Rateres quando viatura trabalha a gasolina

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Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Nuno53 » 13 set 2017, 09:41

Bom dia,

Tenho um Hyundai a gasolina já à cerca de 6 anos e com aproximadamente 150.000 kms feitos a GPL.
Recentemente e apenas quando o carro está frio e a trabalhar a gasolina, começou a fazer uns rateres e a perder a força (o rateres acontecem sempre que acelero). Se o carro estiver a ralenti soluça um bocado e parece estar engasgado, depois acelero, faz o rater e começa a desenvolver. Quando o carro aquece parece que nada se passa e a GPL também funciona perfeitamente. Será que algum de vós já passou por esta situação e me pode ajudar a identificar o problema? Obrigado.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Planet » 13 set 2017, 23:03

Deve ser alguma fuga num dos colectores... Visto que quando aquece o metal dilata e deve tapar a fuga.... Digo eu
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor rdd48856 » 13 set 2017, 23:12

Eu tenho o meu Grandmodus com um problema parecido e também só a gasolina.

Neste momento está na RS Autotec em Loulé, a ver se não acontece como com o Burrié, que por causa de umas gotas de óleo que deixava no chão da garagem fiquei o verão quase todo do ano passado sem carro, quando uma oficina generalista ligou a componente pneumática do kit de GPL toda mal(agora que o tempo vai passando já vou conseguindo falar do assunto).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Nuno53 » 14 set 2017, 09:03

Planet Escreveu:Deve ser alguma fuga num dos colectores... Visto que quando aquece o metal dilata e deve tapar a fuga.... Digo eu

Vou dar uma vista de olhos.
Obrigado.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Nuno53 » 14 set 2017, 09:05

rdd48856 Escreveu:Eu tenho o meu Grandmodus com um problema parecido e também só a gasolina.

Neste momento está na RS Autotec em Loulé, a ver se não acontece como com o Burrié, que por causa de umas gotas de óleo que deixava no chão da garagem fiquei o verão quase todo do ano passado sem carro, quando uma oficina generalista ligou a componente pneumática do kit de GPL toda mal(agora que o tempo vai passando já vou conseguindo falar do assunto).


Se entretanto descobrir o problema digo algo, peço-lhe que faça o mesmo se descobrir primeiro. Obrigado
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor voltinhas » 14 set 2017, 15:25

Ao pegar (em frio) custa?
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor E 200 kompressor » 14 set 2017, 16:00

Os sintomas são parecidos com os vídeos aqui publicados?

viewtopic.php?f=9&t=15308&start=210
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Nuno53 » 15 set 2017, 09:52

voltinhas Escreveu:Ao pegar (em frio) custa?


O carro pega bem, contudo, a trabalhar a gasolina fica com um trabalhar meio engasgado até aquecer. Se eu arrancar logo a gasolina, não tem força (por vezes quase que nem consigo fazer a subida da saída da garagem), se eu acelerar a fundo manda um ou 2 rateres.
Hoje esperei um minuto até aquecer e passar para GPL e só depois é que arranquei e parecia que não tinha problema nenhum. De seguida passei para gasolina e também andou perfeitamente. O problema que se verifica é mesmo quando o carro está a trabalhar a gasolina e está frio ou se estiver algum tempo em ralentin a gasolina.

viewtopic.php?f=9&t=15308&start=210 - Os sintomas são parecidos com os vídeos aqui publicados?
O engasgar de motor parece-me semelhante, contudo com um barulho menor e só faz rateres quando pressiono o acelerador.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor rdd48856 » 15 set 2017, 21:59

@Nuno53, esse carro tem válvulas de afinação hidráulica, por pastilhas ou por substituição de touches?
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor rdd48856 » 15 set 2017, 22:55

O.K., já verifiquei.

Esse carro tem o motor G4FA, com afinação de válvulas por pastilhas a cada 90000Km a gasolina. A GPL deveria ser a cada 30000Km.

Seria um bom ponto para começar.

Nota: Há um procedimento para arrancar diretamente a GPL. Seria uma forma de despistar um problema de válvulas, porque deveria fazer o mesmo a GPL.

Creio que é o seguinte: Ligar a ignição e carregar no comutador 5 segundos até este piscar em laranja, depois dar ao arranque.

ATENÇÃO: Este procedimento só poderá ser feito 5 vezes, a partir daqui é necessário recorrer a um instalador.

Se nestas condições o carro trabalhar bem a GPL, então não tem nada que ver com válvulas nem sistema de ignição.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor rdd48856 » 16 set 2017, 13:23

1)Afinou válvulas alguma vez?

2)O carro tem algum sistema doseador de aditivo?
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