Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Segmento Automóvel que pode vir a ser a solução mais vantajosa !
Eléctricos com GPL

Re: Auris Touring Sports Híbrido - Journey

Mensagempor APHenriques » 23 ago 2017, 11:20

rdd48856 Escreveu:@E 200 kompressor, sim o que eles recomendam vivamente é o 0W20, embora a viscosidade a quente me pareça muito baixa para as nossas temperaturas.
Mas também aceitam o 5W30, caso o outro não esteja disponível...agora 10W40, ainda por cima, e isto é o que me preocupa mais, quase de certeza semi-sintético.

Longe de mim querer ensinar o "Pai Nosso ao Padre" :D mas eu, que estou num clima mais ameno que o Algarve, prefiro o 5W30
O que interessa mesmo é ser ACEA C2 e um 10W40 não era quase de certeza.

Mas se fizeram essa asneira no óleo, talvez tenham feito o mesmo erro no liquido de refrigeração. Os motores arrefecidos a água colorida fazem parte do passado.
Tanto no meu concessionário como no meu mecânico, onde levo os outros carros, dão extrema importância a esse liquido.
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Mensagempor rdd48856 » 26 ago 2017, 21:31

Durante a minha conversa na oficina da Toyota, quando fui tratar da certidão para averbamento de novas medidas de pneumáticos, e enquanto o Engenheiro me tentava demover da conversão para GPL(como já disse atrás ainda não tinha referido quem eu era), comentou que
uns Prius, de um modelo maior
(Prius+, portanto e no plural)
importados tinham sido convertidos em Portimão e a bateria de um deles tinha-se estragado
.

Enquanto eu tentava vislumbrar rapidamente o que poderia ocorrer durante uma conversão para GPL que levasse ao dano da bateria de tração (não consegui pensar em nada), perguntei se a bateria não estava ao abrigo da garantia, apesar da conversão para GPL, o que me foi garantido que estava.

Posteriormente tentei perceber melhor o que se tinha passado e, sabendo eu que existe um único instalador em Portimão, pedi a ajuda a alguém que o conhece muito bem para saber o que realmente tinha ocorrido.

E este é o resumo.

O carro tinha um problema no inversor/conversor, já registado na rede de assistência Toyota. Em consequência deste problema ocorreu a falha da bateria de tração. As duas reparações foram assumidas pela Toyota ao abrigo da garantia (não sei quantos anos e quilómetros teria o carro, mas creio que teriam que ser menos de 5 anos ou 160000Km, para o inversor ainda estar ao abrigo da garantia).

Resumindo, se fosse fora da garantia o custo da reparação seriam uns módicos 7142 € + mão de obra.

Moral da história: Cuidado com as importações, sobretudo de carros fora ou próximo do final da garantia. Uma coisa é comprar um carro usado aqui em Espanha, num concessionário Toyota, outro muito diferente é importar um carro sem se saber muito bem de onde, e com que historial.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor j_verne » 26 ago 2017, 21:57

Boa dica ;-)
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagempor sem2006 » 27 ago 2017, 10:20

Era um 2G?

Enviado do meu VFD 900 através de Tapatalk
sem2006
Utilizador

Registado: 08 ago 2015, 13:12
Distrito onde reside.: Coimbra
Marca do KIT GPL: Prins
Marca do Veículo: Toyota
Modelo: Prius 2G
Ano: 2008

Mensagempor rdd48856 » 27 ago 2017, 12:30

Prius plus.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor Braz » 28 ago 2017, 17:01

Quanto mais tecnologia, pior são os carros...
Ex-Renault Clio 1.2 RT
Ex-Alfa Romeo 166 2.5 V6

Honda Civic 1.5i LS VTEC
Honda Accord Tourer 2.0i VTEC
Ford Focus C-Max 1.6i
Braz
Cidadão Virtual

Registado: 20 abr 2005, 20:12
Marca do KIT GPL: BRC - PRINS
Marca do Veículo: Honda
Modelo: Civic 1.5/Accord 2.0

Mensagempor rdd48856 » 31 ago 2017, 23:47

Ora bem, mais uns updates.

1)Consumos (com condução "à minha mulher", por exemplo os arranques têm sempre direito a colocar o ponteiro na zona do power, as travagens são em cima, enfim) em urbano, EN125, e uma pequena incursão na A22, estamos em 4,4 no C.B.

2)Este é o meu primeiro carro em que não sinto necessidade de fazer nada ao sistema de som, os graves estão lá q.b.. O mãos-livres também funciona bem.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor lobito » 01 set 2017, 14:16

Ou seja, condução "Sport"... Se o CB está correcto, em circuito misto é muito bom.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor rdd48856 » 30 set 2017, 19:24

Mais um update.

Consumos

3º Depósito.

Tipo de percurso: Urbano e nacionais, cerca de 70% da condução foi feita pela minha mulher.

C.B.: 4,5, reais: 4,7.

Parece que o Journey vai ficar abaixo dos 5,8 de média geral do Auris da minha colega.

O custo do abastecimento é que continua a pesar um pouco (bem, quase ao nível de um Diesel).

2º Aconteceu uma coisa caricata ao marido da minha colega. Chegou ao carro e nada funcionava...as portas não abriam, o carro não dava sinal, nada...

Chamou o reboque, o funcionário não sabia como rebocar o carro, telefona para a Toyota e lá lhe ensinaram a encostar uma bateria para dar o arranque.

O carro sobe por meios próprios para o reboque.

Diagnóstico: Bateria auxiliar...o que é bastante estranho pois o carro só tem 2 anos. Substituída ao abrigo da garantia, o que para mim foi uma boa surpresa, porque uma bateria auxiliar(bem de arranque nos outros carros) é considerada habitualmente pelas marcas como material de desgaste.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor mpsfilho » 30 set 2017, 20:48

Para quando a conversão @rdd? já existe previsão?
mpsfilho
Utilizador

Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagempor rdd48856 » 30 set 2017, 21:01

Estou a apontar para o princípio do ano...quero fazer ainda uns quantos milhares de quilómetros.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor APHenriques » 30 set 2017, 23:34

rdd48856 Escreveu:
Tipo de percurso: Urbano e nacionais, cerca de 70% da condução foi feita pela minha mulher.

E o que acha ela da condução? Também costuma conduzir os outros?

C.B.: 4,5, reais: 4,7.
Parece que o Journey vai ficar abaixo dos 5,8 de média geral do Auris da minha colega.
O custo do abastecimento é que continua a pesar um pouco (bem, quase ao nível de um Diesel).

Sempre achei esses 5,8 um exagero. O meu que é mais fraco e mais antigo teve um consumo aproximado a isso, mas por razões muito particulares. Mas depende muito do estilo de condução. Cá em casa também temos uma diferença de umas décimas...
Pois o custo do abastecimento. Já não estavas habituado. A minha C8 sempre que vai a bomba são 80 euros. O depósito é grande. e anda sempre acima dos 9 litros de gasóleo.

2º Aconteceu uma coisa caricata ao marido da minha colega. Chegou ao carro e nada funcionava...as portas não abriam, o carro não dava sinal, nada...
Chamou o reboque, o funcionário não sabia como rebocar o carro, telefona para a Toyota e lá lhe ensinaram a encostar uma bateria para dar o arranque.
O carro sobe por meios próprios para o reboque.

Se for como o Prius. Existe uns pontos de contato para os cabos na caixa do motor. O manual explica. A pequena bateria está na mala.
Na verdade a bateria auxiliar só é necessária para ativar os sistemas. Uma vez ligado, o carro segue viagem normalmente pois passa a usar as energia da bateria do sistema híbrido. Dizem, porque nunca experimentei. Estou convencido que a bateria que está no meu está quase a fazer 10 anos.

Diagnóstico: Bateria auxiliar...o que é bastante estranho pois o carro só tem 2 anos. Substituída ao abrigo da garantia, o que para mim foi uma boa surpresa, porque uma bateria auxiliar(bem de arranque nos outros carros) é considerada habitualmente pelas marcas como material de desgaste.

Pois... também não esperava que estive coberta pela garantia. Sempre poupou 160 euros (julgo ser o preço no concessionário)
Mas qual das garantias? Dois anos da própria baterias? A geral de 5 anos ou a do sistema híbrido de 10 anos?
É que bem vistas as coisas, a bateria pode-se considerar parte do sistema híbrido. Pois se o carro não fosse híbrido teria uma bateria diferente. :-D
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 01 out 2017, 23:19

E o que acha ela da condução? Também costuma conduzir os outros?

Só o Grandmodus (o Burrié não tem direção assistida)...ela já não quer mudar...só acha o carro grande para estacionar.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor APHenriques » 01 out 2017, 23:57

Pois :)
Agora esquece lá isso. A minha é igual.
Mas tens uma boa solução. O novo Yaris HSD é fantástico, aproveitas o incentivo ao abate que ai vêm, despachas o Burrie e ficas com o Auris para ti. :D
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 08 out 2017, 23:19

O novo Yaris HSD é fantástico

Cheguei a pensar nisso, mas preciso de pelo menos um carro com capacidade de reboque, se o Auris tivesse podia ser, assim irei provavelmente para outro Punto.

Ora bem Update de consumos:

Quase 200 quilómetros em urbano.

Depois:

A.E. até Ourique(a 120-140Km/h), depois IC2 e Nac 256 até Monsaraz (banhinho na praia fluvial de Monsaraz). Sempre a velocidades que não impliquem inibição de condução (espero eu não ter deixado passar nenhum daqueles sinais que aparecem vindos do nada).

Depois, Évora e entrada na A6 até Lisboa.

Chegei à 2ªponte do feijó com o C.B. em 5,0, apanhei fila cerrada(como estava sempre com o A/C ligado o motor térmico lá arrancava de vez em quando para carregar as baterias), entrei na ponte já com o C.B. a 5,3!

Média de C.B.: 5,3, média real 5,6. Parece portanto claramente um erro de C.B. nos consumos, por defeito, na casa dos 5%.

Abasteci no Jumbo de Alfragide e por engano lá meti 98(falta de hábito), uma vez que no Jumbo as cores das agulhetas estão trocadas(a verde escura é que é a de 98).

Pronto lá passei dos 50€ outra vez (que dor).

Arranquei para o Algarve, a 120/140 Km/h e sai da A.E. em Grândola com o C.B. a 5.4(5.7 reais portanto). Fiz o resto pelo IC1 até à A22, mais uma vez em velocidades que não impliquem inibição de conduzir., e depois A22 a 120/140 Km/h.

Cheguei a casa com o C.B. a 5.1(5.4 reais portanto). Estou muito satisfeito, mesmo que os consumos a alta velocidade aumentem ligeiramente no Inverno devido à maior resistência do ar por aumento de densidade, acho que a GPL vou ficar abaixo dos 7 litros.
rdd48856
Moderador(a)

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Híbridos com GPL

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante