Cidades Anti-Diesel, avançam e não páram?

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Cidades Anti-Diesel, avançam e não páram?

Mensagempor lmml » 13 set 2017, 19:20

O assunto de cidades a planearem proibir, ou restringir drasticamente a circulação de veículos a diesel, parece estar a ganhar dimensão, apesar de até à ultima da hora, as restrições puderem ser aliviadas, mas...!!!
Este assunto por causa de noticias que vão aparecendo com mais frequência, foi uma vez mais falado entre colegas (trabalhamos com frota, manutenção e reparação) e acabamos por ficar "sem saber" o que esperar. Esta vontade crescente de "proibir" o diesel, irá mesmo avançar sem abrandamentos?, pelos menos na Europa, "metade" da frota é diesel, mas... avançando a coisa como dizem... o que fazer aos carros?, até para comprar um carro atualmente, já começa (pelo menos para mim) a ser arriscado optar para diesel.
Em minha opinião e possivelmente de muita gente mais, principalmente que é incondicional do GPL, está há vista uma nova e promissora oportunidade para o mundo GPL, tanto para GPL de fábrica, como para a montagem de kit´s GPL em carro a gasolina e híbridos.
Para quem quer trocar de carro nos próximos tempos, parece cada vez mais sensato optar por um GPL, ou gasolina para adaptar.
Da parte das marcas, além de irem aumentando a oferta de híbridos em substituição do diesel, possivelmente devem optar também por GPL de fábrica nos seus carros.
lmml - Ainda ando a carvão, mas... quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até existirem só faíscas na estrada :D , com "atesto" em 5 minutos... *-:)...
lmml
Cidadão Virtual

Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Re: Cidades Anti-Diesel, avançam e não páram?

Mensagempor j_verne » 13 set 2017, 19:23

Amém ;-)
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagempor lmml » 13 set 2017, 19:29

j_verne Escreveu:Amém ;-)

:D :lol: :-bd
lmml - Ainda ando a carvão, mas... quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até existirem só faíscas na estrada :D , com "atesto" em 5 minutos... *-:)...
lmml
Cidadão Virtual

Mensagempor pcta » 13 set 2017, 20:31

Vejam como os nórdicos estão a planear as cidades, diminuir as vias para carros e aumentar passeios e ciclovias, enfim outras mentalidades...Reduzir ao máximo os carros particulares nas cidades, mas todos os combustíveis.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagempor lmml » 13 set 2017, 20:44

pcta Escreveu:Vejam como os nórdicos estão a planear as cidades, diminuir as vias para carros e aumentar passeios e ciclovias, enfim outras mentalidades...Reduzir ao máximo os carros particulares nas cidades, mas todos os combustíveis.

Nada contra essa mentalidade, embora p cá o uso de bicicleta nem sempre é linear, temos muitas colinas...!!!
P cá infelizmente há decadas q se brinca aos transportes, tendo as coisas piorado c a crise, c supressão de carreira, aumento tempos de espera, etc...!!!, depois juntam-se a falta de parques de estacionamento nas periferias, pr aumentrar o uso dos transportes e diminuir os veiculos particulares. Enfim...!!!
A distribuição ou abastecimentos no centro das cidades "mais a norte", também é feito de noite...!!!
lmml
Cidadão Virtual

Mensagempor PauloAns » 26 out 2017, 08:47

lmml Escreveu:Nada contra essa mentalidade, embora p cá o uso de bicicleta nem sempre é linear, temos muitas colinas...!!!

Um dos maiores mitos, que apenas se mantém porque somos preguiçosos e não queremos abdicar do nosso estilo de vida.
Se me falassem da cidades serranas, eu poderia concordar parcialmente, mas as bicicletas electricas já resolveram muitos desses problemas e ainda assim, a malta acha que são as inclinações que os impedem de andar.
Se eu abdicasse de ir almoçar a casa, poderia perfeitamente ir e vir de bicicleta, e moro num dos sitios mais altos da zona da grande lisboa.
Não se trata de colinas, trata-se de preguiça, falta de cultura e de infraestruturas, e pior de tudo.... andar de bicicleta não dá status., o português típico coraria de vergonha se o vizinho o visse a sair de bicicleta, enquanto ao volante de um petroleiro qualquer.
Não me vou estender mais no assunto, porque aqui é um forum de carros, mas se quiserem aprender sobre mobilidade suave, urbana, passem no forum da MUBI, que terão muito para ler.
Cumps
Paulo Ans
--Testes de pré-instalação : http://tinyurl.com/pgpav2f --
--GPL para iniciados : http://tinyurl.com/oahegoj --
--Quase tudo para GPL: http://tinyurl.com/mz2cxv7 --
PauloAns
Cidadão Virtual

Registado: 12 abr 2005, 08:50

Mensagempor powerslave » 26 out 2017, 09:52

lmml Escreveu:Nada contra essa mentalidade, embora p cá o uso de bicicleta nem sempre é linear, temos muitas colinas...!!!

Não é linear, é sinusoidal :lol: as colinas são uma boa desculpa para preferir ficar parado no meio do trânsito, nada mais. De há dois anos a esta parte que, sempre que tenho que ir a Lisboa, vou de bicicleta e foi das melhores coisas que podia ter feito. Não me irrito com trânsito, demoro menos tempo na maior parte dos casos e não desperdiço combustível nem destruo a mecânica, a desvantagem... é que a guerra aberta entre automobilistas e ciclistas (que nem vale a pena aprofundar tamanhas as barbaridades de parte a parte).

Sobre os queimadores de nafta e demais veículos automóveis... aqui entre nós, qualquer que seja a direcção que tomem para reduzir a quantidade que entra nas cidades é bem-vinda, em particular em alturas de níveis de poluição mais elevados como aconteceu há 15 dias, em que a única coisa que foi feita foi emitir um aviso de qualidade do ar :roll:
Não sou apologista da exclusão de veículos pela idade, um Panamera novo, polui mais que um AX 1.0, ou se vai pelos valores de emissões efectivos de cada veículo (as IPO haveriam de servir para alguma coisa) ou apenas se está a premiar (e a impingir) o facto de se ter meios para comprar carros novos.
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 78041km @ 7,89 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273
powerslave
Cidadão Virtual

Registado: 10 jul 2012, 10:49
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003

Mensagempor chorao » 26 out 2017, 15:08

powerslave Escreveu:
lmml Escreveu:Não sou apologista da exclusão de veículos pela idade, um Panamera novo, polui mais que um AX 1.0, ou se vai pelos valores de emissões efectivos de cada veículo (as IPO haveriam de servir para alguma coisa) ou apenas se está a premiar (e a impingir) o facto de se ter meios para comprar carros novos.

Concordo um pouco contigo mas tens de pensar que a renovação da frota automóvel tb serve para valorizar a segurança na estrada...
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco

Mensagempor powerslave » 26 out 2017, 16:05

Serve... em parte :lol: os exemplos não foram escolhidos ao acaso mesmo nesse campo. O AX estando muito longe dos actuais a nível de segurança, talvez consiga bater o Panamera numa situação de segurança muito importante em cidade, em situações de atropelamento. Claro que, em todas as outras vertentes, pobre AX mas, lá está, se fosse para proibir automóveis dentro de Lisboa, começava pelos TT, gastam/poluem demasiado, não são seguros em caso de impacto e ocupam demasiado espaço e por alguma razão que me escapa, gostam de usar essa "trampa" como carro de levar os putos à escola :roll:

powerslave
Cidadão Virtual

Mensagempor PauloAns » 26 out 2017, 16:06

powerslave Escreveu:por alguma razão que me escapa, gostam de usar essa "trampa" como carro de levar os putos à escola :roll:

acho é uma questão fálica.... já desisti de perceber a mentalidade. Se pudessem ir de Humvee ou de Canter, também iam....
Cumps
Paulo Ans
PauloAns
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 26 out 2017, 21:11

De há dois anos a esta parte que, sempre que tenho que ir a Lisboa, vou de bicicleta e foi das melhores coisas que podia ter feito.

Nem mais, a mim o que me preocupa mesmo é a segurança, por isso só ando em ciclovias ou em estradas com pouco movimento.

O que a maior parte das pessoas não percebe é que o corpo humano não foi desenhado para andar de carro, mas sim para gastar energia quando se movimenta.

O exercício físico (mesmo sem perda de peso) baixa o colesterol e permite-nos fugir à praga das estatinas(que não sei se não serão piores que o colesterol).

Resumindo, é um dois em um.

Em relação à renovação do parque automóvel a construção e desmantelamento de um automóvel tem fortes impactos ambientais, por isso esse argumento não é tão linear.

E como diz o @powerslave de há 10 anos a esta parte, mais ou menos, a evolução em matéria de segurança deixou de ser um argumento (salvo as situações de atropelamento) para comprar carros novos.

