Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Fale aqui um pouco do seu carro !

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 15 set 2017, 12:12

Já agora aproveito para questionar o plásticos são assim tao maus como se fala??? Vá dando noticias ;)[/quote]

Os plásticos continuam a ser rijos mas não considero que sejam maus, o novo Duster apresentado no Salão de Frankfurt continua com eles rijos.

Os primeiros Duster devido há fraca insonorização do motor e deficiência das borrachas das portas, o motor, (mais concretamente nos diesel) transmitia algumas vibrações que se reflectiam no habitáculo originando barulhos parasitas nos plásticos, o desconforto era sentido quando se circulava acima dos 90 kh.

Depois do restiling em 2013 beneficiou de algumas melhorias e modificações que tiveram uma melhoria significativa, não a nível de plásticos, mas sim de insonorização o que beneficiou estes.

Quanto ao 1.2 Tce apesar de partilhar tudo excepto o motor, para mim, ter plástico rijo ou mole é indiferente, o motor é super suave e silencioso e isso influencia positivamente o habitáculo, só sei que tem plásticos rijos se tocar neles, acho até que é o carro mais confortável e silencioso que já tive, apesar de já ter tido outros de marcas mais caras, super satisfeito no geral, de motor é uma maravilha muito bom mesmo.
mpsfilho
Utilizador

Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagempor dogyb » 16 set 2017, 15:34

O que me faz estar um pouco indeciso em avançar para a dacia, é precisamente querer um carro que me dure pelo menos 15 anos e em termos de interior sendo plásticos rijos poderá começar os barulhos parasitas em poucos anos.
Ao ter convertido a gpl o duster as revisões são mais dispendiosas?

Cump.
dogyb
Recém-chegado

Registado: 14 set 2017, 14:21
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: Nao Sei

Mensagempor mpsfilho » 17 set 2017, 19:41

dogyb Escreveu:O que me faz estar um pouco indeciso em avançar para a dacia, é precisamente querer um carro que me dure pelo menos 15 anos e em termos de interior sendo plásticos rijos poderá começar os barulhos parasitas em poucos anos.
Ao ter convertido a gpl o duster as revisões são mais dispendiosas?

Cump.

Olá,
Ao fim de 15 anos? tomara que a maior preocupação fosse apenas essa, não só para um Dacia como para qualquer outra marca?.

Quanto a mim os anos não serão o mais importante mas sim, o n.º de km e como estes foram feitos, por exemplo: 5.000 km a circular em todo o terreno devem ser bem mais prejudiciais aos plásticos e não só do que talvez 20.000 km em boa estrada.

E por fim é claro que as revisões ficam um pouco mais caras? pelo menos mais um filtro para o gás de 20 em 20 mil km.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor dogyb » 18 set 2017, 17:31

Por ano tenho feito uma média de 18500 km, por dia são cerca de 50km em que (30km Auto estrada) e (20km Cidade) e sempre com uma condução suave e ter em conta as revisões sempre a horas.
Sei que em 15 anos alguns componentes vão ter que ser substituídos devido ao seu desgaste, contudo uma vez que os materiais que o duster é construído já deu provas da sua fiabilidade tenho essa perspectiva de ser um veiculo que possa estar durante uns bons anos e a ter os cuidados necessários sem dar problemas.
Por muito que seja um produto low cost e ao que vou lendo de proprietários que tem Duster's, procuro um carro simples sem grandes tecnologias que tenha fiabilidade, conforto, e de baixo custo de manutenção e isso penso que o Duster o têm.

Tenho maior receio é ao converter a GPL o motor e restantes componentes possam diminuir a vida útil do veiculo.
Por essa razão vou estar sempre muito atento ao que vai publicando, continue a dar noticias :-D
dogyb
Recém-chegado

Registado: 14 set 2017, 14:21
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Nao Sei

Mensagempor mpsfilho » 19 set 2017, 21:34

dogyb, sim, irei dando noticias.

E quase de certeza que este Duster por estar a GPL irá ter menos anos de vida.

Ou seja: por causa do GPL eu irei encurtar a sua longevidade uma vez que irei fazer muitos mais km em muito menos anos, por isso de certeza irá durar menos anos.

Quanto há quilometragem espero que faça tantos como os que faria se funcionasse só a gasolina, pelo que tenho aprendido o GPL até pode prolongar a vida de alguns componentes, embora também possa encurtar outros, mas não podemos ter o melhor de dois Mundos não é verdade? o tempo o dirá.

Cump. para todos os que estão lendo este Tópico.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor mpsfilho » 26 set 2017, 11:44

@ rdd48856, como moderador e não só se achar oportuno mudar este tópico para "os nossos carros" por não se justificar em estar "em as minhas primeiras perguntas" por mim é indiferente, faça como achar melhor.

Bem haja.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 26 set 2017, 22:06

Feito...
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor ricardo_fcr2005 » 26 set 2017, 22:54

Eu tenho um modelo diferente. Logo aquilo que eu vou escrever pode não se aplicar ao Duster. Ao fim de quase 3 anos de utilização a minha Logan não tem um ruído parasita(só o portão traseiro quando não fica fechado na perfeição vibra um bocado e até isso vai ao sitio sozinho). O Sandero da minha namorada com menos 3 meses que o meu e mais quilómetros que o meu(é a vergonha para mim :) ) não tem ruídos parasita. Mal seja que o Duster bem cuidado venha a ter. Pelo menos brevemente.
Só por curiosidade, um amigo meu teve que andar durante uns tempos num Peugeot 308 alugado que lhe foi entregue com apenas umas centenas de quilómetros. Ao fim de pouco mais de 2000Km já andava a queixar-se dos barulhos parasitas. E estamos a falar de um carro mais caro :)
Logan MCV2 0.9Tce Powered by Vialle LiquidSi

http://www.spritmonitor.de/en/detail/695650.html
ricardo_fcr2005
Utilizador Frequente

Registado: 06 fev 2007, 17:38
Distrito onde reside.: Santarém
Marca do KIT GPL: Vialle LiquidSi
Modelo: Logan MCV II 0.9 tce
Ano: 2014

Mensagempor mpsfilho » 27 set 2017, 10:09

É isso, no melhor pano cai a nódoa, eu não vou deitar foguetes ao ar porque ainda me poderão cair em cima mas, por enquanto com dois anos ainda não tenho razão de queixa e, só sei que os plásticos são rijos ao toque.

No entanto devo dizer que noto um barulho estranho por debaixo do capõ? principalmente quando rodo a chave da ignição parece-me que ouço um motor a trabalhar lá dentro?
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor peufemia » 11 out 2017, 21:17

A única coisa com que fico de pé atrás é o sacrifício do pneu suplente para o deposito.
Eu sei que agora é moda os carros novos trazerem apenas o kit em vez do pneu, mas conforme o furo, o kit pode não resolver e fico apeado!
Existe, ou alguém sabe de alguma alternativa para poder ter o pneu e o kit ao mesmo tempo?
Talvez o depósito na mala ou um pneu mais pequeno também na mala, mas que dê para a deslocação até a uma oficina???
Talvez seja paranóia minha, mas mesmo sabendo que probabilisticamente não irei necessitar do pneu fico mais relaxado sabendo que tenho um de segurança...
peufemia
Recém-chegado

Registado: 11 out 2017, 21:03
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C4 Picasso 1.6HDi
Ano: 2008

Mensagempor rdd48856 » 11 out 2017, 22:31

Desculpe @peufemia,

Mas poderia enquadrar melhor a sua questão.

Vai converter também um Dácia Duster?

É que este é um tópico sobre esse veículo.

Em relação ao pneu há uma solução psicológica. Comprar um saco próprio para o pneu (os instaladores vendem sacos) e colocá-lo na mala.

Eu tenho os dos meus 2 carros com teias de aranha na garagem (o medo do furo passa rápido).

Em quase 300000Km no total dos 2 carros, tive dois furos (parafusos espetados nos pneus), e em ambos bastou-me encher os pneus com o compressor e ir a uma oficina de pneus.

Muito mais fácil e rápido do que estar a trocar pneus...se o pneu ficar inutilizado(muito menos provável ainda) chamo o reboque!
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor peufemia » 11 out 2017, 23:34

Boas @rdd48856,

Ando a "namorar" a compra de um duster há mais de um ano... Na realidade o que gostaria mesmo era a versão 4x4 Dci, mas ponho-me a pensar que não irei aproveitar o 4x4 em pleno (a não ser nas primeiras semanas/meses, mas depois passa a novidade...digo eu...).
Depois penso racionalmente e o que preciso mesmo é um carro que não de chatices, seja barato e económico, porque agora também não ando assim tanto de carro como antigamente, e como gosto bastante do duster juntaria o útil ao agradável e comprava o tce e transformava-o para GPL.
Neste momento ainda tenho uma Citroen C4 Picasso que é para vender!

Já agora, o que acontece com a garantia de 3 anos da dacia ao transforma-lo para GPL? Existe algum tópico por aqui que explique a situação da garantia? Existe alguma lei que fale no assunto ou está dependente da marca/stand?
peufemia
Recém-chegado

Registado: 11 out 2017, 21:03
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do Veículo: Citroen
Modelo: C4 Picasso 1.6HDi
Ano: 2008

Mensagempor rdd48856 » 12 out 2017, 08:04

O veículo perde a garantia sobre tudo o que possa ser afetado pelo GPL, na prática sobre o motor.

Mesmo aqui teoricamente seria possível provar que determinada falha nada tem que ver com o GPL, mas como o ónus da prova passa para o lado do cliente isso seria muito difícil...

Julgo que esta versão do Duster (a GPL de origem) será comercializada em Portugal:

https://www.nouveauduster.dacia.fr/

http://www.dacia.fr/gamme-dacia/duster/ ... r/#/motors (escolher "essence+GPL").

O motor não é turbo (não é tão agradável, mas pode ser uma boa opção).
rdd48856
Moderador(a)

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Anterior

Voltar para Os Nossos Carros

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes