Morte anunciada do GPL

Quando recém chegado a esta comunidade, há uma necessidade de esclarecer certos assuntos. perguntas comuns, dúvidas gerais entre outras...
Coloque aqui a sua Primeira Pergunta....

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor pcta » 06 dez 2017, 12:57

E andar em cima de 3 tanques com 300bar cada ....
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 3548
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor chorao » 06 dez 2017, 17:11

pcta Escreveu:E andar em cima de 3 tanques com 300bar cada ....

verde e careca não ficas de certeza
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
Avatar do Utilizador
chorao
Moderador(a)
 
Mensagens: 6543
Registado: 11 abr 2005, 08:32
Localização: fundão
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor pcta » 06 dez 2017, 19:10

chorao Escreveu:
pcta Escreveu:E andar em cima de 3 tanques com 300bar cada ....

verde e careca não ficas de certeza


Mas há algum meio de transporte verde?
Tudo depende da eficiência e de onde vem a energia, claro que há uns menos poluentes que outros...
Uns concentram a poluição e geram alerta e outros difundem a nível global não gerando alerta, aparece gerações mais tarde...
Como já escrevi aqui, para a quantidade de kms que faço, há users do fórum a poluir mais que eu ... acrescentando, nem tudo o que parecer ser verde é.
Esperemos para ver se estas novas/velhas tecnologias não passam do papel...

Sobre o tema, o gpl só morre se:
1-os fabricantes de kits não acompanharem a evolução dos motores;
2-se os governos taxarem com impostos idênticos aos combustíveis líquidos.

De resto não vejo porque possa morrer...
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 3548
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor lobito » 06 dez 2017, 21:02

Já agora em alguns desses projetos diz de onde vem a energia para comprimir o ar? Ora bolas...
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 4776
Registado: 27 out 2006, 17:03
Localização: MAIA
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor j_verne » 06 dez 2017, 21:39

Venha de onde vier, é melhor do que queimar o que quer que seja nas estradas...
j_verne
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 3243
Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor rdd48856 » 06 dez 2017, 22:38

@j_verne queimar nas estradas ou noutro lado qualquer é exatamente a mesma coisa (se bem que se possa sempre argumentar que no caso das grandes cidades queimar fora das cidades é melhor, para os que lá vivem).

O problema de sempre é qual é a fonte de energia primária.

Do que tenho lido não me parece que as renováveis só por si lá vão.

A humanidade chegou onde chegou à custa de um consumo cada vez maior de energia.

Ainda agora com o problema da seca isso se tornou mais evidente. .

A esmagadora maioria da nossa população vive junto ao mar, com energia barata a dessalinização permitiria obter água sem problemas.

No longo prazo vamos precisar de reproduzir na Terra o que o Sol nos dá, a fusão nuclear.

https://pt.energia-nuclear.net/que-e-a- ... -iter.html

Uma gestão eficiente dos combustíveis fósseis como back-up das renováveis permitiria ganhar tempo até lá chegarmos.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7351
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor sergioadriao » 06 dez 2017, 22:46

lobito Escreveu:Já agora em alguns desses projetos diz de onde vem a energia para comprimir o ar? Ora bolas...


Sem dúvida que esse é o verdadeiro desafio! Se tivermos que gastar mais energia para gerar ar comprimido ou hidrogenio, do que estes ultimos irão "entregar", somente serve para deslocar o impacto ambiental de um lado para outro.

Não esqueçamos no entanto, que vivemos tempos "alucinantes", onde o desenvolvimento tecnológico atinge uma cadencia superior á nossa própria imaginação.

Claro que a energia "á borla" é como os almoços grátis... não existe, mas alem das renováveis, que no momento começam a atingir valores de €/MWe que competem com a produção convencional, surgem inumeros processos que são complementares e irão facilitar o processo.
O GPL terá o seu papel, assim como o CNC( este ultimo pode ser produzido de fonte renovável).

É mais provavel que o diesel acabe primeiro do que o GPL, a não ser que alguém saque um coelho da cartola, e resolva de vez o assunto das emissões (pelo menos para transporte particular).

PS. Só uma curiosidade...
Imaginem um modo de produzir energia eléctrica a partir da energia térmica (excluindo o processo tradicional de turbina vapor). Imaginem o calor gerado por equipamentos industriais, caldeiras a gas, esquentadores domesticos, motores combustão auto, poder ser convertido directamente em energia electrica.
Pois é... pode estar para breve, com eficiencias na ordem dos 40%!

Chamam-lhe "Conversor Termiónico"
vale a pena ver... :-D
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=conversao-termoionica-energia#.WihvrbSFjOQ
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
DB: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408&p=245454#p245454

Audi A4 2.0Tdi (B9) 4,95Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,12Lt/100
Avatar do Utilizador
sergioadriao
Utilizador Junior
 
Mensagens: 63
Registado: 26 jan 2007, 01:28
Localização: Fontanelas
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BM
Ano: 2015

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor rdd48856 » 06 dez 2017, 22:57

Imaginem um modo de produzir energia eléctrica a partir da energia térmica


Isso já existe, chama-se cogeração e as eficiências das turbinas modernas são bastante boas.

É utilizada por exemplo nas refinarias da Galp, uma vez que a esmagadora maioria da energia utilizada numa refinaria é calor, sendo a eletricidade um subproduto, a energia elétrica que sobra(e que é muita) é injetada na rede.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7351
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor sergioadriao » 06 dez 2017, 23:04

rdd48856 Escreveu:
Imaginem um modo de produzir energia eléctrica a partir da energia térmica


Isso já existe, chama-se cogeração e as eficiências das turbinas modernas são bastante boas.

É utilizada por exemplo nas refinarias da Galp, uma vez que a esmagadora maioria da energia utilizada numa refinaria é calor, sendo a eletricidade um subproduto, a energia elétrica que sobra(e que é muita) é injetada na rede.


O que me estava a referir era precisamente o aproveitamento directo sem o recurso a turbinas ou motores. Não há o aproveitamento da energia cinetica em que o calor é transformado.
É a conversão directa do calor/luz em energia electrica. o potencial pratico pela dimensão reduzida é imenso...
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
DB: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408&p=245454#p245454

Audi A4 2.0Tdi (B9) 4,95Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,12Lt/100
Avatar do Utilizador
sergioadriao
Utilizador Junior
 
Mensagens: 63
Registado: 26 jan 2007, 01:28
Localização: Fontanelas
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BM
Ano: 2015

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor rdd48856 » 06 dez 2017, 23:27

Isso também já é conhecido...é o princípio de funcionamento de um termopar.

A notícia é de 2014 estamos quase em 2018...

Estão para acontecer coisas mais excitantes com a energia solar nos próximos 20 anos.

Mas já estamos a fugir muito ao tópico.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)
 
Mensagens: 7351
Registado: 13 abr 2005, 10:36
Localização: Algarve
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor pcta » 07 dez 2017, 00:30

Não é preciso ser nenhum Zandinga para prever coisas excitantes em 20 anos :)
Acredito que em 20 anos teremos grandes desenvolvimentos em 3 áreas que podem mudar o mundo como o conhecemos:
1- Energia, com a fusão nuclear essencialmente com o He3;
2- Medicina com a fusão homem e maquina;
3- Chegada da Inteligência Artificial (IA) e seus perigos.

Sobre o gpl, para já o Zandinga indica que não vai morrer :)
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
Avatar do Utilizador
pcta
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 3548
Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor miguelpinto » 07 dez 2017, 15:39

pcta Escreveu:Sobre o gpl, para já o Zandinga indica que não vai morrer :)

=))
Renaul 4
Imagem Diário de bordo AQUI

Opel Zafira 1.6
Imagem Diário de bordo AQUI

Renault 21 1.7 Nevada
Imagem Diário de bordo AQUI
Avatar do Utilizador
miguelpinto
Utilizador Frequente
 
Mensagens: 307
Registado: 21 fev 2008, 20:23
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Renault
Modelo: 4 GTL
Ano: 1992

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor sergioadriao » 07 dez 2017, 15:57

pcta Escreveu:Não é preciso ser nenhum Zandinga para prever coisas excitantes em 20 anos :)
....
Sobre o gpl, para já o Zandinga indica que não vai morrer :)


Pelo sim pelo não, o melhor é consultar também o Pr. Nhaga e o Bruxo de Fafe...
Procurar segunda e terceira opinião nunca é demais. :D
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
DB: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408&p=245454#p245454

Audi A4 2.0Tdi (B9) 4,95Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,12Lt/100
Avatar do Utilizador
sergioadriao
Utilizador Junior
 
Mensagens: 63
Registado: 26 jan 2007, 01:28
Localização: Fontanelas
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BM
Ano: 2015

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor lobito » 08 dez 2017, 00:27

sem2006 Escreveu:
lobito Escreveu:Em 2018 vão ter uma surpresa quando virem anunciar motores de injeção direta a gás natural.

Acho que os atuais EV's vão desaparecer primeiro que o GPL. Nos EUA e Alemanha os ambientalistas já estão a mudar o "bico ao prego", afinal o aumento de consumo de energia elétrica não vem de fontes limpas e renováveis, vem de enormes quantidades de carvão mineral. O maior de todos os poluidores...

As baterias dos famosos Tesla custam atualmente 25.000€ cada, duram em média 10 anos (com uma utilização normal que atualmente quem os tem não faz, tem um diesel para o dia a dia), os modelos com maior autonomia podem ter 2 destas. Depois de saírem do carro não se sabe bem que tipo de reciclagem têm nem que percentagem de material é possível de reciclar.
Se houvesse um prémio para a maior quantidade de chorrilho de asneiras sobre EVs num único post, este ganhava o prémio do século....

Enviado do meu TA-1004 através de Tapatalk


Onde estão as asneiras?

- É mentira que o acréscimo de produção de energia eléctrica nos EUA e Alemanha é à custa de carvão mineral?
- É mentira que algumas baterias dos modelos de gama média alta dos EV's custam 25.000€?
- É mentira que quem tem um carro eléctrico tem também um outro carro de combustão, inclusive há quem leve esses segundos carros às concentrações de EV's com medo de terem de chamarem a assistência em viagem?
- Sabe a percentagem de material que se consegue reciclar duma bateria? E já agora para onde vai o que resta? E que tipo de poluição causa?
- Já agora, se percebe alguma coisa de finanças, tente perceber por quanto tempo uma empresa com enormes prejuízos ano após ano e com o "brake even point" completamente fora dum horizonte visível, por quanto tempo conseguirá sobreviver? Percebe agora a minha afirmação de que provavelmente os actuais Ev's podem desaparecer, pelo menos como os conhecemos hoje, antes do GPL?
Os investidores estão desesperados, estes investidores de capital de risco têm grandes influências e por isso vemos os governos a tomarem decisões que a alguns surpreendem e a outros acham que é para o bem do planeta. Veremos se mesmo sendo todos nós a pagar impostos extra (sim porque se os EV's não pagam impostos, as receitas terão de vir de outra fonte), conseguem sobreviver.
http://thebusinessferret.com/tesla-motors-financials/
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 4776
Registado: 27 out 2006, 17:03
Localização: MAIA
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Re: Morte anunciada do GPL

Mensagempor lobito » 08 dez 2017, 00:41

j_verne Escreveu:Venha de onde vier, é melhor do que queimar o que quer que seja nas estradas...


Os moradores da zona de Sines (por exemplo) não pensarão dessa maneira. Atirar o lixo que fazemos ao vizinho para mostrarmos a casa limpa não me parece boa prática.

Com isto não quero dizer que não concorde em se encontrarem alternativas para se deve evitar, tanto quanto possivel, a concentração da poluição como acontece nas grandes cidades.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
Avatar do Utilizador
lobito
Cidadão Virtual
 
Mensagens: 4776
Registado: 27 out 2006, 17:03
Localização: MAIA
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para As Minhas Primeiras Perguntas

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420