Auris TS híbrido x Prius 3G x Fiat 500L 0.9 TwinAir

Converse e Discuta Dúvidas sobre o GPL - Autogás.

!Atenção- Topicos com mais de 7 Dias serão removidos automaticamente caso nao haja respostas...!

Re: Auris TS híbrido x Prius 3G x Fiat 500L 0.9 TwinAir

Mensagempor rdd48856 » 09 ago 2017, 23:38

Num componente que tem 10 anos de garantia, estar a pensar no preço dele neste momento é totalmente ridículo

Não sei foi mais um problema de leitura na diagonal ou simplesmente de matemática.

Nenhum dos veículos em apreço tem 10 anos de garantia.

O meu (onde o problema não se coloca) tem 6 anos e 8 meses de garantia, e os Prius+ de que falámos têm 4 ou 5 anos de garantia.

Palpitar o que vai acontecer ao preço das baterias é um luxo a que se pode dar quem tem as algibeiras fundas e está disposto a investir em prol dos amanhãs que cantam, não é para mim e não o aconselho a ninguém.

Quando tiver novidades informarei por aqui, para já e nos últimos 3 anos, o preço tem-se mantido estável.

além de que não é algo que tenha grande registo de avarias...

Em relação a isso acho curioso o que a Toyota escreveu na página 77 do manual do proprietário da minha Auris:

"Bateria do sistema híbrido (bateria de tração).

A bateria do sistema híbrido (bateria de tração) tem uma vida útil limitada. A
vida útil da bateria do sistema híbrido (bateria de tração) pode mudar de
acordo com o estilo e condições de condução."

Quando nada diz sobre o motor térmico. Uma vez que é do senso comum que os motores térmicos não duram para sempre, parece-me que esta referência explícita à vida útil da bateria serve para temperar o entusiasmo dos que ainda há 3 anos juravam a pés juntos que as baterias duravam a vida útil do veículo (a não ser que se pusesse um casaco a tapar a ventilação das baterias ou se transportassem passageiros muito peludos no banco de trás).

@APHenriques

Quando dizes o "meu"... então confirma-se que já fechaste negócio?

Praticamente.

Acho que se fores à Toyota para montar o gancho eles passam um certificado para pedir a alteração do DUA.

Isso foi liminarmente recusado e portanto o meu 2ºcarro nunca poderá ser um Yaris HSD, como tinha nos planos.

E as as jantes, tem as duas medidas no DUA?

Só tem 17". Terei que inscrever 15" e 16".
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor APHenriques » 11 ago 2017, 10:07

rdd48856 Escreveu:

Quando dizes o "meu"... então confirma-se que já fechaste negócio?

Praticamente.

Parabéns :-D

Arranja uma coisa destas:
http://www.dx.com/p/obdii-bluetooth-car ... Y2BlSfkXUI
E instala a aplicação "Hybrid Assistant" e "Hybrid Reporter"... vais gostar de analisar os dados.
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagempor lobito » 11 ago 2017, 10:24

para quem tem alguns conhecimentos a afirmação de que as baterias durariam a vida útil do carro sempre soou a falso. Qualquer bateria que se conheça vai perdendo capacidade de carga e resistência à carga, ou seja, vai desperdiçando mais energia (térmica) para ficar com a mesma carga que antes. A Toyota nos híbridos, pelo que sei, não utiliza a capacidade total da bateria logo de novo. isto faz com consigam gerir melhor o tempo de vida útil e que o cliente não sinta as perdas que a bateria vai tendo até certo ponto. estratégia inteligente no meu ponto de vista não seguida pelos EV's nem de outros híbridos que colocam o Marketing acima de tudo.
Nos EVs vai-se notar ainda mais, todos nós usamos baterias de lithium nos telemóveis, tabletes, etc. Todos nós temos a noção que se carregarmos todos os dias estes aparelhos, ao fim dum ano já começamos a sentir perda de capacidade.
Portanto isto é algo que tem de ser assumido por quem compra um híbrido ou um EV, tal como assumimos essa perda nos nossos aparelhos.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor APHenriques » 11 ago 2017, 10:44

rdd48856 Escreveu:
Acho que se fores à Toyota para montar o gancho eles passam um certificado para pedir a alteração do DUA.

Isso foi liminarmente recusado e portanto o meu 2ºcarro nunca poderá ser um Yaris HSD, como tinha nos planos.

E as as jantes, tem as duas medidas no DUA?

Só tem 17". Terei que inscrever 15" e 16".

Estive a ver o catalogo atual da Auris e realmente indica esses pesos apenas para a versão Exclusive. Não diz é a partir de quando.
É uma limitação chata...
Na minha opinião é apenas uma questão de aerodinâmica, não de peso... mas limitando o peso também limita o volume provável.
E faz sentido que o sistema de refrigeração tenha de ser reforçado, pois em AE, com um atrelado volumoso, mesmo a 120 implica o trabalhar constante do ICE.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor sem2006 » 11 ago 2017, 21:32

rdd48856 Escreveu:
Não sei foi mais um problema de leitura na diagonal ou simplesmente de matemática.

Deve ter sido um problema de leitura, mas do teu lado... :lol:

Mesmo sendo usados e com algum tempo, nota-se que padeces de 2 problemas:

1º - Falta de confiança no sistema de Toyota. Quanto a este, apenas o tempo curará... O mais provável é que noutro carro qualquer tivesses despesas maiores ao longo do tempo restante do que o preço das baterias.

2º - A tua falta de conhecimento sobre baterias, que já foi demonstrado noutros tópicos, mas como não te convieram, acabaste por os fechar. Quanto a este, nada a fazer... :roll:

Em relação ao aviso do manual, é perfeitamente normal que lá esteja. A Toyota tem de se proteger, porque senão acontece como a outra que tentou secar o gato no micro-ondas, o gato morreu, processou o fabricante por não dizer nada no manual sobre isso e ainda ganhou :roll:
sem2006
Utilizador

Registado: 08 ago 2015, 13:12
Distrito onde reside.: Coimbra
Marca do KIT GPL: Prins
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 2G
Ano: 2008

Mensagempor APHenriques » 12 ago 2017, 14:15

lobito Escreveu:para quem tem alguns conhecimentos a afirmação de que as baterias durariam a vida útil do carro sempre soou a falso.

Naturalmente... Subscrevo tudo o que dizes.
Como técnico de informática, uso computadores portáteis desde os anos 80... Na época eram mais "transportáveis" na verdade. :-D
Mas as baterias sempre foram um problema.... obviamente não tenho ilusões sobre as baterias.
Mas atualmente toda a gente usa baterias nos telemóveis... é estranho que haja ilusões sobre as mesmas.

Apesar da grande evolução das baterias de lítio, a solução futura será os super condensadores ou algo semelhante... e ao contrário da Nissan que teve de apresentar carros inovadores rapidamente para sair de uma crise muito grave, a Toyota tem se mantido afastada dos EVs porque na verdade sabem que as baterias de lítio não são a solução.
Seriam, se pesassem 10 vezes menos e carregassem 10 vezes mais rápido. Quanto aos ciclos, qualquer coisa a baixo de 20 mil é pouco. :D

Depois é o preço absurdo das baterias... dizem que é o preço do lítio, mas na verdade uma bateria de 200 kg nem 10 kg de lítio tem... enfim.

Ora, para pessoas como eu, que só compro carros velhos, quanto vale um Leaf com 10 anos com a bateria de origem? ZERO.
Mas também se não fosse assim os carros duravam muito mais, as fábricas produziam muito menos... haveria muito mais desemprego, as oficinas auto fechavam... a única vantagem é que seria produzido muito menos lixo.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor sem2006 » 13 ago 2017, 09:48

Pensar que as baterias nos carros funcionam como as baterias dos portáteis (que nem sequer tem BMS) é um grande erro.

Existem n diferenças que fazem muita diferença na vida da bateria.

Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk
sem2006
Utilizador

Registado: 08 ago 2015, 13:12
Distrito onde reside.: Coimbra
Marca do KIT GPL: Prins
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 2G
Ano: 2008

Mensagempor j_verne » 13 ago 2017, 10:00

APHenriques Escreveu:(...)
Ora, para pessoas como eu, que só compro carros velhos, quanto vale um Leaf com 10 anos com a bateria de origem? ZERO.
(...)

Onde é que eles andam? É que se for assim eu quero um! ;-)

De qualquer forma o assunto das baterias não tem grande relevância para este tópico. E mesmo eu que sou adepto dos EV concordo com o rdd na questão do Prius+... não vale a pena correr o risco ;-)

Rdd, que kit vai levar a Auris? ;-)
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagempor rdd48856 » 13 ago 2017, 22:43

Obrigado @j_verne por retomar o assunto do tópico, que é sobre um comparativo e respetiva conclusão.

O resto dos "spin-off"s serão tratados num tópico à parte.

Estou indeciso entre líquido e gasoso, mas no Diário do Bordo do Journey aprofundarei isso.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor Planet » Ontem, 23:10

Boas, bons relatos, mas só posso dizer uma coisa.... Queres isso tudo num só carro? Só tens uma marca... Volvo!!!! Segurança, espaço, conforto .... V70!!!! Só vai perder nos consumos.... Mas ter uns 225cv debaixo do pé direito e ter uns consumos de Renault Clio devido ao GPL é outro nível.... Em termos de bagageira é a maior do segmento, segurança a Volvo é conhecida por ser a marca que mais investe em segurança nos carros, material de construção de qualidade superior .... É super confortável e o motor silencioso.... Visto ser um motor 5 cilindros turbinado com pelo menos 225cv.... Para mim seria a escolha certa hehehhe
Planet
Utilizador Junior

Registado: 15 jun 2017, 15:22
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do KIT GPL: Landirenzo
Marca do Veículo: Volvo
Modelo: S80
Ano: 2001

Mensagempor rdd48856 » Hoje, 00:39

Acredito @Planet, mas para mim os consumos, quer de combustível, quer de desvalorização, quer de manutenção ordinária e extra-ordinária são fundamentais.

E juntando isso tudo, e como quero um carro para viagens com a família a velocidades moderadas, acho que este não está mau (quando estiver a GPL).
rdd48856
Moderador(a)

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Anterior

Voltar para Chat

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420