Porque não apostam os fabricantes de automóveis no GPL?

Aqui estão colocadas algumas noticias do mundo e também de Portugal relacionadas com Autogás, Energia, Ambiente, e outros temas interessantes...
Criando Conteúdos para serem debatidos...

Porque não apostam os fabricantes de automóveis no GPL?

Mensagempor APHenriques » 03 abr 2018, 20:40

Esta é uma questão que já anda na cabeça de muitos e nos foruns há muito tempo, mas talvez seja o momento de lançar a questão mais uma vez.

Estamos a viver uma fase de transição na Europa, com a tentativa de expulsar os diesel dos automóveis ligeiros de passageiros.
Não é uma coisa muito estranha, pois como sabemos, muitos países no mundo sempre os excluíram.
Mas a obsessão pela redução do CO2, levou a disseminação dos diesel. E não fosse agora a perceção de que existem outros contaminantes bem piores, não haveria esta onda anti diesel.
A Mercedes continua a acreditar nos diesel. Se resolver de alguma forma económica o problema das emissões, voltamos sem duvida ao reino do petróleo sem nunca ter saído dele, na verdade.

Neste momento o foco está nos elétricos, ou melhor, nos não petroleiros. O que inclui o Gás de Petróleo Liquefeito.

Mas é, na minha opinião, uma pena que os fabricantes não aproveitem para apostar no GPL. É verdade que vem do petróleo, mas é diferente... e porque não o fazem?
Se quisermos um carro a GPL, ou compramos um dos poucos de fábrica, que na verdade até são adaptações, quando deveriam vir logo com depósitos mais pequenos de gasolina, ou compramos um carro novo e adaptamos... e ficamos sempre na duvida se vamos ter problemas e depois ficamos sem garantia.
Ou, estará o GPL destinado a ser uma opção apenas para os usados?

Por outro lado, começa também a surgir algumas propostas de GNV... o problema é que não temos postos. É pena.

Como nos elétricos as baterias continuam na idade da pedra (litio), a preço de ouro...

Estamos num impasse... logo eu que tenho um diesel para substituir...
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47

Re: Porque não apostam os fabricantes de automóveis no GPL?

Mensagempor chorao » 03 abr 2018, 20:42

@APHenriques
Este tópico parece-me um "dejavu" (ou estarei a ficar xéxé?)
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32

Mensagempor rdd48856 » 03 abr 2018, 22:44

É verdade que vem do petróleo, mas é diferente... e porque não o fazem?

Só 30%, os restantes são provenientes do Gás Natural, que será um dos candidatos a substituir o carvão, por isso vai continuar a ser produzido.

Em relação ao resto a verdade é que a facilidade de conversão para GPL pós-venda(ao contrário do que acontece com o GNV) acaba, com algumas exceções, por não ser compensador.

e ficamos sempre na duvida se vamos ter problemas e depois ficamos sem garantia.

Há stands em que é possível negociar isso.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor powerslave » 04 abr 2018, 18:24

Reza a lenda que, em tempos idos, houve um fabricante de automóveis sueco que, depois de alguém bater com a cabeça numa mesa de cabeceira ao acordar, teve em funcionamento a única linha de montagem, de que há relato, em que os carros saiam, pasme-se o mundo, a trabalhar a GPL.
Volvido algum tempo, e caída em desgraça, quem sabe pela dissiminação de alfaias agrícolas provenientes de terras germânicas, a linha de montagem cessou produção para nunca mais alguém cometer tal heresia! No entanto, como os números e os relatos revelam, esses suecos, dão boas conversões “depois-do-mercado”.
'03 Corolla 1.6 VVT-i : 85269km @ 7,98 l/100km

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=13273
powerslave
Cidadão Virtual

Registado: 10 jul 2012, 10:49

Mensagempor APHenriques » 05 abr 2018, 23:28

chorao Escreveu:@APHenriques
Este tópico parece-me um "dejavu" (ou estarei a ficar xéxé?)

Não estás a ficar xéxé, mas talvez eu esteja. :D

Atualmente demasiadas variáveis em jogo. E até para mim, que sempre fui a favor da motricidade elétrica, atualmente tenho dúvidas.
O problema dos elétricos são as baterias, que infelizmente evoluíram muito menos do que se esperava. Embora continuo a achar que são uma solução para os utilitários para as viagens de rotina. Só que em vez disso os fabricantes começaram por fazer topos de gama...
Pretende-se acabar com os diesel e dentro de 30 anos e com todos os motores de combustão interna. Realmente acredito que a Toyota tem razão e o futuro é o hidrogénio, mas até lá não seria interessante apostar no GNV e no GPL?

Mas por outro lado, está a Mercedes a manter uma aposta nos diesel. Ora, não sendo a Mercedes um fabricante qualquer, é de esperar que tenha alguma na manga.
É que diesel, não significa gasóleo... na verdade pode consumir um combustível de origem vegetal, ou sintético... se resolverem o problema das partículas, talvez fiquem com vantagem no CO2... suficiente para cumprir a norma Euro 7.

Pessoalmente, preferia substituir o diesel, mas na verdade não é fácil, por falta de alternativas....
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 05 abr 2018, 23:39

É para rebocar?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor pcta » 06 abr 2018, 14:49

Qual hidrogénio, da água ou do petróleo?
Para se obter H2 é preciso energia, vem de onde?
Armazenamento também é complicado ao nível de materiais a usar.
Por fim, a chama resultante da combustão praticamente não se vê, se não se adicionar algo ... temos potencialmente um grande perigo.
Não será fácil...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03

Mensagempor APHenriques » 06 abr 2018, 22:36

rdd48856 Escreveu:É para rebocar?

Pois... o problema é esse. Tem que rebocar a caravana.
A minha C8 é de 2003.... e apesar de ser muito prática tanto para viagens em férias, como para transporte de volumes maiores.... a qualidade dos plásticos e algumas avarias nas portas automáticas, etc andam a chatear-me.... ate gosto de ter carros antigos, mas carros velhos com coisas avariadas não.
Infelizmente o unico HSD capaz de rebocar a caravana é o RAV4 4x4... Não fosse tão caro e classe 2 até podia me substituir dois carros. Quem sabe o novo RAV4, mas só lá para o próximo ano. Com um estilo que me agrada mais que o anterior. E provavelmente com mais capacidade de reboque que o anterior.
Admito, que agora comprar um carro que não seja o sistema hibrido da Toyota, é claramente uma passagem de cavalo para burro.

Já quando comprei a Opel Omega, gostei particularmente do motor 2000cc e da tração traseira, que veio substituir uma Mercedes também 2000cc a gasolina.... mas agora não é fácil encontrar carrinhas a gasolina.... e motores de baixa cilindrada, turbo, para puxar uma caravana de 6 metros não me agrada.

Resumindo, para trator, tem de ter motor de trator... diesel. :(
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor APHenriques » 06 abr 2018, 23:49

pcta Escreveu:Qual hidrogénio, da água ou do petróleo?
Para se obter H2 é preciso energia, vem de onde?
Armazenamento também é complicado ao nível de materiais a usar.
Por fim, a chama resultante da combustão praticamente não se vê, se não se adicionar algo ... temos potencialmente um grande perigo.
Não será fácil...

:shock:
Estás a brincar, certo?
Carros já existem. A Honda, Hyundai e a Toyota já tem carros a circular. No caso da Toyota, até autocarros. E a Nikola está a desenvolver camiões e rede de abastecimento, bem mais realista que o ridículo Semi da Tesla a bateria.
A produção é simples e realmente basta eletricidade... nada mais simples. Porque não usar geradores eólicos? Na nossa costa é muito fácil. E havendo eletricidade o hidrogénio é produzido nos locais de consumo... nem precisa de transporte.
Na verdade, a produção é um processo automatizado.... obviamente que isso é muito mau para a economia mundial.... Sem poços, navios de transporte, refinarias, poluição, etc... para a economia de alguns países seria a ruína total.

Qual chama? Qual combustão?
Não percebi.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor bbrjto » 07 abr 2018, 07:14

A Toyota já comercializa o mirai, a hidrogénio, em alguns locais da Europa em que existe uma rede de abastecimento como Londres ou Paris.
bbrjto
Utilizador

Registado: 18 jun 2016, 07:06

Mensagempor APHenriques » 27 abr 2018, 21:32

Tenho andado atento ás novidades em modelos novos com motores a gasolina.
Na possibilidade de comprar algo para substituir a C8... mas depois de uma viagem mais longa de AE, com a carga familiar habitual (mas sem a caravana) fiquei convencido que não é fácil de substituir.

Pelo menos, atualmente (pós dieselgate) já aparecem alguns modelos de carros familiares com motores a gasolina.
Mas por exemplo: Peugeot 5008 mas motor 1.2 com 130cv :-? Será um bom motor para GPL?
Outro é o Skoda Kodiaq 1.4 com 150CV.

Faz-me alguma confusão estes motores de baixa cilindrada, especialmente em carros maiores. Mas serão estes bom motores para GPL?

Para mim é mera curiosidade, pois trocar a velhinha C8 por um destes carros, teria uma vantagem para o ambiente, mas economicamente não compensa. Mesmo em versatilidade nenhum deles bate um monovolume.

Mas é pena que a própria marca não proponha logo de origem o GPL. Quem olha apenas para o consumo, acaba por optar pela versão diesel que pelo menos no nosso país continua a fazer consumos mais baixos. A diferença de preço entre versões compensa a instalação de GPL, mas depois fica as duvidas sobre a garantia em caso de problemas.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor lobito » 27 abr 2018, 21:54

O mais importante, acho eu, é verificar que binário e a que rotação esses motores têm. Por norma estes novos motores turbo ou turbo e compressor, conseguem bons valores de binário logo a partir das 1500 rpm.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03

Mensagempor APHenriques » 27 abr 2018, 23:21

No caso do Skoda: 250 Nm / 1500 - 3500

Nada mau, não é?
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 28 abr 2018, 18:12

Sei que me vais matar, mas: https://www.parkers.co.uk/fiat/500x/4x4-2015/14-multiair-(170bhp)-4x4-cross-5d-auto/specs/

Motor de injeção indireta, fácil de converter, preço acessível.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor APHenriques » 28 abr 2018, 20:01

Um Fiat?! :-o

Isso não se recomenda nem ao pior inimigo!!!! Não sei se perdoo essa!!!!

=))

Pronto... eu perdoo mas, esquece lá isso. Não pode puxar a minha caravana. ufa!!! :D
APHenriques
Cidadão Virtual

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Voltar para Notícias Nacionais/Internacionais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420