Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Fale aqui um pouco do seu carro !

Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor mpsfilho » 13 mai 2017, 22:22

Boa noite,
Queria criar um Tópico sobre o meu Dacia Duster 1.2 Tce de 2015 de injecção direta, o Kit é um Prins VSI 2.0 DI (sistema gasoso dedicado) posso? agradeço que me esclareçam o que devo fazer para isso caso seja possível.
Atenciosamente,
MPS
'
Editado pela última vez por mpsfilho em 19 jul 2017, 10:17, num total de 1 vez.
mpsfilho
Utilizador

Registado: 23 dez 2016, 21:04
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Re: Tópico Dacia Duster 1.2 Tce

Mensagempor rdd48856 » 14 mai 2017, 21:54

Basta ir ao sub-fórum "Os nossos carros" e abrir um Diário de Bordo aí.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor mpsfilho » 15 mai 2017, 21:18

Olá boa noite a todos os membros deste forum.

Para começar quero informar e pedir a vossa compreensão para a minha falta de jeito para lidar com estas tecnologias, é a primeira vez que participo num forum e confesso que andei bastante tempo para me conseguir inscrever como membro.

No entanto, esclareço que já há mais de dois anos que vinha espreitando as conversas, as experiências, e o funcionamento relatado por diversos utilizadores de viaturas a GPL neste forum e que muito tenho aprendido e continuo a aprender sobre o mundo do GPL.

Antes eu tinha uma má impressão sobre este combustível, fruto de comentários que ouvia em algumas oficinas proferidos por diversos mecânicos, mas, com a vasta informação que por aqui flui acabei por me tornar fã do GPL, e a prova disso é que há um ano atrás adquiri um Opel Astra 1.4 com um KIT BRC, muito embora quem mo vendeu não tinha conhecimento do seu funcionamento até porque estava sem Gás e vinha a trabalhar a gasolina.

Assim, antes de concretizar o negócio fomos a uma bomba metemos GÁS e este funcionou correctamente, de seguida concretizei o negócio e passado um ano e cerca de 15000 km andados, problemas zero, avarias zero (quando o adquiri mudei logo os dois filtros) consumos são entre os 7 a 8 litros aos cem, maravilha! que grande poupança!.

Feita a introdução e mesmo tentando reduzir a minha apresentação, isto já vai longo, não? bom, por hoje não vou escrever mais apenas quero informar que ainda esta semana irei iniciar a minha experiência/aventura (bem sucedida ou não? o tempo o dirá)relativamente há viatura que deu origem há abertura deste Tópico o DACIA DUSTER 1.2Tce de injecção direta com sistema gasoso dedicado.

Bem hajam a todos os que me seguem.
Editado pela última vez por mpsfilho em 06 jul 2017, 20:18, num total de 2 vezes.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 15 mai 2017, 22:50

@mpsfilho, este Diário de Bordo será interessante de seguir...uma vez que será a primeira conversão, que eu me lembre, de um motor desses.

1)Qual o consumo de gasolina?

2)Em A.E. o funcionamento é perfeito, não nota injeções de gasolina?

Vá relatando a experiência.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor timfusion » 16 mai 2017, 14:03

Bem vindo!

Tb fiquei bastante interessado neste tópico, visto ser o primeiro (que eu saiba) Duster aqui!

Os consumos de 7/8 são realmente muito bons!
Desejo continuação de ótimos km :clap:
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem.
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micromise|PicassoBRC|S70Micromise|MeganePrins| Primera1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|SafranePrins|Galaxy/OPTIMA/VECTRA
timfusion
Cidadão Virtual

Registado: 27 jan 2007, 02:46
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: OPTIMA
Marca do Veículo: Opel
Modelo: VECTRA 2.2
Ano: 2003

Mensagempor mpsfilho » 16 mai 2017, 21:50

Agradeço ao rdd e ao timfusion o interesse pelo tópico.

rdd, ainda é cedo para falar de consumos.

tinfusion, os consumos de 7/8 são realmente muito bons! mas estes são os consumos do Opel Astra! os do Duster veremos? tomara que também fossem iguais, mas penso que não é possível.

'
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor mpsfilho » 17 mai 2017, 16:20

continuação,
Depois de alguns Meses a namorar o Duster estive indeciso qual comprar, seria o 1.5 Dci de 110cv, o 1.6 Bifuel de 105cv ou o 1.2 Tce de 125cv?

Excluí o 1.6 porque o motor já estava um pouco desactualizado, e excluí o 1.5 DCI porque não queria comprar impostos (isv do dci 3.958€ contra 1.671€ doTce).

Decidi-me pelo 1.2 por diversas razões: motor moderno e mais potente da Dacia, super silencioso e sem vibrações no habitáculo,corrente de distribuição e não correia, sem filtro de partículas e, pelo gozo de condução do motor a gasolina.

Depois de circular 17070 km a gasolina foi então instalado em Finais de Março de 2017 o sistema VSI 2.0 DI da Prins (sistema gasoso dedicado para motores de injecção directa) e porquê este sistema e não um de injecção liquida? também não sei? sei é que depois de ter pedido orçamento através da Autogás apenas só um instalador me deu orçamento contemplando o sistema de injecção liquida DLM 2.0 liquiMax da Prins.

Como este DLM era demasiado caro levei alguns meses para decidir, quando finalmente decidi que era mesmo este kit que eu queria apesar de ser caro, liguei para o instalador para o encomendar mas, para surpresa minha este aconselhou-me a colocar antes o VSI 2.0 DI sistema gasoso, dizendo que não me arrependeria e que por sinal era bem mais económico que o orçamentado DLM.

Eu aceitei de bom grado, se é para ficar bem servido quem sou eu para contrariar ou contra argumentar! quanto ao trabalho efectuado pela oficina nada a apontar ficou um serviço perfeito e tenho um tanque com a capacidade bruta de 77l cerca de 62 úteis, instalado no lugar do pneu suplente, de realçar que não interfere na capacidade da mala uma vez que o Duster é perfeito para esta instalação visto que o lugar do pneu é no exterior por baixo da mala.

NESTE MOMENTO AINDA SÓ TENHO CERCA DE 1500 KM A FUNCIONAR A GPL.

Funcionamento: em relação há potencia não sinto diferença alguma, o trabalhar do motor se já era silencioso a gasolina ainda mais silencioso ficou a gpl, o trabalhar ao ralentin não tem qualquer alteração, quando se põe a trabalhar em frio demora menos que um minuto a passar para o gás.

Pontos fracos: para por a trabalhar em frio o motor de arranque faz um pouco mais de esforço, em andamento se fizer uma condução desportiva responde sem se notar que está a funcionar a gás e sem falhas, agora se fizer uma condução prolongada nas calmas sem variações de acelerador bruscas também se porta bem mas, se precisar de resposta mais agressiva por vezes engasga-se momentaneamente.

Quanto a consumos acho que ainda é cedo para ter uma média credível ,estou a apontar todos os litros que enfiei no depósito para fazer a média, mas assim com alguma margem de erro, acho que andará por volta de 9,5l.

Em relação ao consumo de gasolina acho que aqui já posso concluir sem grande margem de erro que está a gastar menos que 1 l aos cem, estará por volta dos 0,8/0,9 confesso que esperava que ficasse a gastar um pouco menos de gás mas também não acho muito exagerado se tiver-mos em conta que 90% dos km andados são com o Duster bem carregado 4 adultos 1 criança e porta bagagens sempre cheio.

Resumindo: este duster é super confortável, espaçoso, condução viciante, estava sempre ansioso por conduzi-lo quando funcionava só a gasolina mas, como era um pouco duro para a carteira privava-me um pouco, agora com o gpl é que está a ser uma maravilha, só espero que o sistema se venha a revelar numa aposta certeira, ou seja, espero que não dê problemas de maior.
.
Bem hajam pela paciência! irei dando noticias
Editado pela última vez por mpsfilho em 05 jul 2017, 21:39, num total de 3 vezes.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor lmml » 18 mai 2017, 08:43

Tópico interessante. Segundo resposta no facebook, a Dacia está a trabalhar o motor 1.2 Tce para bi-fuel.
lmml - Ainda ando a carvão, mas... quero mudar. Parece-me que eletricidade gaseada... será o futuro, até existirem só faíscas na estrada :D , com "atesto" em 5 minutos... *-:)...
lmml
Cidadão Virtual

Registado: 11 jan 2012, 13:29
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Fiat
Modelo: Punto 1.3 Multijet
Ano: 2004

Mensagempor rdd48856 » 18 mai 2017, 10:37

A Renault desistiu do projeto de conversão do 1.2 TCE com injeção líquida (e não acredito que comercializem uma versão com injeção gasosa).

Em alternativa já comercializam em França o novo motor 1.6 SCE a GPL com uma versão de 102cv e outra de 115cv.

Tem o inconveniente de consumir mais e de não ser tão agradável.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor j_verne » 19 mai 2017, 08:42

Que corra tudo bem com o Duster!

Esse sistema GPL é o que injecta gasolina para arrefecer os injectores do motor?
Será que 1L aos 100 chega para esse fim?
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagempor mpsfilho » 19 mai 2017, 17:57

Pois é J_verne se 1L de gasolina chega ou não isso é que eu não sei, foi o consumo que eu apurei, espero que chegue? neste momento estou com 19.500 km dos quais 1.800 a GPL.

Brevemente irei fazer a primeira revisão dos 20.000, faltam apenas 500 km.

Bem haja
Editado pela última vez por mpsfilho em 20 jul 2017, 18:19, num total de 1 vez.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor mpsfilho » 19 mai 2017, 21:35

rdd,
Na França sim, e na Espanha também é comercializado o Duster 1.6 Bi-Fuel, só que é de injecção indireta, caixa de 5 velocidades e depósito de gpl de apenas 32L
Eu andei dois anos há espera que a Renault/dacia lança-se o 1.2 Tce a gpl, como não se decidiram tive que optar por este a gasolina e fazer a transformação cá fora.
claro que se viesse de origem seria melhor, assim não sei se não perderei a garantia, apesar que, quem me fez a transformação disse-me que isso não iria acontecer desde que não se prove que uma possível avaria advenha por via do funcionamento do sistema de gpl.
Cumprimentos.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 21 mai 2017, 17:18

É correto @mpsfilho, só se perde a garantia nos componentes afetados pela transformação.

Quais as velocidades e tipo de trajetos em que faz esses consumos?

O consumo de gasolina foi determinado atestando o depósito?
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor mpsfilho » 22 mai 2017, 08:53

As velocidades são sensivelmente dentro das permitidas por lei, excepto em ultrapassagens e, hás vezes, para testar o funcionamento do sistema faço 20 ou 30 km a puxar todas as mudanças.

Os trajectos são aproximadamente 10% em autoestradas, 5% cidade e os restantes 85% em nacionais, no entanto como já tinha mencionado é quase sempre com lotação máxima (5 pessoas dentro) este é o carro da família! para o trabalho uso o Opel Astra/GPL.

O consumo de gpl foi calculado desde o inicio, aponto todos os litros que meti e depois faço a media.

Quanto há gasolina, quando se instalou o sistema, o depósito estava a meio e ao fim de 1500 km percorridos meti 17L e ficou novamente a meio (4 traços) no entanto estou ciente que ainda não posso concluir um consumo fidedigno.

Aos 5000 km é que o teste aos consumos será mais conclusivo e, no meu caso pessoal o que mais me interessa são as médias, estas é que contam para o meu orçamento, agora saber o consumo em cidade, autoestrada ou outros para mim é irrelevante, muito embora reconheça que servem para aferir os sistemas instalados nos nossos carros.

Agradeço sugestões, opiniões e outras mais, para bem da comunidade.

Bem haja.
mpsfilho
Utilizador

Mensagempor pcta » 22 mai 2017, 14:55

Boa sorte com a conversão e bons kms a dar gás...
Fale com o instalador da quantidade de gasolina a injectar para a protecção dos mesmos, quere-se um equilíbrio entre protecção e consumo ;)
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Próximo

Voltar para Os Nossos Carros

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes