O meu carro "engasga-se" - Desconfigura-se sozinho :(

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

O meu carro "engasga-se" - Desconfigura-se sozinho :(

Mensagempor Nonio » 10 ago 2008, 15:00

Editei o tópico para actualizar o que quero aqui dizer ...

Ainda ontem estive no instalador, fizemos mais uma vez nova configuração à central e deixámos o carro a andar á brava, sem problemas.

O meu carro tem caixa automática de 4 velocidades. É absolutamente fundamental em certas situações que ele atinja ( e ultrapasse ) as 5000RPM. Quando deixamos a central configurada "de fresco" ele faz isso ... sem problema algum.

No entanto, dum dia para o outro acontece ali qualquer coisa que ele deixa de fazer isso. Ás 4000 e poucas RPM corta e não puxa muito mais do que isso.

O que é que aqui se passará ? Avaria na central ? Dos injectores não é porque já tenho a régua média instalada e até já se testou o carro com a grande e não surtiu a menor melhoria.

Isto assim é deseperante, como posso confiar na instalação/configuração se ela passa a vida a alterar-se desta forma ?

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Boa tarde.

Mandei instalar um kit Landi Sequencial há menos de duas semanas no meu Honda Accord.

Noto que quando aperto com ele acima dos 120Km/h obrigando-o a subir acima das 4500rpm o carro começa a engasgar-se e não desenvolve de todo.

Como a caixa é automática, ele tende a reduzir sozinho ( faz o chamado "kickdown" ) e entrar em alta rotação mas depois "desiste" e volta a meter a 4ª e lá desenvolve mais um bocadito ... aos poucos e as soluços mas mesmo assim não se consegue atirar para lá dos 140 Km/h.

Se comutar para gasolina o carro tem um comportamento perfeitamente normal.

O meu problema é que o instalador foi de férias e só regressa lá para o início de Setembro, até lá vou ter de ficar tal-e-qual conforme está. Antes de ele ir de férias fez-se uma reprogramação e a coisa melhorou um pouco. No entanto está longe da perfeição.

Os sintomas são os que apresentei, não desenvolve quando se aperta com ele mas só em alta velocidade ( acima dos 120 ) pois se eu apertar com o carro dos 0 aos 100 ele ainda se mexe bem.
Editado pela última vez por Nonio em 02 set 2008, 05:35, num total de 5 vezes.
Nonio
Utilizador Junior

Registado: 10 ago 2008, 14:10
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: O meu carro "engasga-se" ... mas só a GPL

Mensagempor Koncaman » 10 ago 2008, 17:38

em principio, é so o sistema GPL mal afinado... e aí, so falando mesmo com o instalador
no entanto, pode pensar em dar uma vista de olhos nas velas (mas nesse caso seria mais provavel ter problemas em baixas rotações), e no filtro do ar...
Koncaman
Utilizador

Registado: 26 mai 2008, 18:35
Marca do Veículo: Opel
Modelo: Vectra B 1.7TD
Ano: 1997

Mensagempor Nonio » 10 ago 2008, 17:47

Já checkei as velas, está tudo em ordem.

Suponho ser útil referir que o carro tem 140 cv e é um 2.2 automático ( versão americana, é o Accord EX de ´93 ) e que já andei com o instalador ao meu lado na AutoEstrada com o laptop ligado ao motor, melhorou mas não resolveu por completo.

Passou a engasgar mais tarde, não ficou resolvido.
Nonio
Utilizador Junior

Mensagempor Koncaman » 10 ago 2008, 18:10

é normal que o carro desafine nos 1ºs tempos a GPL, especialmente se o carro ja tiver alguns km's...

no entanto, parece-me estranho ter feito uma afinação em estrada, e o carro não ter ficado a funcionar correctamente apos essa afinação.
cheira-me que o mapa de injecção ainda não esta grande espingarda.
Koncaman
Utilizador

Mensagempor voltinhas » 10 ago 2008, 18:36

Um kestão mt simples:
Teste de ignição, foi realizado antes da instalação??
Cumps.
Ganhe dinheiro com: http://beruby.com/voltinhas
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Mensagempor Nonio » 10 ago 2008, 18:55

voltinhas Escreveu:Um kestão mt simples:
Teste de ignição, foi realizado antes da instalação??

Só posso responder mediante o que vi ... se por "Teste de ignição" se entende aquela calibragem automática que depois te pede que estabilizes nas 3000 RPM então sim. 2 vezes só nessa manhã.
Se não for isso então não sei mas levei o carro ao instalador e foi-me dito que ficaria igualmente bom.
Estes "engasgos" só me acontecem a GPL, a gasolina o carro até parece ter asas.
Nonio
Utilizador Junior

Mensagempor Nonio » 10 ago 2008, 23:24

Tenho mais uns "factores" a acrescentar. Acabo de atestar o depósito e de constatar que ele anda a gastar 12l/100 quando o valor de referência neste motor F22A1 é de 10l/100.

A "melhoria" de que falei ( com o instalador ao meu lado de Laptop ligado ao motor ) foi conseguida através de "empobrecimento" da mistura segundo me contou.

Por outro lado lembro-me de ele me ter contado que quando levou o carro ao IPO por causa da instalação, o nível de Co a trabalhar a GASOLINA estava alto ao ponto de reprovar não fosse um "conhecimento" lá no Centro que facilitou isso.

Será que há aqui algo mais do que a afinação do GPL ? Sonda do oxigénio talvez ? Com tanto Co deve haver por ali coisa ...

O instalador ( eu mantenho o nome no anonimato mas pelo que vejo aqui no Fórum é dos bons ) conta-me que há "falhas" ou problemas a nível de motor ou desempenho que quando a a trabalhar a gasolina passam quase despercebidos mas que a trabalhar a GPL se tornam muito mais evidentes. Vocês corroboram com isto ? :cry:
Editado pela última vez por Nonio em 11 ago 2008, 14:32, num total de 1 vez.
Nonio
Utilizador Junior

Mensagempor Koncaman » 10 ago 2008, 23:39

sim, geralmente quando o nivel de CO é elevado, é sinal que a combustão está a ser incompleta. e se a sonda lambda não corrige isso, pode haver de facto algum problema com ela (não me recordo de ouvir falar de problemas com sondas lambda em motores honda.. mas nunca se sabe).

Ainda assim, não creio que isso justifique os consumos que esta a ter. Mesmo depois do empobrecimento da mistura, o carro deve estar ainda com uma mistura demasiado rica, quando a funcionar a GPL.
Koncaman
Utilizador

Mensagempor Nonio » 10 ago 2008, 23:59

Koncaman Escreveu: Mesmo depois do empobrecimento da mistura, o carro deve estar ainda com uma mistura demasiado rica, quando a funcionar a GPL.

Pelo que parte do caminho deve passar por aí, certo ? Empobrecer ainda mais a mistura ...
O que é chato é que não sei se ele fará os mesmos consumos a gasolina ... não sei nem estou com muita vontade de de$cobrir mas quem mo vendeu confirmou o que leio pela net fora a respeito daquele modelo ... +/- 10l/100.

Koncaman Escreveu:sim, geralmente quando o nivel de CO é elevado, é sinal que a combustão está a ser incompleta. e se a sonda lambda não corrige isso, pode haver de facto algum problema com ela (não me recordo de ouvir falar de problemas com sondas lambda em motores honda.. mas nunca se sabe).

Que outros factores poderão então estar na origem disto e o que posso fazer e/ou verificar para ter a certeza de que tudo está bem a nível de ignição ?
Nonio
Utilizador Junior

Mensagempor rara » 11 ago 2008, 01:02

Ora aí está: teste de ignição antes de converter o veiculo? :? :?
LANCIA KAPPA 16V TURBO - POWERED BY FRONTFUELS
rara
Cidadão Virtual

Registado: 25 out 2005, 13:22
Marca do Veículo: Lancia
Modelo: Kappa Turbo 16v

Mensagempor Koncaman » 11 ago 2008, 01:27

Eu sei que quando se quer comprar um carro de que se gosta, por vezes ignora-se um bocado a razão...
Mas, nunca, mas nunca, se pode confiar a 100% na palavra de quem vende o carro.

Ha que fazer o maximo de etstes possiveis. e se o vendedor não tiver nada a esconder, tem mais é que deixar o potencial comprador à vontade.

Anyway.
as velas, apesar de parecerem estar bem, podem não ser grande coisa para funcionar a GPL. o filtro do ar, deve estar o mais limpo possivel.
seria recomendavel fazer de facto um diagnostico mais abrangente ao motor, antes de ir para uma nova afinação.

Se o carro funciona bem a gasolina, em principio a nivel de ignição esta tudo bem (além da questão das velas)
uma leitura errada da sonda lambda pode de facto interferir negativamente no desmepenho do motor.. mas não o devia fazer engasgar-se...

se o motor estivesse a falhar, podia ser uma falta de pressão do evaporador...

é que geralmente quando ha problemas de engasganços, eles acontecem em baixas, ou no limite de rotação, raramente ha problmas em faixas intermedias (4k~5k rpm)
Koncaman
Utilizador

Mensagempor Nonio » 11 ago 2008, 08:26

Koncaman Escreveu:Eu sei que quando se quer comprar um carro de que se gosta, por vezes ignora-se um bocado a razão...
É que geralmente quando ha problemas de engasganços, eles acontecem em baixas, ou no limite de rotação, raramente ha problmas em faixas intermedias (4k~5k rpm)

Atá posso ver esta frase como um "alívio", Koncaman. Se os meus engasganços são sempre em alta e nunca em baixa, com o consumo que estou a ter e tendo em conta que 3 pessoas diferentes olharam para as velas e as acharam em boas condições ... se calhar baixando ainda mais a riqueza da mistura tenho o assunto tratado, não ?
Ainda assim vou levá-lo à Honda para ver o que se passa com o nível do Co a gasolina. Eles lá saberão para onde olhar caso se confirme o diagnóstico.
Nonio
Utilizador Junior

Mensagempor voltinhas » 11 ago 2008, 11:22

MArca do kit de GPL bem como tipo de kit (aspirado /sequencial?)
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Mensagempor Nonio » 11 ago 2008, 14:23

Tens toda a razão.
Landi - Sequencial

Aproveito apenas para corrigir uma informação errada que aí tinha em cima.
O carro está a gastar-me 12l/100 e não 16 como tinha referido. O que se passa é que depois de me terem "afinado" o nível do depósito, ele não gasta os últimos 10 litros de combustível, passa logo para gasolina :( ... e esta, hein ?

O meu erro foi estar a fazer a média a 43l consumidos em 257 Km quando na realidade apenas 33l entraram para o depósito depois de percorrer esses 257 Km. Ou seja, a média estava ( mega ) errada ... dá os cerca de 12 e não 16l/100. ;)
Nonio
Utilizador Junior

Mensagempor voltinhas » 11 ago 2008, 16:55

Velas: São adequadas ao motor...
Cabos de Velas: estão a faíscar bem?
Bobine(s).... estão de perfeita saúde?...
A gasolina estes elementos de ignição podes perfeitamente funcionar bem...mas a GPL é mais delicado e motam-se mais as anomalias de ignição... Ir ao BoschCar Service ou outro sítio onde possas realizar estes testes...
Como o tem carro é cx auto poderá a mesma compensar alguma algo de rotação em baixas, mas em altas se notar o k transcreves.
Cumps.
voltinhas
Cidadão Virtual

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)