Apresentação

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Apresentação

Mensagempor Lgvafonso » 20 abr 2018, 11:14

Bom dia,

Já tenho "circulado" por aqui pesquisando informação, mas só agora decidi registar-me.
Fi-lo porque pretendo obter ajuda em algumas questões que me surgiram, devido ao facto de que me parece que desta é que vou entrar na família GPL.

Convém também apresentar o que vou deixar para trás. É um Panda 1.3 Multijet de 2007 com 170.000kms de que a minha mulher não gosta muito :D

As questões:
Tenho andado a pesquisar e cheguei à conclusão de que se optar por um carro com GPL de origem, será entre o Sandero Stepway Bi-Fuel e o Opel Karl Rocks FlexFuel, não sabendo bem por qual optar. Parece-me que o Karl terá melhor qualidade e consumos e que o Sandero será "mais carro" com mais espaço e melhores prestações à custa de um ligeiro maior consumo.

A outra questão será se devo optar por um carro com GPL de origem, ou se será melhor comprar a gasolina, fazendo posteriormente a instalação e aí até poderia optar por outros carros.

Obrigado
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Re: Apresentação

Mensagempor babalu » 20 abr 2018, 21:33

Boas.
permita-me opinar sobre a questão
relativamente à escolha do veiculo, não conheço especificamente os modelos, não vou tecer comentários de fatores negativos/positivos, no entanto essa comparação já foi colocada num outro forum, que também o poderá ajudar a esclarecer e decidir( http://forum.autohoje.com/forum-geral/1 ... s-gpl.html ).
a segunda questão, na minha modesta opinião, a comprar veiculo com 0Km, se existir de origem um veículo a GPL que satisfaça no geral as características pretendidas, eu compraria sempre de origem a GPL.
babalu
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Re: Apresentação

Mensagempor Lgvafonso » 23 abr 2018, 07:18

babalu Escreveu:Boas.
permita-me opinar sobre a questão
relativamente à escolha do veiculo, não conheço especificamente os modelos, não vou tecer comentários de fatores negativos/positivos, no entanto essa comparação já foi colocada num outro forum, que também o poderá ajudar a esclarecer e decidir( http://forum.autohoje.com/forum-geral/1 ... s-gpl.html ).
a segunda questão, na minha modesta opinião, a comprar veiculo com 0Km, se existir de origem um veículo a GPL que satisfaça no geral as características pretendidas, eu compraria sempre de origem a GPL.


Bom dia,
Agradeço a indicação do outro fórum, no entanto, não consigo tirar de lá informação que me permita decidir algo. Se reparar, o último post é meu, já de há muito tempo e não há respostas.
Quanto à minha segunda questão, também estou mais inclinado pela instalação de origem, o problema é que não há muita oferta de veículos usados com GPL de origem.
Agradecido pela resposta ;)
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Re: Apresentação

Mensagempor rdd48856 » 23 abr 2018, 14:36

Bem -vindo. Os carros a GPL de série não têm só vantagens. Algumas das desvantagens são o tamanho dos depósitos e a resolução de avarias fora da garantia, uma vez que os instaladores não conseguem aceder à centralina do GPL.

Eu pessoalmente iria para o Dácia...se não está insatisfeito com marca também poderia comprar um Punto.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
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Re: Apresentação

Mensagempor Lgvafonso » 23 abr 2018, 15:22

rdd48856 Escreveu:Bem -vindo. Os carros a GPL de série não têm só vantagens. Algumas das desvantagens são o tamanho dos depósitos e a resolução de avarias fora da garantia, uma vez que os instaladores não conseguem aceder à centralina do GPL.

Eu pessoalmente iria para o Dácia...se não está insatisfeito com marca também poderia comprar um Punto.


Obrigado ;)

Pois, também já tinha dado conta dessa questão das reparações fora da marca, mas hoje em dia há cada vez mais formas de contornar os softwares das marcas. Será que os instaladores ainda não o conseguem mesmo?

Quanto à FIAT, não estou nada insatisfeito com a marca, antes pelo contrário (também já tive um Punto TD70) e sempre gostei bastante do Grande Punto, mas a minha mulher diz que não quer um carro banal que se veja em cada esquina e aí os Puntos, Clios, Corsas, etc ficam todos automaticamente excluídos :lol:
Daí, as opções em cima da mesa com GPL de origem, resumem-se ao Sandero Stepway e Opel Karl Rocks.
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Re: Apresentação

Mensagempor rdd48856 » 23 abr 2018, 21:35

Será que os instaladores ainda não o conseguem mesmo?


Não.
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Re: Apresentação

Mensagempor Lgvafonso » 24 abr 2018, 07:48

rdd48856 Escreveu:
Será que os instaladores ainda não o conseguem mesmo?


Não.


Quer então dizer que, caso opte pelo Sandero ou pelo Karl com GPL de origem, ficarei sempre "agarrado" à Dacia ou à Opel, mesmo após o periodo de garantia, é isso?
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Re: Apresentação

Mensagempor rdd48856 » 24 abr 2018, 22:09

Em relação à resolução de eventuais problemas com o sistema de GPL(a não ser que sejam muito óbvios), sim.
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Re: Apresentação

Mensagempor Lgvafonso » 26 abr 2018, 07:15

rdd48856 Escreveu:Em relação à resolução de eventuais problemas com o sistema de GPL(a não ser que sejam muito óbvios), sim.


Pois, começo a chegar à conclusão de que talvez o melhor seja mesmo comprar o carro que quero a gasolina e depois seguir para a instalação do sistema GPL.
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Re: Apresentação

Mensagempor rdd48856 » 26 abr 2018, 21:10

Depende, cada caso é um caso...por exemplo parece-me que na Dácia o preço de um carro a GPL é uns 500€ mais caro do que a gasolina, enquanto uma conversão custa a partir de 1400€.
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Re: Apresentação

Mensagempor Lgvafonso » 27 abr 2018, 09:11

rdd48856 Escreveu:Depende, cada caso é um caso...por exemplo parece-me que na Dácia o preço de um carro a GPL é uns 500€ mais caro do que a gasolina, enquanto uma conversão custa a partir de 1400€.


Mas com o diferencial de preços nas oficinas, devendo ser muito mais cara uma revisão na Renault com que num instalador GPL, deverei reaver esses 900€, não?
Por exemplo, liguei há dias para um instalador em que me foi dito que uma revisão ficaria à volta dos 50€ e que na marca (no caso a Opel, pois estávamos a falar do Karl) deveria ficar pelos 150€.

Estive agora a ver e nos configuradores dá uma diferença entre versões normais para versões GPL de origem de:
700€ para o Dácia Sandero Stepway
1300€ para o Karl Rocks
E sendo que a minha mulher até está mais inclinada para o Karl Rocks, para este deve mesmo ser melhor comprar a versão a gasolina e instalar depois o GPL, não?
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Re: Apresentação

Mensagempor rdd48856 » 27 abr 2018, 21:03

Por outro lado também há vantagens nas instalações de origem, como as sedes e válvulas reforçadas para GPL.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
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Re: Apresentação

Mensagempor Lgvafonso » 02 mai 2018, 07:31

Bem, neste momento tenho o Panda vendido e estou à procura de carro.
Como o Sandero bi-fuel ainda é caro novo (para o que pretendo) e é muito difícil aparecer em usado, devo mesmo seguir para a compra de um 0.9TCE usado, seguindo depois para a instalação.
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Re: Apresentação

Mensagempor Lgvafonso » 09 mai 2018, 10:51

Como já referi anteriormente, estou à espera que apareça um Sandero Stepway 0.9TCE ou um 0.9TCE Bi-Fuel usado, o que ainda não aconteceu dentro das condições de pretendo. Caso não aconteça nas próximas semanas, devo avanças para um Sandero Stepway Bi-Fuel novo.
Mas agora entraram também na equação (e porque gosto bastante dos dois) o novo Citroen C3 e o primeiro Citroen C4 Cactus, ambos com o motor 1.2 de 82cv.
Serão estas boas opções para colocar a GPL, ou é melhor manter a ideia no Sandero?
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Re: Apresentação

Mensagempor rdd48856 » 09 mai 2018, 19:39

Entre um 0.9 TCE a gasolina ou um 1.2 VTI também a gasolina, do ponto vista do GPL, não faz muita diferença, ambos têm sedes sensíveis e necessitarão de aditivo e de controlar periodicamente a folga das válvulas.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
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