Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Mensagempor sergioadriao » 06 jan 2018, 17:07

lobito Escreveu:Essa ligação ao GPS realmente deve ser interessante. Imagino daqui a uns anos querermos continuar em frente e o carro virar para a estação de serviço e uma voz dá a ordem "agora saia e descanse 20 minutos"... :D

Pelo menos um tipo terá uma desculpa plausível quando chega a casa ás 02:00h a cheirar a álcool e "afins"...
"- Desculpa querida! Estava quase a chegar a casa e o GPS do carro forçou o volante direitinho para aquele bar do candeeiro encarnado...! E depois a aquela voz... "Demasiado tempo em condução...agora saia e relaxe!!!"
=))
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
GPL 5,96Lt/100+ 0,42Lt/100 E95
E95 4,69Lt/100
DB: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408&p=245454#p245454

Audi A4 2.0Tdi (B9) 4,99Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,14Lt/100
sergioadriao
Utilizador Frequente

Registado: 26 jan 2007, 01:28
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BMT
Ano: 2015

Mensagempor j_verne » 09 jan 2018, 23:47

sergioadriao Escreveu:
lobito Escreveu:Essa ligação ao GPS realmente deve ser interessante. Imagino daqui a uns anos querermos continuar em frente e o carro virar para a estação de serviço e uma voz dá a ordem "agora saia e descanse 20 minutos"... :D

Pelo menos um tipo terá uma desculpa plausível quando chega a casa ás 02:00h a cheirar a álcool e "afins"...
"- Desculpa querida! Estava quase a chegar a casa e o GPS do carro forçou o volante direitinho para aquele bar do candeeiro encarnado...! E depois a aquela voz... "Demasiado tempo em condução...agora saia e relaxe!!!"
=))

Hehehe... Também já me tinha ocorrido que era uma grande falha não existir essa ligação ao GPS para gerir a bateria sem ser 'às cegas'...

Sent from my Vodafone 985N using Tapatalk
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagempor lobito » 12 jan 2018, 18:58

Fora de brincadeiras, o GPS tem informação se a estrada é a subir ou a descer???
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor j_verne » 12 jan 2018, 19:13

Creio que os mapas têm informação da altimetria, sim...

O sistema GPS tem essa capacidade, isso tenho a certeza. E quando 'navego' pelo Sygic creio que o mapa mostra o relevo...
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagempor lobito » 12 jan 2018, 19:41

Deve depender do sistema e mapas, sei que é possível não conheço é um GPS que o faça enquanto conduzimos. Relevo é diferente, mostra as diferentes altitudes do terreno. Outra coisa é antecipar que daqui a 200 metros a estrada vai ter um declive de x% durante 500 metros, depois uma subida durante 2 km... obriga a um mapa bastante elaborado.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor sergioadriao » 12 jan 2018, 22:34

lobito Escreveu:Deve depender do sistema e mapas, sei que é possível não conheço é um GPS que o faça enquanto conduzimos. Relevo é diferente, mostra as diferentes altitudes do terreno. Outra coisa é antecipar que daqui a 200 metros a estrada vai ter um declive de x% durante 500 metros, depois uma subida durante 2 km... obriga a um mapa bastante elaborado.

O MB Classe S de 2017 já pode conter esse tipo de tecnologia chamada de "Estratégia de Operação Predictiva), e outros construtores também teem a sua versão deste conceito, a par do desenvolvimento da chamada "condução autónoma".

"Numerosas outras tecnologias ajudam a maximizar a eficiência de condução. Um pedal de acelerador háptico usa resistência aumentada para alertar o motorista para o limite de condução elétrica; Pressionar o pedal além do ponto de atuação inicia o motor a gás. O sistema de frenagem regenerativa baseado em radar utiliza sistemas de radar a bordo para recuperar a energia das rodas durante a travagem e a desaceleração com base na situação do trânsito. Os modelos S550e equipados com o DISTRONIC PLUS beneficiam de um sistema de travagem regenerativo baseado em radar aprimorado, que é capaz de ver mais adiante graças ao radar DISTRONIC PLUS. O Sistema de Frenagem Regenerativo Baseado em Radar também possui uma função de Navegação, que desacopla a transmissão do powertrain para permitir que o carro cai mais.

Com a Estratégia de Otimização de Bateria Baseada em Rota do S550e, a condução elétrica e a travagem regenerativa são otimizadas através da análise de dados de rota (por exemplo, gradiente de declive, direção de rodovias versus direção de cidade) do sistema de navegação COMAND®. Se a orientação de rota não estiver ativa, a Estratégia de Operação Preditiva analisa a estrada até quatro milhas à frente para aumentar a eficiência. Mesmo o smartphone do driver pode desempenhar um papel no S550e. A página inicial do veículo pode indicar o estado da carga da bateria, ativar o controle de clima remotamente e mostrar o alcance no mapa. Para motoristas na Califórnia, o S550e é elegível para um adesivo HOV Green Clean Air."

Traduzido com o google de:
https://www.mbca.org/node/7291076

É claro que estas "modernices" surgem inicialmente em topos de gama... mas o mundo nos dias de hoje aparenta girar bem rápido, e um destes dias estará disponível em modelos destinados ao "comum mortal"
Boas Curvas!

E95 4,69Lt/100

sergioadriao
Utilizador Frequente

Mensagempor APHenriques » 20 jan 2018, 22:26

lobito Escreveu:Deve depender do sistema e mapas, sei que é possível não conheço é um GPS que o faça enquanto conduzimos. Relevo é diferente, mostra as diferentes altitudes do terreno. Outra coisa é antecipar que daqui a 200 metros a estrada vai ter um declive de x% durante 500 metros, depois uma subida durante 2 km... obriga a um mapa bastante elaborado.

Os mapas de GPS normais não tem informação do relevo do percurso... mas poderiam ter.
Algumas marcas começam a apresentar soluções dessas (com mapas com relevo) para rotas definidas à partida. Uma coisa que roça o inútil.
Mas por outro lado, não é realmente necessário... basta que o próprio software grave esses dados... Na segunda passagem pelo mesmo local, já teria essa informação.
O sistema também deveria prever o percurso, sem que o condutor tenha que definir o destino.
Ninguém programa o GPS todos os dias de manhã para ir para o trabalho... ou no final do dia para voltar para casa.
O sistema pode registar os percursos habituais... pode prever que de manhã sai para levar os miúdos à escola, segue para o trabalho. No final do dia faz o percurso inverso. Exceto a quarta feira que tem de levar os miúdos à explicação, aproveita para ir ao supermercado, depois vai buscar os miúdos e vai para casa... e mesmo que o supermercado varie, é uma questão de análise estatística....

Enfim, nada de mais a nível técnico. O pessoal do software está habituado a coisas bem mais complexas. Mas teria um bom efeito na eficiência do veiculo.
Uma coisa tão simples que me parece ridículo que os híbridos modernos não tenham. Na verdade até o meu velhinho Prius de 2007 já deveria ter.
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47
Viatura a GPL?: Não

Mensagempor rdd48856 » 20 jan 2018, 22:51

Ora bem mais um update de consumos.

Fiz Coimbra(Hospital Pediátrico) -->Grândola pela A1, A13 e A2. Saí da A.E com média de 5.5 no C.B., 5.8 reais.

Depois IC1 até à A22, cheguei a casa com 5.2 no C.B.(5.5 reais).

Fiz mais 100 Km em nacionais o resto nos tais pequenos percursos, portanto dos 653 quilómetros, apenas cerca de 100 foram nos tais pequenos percursos.

Resultado: 5.8 no C.B. tendo desta vez coincidido com os valores reais.

Resumindo os 100 Km nos pequenos percursos devem corresponderam a consumos na casa do 7 litros...para comparação o meu Modus em situação idêntica faz consumos na casa dos 7,5 litros de gasolina.

A média geral está em 5,5.

Estou farto de esperar pela conversão para GPL!
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor sergioadriao » 20 jan 2018, 23:39

rdd48856 Escreveu:...

Estou farto de esperar pela conversão para GPL!

Só para "atiçar" a vontade... :twisted:

Dá uma olhadela neste Auris TS :GPL: :
.Média GPL 6,4 e 8,8Lts/100 com atrelado.
.0,22Lts/100 gasolina

https://www.spritmonitor.de/en/detail/811782.html
Boas Curvas!

E95 4,69Lt/100

sergioadriao
Utilizador Frequente

Mensagempor felyzardo » 21 jan 2018, 12:42

uma curiosidade, e quem tem o pé mais pesado? quem anda sempre mais depressa consegue que consumos?
em cidade por exemplo.. auto estrada 150..
felyzardo
Utilizador

Registado: 04 set 2015, 21:09
Marca do KIT GPL: N Sei
Marca do Veículo: Kia
Modelo: ceed
Ano: 2010

Mensagempor rdd48856 » 21 jan 2018, 14:33

quem anda sempre mais depressa consegue que consumos?
em cidade por exemplo.. auto estrada 150..

Os consumos de que falei nos tais pequenos percursos no inverno são os piores consumos em cidade. Na verdade como frio temos em 2/3 meses por ano, o consumo médio, mesmo nestes percursos, será menor.

Em A.E. a 150km/h de velocímetro em plano faz cerca de 6,5.

Estou a falar de consumos de gasolina.

Procuro fazer uma condução próxima da que é feita por um condutor "médio", para que os consumos sejam representativos.

Em nacional, dentro dos limites de velocidade, o consumo aproxima-se dos 4 litros.

O meu recorde pessoal de consumo numa viagem longa foi com o meu defunto Fiat Uno 45SX, nos anos 90, Lisboa --> Algarve (A2 até Setúbal, que era o que havia na altura) e fiquei-me pelos 4,5.

Estou tentado a repetir a proeza no Auris só para ver o que conseguiria, mas parece-me, pela experiência que tenho tido, que seria menor.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor felyzardo » 21 jan 2018, 15:41

humm, tenho que testar um auris com este motor...
tenho o Sandero a GPL e tenciono outra viatura, Sandero para a miúda e o novo para mim, mas gosto de por vezes atacar umas curvas.... não é que o Sandero seja o ideal nisso mas cumpre bem o seu trabalho.

o depósito do gpl é instalado tal e qual nos outros carros certo? lugar do pneu suplente (não sei onde estão as baterias)
felyzardo
Utilizador

Registado: 04 set 2015, 21:09
Marca do KIT GPL: N Sei
Marca do Veículo: Kia
Modelo: ceed
Ano: 2010

Mensagempor mpsfilho » 27 jan 2018, 23:35

Se já houver "anestesia e cirurgião" o ATSH já estará na sala de operação?

Não sei de nada, apenas estou a deitar moeda ao ar para tentar adivinhar. :-?
mpsfilho
Utilizador Frequente

Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce

Mensagempor rdd48856 » 28 jan 2018, 11:43

Preciso de ter disponibilidade do carro, isso só vai acontecer quando tiver o Burrié de volta ao trabalho, ainda está encostado (não era a centralina da gasolina).
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor APHenriques » 28 jan 2018, 12:23

Um recente artigo da proteste destaca a fiabilidade do Yaris híbrido.
Naturalmente que no topo da tabela estão sempre os híbridos Toyota e Lexus.
Também, obviamente, no final da tabela aparece o internacionalmente famoso Fiat Punto. Há coisas que nunca mudam! =))

Desculpa @Rdd48856, mas não resisti ... :D

Recentemente, parado na fila do McDrive, tinha à frente o matraquear irritante de um fumarento... quando se está no silencio do Prius, os fumarentos parecem todos máquinas do passado. Admito, no entanto, que também gosto de reviver o passado de vez em quando, com o meu W123 com 35 anos. :-D
Voltando a fila do McDrive... reparei no modelo do carro (era um Dodge, que apesar de jeitoso, está naturalmente excluído da minha lista de preferências a adquirir), "JOURNEY" :-o
Aonde é que eu já vi isto? :-?

Bem, @rdd48856, nós aqui sabemos que a razão de apelidares o teu Toyota de "Journey" é outra, mas os fanáticos da Toyota podem se sentir ofendidos... :D

Já agora, alguém adivinha qual é a classificação da Dodge na tabela de fiabilidade?
Pergunta dificil? Enão eu dou uma pista: alguns tambem usam o logo "FIAT" =))

Sinceramente é uma pena, pois eu até acho o carro mais bonito que um RAV4
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Híbridos com GPL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante