Skoda Octavia 1.2 TSI 105 cv - Qual kit ?

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Re: Skoda Octavia 1.2 TSI 105 cv - Qual kit ?

Mensagempor mpsfilho » 15 mai 2018, 20:11

Concordo com este resumo @ rdd48856, eu deveria falar apenas da minha experiência, e não generalizar, peço desculpas. :D

Quanto ao consumo de gasolina comparativamente entre o Duster e o Opel Astra cá de casa, o consumo é muito semelhante.

O Duster nos arranques é muito rápido a fazer a passagem para GPL por isso nesta situação gastará muito pouca mas, consome-a ciclicamente e o Opel não, no entanto, este ultimo demora bem mais a comutar e por isso o consumo está muito parecido entre eles, a GPL é que nitidamente o Opel gasta menos 1,5 l por cada 100 km.
mpsfilho
Utilizador Frequente

Registado: 23 dez 2016, 21:04

Mensagempor forunista » 16 mai 2018, 09:22

Concordo com tudo o que foi dito.

Agora, atenção a um aspecto, os kms necessários para o abatimento do investimento no kit depende directamente o preço dos combustíveis. Quando os preços dos combustíveis estão em alta, como actualmente, a recuperação do investimento é mais rápido.

Fiquei mais animado com o exemplo do mpsfilho. Tinha a noção, errada, que o sistema gasoso num TSI ficava muito aquém para um motor com estas características.

Fiquei sem perceber, pelo menos o mínimo, de que forma o downgrade afecta o motor. Não espero saber os pormenores técnicos que caracterizam o downgrade, mas sim as desvantagens e consequências.
rdd48856, podes ajudar ? Ou colocar aqui o link para a tua explicação, caso já a tenhas dado noutro sitio ?
forunista
Cidadão Virtual

Registado: 14 fev 2007, 14:49

Mensagempor rdd48856 » 16 mai 2018, 11:41

@Forunista, já coloquei a explicação ando a ver se dou com ela...

@mpsfilho, este são alguns daqueles exemplos dos tais 20%:

viewtopic.php?f=14&t=16097&start=195

e

viewtopic.php?f=7&t=12971&start=165
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor rdd48856 » 16 mai 2018, 12:46

Bom para já encontrei isto:

viewtopic.php?f=9&t=13258&start=225
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor mpsfilho » 16 mai 2018, 14:05

rdd48856 Escreveu:@Forunista, já coloquei a explicação ando a ver se dou com ela...

@mpsfilho, este são alguns daqueles exemplos dos tais 20%:

viewtopic.php?f=14&t=16097&start=195

e

viewtopic.php?f=7&t=12971&start=165

Na realidade eu já tinha lido estes tópicos, o Duster ainda estava no instalador a instalar o sistema (durante uma semana) e eu em casa a ler e a fazer contas.

já me estava a mentalizar para que o consumo de gasolina fosse de aproximadamente 1,5 l aos cem e não 0,5 l como o instalador me havia dito e também já estava há espera de alguma perda de potencia relativamente há gasolina, pelo que também tinha lido por aqui.

Confesso que estas suspeitas no meu caso foram infundadas, no desempenho não senti perdas e fiquei contente, já em relação há gasolina, fiqueI contente e triste ao mesmo tempo.

Fiquei contente porque a economia seria maior, e triste porque segundo o que tinha lido, consumir pouco seria prejudicial aos injectores de gasolina, válvulas e sedes, e foi aí que informei o instalador de que seria necessário aumentar o consumo para melhor protecção destes componentes, e ainda falei da hipótese de colocar lubrificador electrónico de válvulas.

Quanto ao consumo de gasolina disse-me que era suficiente e que é o que recomenda a marca, até fiquei na dúvida se não é possível alterar ou se não é autorizado a alterar essa %, certo é que ele transmitiu-me tranquilidade e, eu cá vou andando "até ver" na maior e bastante satisfeito.

É certo que de facto também não gasta apenas 0,5 l de gasolina como disse mas, eu nem estou nada preocupado com isso, acho este consumo muito satisfatório e as contas que tenho apresentado são sempre feitas por cima.

Nos últimos 9.700 km gastei 67 l de gasolina o que dá uma média de 0,69 por cada 100 km mas, devo acrescentar também que embora não muitas vezes aconteça mas já tenho feito algumas avarias!.

Isto é, por norma não gosto de "picanços" mas, se me picam em demasia, hás vezes respondo, principalmente em grandes e longas subidas que é onde este Duster me dá mais gozo, e claro, nestas situações embora esporádicas, comuto para gasolina, mas, não por sentir que o motor responda melhor, mas sim porque em alta carga tenho consciência que não devo fazê-lo a GPL.

Concluindo, estes "picanços" também fazem influenciar a média do consumo da gasolina, que poderia ser mais baixa se o juízo fosse maior :D

E ainda, este conjunto carro/sistema ainda tem muito que provar, não esquecer que ainda só tenho cerca de 16.000 km a GPL! se conseguir fazer 200.000 km sem problemas de maior considero que cheguei ao final da meta que eu mesmo tracei. :-D
mpsfilho
Utilizador Frequente

Registado: 23 dez 2016, 21:04

Mensagempor MontanelasGPL » 18 mai 2018, 19:45

Peço desculpa entrar no tópico à penetra mas visto que o meu tópico está "morto" e este tem a discussão toda do "instalar kit gasoso num carro com injecção directa" sou obrigado a entrar aqui.

Pois bem, eu também tenho um carro com injecção directa (astra k 1.0 105cv) e estou a pensar converter para GPL, no meu caso, o kit a aplicar será um de injecção gasosa da landirenzo. Após alguma pesquisa já me considero ciente de todas as vantagens e desvantagens, também eu já fiz as contas aos consumos gpl e gasolina (baseei-me também nos 20% hipotéticos) e com isto tudo estou tentado a avançar. Isto porque no meu caso são 25 mil km e não estou com a minima vontade de adquirir diesel novamente.

Tenho apenas uma questão relativa aos injectores, há casos comprovados de problemas nos injectores de carros com injecção directa e kits gasosos? Se sim há marcas de motores/injectores/kit gpl com maior propensão a esses problemas? Outra pergunta semi-relacionada, se instalar um kit flashlube, o mesmo não ajudaria a preservar os injectores?
MontanelasGPL
Recém-chegado

Registado: 20 out 2017, 07:36

Mensagempor rdd48856 » 18 mai 2018, 20:18

há casos comprovados de problemas nos injectores de carros com injecção directa e kits gasosos?

Sim, há...

Se sim há marcas de motores/injectores/kit gpl com maior propensão a esses problemas?

Os casos conhecidos aqui são do grupo VW, no entanto como foi esse grupo que massificou primeiro a injeção direta e o número de conversões também foi muito maior não posso em consciência garantir que isso não ocorra também com outras marcas.

No entanto como creio que já referi no seu tópico, não é algo que ocorra ao fim de poucas dezenas de milhar de quilómetros.

Quanto à marca dos kits, os casos aqui conhecidos foram Lovato e BRC.

Outra pergunta semi-relacionada, se instalar um kit flashlube, o mesmo não ajudaria a preservar os injectores?

Não, o que ajuda, conforme referido neste tópico viewtopic.php?f=41&t=17044&start=30 são aditivos que limpem os injetores regularmente dos resíduos de pirólise que se possam acumular.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor MontanelasGPL » 19 mai 2018, 17:06

Caro rdd, obrigado mais uma vez pela opinião, como disse segunda feira vou "fechar negócio" como quem diz com o kit da landirenzo para o meu astra num dos melhores instaladores da zona.

Creio estar ciente de todos os perigos e desvantagens da conversão (ainda estou para ver o tal "downgrade") no entanto está cara a utilização a gasolina com 80km diários e gosto demasiado do meu carro para o trocar por outro "melhor para converter" e/ou diesel nunca mais obrigado.

Vou andando atento aos injectores e se for preciso de x em x mil km aplico um desses produtos de limpeza ou eventualmente falo com um conhecido meu na Bosch para fazer mesmo uma limpeza de injectores completa, acredito que fique mais barata a prevenção que uns injectores novos.

Estes custos todos efectivamente alongam os anos de amortização, no entanto, como disse o carro em questão é um que eu gosto e será para manter, além disso a fazer 20 mil km ano (a GPL até sou capaz de fazer as viagens longas com ele) rapidamente recupero o investimento.
MontanelasGPL
Recém-chegado

Registado: 20 out 2017, 07:36

Mensagempor rdd48856 » 19 mai 2018, 21:36

@MontanelasGPL a Prins vende um aditivo para limpeza de injetores de carros convertidos. Não sei se já limpam injetores de motores de injeção direta em Portugal...
rdd48856
Moderador(a)

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Anterior

Voltar para Chat

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420