Peças e óleo falsificados...

Leia a Informação aqui primeiro.

Peças e óleo falsificados...

Mensagempor APHenriques » 26 set 2017, 21:48

Depois disto:
rdd48856 Escreveu:Pode...mas a probabilidade é bastante menor, porque a fiscalização existe

http://www.automotorblog.com/watch-counterfeit-engine-oil-russia-87039.html

Julgo ser importante um tópico sobre o assunto.

Comprei nos últimos anos alguns kits de embraiagem assim como outras peças... quando se compra carros velhos é inevitável.
No caso dos kits de embraiagem, uma era LUK... e na época fiquei com algum receio pois segundo parece é das marcas mais imitadas... como saber então se a peça era original? No youtube encontra-se vários vídeos sobre o assunto, especialmente brasileiros... no Brasil falsificação é mato, como eles dizem.

No caso do óleo, há muito se fala de falsificações.... o que na verdade pode ter efeitos gravíssimos.
Então como saber se o óleo que compramos numa loja física ou virtual é original ou falsificado?

Como tenho ainda algumas garrafas, de várias marcas, andei a ver se percebo que elementos de segurança poderão existir de forma a garantir a originalidade do produto.

Esta questão do óleo poderá ser também de extrema importância no lubrificante de válvulas...
Quando tive avaria no meu carro a GPL... referi na época que detetei uma alteração no óleo que ficou dentro do pequeno depósito durante o tempo que o carro esteve em reparação. O meu mecânico disse para nunca mais usar aquele óleo... pois parecia-lhe muito estranho.

Enfim, deixo o alerta... amanhã com mais tempo tentarei verificar as garrafas que ainda tenho.
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Peças e óleo falsificados...

Mensagempor rdd48856 » 26 set 2017, 22:34

Se a compra for efetuada a uma loja que compre diretamente ao importador é pouco provável a falsificação(do óleo).

Além de que deve ser possível pedir por e-mail ao fabricante do óleo uma forma de determinar a sua autenticidade. (nº do lote, por exemplo).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor ricardo_fcr2005 » 26 set 2017, 23:03

Confesso que é um medo meu. Especialmente em relação ao óleo. Vêem-se valores tão dispares entre algumas lojas físicas da especialidade e as lojas virtuais e os supermercados que eu até me sinto um bocado culpado por comprar mais barato :roll:
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html
ricardo_fcr2005
Utilizador Frequente

Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Mensagempor mpsfilho » 27 set 2017, 09:52

Vou dar o meu contributo para este tema mas, em jeito de brincadeira.

há quem vende gato por lebre, mas eu gosto mais de pagar por gato e trazer lebre para casa.

Felizmente que eu comprei um carro de marca Dacia, e não é que este foi falsificado! com peças originais da Renault?.

Só dei por isso quando cheguei a casa, mais concretamente quando comecei a inspeccionar o produto e principalmente quando fui ver o motor, reparei que eles até se esqueceram de retirar as etiquetas que dizem Renault em vez de Dacia? que descaramento!.

Agora a serio, já me aconteceu comprar imitações de determinados produtos que se revelaram serem de melhor qualidade que os originais que eles copiaram, e por um preço incrivelmente mais baixo, muitas vezes o mais caro não é o melhor.
mpsfilho
Utilizador

Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagempor pcta » 27 set 2017, 16:08

Lindo este tópico ...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagempor APHenriques » 27 set 2017, 21:37

rdd48856 Escreveu:Se a compra for efetuada a uma loja que compre diretamente ao importador é pouco provável a falsificação(do óleo).
Além de que deve ser possível pedir por e-mail ao fabricante do óleo uma forma de determinar a sua autenticidade. (nº do lote, por exemplo).

Não sei se será assim tão seguro... noutros artigos já vi falsificações vendidas por lojas com representação da marca...
Mas por exemplo, se comprarmos óleo Norauto numa loja Norauto, dificilmente será uma falsificação. Mas o Castrol, ou Mobil, etc, já não me parece assim tão seguro. O que nos garante que não houve pelo meio algum "desvio". Mesmo sem conhecimento da loja.
O ideal seria realmente saber como identificar um produto original pela embalagem. Mas conhecendo todos os elementos de segurança, também permite aos falsificadores aperfeiçõar as reproduções.

