desta feita como "gerador" para conjuntos Hibridos:
http://www.thedrive.com/sheetmetal/8618/mazda-patent-reveals-rotary-engine-for-use-in-hybrids

Imagine-se.... Hibrido Wankel/electrico GPL :ymdevil: !!!!
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
GPL 5,96Lt/100+ 0,42Lt/100 E95
E95 4,69Lt/100
DB: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408&p=245454#p245454

Audi A4 2.0Tdi (B9) 4,99Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,14Lt/100
Avatar do Utilizador
sergioadriao
Utilizador Frequente
 
Mensagens: 282
Registado: 26 jan 2007, 01:28
Localização: Fontanelas
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BMT
Ano: 2015

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Chat

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420