Rateres quando viatura trabalha a gasolina

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Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Nuno53 » 13 set 2017, 09:41

Bom dia,

Tenho um Hyundai a gasolina já à cerca de 6 anos e com aproximadamente 150.000 kms feitos a GPL.
Recentemente e apenas quando o carro está frio e a trabalhar a gasolina, começou a fazer uns rateres e a perder a força (o rateres acontecem sempre que acelero). Se o carro estiver a ralenti soluça um bocado e parece estar engasgado, depois acelero, faz o rater e começa a desenvolver. Quando o carro aquece parece que nada se passa e a GPL também funciona perfeitamente. Será que algum de vós já passou por esta situação e me pode ajudar a identificar o problema? Obrigado.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Planet » 13 set 2017, 23:03

Deve ser alguma fuga num dos colectores... Visto que quando aquece o metal dilata e deve tapar a fuga.... Digo eu
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor rdd48856 » 13 set 2017, 23:12

Eu tenho o meu Grandmodus com um problema parecido e também só a gasolina.

Neste momento está na RS Autotec em Loulé, a ver se não acontece como com o Burrié, que por causa de umas gotas de óleo que deixava no chão da garagem fiquei o verão quase todo do ano passado sem carro, quando uma oficina generalista ligou a componente pneumática do kit de GPL toda mal(agora que o tempo vai passando já vou conseguindo falar do assunto).
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Nuno53 » 14 set 2017, 09:03

Planet Escreveu:Deve ser alguma fuga num dos colectores... Visto que quando aquece o metal dilata e deve tapar a fuga.... Digo eu

Vou dar uma vista de olhos.
Obrigado.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Nuno53 » 14 set 2017, 09:05

rdd48856 Escreveu:Eu tenho o meu Grandmodus com um problema parecido e também só a gasolina.

Neste momento está na RS Autotec em Loulé, a ver se não acontece como com o Burrié, que por causa de umas gotas de óleo que deixava no chão da garagem fiquei o verão quase todo do ano passado sem carro, quando uma oficina generalista ligou a componente pneumática do kit de GPL toda mal(agora que o tempo vai passando já vou conseguindo falar do assunto).


Se entretanto descobrir o problema digo algo, peço-lhe que faça o mesmo se descobrir primeiro. Obrigado
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor voltinhas » 14 set 2017, 15:25

Ao pegar (em frio) custa?
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor E 200 kompressor » 14 set 2017, 16:00

Os sintomas são parecidos com os vídeos aqui publicados?

viewtopic.php?f=9&t=15308&start=210
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Nuno53 » 15 set 2017, 09:52

voltinhas Escreveu:Ao pegar (em frio) custa?


O carro pega bem, contudo, a trabalhar a gasolina fica com um trabalhar meio engasgado até aquecer. Se eu arrancar logo a gasolina, não tem força (por vezes quase que nem consigo fazer a subida da saída da garagem), se eu acelerar a fundo manda um ou 2 rateres.
Hoje esperei um minuto até aquecer e passar para GPL e só depois é que arranquei e parecia que não tinha problema nenhum. De seguida passei para gasolina e também andou perfeitamente. O problema que se verifica é mesmo quando o carro está a trabalhar a gasolina e está frio ou se estiver algum tempo em ralentin a gasolina.

viewtopic.php?f=9&t=15308&start=210 - Os sintomas são parecidos com os vídeos aqui publicados?
O engasgar de motor parece-me semelhante, contudo com um barulho menor e só faz rateres quando pressiono o acelerador.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor rdd48856 » 15 set 2017, 21:59

@Nuno53, esse carro tem válvulas de afinação hidráulica, por pastilhas ou por substituição de touches?
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor rdd48856 » 15 set 2017, 22:55

O.K., já verifiquei.

Esse carro tem o motor G4FA, com afinação de válvulas por pastilhas a cada 90000Km a gasolina. A GPL deveria ser a cada 30000Km.

Seria um bom ponto para começar.

Nota: Há um procedimento para arrancar diretamente a GPL. Seria uma forma de despistar um problema de válvulas, porque deveria fazer o mesmo a GPL.

Creio que é o seguinte: Ligar a ignição e carregar no comutador 5 segundos até este piscar em laranja, depois dar ao arranque.

ATENÇÃO: Este procedimento só poderá ser feito 5 vezes, a partir daqui é necessário recorrer a um instalador.

Se nestas condições o carro trabalhar bem a GPL, então não tem nada que ver com válvulas nem sistema de ignição.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor rdd48856 » 16 set 2017, 13:23

1)Afinou válvulas alguma vez?

2)O carro tem algum sistema doseador de aditivo?
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Nuno53 » 26 set 2017, 09:08

rdd48856 Escreveu:1)Afinou válvulas alguma vez?

2)O carro tem algum sistema doseador de aditivo?


Já levou as touches das válvulas uma vez. Tem um sistema de doseador de lubrificante para as válvulas, mas pelo que percebi este sistema tem alguma dificuldade em lubrificar as válvulas mais afastadas. No entanto já me falaram de um sistema de lubrificação em aranha que será mais eficiente e que penso instalar após a reparação.
Entretanto como começou a tremer bastante e a ir a baixo quando estava frio, foi ontem para a oficina para testar a compressão dos cilindros, uma vez que estava a dar erro num dos cilindros e ver a afinação das válvulas. Vamos ver se conseguimos resolver o problema.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor rdd48856 » 26 set 2017, 09:19

Já levou as touches das válvulas uma vez.


Mas levou touches, ou mudou pastilhas de afinação das folgas?

Se em 150000Km só mudou as pastilhas uma vez, então o lubrificante está a funcionar bem.

Essa verificação deve ser feita regularmente e não só quando o carro dá sintomas ou pode ser tarde de mais.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor rdd48856 » 26 set 2017, 22:39

Só para esclarecer...é que a afinação por pastilhas é simples de fazer, enquanto que a afinação por substituição ou retificação de touches é muito mais complicada.
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Re: Rateres quando viatura trabalha a gasolina

Mensagempor Nuno53 » 10 nov 2017, 13:40

Após algum tempo e diversos testes, chegámos à conclusão que o problema era no segmento nº4 que tinha perdido compressão. Após abrirmos o motor verificou-se que os segmento estava colado devido a uma "substância viscosa" que impedia o segmento de trabalhar correctamente. Não sabemos a que se deve esta substância, mas estava presente em diversas peças do carro. Trocámos os segmentos, colocamos novas juntas no motor, copos na combota, reparámos o bloco da cabeça, afinámos as tuches das válvulas e trocámos filtros (quase um motor novo), mas ficou a trabalhar perfeitamente.
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