Novo utilizador, astraf 1.4 para adaptar :)

Esta é a sala para apresentações, e troca de mensagens entre a comunidade. ! Os Tópicos São Limpos Automaticamente caso em 7 dias que não haja respostas nas mensagens.!

Novo utilizador, astraf 1.4 para adaptar :)

Mensagempor gande_lopes » 16 jan 2008, 21:57

Boa Noite a todos. Como disse sou novo neste fórum por isso isso peço imensa desculpa se colocar alguma questão repetida em tópicos anteriores.
Eu tenho um Opel Astra F 1.4i rio (motor c14se de 82cv.) e pretendo instalar o sistema de gpl para, como é óbvio poupar umas coroas em combustível. Gostava de saber se há alguém aqui no fórum tenha adaptado um veículo com o mesmo motor (astra ou corsa) e a sua opinião se possível, e também de saber qual o sistema que me aconselham a instalar

Agradecia que também me informassem de quais os instaladores disponíveis na zona de matosinhos e porto. Já me falaram da ecogás no porto e da mastergás em gaia (grijó mais concretamente), mas gostava de ter mais opiniões sobre estes instaladores ou outros que existam nestas áreas antes de instalar.

Outra coisa que também queria perguntar era se acham que vale a pena instalar no meu veículo o sistema flashlube, que já ouvi falar aqui no fórum.

Já agora o meu carro recentemente teve uma avaria + ou - grave. A colaça apodreceu e ganhou fuga. Foi trocada a colaça, a bomba de àgua, velas correia, a colaça foi rectificada, etc.. Segundo o mecânico que fez o serviço (uma pessoa de confiança, para já) o carro ficou direitinho, e que como desmontou o motor aproveitou para ver os pistons e outras peças com desgaste e estavam em óptimo estado. O que queria saber é se acham que a avaria que teve pode afectar de alguma maneira a adaptação para gpl.

Agradeço que respondam a este tópico e peço imensa desculpa se fiz um texto muito grande, mas como já disse sou novo no fórum e ainda não estou muito por dentro deste assunto do gpl :oops:

Cumprimentos:

Lopes
gande_lopes
Recém-chegado

Registado: 16 jan 2008, 12:48

Re: Novo utilizador, astraf 1.4 para adaptar :)

Mensagempor gande_lopes » 16 jan 2008, 22:14

Boas outravez. Esquecime de mencionar, o carro tem cerca de 139000Km e é de 1996. O carro é utilizado principalmente em cidade mas todos os anos faço entre uma e quatro viagensitas a trás os montes, cerca de 500Km ida e vinda + km lá, sendo que é puxado bem o carro.

Já agora, a nivel de perda de potenncia é muito relevante?? há maneiras de anhar essa potência outrav vez com pequenas alterações??

Cumprimentos:

Lopes
gande_lopes
Recém-chegado

Mensagempor voltinhas » 16 jan 2008, 22:21

Bem vindo ao Forum, gande_lopes...

Desde já tens aí um excelente carro pra GPL... Como tenho Peugeot, não te posso resposnder à questão de algum k tenha instalado em Astra ou Corsa como tb sobre os instaladores (pois não sou daí), mas descança k não tardam aí a aparecer.... :lol: Mas o kit mais adequado ao motor será o sequencial.

Esse motor não aparece na "lista negra" da borel, por isso, não necessita de lubrificação de válvulas, mas se quiseres prevenir, recomendo-te o LT lubrificator.

Em relacção à reparação realizada, o GPL não vai afestar nem danificar nada disso, e ainda bem k sabes conformes está o motor. Convém é realizares os testes de compressão, ignição e refrigeração... para poderes estar mais seguro de que tudo vai correr bem.

Dispõe sempre.
:wink:
Cumps.
Ganhe dinheiro com: http://beruby.com/voltinhas
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4
Ano: 1995

Mensagempor lc_60 » 17 jan 2008, 17:23

Boas,

Tenho um opel igual, de 1995 mas com o mesmo motor (C14SE).Tem um kit sequencial Tartarini e Já fez 14.000 Kms a gás sem qualquer problema (o kit foi instalado aos 118.000 Kms e tem agora 132.000 Kms. A única coisa que noto é uma perda ligeira a baixa rotação que se acentua com o aumento da carga (com 1 pessoa é uma maravilha, mas com a família toda e bagageira cheia arrasta-se um pouco...), mas até é natural porque é um 1400 só com 82cv para o peso que tem. Ainda pensei aumentar-lhe a potência nas baixas com uma reprogramação da centralina da gasolina para lhe aumentar o binário, mas não deu porque a porta de diagnóstico não é OBD e não podia ser por software pelo que teriam que "chipar" a centralina, alterar a árvore de cames e alterar o colector de escape e ainda meter-lhe um filtro de rendimento de caixa BMC-CDA.Resumindo, tudo isto ficava proporcionalmente mais caro que o carro.
Tudo o que escrevi acima não significa que não vale a pena a conversão, antes pelo contrário. E, como disse o Voltinhas, vale a pena instalar um kit sequencial.

Bem vindo e dê-lhe gás o mais rápido possível. A carteira agradece e o ambiente também. :D
lc_60
Utilizador Junior

Registado: 01 dez 2006, 00:08

Mensagempor lobito » 17 jan 2008, 18:25

Bem vindo,

O carro não deve ter nenhum problema a GPL. Se fez essa reparação, pelo menos o circuito de refrigeração deve estar OK, verifique a parte da ignição. Os instaladores que falou têm boas referências.
SCA-LT Optima-Tec LPG/GNC / SCA-LT Dual-Fuel / Micromise / VIALLE / Alex Valve Saver aditive
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do Veículo: Jaguar
Modelo: X-Type
Ano: 2002

Mensagempor voltinhas » 17 jan 2008, 18:49

Se fez essa reparação, pelo menos o circuito de refrigeração deve estar OK,

Por vezes reparam a colaça, leva bomba de água nova e muito por incrível k pareça, esquecem-se do termoestado e/ou da termoválvula... :oops:
Cumps.
Ganhe dinheiro com: http://beruby.com/voltinhas
voltinhas
Cidadão Virtual

Registado: 17 jun 2006, 21:45
Distrito onde reside.: Viseu
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 306 1.4

Mensagempor gande_lopes » 17 jan 2008, 19:28

voltinhas Escreveu:
Se fez essa reparação, pelo menos o circuito de refrigeração deve estar OK,

Por vezes reparam a colaça, leva bomba de água nova e muito por incrível k pareça, esquecem-se do termoestado e/ou da termoválvula... :oops:

Por acaso levou tudo novo. junta nova, colaça foi para rectificar à marca salvo erro, levou bomba de água, termostato, velas novas ngs, liquido novo da refrigeração, correia, duas mudanças de oleo (quando foi mudada a junta da colaça, outra quando foi dado o aperto final à colaça), e mais uma ou duas coisas que agora não me lembro. :| :!:
gande_lopes
Recém-chegado

Mensagempor gande_lopes » 17 jan 2008, 19:33

lc_60 Escreveu:Boas,

Tenho um opel igual, de 1995 mas com o mesmo motor (C14SE).Tem um kit sequencial Tartarini e Já fez 14.000 Kms a gás sem qualquer problema (o kit foi instalado aos 118.000 Kms e tem agora 132.000 Kms. A única coisa que noto é uma perda ligeira a baixa rotação que se acentua com o aumento da carga (com 1 pessoa é uma maravilha, mas com a família toda e bagageira cheia arrasta-se um pouco...), mas até é natural porque é um 1400 só com 82cv para o peso que tem. Ainda pensei aumentar-lhe a potência nas baixas com uma reprogramação da centralina da gasolina para lhe aumentar o binário, mas não deu porque a porta de diagnóstico não é OBD e não podia ser por software pelo que teriam que "chipar" a centralina, alterar a árvore de cames e alterar o colector de escape e ainda meter-lhe um filtro de rendimento de caixa BMC-CDA.Resumindo, tudo isto ficava proporcionalmente mais caro que o carro.
Tudo o que escrevi acima não significa que não vale a pena a conversão, antes pelo contrário. E, como disse o Voltinhas, vale a pena instalar um kit sequencial.

Bem vindo e dê-lhe gás o mais rápido possível. A carteira agradece e o ambiente também. :D

Também já ouvi dizer que este modelo só chipando, mas para chipar tem de se fazer, obrigatoriamente, essas alterações que mencionou a nível de motor? é que convém eu manter a potência ou aumentar pk este carro faz algumas viagens para trás os montes todos os anos e subir o marão com o carro carregado é um bocado...puxado para não dizer outra coisa :)

J´agora, eu tenho ouvido falar em kit sequencial, em admissão electrónica de gpl etc. Qual a diferenças entre esses sistemas???

cumprimentos:

Lopes
gande_lopes
Recém-chegado

Mensagempor lobito » 18 jan 2008, 10:14

Admissão electrónica a GPL deve ser um nome pomposo para sistema aspirado com centralina. Com este o carro perde potência a gasolina e a GPL devido ao estrangulamento que o misturador faz na admissão (cerca de 10% pelo menos). A mistura não é sempre igual e pode causar raters na admissão e consequentes problemas na caixa do filtro, colector de admissão. É mais barato mas pode sair mais caro. Não pode ser reutilizado a não ser noutro motor igual

Injecção sequencial são os sistemas que melhor funcionam, mantêm um mistura práticamente ígual em vários regimes (permitem afinar esta mistura através de mapa pelo software da centralina). O carro não perde nenhuma potência a gasolina e a GPL muito pouco ou práticamente nada. Com um bom lubrificador de válvulas nem vai notar a difereça, mesmo nessas subidas do IP4. É bastante melhor para o motor do carro. Pode ser reinstalado noutro carro de potência idêntica e mesmo numero de cilindros.
SCA-LT Optima-Tec LPG/GNC / SCA-LT Dual-Fuel / Micromise / VIALLE / Alex Valve Saver aditive
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do Veículo: Jaguar
Modelo: X-Type
Ano: 2002

Mensagempor lc_60 » 18 jan 2008, 20:34

Também já ouvi dizer que este modelo só chipando, mas para chipar tem de se fazer, obrigatoriamente, essas alterações que mencionou a nível de motor? é que convém eu manter a potência ou aumentar pk este carro faz algumas viagens para trás os montes todos os anos e subir o marão com o carro carregado é um bocado...puxado para não dizer outra coisa.

O que acontece é que, também pelo que ouvi dizer, as centralinas "chipadas" costumam dar problemas, e para além disso o que acontece é que mesmo em carros mais recentes nem todas as centralinas são reprogramáveis e nas que são algumas têem ganhos insignificantes (na ordem dos 3cv). Pelas pesquisas que fiz na net, por norma os maiores ganhos conseguiam-se nos carros de alta cilindrada desde que as centralinas permitissem a repro.
As alterações a nível do motor são efectivamente onde maior ganho se pode ir buscar mas ficam muito caras.Enquanto uma repro por software pode ficar nos 150€ uma alteração à arvore de cames e ao colector do escape (que é praticamente fazê-los por medida), e o polimento do colector da admissão ficam para cima de um dinheirão.Para ter uma idéia, só um escape de rendimento completo e homologado fica (onde os aprecei), na ordem dos 1000€ para cima, um filtro de rendimento de caixa (cuja maior vantagem é ser quase vitalício) fica na ordem dos 70€/80€.Valores destes em conjunto, num veículo cujo valor comercial anda na ordem dos 2000€/3000€ é uma autentica loucura.

Eu desisti e deixei o meu como estava, e quando puder compro um Volvo com 180 ou 200cv e não penso mais nisso. :lol:

No que eu puder estou à disposição, mas aconselho-o a fazer uma pesquisa na net sobre reprogramação de centralinas e aumento de potência.Até aqui no fórum estes temas têm já sido abordados, é uma questão de dar uma vista de olhos por aí.

Mas não deixe de o gaseificar por isso, porque apesar de tudo estou bastante satisfeito, tanto que já vou pedir a transformação do Punto da minha mulher.Mas esse já tem 85cv num motor 1.2 16v e como é um peso pluma nem se deve notar nada.
Cumprimentos
lc_60
Utilizador Junior

Mensagempor rara » 19 jan 2008, 13:16

lc_60 Escreveu:Mas não deixe de o gaseificar por isso, porque apesar de tudo estou bastante satisfeito, tanto que já vou pedir a transformação do Punto da minha mulher.Mas esse já tem 85cv num motor 1.2 16v e como é um peso pluma nem se deve notar nada.
Cumprimentos

Olha olha, um brinquedo igual ao meu..... :twisted:

Se quiser dar uma vista de olhos,eis as potencialidades desse brinquedo.... :mrgreen:

http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=3459&hilit=lancia+y+1200+cc
LANCIA KAPPA 16V TURBO - POWERED BY FRONTFUELS
rara
Cidadão Virtual

Registado: 25 out 2005, 13:22
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do Veículo: Lancia
Modelo: Kappa Turbo 16v

Mensagempor lc_60 » 21 jan 2008, 16:31

rara Escreveu:
Olha olha, um brinquedo igual ao meu.....
Se quiser dar uma vista de olhos,eis as potencialidades desse brinquedo....
viewtopic.php?f=9&t=3459&hilit=lancia+y+1200+cc "

Boas,
O DB está incrível.
Só por curiosidade, em quanto lhe ficaram as alterações (+-), para conseguir atingir os 200(e tal)/Kms/h e ter as prestações que estão no DB?
O meu é um Punto-1(176) ELX 85cv 16v de 14/8/1998
O quadro é ZFA17600000969910 e a centralina é MPI Magnetti Marelli IAW 18FD5Y.
A centralina do seu Lancia é igual?

Cumprimentos
lc_60
Utilizador Junior

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

InvoiceXpress
InvoiceXpress

Voltar para Novos Utilizadores

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante