Razoes dos acidentes? - Videos

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Moderador: rdd48856

Razoes dos acidentes? - Videos

Mensagempor jccgold em 19/03/2007 - 02:21

Está bastante na moda dizer que a maioria dos acidentes se devem ao excesso velocidade coisa de que discordo totalmente.
Para mim sao principalmente 1) o nao ter uma distancia segura para o carro da frente, 2) o nao travarem/saberem sair de cruzamentos, 3) Manobras perigosas desnecessarias 4) o facto de ninguem fazer sinais ao entrar e sair de rotundas. Depois juntam-se o 5) alcoól e 6) pessoas completamente inaptas ao volante.
Mais do que teorias acho que todos podemos aprender principalmente é em ver acidentes reais, para termos uma ideia de como é que afinal os acidentes podem acontecer.
Por isso criei este topico onde quem tenha acidentes reais os poste junto com a opiniao de qual acham que é afinal a grande causa de acidentes em Portugal, e assim permitir uma estatistica. ACRESCENTEM VIDEOS TB
Do que pesquisei assim rapidamente encontrei estes.
http://youtube.com/watch?v=5ZVb1iPBEhw Razao do acidente Motivo 6
http://youtube.com/watch?v=Nm-EoIn_pxE Razao do acidente Motivo 6
http://www.metacafe.com/watch/1558/car_accident/ Razao do acidente Motivo 2
http://www.youtube.com/watch?v=OGurpdAJuUQ&mode=related&search= Razao do acidente Motivo 2
http://videos.streetfire.net/hottestvideos/38/B1EA70C2-4515-4E9C-8900-F666828189E0.htm Razao do acidente Motivo 6
http://videos.streetfire.net/hottestvideos/6/8310C38C-F21D-4006-B54D-CBBBD15F3ED9.htm Razao do acidente Motivo 6
http://youtube.com/watch?v=R1J8wgv7Erc Razao do acidente Motivo 6
http://www.youtube.com/watch?v=snfZQdYZaXU Razao do acidente Motivo 2 (varios)
http://www.youtube.com/watch?v=MfpDvCljdQI Razao do acidente Motivo 3
http://www.youtube.com/watch?v=6X64znKFH1A Razao do acidente Motivo 2
http://www.youtube.com/watch?v=hux9k43mni4 Razao do acidente Motivo 3
http://www.youtube.com/watch?v=dnzpkyEWA6E Razao do acidente Motivo 2
http://youtube.com/watch?v=iM6Jbl495vQ Razao do acidente Motivo 3, 6, 6, 3, 1, 3

Depois disto ainda ha alguem que defenda que é o excesso de velocidade que provoca os acidentes? Vejam so no ultimo video como uma serie manobras perigosas provocam muitas vezes que sejam outros carros a chocar.
jccgold
Utilizador Frequente

Registado: 30/11/2005 - 04:06

Mensagempor V70 em 19/03/2007 - 13:23

Há uma razão fundamental que não indicaste: distracção / ou adormecerem ao volante... por vezes até causada por fármacos ou outros (situações em que as pessoas deviam ficar em casa)...

E já agora, neste último video - Túnel na Rússia -, há ali casos claros de excesso de velocidade...
V70
Cidadão Virtual

Registado: 11/04/2005 - 10:22
Distrito onde reside.: Leiria
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Mitsubishi
Modelo: Carisma 1.8 GLXi
Ano: 1995

Mensagempor couto em 19/03/2007 - 14:34

JCCGOLD, com o devido respeito, se queres arranjar desculpas para conduzir em excesso de velocidade, não o devias usando outras desculpas para encobrir o facto de a maior parte dos acidentes resultar do excesso de velocidade. Este factor está na base de condução perigosa, de entradas e saídas "inadequadas" de cruzamentos, aliado ao facto de as estradas, as nossas estradas não serem adequadas a velocidades excessivas, e facto é que toda a gente sabe mas insiste em conduzir em velocidade excessiva. Por isso temos a segunda mais elevada taxa de mortalidade na estrada a nível mundial. Claro que este factor não é o único e concordo contigo nos restantes, mas não excluas a velocidade excessiva, pois é o segundo a seguir à condução sob o efeito de alcóol como a causa de maior vítimas na estrada. E devias pensar nas vítimas quando dizes o que dizes.
couto
Recém-chegado