Eu sempre usei Castrol... há muitos anos que é a primeira opção, mas em garantia, questiono primeiros na oficina e levo o que eles indicam...
No caso do Prius não levei o óleo para a primeira revisão que fiz. O preço foi: 19,65 euros por litro. Na segunda revisão comprei o óleo e levei. Ficou por 7,62 euros por litro. Igual da Castrol comprado na texoleo.
Entretanto, a quando da compra, ocorreu-me que muito mais provavelmente o óleo Castrol possa ser falsificado, do que o óleo de uma marca menos famosa, ou de linha branca com marca atribuída pelo distribuidor.
Então pensei em procurar uma alternativa... e reparei numa marca (marca mesmo) MANNOL
Além de ter um excelente preço (cerca de 5.00 euros por litro) tem a versão 7709 OEM Toyota e Lexus. Alguém conhece?
Naturalmente que os falsificadores tentaram falsificar as marcas mais caras e famosas, mas no site da Castrol não encontrei nada sobre a segurança da originalidade. Pode falar do assunto, mas não encontrei.
Mas no site da Mannol encontrei isto:

Os produtos da SCT-Germany são protegidos contra possíveis falsificações. A embalagem das pastilhas de travões é selada com um autocolante com o holograma da SCT. Os lubrificantes MANNOL também se encontram protegidos – impressões de alta qualidade nas embalagens e vários processos ajudam a identificar produtos de contrafacção.

entretanto estive a analisar as embalagens que tenho em casa da Castrol, da Total e da GM.
A ideia era apenas perceber o que pode dificultar a reprodução das falsificações ou encontrar elementos de segurança. Já que não tenho duvida da originalidadde destes.
No caso da Total para além da impressão de alta qualidade do rotulo, tem o pormenor da data e número do lote estar impresso metade no rótulo e metade no plástico. Como tenho duas embalagens verifiquei que apesar de ser exatamente o mesmo lote, as embalagens tem uma diferença física. Uma tem um "2" e outra o "3" em relevo no fundo...
No caso da Castrol não tenho embalagens de óleo igual... mas o rótulo tem um daqueles pequenos selos refletores com o símbolo Castrol. Mesmo com lupa não consegui ver diferença entre os dois. Já me parece um elemento mais difícil de reproduzir, mas seria melhor se fossem diferentes.
Foi isso mesmo que verifiquei nas duas embalagens do mesmo lote da GM. Existe um selo desses, mas muito mais complexo e diferente entre as duas embalagens. Ou seja, é constituído por vários elementos aparentemente iguais mas aparecem desfasados na posição.... claramente um sistema mais difícil de reproduzir se cada rotulo tiver um selo único. :-? Será que o da Castrol também devia ser diferente, mas como é uma reprodução, são iguais? :-?

enfim... apenas curiosidades... mas acho que valerá a pena estarmos atentos a estes elementos. Pelo menos um rótulo de má qualidade é coisa que não deverá mesmo existir num produto original.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor aligner » 27 set 2017, 21:56

Quando vais almoçar/jantar fora deduzo que também levas as entradas e as bebidas porque podem ser falsificadas ou excessivamente caras por via da margem de lucro do comerciante.
Pneu usado ou achinesado pode ser arriscado!...

Podia comprar um carro novo...mas não ía ter euros para o manter.
aligner
Utilizador Frequente

Registado: 20 fev 2010, 00:10
Distrito onde reside.: Porto
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Laguna 1.6 16V
Ano: 2000

Mensagempor APHenriques » 27 set 2017, 22:01

mpsfilho Escreveu: há quem vende gato por lebre, mas eu gosto mais de pagar por gato e trazer lebre para casa.
Felizmente que eu comprei um carro de marca Dacia, e não é que este foi falsificado! com peças originais da Renault?.
Só dei por isso quando cheguei a casa, mais concretamente quando comecei a inspeccionar o produto e principalmente quando fui ver o motor, reparei que eles até se esqueceram de retirar as etiquetas que dizem Renault em vez de Dacia? que descaramento!.

Agora a serio, já me aconteceu comprar imitações de determinados produtos que se revelaram serem de melhor qualidade que os originais que eles copiaram, e por um preço incrivelmente mais baixo, muitas vezes o mais caro não é o melhor.

Tá boa essa!!! =))
É engraçado que o índice de fiabilidade da Dacia é superior ao da Renault.

Mas imitações, desde que não usem a marca original. Desde que usem outro nome sem tentar passar pelo original, não é problema. Naturalmente se não violar patentes.
Tantos produtos que existe que imitam outros caros e famosos e são vendidos a preço muito inferior com outra marca e qualidade superior.
Por exemplo, eu sou fã de vários produtos do Aldi e do Lidl... B-)
Editado pela última vez por APHenriques em 05 nov 2017, 09:50, num total de 1 vez.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor APHenriques » 27 set 2017, 22:30

aligner Escreveu:Quando vais almoçar/jantar fora deduzo que também levas as entradas e as bebidas porque podem ser falsificadas ou excessivamente caras por via da margem de lucro do comerciante.

Se me pedirem 10 euros por uma cerveja, nem chego a entrar, naturalmente.
Espera.... será que a Sagres do restaurante é melhor que a Sagres do supermercado? Há quem acredite que sim.

Mas quando recorro a um serviço de uma oficina é para fazer alguma coisa que eu não posso fazer. Porque não quero ou porque não sei. É um contrato comercial. Só é feito se for do interesse de ambas as partes. Eu normalmente só pago serviços ou peças se os preços forem razoáveis.
Não discuto o preço da mão de obra de ninguém. Se achar caro, procuro alternativas.
Por exemplo, gosto do serviço do meu concessionário da Toyota, mas no caso da Citroen os preços são tão exagerados que não volto lá. Só o óleo é 5 vezes mais caro.... ainda tenho que deixar lá o carro para pagar a divida. X(
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor APHenriques » 02 out 2017, 00:14

mpsfilho Escreveu:
APHenriques Escreveu:Por acaso ainda me resta algum, pois vendi o carro. E agora tenho apenas um a usar esse óleo. Vai dar para a próxima muda...

Está explicado! é que no passado dia 31 de Setembro :( ia eu em cima da ponte Salazar e há minha frente seguia um Toyota que me cheirou a farturas? era o do APHenriques, de certeza! era resto do óleo (já rançoso) desculpa APHenriques pela brincadeira.

@pcta,agora a sério, qual será a validade dos óleos em termos de anos e desde que estejam no recipiente original? nunca reparei se trazem o prazo afixado na embalagem, podes responder no tópico mais apropriado se quiseres, para não estarmos a ocupar este abusivamente.

Podias ter apitado... fazias um sinal. :clap:
Espera... não era eu. :( Vou sempre pela Vasco da Gama! =))

Tenho um amigo quem tem uma autocaravana MB diesel adaptada para consumir óleo de cozinha usado.
Acredita que é um cheiro a batatas fritas brutal que sai do escape. :))

A validade do óleo é uma boa questão. Não me lembro de ver essa indicação nas garrafas. Amanha confirmo nas que tenho.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor APHenriques » 08 out 2017, 21:27

Por aqui a validade do óleo continua um mistério.
Será que alguém sabe se o óleo, na embalagem de origem fechada, se estraga? Ainda não encontrei nenhuma embalagem que fizesse referência a isso.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor pcta » 08 out 2017, 22:36

... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagempor APHenriques » 09 out 2017, 14:48

Obrigado @pcta... já estive a ver.
Mas podiam colocar essa informação nas embalagens.
O fato de não o fazerem pode significar que não é assim tão importante... à partida numa embalagem selada a alteração do óleo não deverá ser significativa ao longo do tempo
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor APHenriques » 05 nov 2017, 09:58

Entretanto, ontem, por mero acaso, encontrei um documentário no canal Odisseia sobre produtos contrafeitos...
Em relação aos automóveis é dado o exemplo de pastilhas de travão.
Mas existe de tudo... desde bebidas a medicamentos.
Vale a pena ver.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 05 nov 2017, 11:32

Por isso é que eu acho importante utilizar uma cadeia de distribuição curta, isto é, comprar o mais próximo possível do fabricante, e com intervenientes bem conhecidos.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Voltar para Geral

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420