Mas enfim, nós precisamos de desculpas para justificarmos o nosso consumismo.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor chorao » 27 out 2017, 08:02

rdd48856 Escreveu:Mas enfim, nós precisamos de desculpas para justificarmos o nosso consumismo.

concordo. 2 ou 3 carros em casa quando, por vezes, apenas se precisa um. eu aplico um pouco a politica dos 3 R's. Carro apenas um (por enquanto posso) e tento sempre reutilizar as coisas antes de as reciclar.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco

Mensagempor PauloAns » 27 out 2017, 09:12

rdd48856 Escreveu:Mas enfim, nós precisamos de desculpas para justificarmos o nosso consumismo.

Tenho para mim, que se as bicicletas tivessem o preço à vista, ou o logotipo bem vistoso à frente, de maneira a que toda a gente soubesse que custou >4000€, ou algumas >10.000€, então haveria mais tugas a andar de bicicleta. Infelizmente para este tipo de consumidores, a bicicleta é demasiado democrática, (e iria até anarca), para eles.
Quando ía de bicicleta para lisboa, mesmo em ciclovia, na maior parte da viagem, sofria dos descuidados. Graças a Deus, nunca tive mais que sustos, mas não deixo a minha filha ir e bicicleta para a escola, por exemplo, para começar porque a escola não tem condições para a receber...

As cidades não têm de ser anti-diesel, têm de ser pró-pessoas.
Cumps
Paulo Ans
PauloAns
Cidadão Virtual

Mensagempor powerslave » 30 out 2017, 13:26

PauloAns Escreveu:As cidades não têm de ser anti-diesel, têm de ser pró-pessoas.

Bem dezido :lol:

powerslave
Cidadão Virtual

Mensagempor lmml » 06 nov 2017, 14:26

PauloAns Escreveu:

Um dos maiores mitos, que apenas se mantém porque somos preguiçosos e não queremos abdicar do nosso estilo de vida.
Se me falassem da cidades serranas, eu poderia concordar parcialmente, mas as bicicletas electricas já resolveram muitos desses problemas e ainda assim, a malta acha que são as inclinações que os impedem de andar.
Se eu abdicasse de ir almoçar a casa, poderia perfeitamente ir e vir de bicicleta, e moro num dos sitios mais altos da zona da grande lisboa.
Não se trata de colinas, trata-se de preguiça, falta de cultura e de infraestruturas, e pior de tudo.... andar de bicicleta não dá status., o português típico coraria de vergonha se o vizinho o visse a sair de bicicleta, enquanto ao volante de um petroleiro qualquer.
Não me vou estender mais no assunto, porque aqui é um forum de carros, mas se quiserem aprender sobre mobilidade suave, urbana, passem no forum da MUBI, que terão muito para ler.

Eu não colocaria de forma tão acentuada, a preguiça e status, como o principal motivo para que se queira ir de varro para o trabalho, porque apesar de se estar a falar basicamente de "lisboa" e as colinas não são desculpa, a maioria dos carros que circulam em Lisboa não iniciam a viagem em Lisboa, mas sim fora e por vezes a uma distância considerável.
Vou falar no meu caso, pois faço quase 60 kms por dia e subo/desço 2 serras (que não são suaves), não apanho muito trânsito, mas um quantidade considerável de pesados que continuam a fazer rasantes a tudo e mais alguma coisa.
Claro que podia usar bicicleta, mas ia demorar substancialmente mais do que de carro, não ia puder tratar de algumas coisas pelo caminho e todos os dias, incluído inverno, antes de trabalhar teria de tomar um duche.
Transportes para mim também não são a melhor solução, ou seja, tenho de comprar 2 passes, além de fazer transbordo no metro, que infelizmente não anda a funcionar nada bem. A nível de custos, tenho meses que até dá para gastar menos em combustível, que em passe social.
A respeito da poluição nas cidades, há anos estive em Florença e a partir de um determinado local, só veículos de 2 rodas passavam, abastecimentos, transito local, etc...!, transportes públicos, eram aos montes, autocarros uns atrás dos outros, bem diferente do que ocorre cá. Má oferta de transportes, que ajuda a que as pessoas optem muitas vezes pelo carro, mesmo que na prática a acabem por demorar mais e gastar mais, em longas filas de trânsito.
Como eu vou para a zona do Oriente, continuo a usar o carro, mas se fosse para o centro da cidade, o carro ficava à porta de certeza.
lmml
Cidadão Virtual

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Próximo

Voltar para Chat