Registado: 13/01/2007 - 00:04

Mensagempor jpinhas em 19/03/2007 - 16:31

Não sou nenhum santo, e por vezes também me excedo na velocidade (tento que sejam poucas vezes),como quase toda a gente, mas isso não faz que eu deixe de ter consciencia que se for mais devagar terei muito mais hipóteses de evitar o acidente, por isso o excesso de velocidade é uma das principais causas de acidente(eu próprio já fui vitima dela, num sitio onde jamais pensaria ter um acidente) a partir dai comecei a ver o excesso de velocidade de maneira diferente.
jpinhas
Cidadão Virtual

Registado: 27/09/2006 - 00:11
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do Veículo: Ford
Modelo: Focus 1.4 SW
Ano: 1999

Mensagempor mustang em 19/03/2007 - 18:45

couto Escreveu:JCCGOLD, com o devido respeito, se queres arranjar desculpas para conduzir em excesso de velocidade, não o devias usando outras desculpas para encobrir o facto de a maior parte dos acidentes resultar do excesso de velocidade. Este factor está na base de condução perigosa, de entradas e saídas "inadequadas" de cruzamentos, aliado ao facto de as estradas, as nossas estradas não serem adequadas a velocidades excessivas, e facto é que toda a gente sabe mas insiste em conduzir em velocidade excessiva. Por isso temos a segunda mais elevada taxa de mortalidade na estrada a nível mundial. Claro que este factor não é o único e concordo contigo nos restantes, mas não excluas a velocidade excessiva, pois é o segundo a seguir à condução sob o efeito de alcóol como a causa de maior vítimas na estrada. E devias pensar nas vítimas quando dizes o que dizes.

Realmente a velocidade excessiva é a razão de todos os acidentes, basta para tal pensarmos que se todos estivessemos parados nao tinhamos acidentes!
Tive uma altura um acidente numa curva na qual um camiao tinha largado bastante oleo na estrada, devia ir a cerca de 50km/h. Logo ia a uma velocidade execessiva, pois se tivesse adequado a minha velocidade para aquelas condições deveria ir a cerca de 20km/h e nesse caso nunca teria tido o acidente.
Portanto todo e qualquer acidente poderia ser evitado se todos circulasse-mos a uma velociade inferior, por vezes muito inferior.

Nas autobahn morrem menos pessoas por km do que em portugal!, (e nao se esqueçam que o limite de velocidade é 250km/h)

A desculpa da velocidade excessiva serve pois (e porque interessa aos governos) para todos os acidentes, e assim sendo temos das piores estradas da europa, das mais mal sinalisadas. Mas a culpa é sempre da velocidade...
mustang
Cidadão Virtual

Registado: 01/02/2006 - 03:33
Distrito onde reside.: Porto

Mensagempor lobito em 19/03/2007 - 20:48

Concordo que se deva ter cuidado com a velocidade, principalmente com condições adversas, mas que serve de desculpa a muita coisa mal feita, isso também é verdade.
Exemplos:
IP4: desde o projecto que estudos apontavam para uma estrada mais perigosa que a IP5, os governos como era para os "la de xima" marimbaram-se e toca a fazer o mais barato. Afianal tornou-se estrada internacional de entrada e saída para o norte de Espanha. Piso inicial vergonhoso, bermas perigosas, curvas que não dá o sol durante o inverno, enfim convite ao despiste. Já tive um acidente onde bati sem controlo nos dois railes com o carro engatado em segunda e a uns 40Km hora. Nesse dia ficou famoso pelos mais de 10 acidentes entre Amarante e Vila Real em 2 horas.
Agora mudaram o piso e melhoram algumas zonas, mas a grande solução dos politicos demagogos foi transformar uma via rápida numa estrada de provincia onde se circula muitas vezes entre o alto do Marão e Amarante a 20Km à hora ou menos. cortaram todos os pontos de ultrapassagem (com os famosos mecos no meio da via), se ai um camião à frente (que vai sempre) dificil andar a mais de 20-30. Isto é solução? pois os politicos vangoreiam-se que os acidentes diminuiram, se ninguém andasse ainda diminuiam mais...
Depois de Macedo até Bragança a IP4 (nem sei porque que é que se chama assim) não tem bermas, os cruzamentos são ao mesmo nível (atravessa-se de um lado para o outro da entrada), o piso é duma estrada municipal. O excesso de velocidade continua com as culpas (não é que por vezes as não seja a culpada, não digo isso, há sempre tolinhos na estrada).
Outra hipocrisia: para justificarem 8quando tentaram) baixar o grau de alcoolémia de 0.5 para 0.35, fizeram-se estudos que 60% dos acidentes mortais os condutores tinham alcool acima dos 0,35. Ora se o mesmo estudo fosse saber quem tinha comido batatas nas ultimas 24 horas provávelmente a conclusão seria que quem conduz não pode comer batatas nas 24 horas antecedentes a conduzir, pois a percentagem seria ainda mais elevada. Claro que não se deve conduzir sobre o efeito do alcool, mas procurar formas (encomendando estudos à medida) de multar mais condutores e encontrar desculpas para esconder outras coisas é que está muito mal.

Umas perguntas para o pessoal:
- Já alguém viu um radar de velocidade numa curva perigosa?
- Estão sempre em retas com excelente visibilidade, porquê?
- Quem é da zona do Porto sabe que há locais na circunvalação que estão lá quase sempre radares, são retas, sem cruzamentos, com separador central de 10 metros de largura e duas faixas de rodagem, limite 50Km/hora, multas mais que muitas para as estatisticas.
- Já alguém viu um carro da BT chamar a atenção por um condutor ir Kms e Kms na faixa da esquerda a velocidade reduzida?

Numa autoestrada em boas condições conduzir a 160 é menos perigoso que em estradas más a 60. O limite nas autoestradas para os carros actuais e com as condições que por exemplo uma Porto-Lisboa têm, está completamente desajustado, mas é uma opinião.
Em vez de nos preocuparmos com combustíveis alternativos, reduzimos para 118 a velocidade máxima, isto já nem é bem demagogia...
SAAB, RENAULT, VOLVO, PORSHE, JEEP, PEUGEOT, ALFA, FIAT, OPEL, DAEWOO/CHEVROLET, JAGUAR, BMW, AUDI, WV... POWERED BY

Imagem
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27/10/2006 - 18:03

Mensagempor jccgold em 20/03/2007 - 04:30

couto Escreveu:. Por isso temos a segunda mais elevada taxa de mortalidade na estrada a nível mundial.

Engracado isso num país com a velocidade media de quem conduz das mais baixas da Europa. Eu nao vi um unico acidente por velocidade excessiva nesses videos. Todos os carros que tiveram esses acidentes se fossem a metade da velocidade, teriam tido um acidente na mesma.
Um acidente por velocidade excessiva é aquele onde um carro perde aderencia à estrada sem factores externos que o provoquem que nao sejam a falta aderencia dos pneus. Isso é que sao acidentes por excesso velocidade, o resto sao por outros motivos.
É exactamente pelas vitimas que se devia ter um debate sério sobre a causa dos acidentes. Sempre que vem a ladaínha do excesso de velocidade está-se a esconder as verdadeiras causas.

lobito Escreveu:Outra hipocrisia: para justificarem 8quando tentaram) baixar o grau de alcoolémia de 0.5 para 0.35, fizeram-se estudos que 60% dos acidentes mortais os condutores tinham alcool acima dos 0,35.

Interessante saber isso. Ou seja como 80% dos acidentes devem ser por excesso de velocidade, taxa alcool acima 0,35 + velocidade dá 140% dos acidentes. Viva a demagogia.

lobito Escreveu:Umas perguntas para o pessoal:
- Já alguém viu um radar de velocidade numa curva perigosa?
- Estão sempre em retas com excelente visibilidade, porquê?

Tudo dito. Passam mtos carros logo mtas multas. Porque enqto Portugal depender das multas para cobrir o defice vai-se continuar a multar a velocidade. Em Inglaterra que é um país rico as pessoas levam avisos nao multas qdo transgridem. E ainda ninguem me explicou como é que num país com mto piores condicoes atmosfericas, sim pq é mto mais perigoso conduzir com chuva do q sol, pq e que na Alemanha nao têm limites velocidade e o 2º país com piores taxas mortalidade é Portugal

P.S: Ou sou eu que estou muito mal habituado com o piso em Oeiras, mas achei excelente o piso da A1 sentido Porto Lisboa até Fátima. Dizem sempre mal do piso dessa AE eu achei-o excelente.
jccgold
Utilizador Frequente

Mensagempor FV_Pluma em 23/03/2007 - 01:27

Boas Pessoal ;)

Bem na minha opinião a a grande causa dos Acidentes nao se trata do excesso de Velocidade...mas como tudo existem excepções, ora vejamos:
Eu tive a pouquissimo tempo(3semanas) um acidente na Cril...mesmo na 1 Curva para quem vem da A8...um dia chuvoso(chuva miudinha..a pior..) e oleo na estrada (são os ingredientes fabulosos na estrada ;)) e ia eu a cerca de 100km/h quando o belo do carro me começa a fugir de traseira...ainda o aguentei um pouco mas depois ja nao houve hipotese...e pronto fui contra o RAIL tendo este desfeito o carro todo de frente(airbag do volante nem disparou..so do banco), motor partido, apoios..enfim carro pa sucata...quero com isto dizer se tivesse ido a 70 o despiste nao aconteceria...mas eu nao adivinho nao e?(ah e ia sozinho nesse local ;))
Agora por exemplo numa autoestrada com 3 faixas, com pouco transito..em recta...120 acho uma autentica estupidez...ai a maior parte dos acidentes se deve as manobras perigosas...aos condutores que gostam mto das faixas do meio...ou da esquerda a 100km/h por exemplo...enfim..
Agora imaginemos a mesma estrada...a chover, logo com risco de lençois de agua...circulamos a 120km/h...se houver um despiste...a causa pode mto provavelmente ter a ver com a falta de experiencia do condutor...pois nao sabe dos perigos de um lençol de agua...claro...se for a 60km/h pode nao despistar...mas circular a 60 numa autoestrada nao acham um perigo??
Nao vos vou chatear mais...senao expulsam-me:P:P
Abraços e muito cuidado a conduzir...acima de tudo e preciso pensar nos outros ;)

Filipe Vicente
FV_Pluma
Recém-chegado

Registado: 23/03/2007 - 00:54

Mensagempor FV_Pluma em 23/03/2007 - 01:35

[quote="jccgold/]P.S: Ou sou eu que estou muito mal habituado com o piso em Oeiras, mas achei excelente o piso da A1 sentido Porto Lisboa até Fátima. Dizem sempre mal do piso dessa AE eu achei-o excelente.[/quote]

Pois realmente essa Auto estrada tem um piso um pouco mau ate(quase) Alverca na minha opinião, a partir dai tem um Piso muito bom ate...e ainda vai uns Bons KM's com 3 faixas...so depois encolhe pa 2...e andar ai a 120km/h...poupem-me :S:S 140-150(tempo seco ;))
FV_Pluma
Recém-chegado

Registado: 23/03/2007 - 00:54

Mensagempor jccgold em 23/03/2007 - 10:41

Como explicar que o limite horario em dia seco seja 120 numa AE, e num dia chuvoso seja os mesmos 120? Na Alemanha nao têm limites de velocidade máxima, mas qdo chove ha visores eletricos ao longo da AE a limitar a velocidade para menos de 120.
A medida mínima q devia ser tomada, seria o limite horario em chuva ser inferior em 30kmsh a qdo o piso esta seco. Os limites horarios de velocidade têm a ver com a margem de seguranca dos carros nao se despistarem, acho obvio que qdo chove essa margem diminui mto logo a velocidade maxima com chuva devia diminuir. Ou inversamento com o piso seco aumentar.
jccgold
Utilizador Frequente

Voltar para Notícias Nacionais/Internacionais

Quem está ligado

Utilizadores a navegar neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante