Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Fale aqui um pouco do seu carro !

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 04 jul 2017, 23:07

Nova actualização,
Sim, confirmado, o motor deste Duster é de válvulas rijas e, a injecção de gasolina neste sistema da Prins é feita por ciclos do motor.

Sendo que, a gasolina que este sistema injecta não será maior por se circular a 130 km hora ás 2500 rpm em sexta velocidade, do que por exemplo, circular em terceira a 80 km hora com as rpm ás 4000.
mpsfilho
Utilizador

Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagempor mpsfilho » 06 jul 2017, 18:41

Já por aqui encontrei algumas pessoas comentarem que com o calor não conseguem atestar convenientemente o depósito de GPL ?

Eu ainda não tive qualquer dificuldade! antes pelo contrário.

Ainda esta Segunda Feira com a temperatura a 35 graus ao abastecer no Jumbo de Eiras Coimbra quando dei por ela já tinham entrado 69 litros, e, se não paro ainda continuava a meter com alguma rapidez, isto quando a capacidade bruta do mesmo é de 77 litros.

Ou seja, mesmo que o depósito estivesse vazio (que não estava) eu só deveria ter metido 62 litros! porque será que entrou tanto GPL ? será pelo facto de o tanque estar situado no exterior e por isso ter mais arrefecimento e assim o GPL não expande tanto?
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 10 jul 2017, 13:11

A possibilidade maior é a bóia que faz a limitação do enchimento não estar corretamente posicionada.

E segundo a Borel esse motor tem sedes macias: http://www.borel.fr/faisabilites/vehicu ... ?marque=49

Edito para esclarecer isto:

Sendo que, a gasolina que este sistema injecta não será maior por se circular a 130 km hora ás 2500 rpm em sexta velocidade, do que por exemplo, circular em terceira a 80 km hora com as rpm ás 4000.

A injeção de gasolina é determinada pela "carga" a que o motor está sujeito.

Se vier a descer um declive com 10% de inclinação sem o pé no acelerador, a % de gasolina injetada(e de GPL) é 0, isto apesar do motor rodar a 4000 rpm.

Se subir o mesmo declive a 2000 rpm a % de gasolina injetada será, obviamente, muito superior, porque o calor libertado na câmara de combustão é maior e portanto a necessidade de evitar a pirólise da gasolina nos injetores também é maior.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor mpsfilho » 10 jul 2017, 14:44

rdd, já estou todo baralhado? ainda na semana passada perguntei ao meu instalador que me disse que é de válvulas rijas, disse que isso era válido para todos os motores de injecção directa.

Em relação há gasolina que o sistema injecta eu talvez não me tenha explicado bem? mas, na minha mente a afirmação que eu exprimi é com o motor em carga sim, agora o seu exemplo dado é mais uma faceta do funcionamento geral do sistema/motor, concordo com o seu raciocínio também.

Em relação ao depósito e seu enchimento não sei se será conveniente rever a situação? o que aconselha?
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 10 jul 2017, 23:16

Em relação às válvulas eu próprio também estava convencido que com os de injeção direta não haveria problemas, porque as válvulas de escape estariam protegidas pelas partículas produzidas pela combustão da gasolina, e as de admissão, como nesse caso também não recebem gasolina, já seriam à partida reforçadas.

Acontece que reparei que a Borel reviu a classificação dos motores de injeção direta do grupo Renault.

De qualquer forma como esse kit injeta gasolina frequentemente para arrefecer os injetores de gasolina provavelmente seria suficiente, mas que a Borel recomenda o lubrificante mesmo com kits gasosos, lá isso recomenda.

Em relação ao enchimento do depósito deve falar disso ao instalador na próxima revisão, entretanto tenha o cuidado nos abastecimentos de não ultrapassar cerca de 80% da capacidade do depósito, sobretudo se não for viajar logo a seguir.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor mpsfilho » 11 jul 2017, 11:36

Sim eu próprio já tinha reparado por diversas vezes na lista da Borel, mas, o meu instalador não terá conhecimento mesmo disso? acho estranho?

É que na altura da conversão fui eu que perguntei se não precisaria de lubrificante e, foi-me dito que não era necessário nestes motores.

Mais, no sitio do instalador está bem explicito que esta viatura não precisa de lubrificante.

Hora no meu raciocínio e pensando alto, os principais interessados para que a conversão tenha sucesso, sou eu, a Prins e seus representantes/instaladores.

Se de facto o lubrificante for imprescindível nestes motores não vislumbro razões para que não seja imposto pela Prins e seus representantes a instalação de tal ferramenta? penso que não quererão manchar o nome e sofrer possíveis prejuízos.

Posto isto vou continuar baralhado mas,ao mesmo tempo descansado, porque, se eventualmente algum problema surgir sei que tenho da parte do meu instalador resposta e profissionalismo para o resolver.

Bem haja rdd pelos seus alertas, frontalidade e conselhos, irei ter em atenção também o cuidado a ter com o enchimento de GPL.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor mpsfilho » 21 jul 2017, 18:33

Outra questão:

Agora o funcionamento do motor (do meu popó troleró) é de dupla injecção, direta e indireta, uma vez que os dois sistemas trabalham em simultâneo.

ou Seja: como a gasolina é injetada diretamente (sistema original do motor) e o GPL indiretamente, (devido ao sistema gasoso instalado) deduzo que seja assim.

Esta minha conclusão estará correta ou não será bem assim?.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 21 jul 2017, 21:26

Correto, também já existe em vários motores a gasolina, é uma das estratégias possíveis para reduzir a formação de partículas...
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor nunofrc » 22 jul 2017, 09:41

Mas então é possível converter qualquer motor de injecção directa com kit convencional?

Enviado do meu G3121 através de Tapatalk
nunofrc
Utilizador

Registado: 16 mar 2015, 23:24
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: optima
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16V
Ano: 2002

Mensagempor mpsfilho » 22 jul 2017, 13:00

Não, é preciso um kit especifico para cada motor, no meu caso tive que previamente fornecer o código do motor e da centralina para o importador o mandar vir, isto de acordo com os dados da viatura.

Mas alguém aqui neste forum mais experiente que eu poderá explicar melhor as razões porque motivo isso não é possível?

Bom fim de semana a todos os membros do forum e visitantes.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 22 jul 2017, 20:31

O sinal que vai da centralina da gasolina para os injetores de gasolina tem de ser intercetado e tratado (isto é transformado em tempos de injeção de GPL)
(isto

Cada centralina tem uma estratégia diferente...e para não haver danos para o motor, o processo tem de ser tratado caso a caso.

Isto encarece o kit e diminui a quantidade de motores transformáveis.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor mpsfilho » 28 jul 2017, 22:49

O Duster deu férias ao GPL...

Estou a fazer um depósito a andar só a gasolina (50 l de gasolina dá para cerca de 730 km) com o InjectorCar da Prins, este liquido que serve para limpar os bicos dos injetores de gasolina integra o Kit que instalei mas, só agora estou a usá-lo.

Quando iniciei esta operação tinha 4.750 Km a GPL e a média caiu ligeiramente para os 9,3 l/100 km.
Editado pela última vez por mpsfilho em 07 ago 2017, 19:25, num total de 1 vez.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 29 jul 2017, 12:21

E faz muito bem.

Esse foi aliás um dos assuntos que eu procurei pesquisar.

Esse aditivo limpa os resíduos provenientes da pirólise da gasolina nos injetores de gasolina quando o carro está a GPL nos kits de injeção gasosa para carros de injeção direta.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor mpsfilho » 30 jul 2017, 12:07

Depois de ter abastecido o depósito de gasolina na Covilhã meti o conta km a zero e fui dar um passeio até há Serra da Estrela, quando cheguei lá acima o consumo médio estava nos 15 l por cada 100/km com a/c ligado.

Após fazer o percurso inverso, quando cheguei cá abaixo o consumo já tinha descido para 8 l, ou seja, a descida foi quase sempre em segunda e terceira velocidade e, mesmo usando o travão motor ainda tinha que frequentemente travar com o pedal, apesar de que, o a/c mesmo cumprindo com a sua função ainda tem o mérito de ajudar a fazer travão motor e, assim poupar as pastilhas e evitar o sobreaquecimento dos discos.

Resumindo, a descer com o motor a usar a caixa de velocidades sem acelerar, praticamente não gastei quase nada de combustível, sendo assim, porque é que os Engenheiros não projectaram as estradas sempre a descer?.

Resto de um bom fim de semana.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor chorao » 31 jul 2017, 08:13

mpsfilho Escreveu:Resumindo, a descer com o motor a usar a caixa de velocidades sem acelerar, praticamente não gastei quase nada de combustível, sendo assim, porque é que os Engenheiros não projectaram as estradas sempre a descer?.

Resto de um bom fim de semana.

:lol: :lol: eles fizeram isso. o problema é que descer para uns pode ser subir para outros...
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32
Viatura a GPL?: Não

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Os Nossos Carros

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes