Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Mensagempor lobito » 09 out 2017, 08:51

Bom relato @rdd.

Vem confirmar aquilo que eu(e muita gente) já sabia por experiências de outros utilizadores de carros híbridos. No grupo Toyota os híbridos mesmo em estrada conseguem melhores consumos que carros equivalentes que não são híbridos. Sei de outras pessoas com híbridos mas de outras marcas que se queixam que em cidade realmente conseguem consumos mais baixos, ao nível do que fazem em estrada, mais ou menos, mas que em viagens longas os consumos são idênticos a carros equivalentes não híbridos.

Oxalá outras marcas sigam o exemplo e comecem a utilizar motores menos potentes (os motores eléctricos depois compensam quando necessário) mas mais eficientes. Só dessa forma vão conseguir diminuir o consumo em estrada em modo em que as baterias pouco ou nada fazem. Os híbridos nasceram para serem versáteis e mais económicos, portanto têm de o ser em todo o tipo de utilização não só em cidade, há é departamentos de Marketing de alguns grupos que estão a confundir as coisas (ou seja, os clientes).
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor APHenriques » 09 out 2017, 09:06

rdd48856 Escreveu:
O novo Yaris HSD é fantástico

Cheguei a pensar nisso, mas preciso de pelo menos um carro com capacidade de reboque, se o Auris tivesse podia ser, assim irei provavelmente para outro Punto.

Bem sei que o Punto tem GPL de origem... Pode ser uma vantagem. Mas se é por isso eu preferia um Dacia.

Mas para carro tradicional... também tens o Yaris a gasolina que podes adaptar.
Até acredito que seja mais economico a GPL que o Punto.
Tem 730 kg de capacidade de reboque com travões. Suponho que o Punto não seja muito diferente.

Não encontrei teste da EuroNcap do Punto, Mas se nem o novo Tipo é nada de especial, que pudemos esperar do Punto?
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagempor powerslave » 09 out 2017, 20:17

Prometo que vou ler o db de ponta a ponta. Para já só reparei que, o erro do CB anda nos 0.3... curiosamente o mesmo erro que o corolla costuma apresentar (quando anda a gasolina).

Boas viagens com a nova máquina ;)
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 78741km @ 7,90 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273
powerslave
Cidadão Virtual

Registado: 10 jul 2012, 10:49
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003

Mensagempor rdd48856 » 09 out 2017, 21:46

Bem sei que o Punto tem GPL de origem... Pode ser uma vantagem. Mas se é por isso eu preferia um Dacia.

Eu não compraria um Punto a GPL de origem pela simples razão de que as sedes normais já são suficientemente resistentes.

Quando ao Dacia a GPL de origem o problema é encontrá-los usados, uma vez que eu não compro carros novos.

Outra vantagem do motor Fire é a de que apesar de ser de correia é um motor não interferente, isto é as válvulas nunca batem no pistão.

E é um 8 válvulas. Para circuito urbano e nacionais é melhor.

Por último existem às "paletes"...com 8 0u 9000€ compro um carro desses com 1 ou 2 anos.

também tens o Yaris a gasolina que podes adaptar.
Até acredito que seja mais economico a GPL que o Punto.

E é...mas tem válvulas macias e julgo que não tem touches hidráulicas.

Além disso é, obviamente, mais caro e para um segundo carro.

Não encontrei teste da EuroNcap do Punto

Será com certeza melhor do que o do Burrié :D

Para já só reparei que, o erro do CB anda nos 0.3.

Após novo abastecimento 0,38 de erro (mas são naturais pequenas variações).

O erro na minha Picasso também era de 0,3 e do Grandmodus, idem.

Boas viagens com a nova máquina

Obrigado.

Só mais uma pequena informação. Para carros que não [editado] conseguem tirar partido do maior teor de octanas da gasolina 98 (tipicamente carros atmosféricos) os consumos com gasolina 98 são maiores, porque a concentração de oxigenados (com menor densidade energética) é maior. Por isso este consumo com gasolina 95 deveria ser ligeiramente menor.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor lobito » 09 out 2017, 22:54

rdd48856 Escreveu:
Só mais uma pequena informação. Para carros que conseguem tirar partido do maior teor de octanas da gasolina 98 (tipicamente carros atmosféricos) os consumos com gasolina 98 são maiores, porque a concentração de oxigenados (com menor densidade energética) é maior. Por isso este consumo com gasolina 95 deveria ser ligeiramente menor.

Acabaste de desacreditar mais um mito urbano...
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor rdd48856 » 09 out 2017, 23:03

Ups...vou editar. Queria dizer, que não conseguem aproveitar.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor APHenriques » 10 out 2017, 20:06

rdd48856 Escreveu:Quando ao Dacia a GPL de origem o problema é encontrá-los usados, uma vez que eu não compro carros novos.

Isso eu concordo. Se comprares novo, ao fim de 4 anos vale metade.

Outra vantagem do motor Fire é a de que apesar de ser de correia é um motor não interferente, isto é as válvulas nunca batem no pistão.

Isso sim, é uma vantagem. Porque num Fiat é provavelmente a correia parta antes do tempo :D

Por último existem às "paletes"...com 8 0u 9000€ compro um carro desses com 1 ou 2 anos.

Porque será que há tantos? A malta livra-se deles depressa...

Não encontrei teste da EuroNcap do Punto

Será com certeza melhor do que o do Burrié :D

Talvez não. Eu acho que nenhum carro sobreviveu ao teste para o tornar válido. Depois de muitas tentativas, desistiram... =))

Agora a sério. Mete lá a paixão de lado e escolhe alguma coisa mais segura. A economia é importante, mas a segurança é mais.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 10 out 2017, 21:01

Aluguer de automóveis...

Para a utilização que lhe vou dar não se justifica pagar mais pela segurança extra.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor APHenriques » 11 out 2017, 09:18

rdd48856 Escreveu:

Aluguer de automóveis...

Para a utilização que lhe vou dar não se justifica pagar mais pela segurança extra.

Mas eu não disse pagar mais... eu não paguei isso pelo meu Prius. E prefiro o meu com 10 anos a um Punto novo. :-D

É verdade que o Prius não é opção, devido a falta de capacidade de reboque... mas a segurança é o mais importante.

Felizmente, nunca bati em ninguém. Mas já me bateram 3 vezes. Uma delas estava com Seat Ibiza... duas gerações anteriores. Acredita que foi assustador.
Para mim, carritos da treta não serve.
É que um gajo espeta-se com isso, nem a alma se aproveita.

Quando tirei a carta, ainda tive a ideia suicida de comprar um Citroen AX Sport. Felizmente percebi que não cabia lá dentro, e cabei por comprar um Renault 19. Quando me bateram forte no 19 o bate chapa disse-me "se fosse o AX nem tu nem o carro tinha arranjo" :shock:
Mas na época era jovem e não pensava no perigo. Até praticava ciclismo na estrada nacional, enfim...

Não chateio mais.... :ymhug:
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 11 out 2017, 14:30

Mais duas notas.

Durante a viagem, em particular na Serra Algarvia(IC1), voltei a sentir a mesma sensação que sentia com os turbo diesel, isto é, quando quero ultrapassar piso acelerador e o binário está lá imediatamente, sem necessidade de reduzir.

Dos carros que já tive, este é, nessa situação, o que se porta melhor. Outra coisa que não é só conversa, portanto, os motores elétricos atuam mesmo.

Em relação aos consumos, não estou a utilizar nem o modo POWER, nem o modo ECO.

A pressão dos pneus é a normal recomendada(2,3 bar), embora no manual seja apresentada também uma pressão ECO de 2,6 bar.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor Terrano » 11 out 2017, 17:37

Terrano
Cidadão Virtual

Registado: 07 ago 2007, 16:26
Distrito onde reside.: Coimbra
Marca do KIT GPL: --
Marca do Veículo: BMW
Modelo: 520d
Ano: 2014

Mensagempor APHenriques » 11 out 2017, 21:58

Sim... eu vi esses testes do Punto. Mas o mais recente é de 2005.
Não pode ser o modelo atual. Ou é?
Opss!!! Ainda é pior do que eu pensava.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor powerslave » 11 out 2017, 23:18

Estás a falar do Grand Punto? Pior? Pior que o quê? Que o Prius? Não são da mesma classe, se o Prius não fosse superior era muito mau sinal. Mas compara lá com um Auris, um classe-A ou um série 1 da mesma altura e depois vê lá se é assim tão mau.
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 78741km @ 7,90 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273
powerslave
Cidadão Virtual

Registado: 10 jul 2012, 10:49
Marca do KIT GPL: Vialle
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Corolla 1.6 VVT-i
Ano: 2003

Mensagempor APHenriques » 12 out 2017, 20:20

powerslave Escreveu:Estás a falar do Grand Punto? Pior? Pior que o quê? Que o Prius? Não são da mesma classe, se o Prius não fosse superior era muito mau sinal. Mas compara lá com um Auris, um classe-A ou um série 1 da mesma altura e depois vê lá se é assim tão mau.

Mas a questão está exatamente ai.
O Auris de 2006 tem 5/4/3 estrelas
O Yaris de 2006 tem 5/3/2 estrelas
O classe A de 2005 tem 5/4/2 estrelas
BMW Serie 1 de 2004 tem 5/3/1 estrelas
E o Grand Punto tem 5/3/3 estrelas.

A questão é que todos os outros evoluíram... o Punto é o mesmo de 2005? Se fosse testado hoje quantas estrelas teria? Duas? Uma?
Certamente sabes e está explicito no site da EuroNcap que o nível de exigência sobe todos os anos. Os resultados não são comparáveis entre anos.

Uma pessoa vai ao stand comprar um Grand Punto novo e na verdade está a comprar um carro de 2005? :-o
Chega disto, eu nunca olho para os Fiat, porque hei-de estar aqui a falar deles. :-D

Falando de carros a sério... @rdd48856, já ligaste o Auris ao Hybrid Assistant ?
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 12 out 2017, 21:11

Não, tenho andado ocupado com outras coisas.

Isso será o próximo passo até porque para híbridos a GPL há algumas coisas interessantes.
rdd48856
Moderador(a)

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Híbridos com GPL

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes