Apresentação e questão sobre viaturas a adquirir

Esta é a sala para apresentações, e troca de mensagens entre a comunidade. ! Os Tópicos São Limpos Automaticamente caso em 7 dias que não haja respostas nas mensagens.!

Apresentação e questão sobre viaturas a adquirir

Mensagempor Roxo99 » 13 jul 2017, 22:49

Boa noite pessoal,

Sou o Eduardo de Valongo, acabei de me registar no fórum e tinha algumas dúvidas que espero que me possam ajudar.

Vou mudar agora de emprego, sou engenheiro agrícola e a minha função vai ser andar na estrada a visitar pomares de kiwis na zona norte do país...a empresa não dá viatura, paga ao km (0.36€) mais portagens.

Actualmente tenho um BMW 320d de 99 com 330mil km.

Nunca me deu problemas nas não é carro para andar todos os dias em nacionais e por vezes estradoes de terra batida (embora pouco).

Entre comprar um carro a diesel (Punto Evo 1.3, Peugeot 207/208, Clio, etc.}... Orçamento de cerca de 10mil € e a GPL estava inclinado para GPL pela manutenção mais económica de um motor a gasolina, custo reduzido do GPL e também pela facilidade de utilização de motores a gasolina (silêncio).

O que acham da ideia? Estarei a pensar correcto? É a manutencao do sistema de GPL não costuma dar problemas?

Encontrei assim numa busca pelo stand virtual estas duas opções que me parecem válidas... Digam qual preferiam e se acham os preços justos.

De referir que a previsão é de 1000 a 1500km por semana.

Peugeot 207 1.4 Sportium GPL 100 CV
8 500 EUR Negociável , Aceita retoma
48 000 km

Fiat Punto Evo 1.4 BI-FUEL
8 500 EUR Negociável , Aceita retoma
77 000 km GPL

Nota: Links editados pelo moderador rdd48856 (não são necessários, podem referir-se simplesmente as características dos veículos)

Abraco a todos e obrigado pelas dicas
Roxo99
Recém-chegado

Registado: 13 jul 2017, 22:37
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Não
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Peugeot

Re: Apresentação e questão sobre viaturas a adquirir

Mensagempor rdd48856 » 13 jul 2017, 23:21

Em termos da manutenção do sistema de GPL em si não terá grandes problemas.

Resume-se a trocar filtros.

Todavia se ocorrer algum problema o sistema do Fiat Punto é de fábrica e os instaladores não conseguem aceder à centralina, enquanto que o do Peugeot é pós-venda.

Ainda assim, e do ponto de vista estritamente do GPL, eu iria para o Fiat Punto.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor pcta » 14 jul 2017, 08:28

Roxo99 Escreveu:...
Actualmente tenho um BMW 320d de 99 com 330mil km.
Nunca me deu problemas nas não é carro para andar todos os dias em nacionais e por vezes estradoes de terra batida (embora pouco).
...

Não percebo, tem um carro seu, ok já com alguma idade, mas sem problemas ...
O 320d não é carro para nacionais e estradões de terra batida, mas os carros que indicou já são? Para que estradas é o 320d?
Bom, e desculpe a expressão, se quiser andar de cavalo para burro é avançar...
... a queimar O2 :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagempor j_verne » 14 jul 2017, 08:36

Eu estava a pensar em algo dentro da mesma linha que referiu o user pcta...

De certeza que quer passar de um 320d para um 207 ou para um Punto? Para fazer esses km todos? :O

Ainda pensei que a ideia fosse um SUV, talvez um 4x4, caso os caminhos a percorrer assim o exigissem...
j_verne
Cidadão Virtual

Registado: 11 abr 2009, 14:32
Distrito onde reside.: Guarda
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.6i
Ano: 2006

Mensagempor rdd48856 » 14 jul 2017, 21:56

Parece-me que o user não quer estoirar o seu 320d no trabalho.

Por isso pondera, e é um raciocínio lógico, adquirir uma 2ª viatura para o trabalho que seja simultaneamente económica na aquisição e na utilização.

Acho que não é preciso Engenharia Aeroespacial para perceber isso...

E em relação à questão em concreto do user há alguma coisa a dizer?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor Biju » 15 jul 2017, 08:31

Só para dar uma achega. Falta saber o ano de cada um.
O 207 desconheço a versão de 100cv. Ou deve ser 95 ou 98. Se o motor é o VTI, tem que contar com o consumo de óleo. Mas tem manutenção cada 2 anos ou 30.000kms. Se vai fazer estradas de terra tem que contar com substituição extra dos filtros de ar.
Biju
Utilizador

Registado: 09 abr 2012, 15:35
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do Veículo: Peugeot
Modelo: 207SW 1.4 95CV Sport
Ano: 2008

Mensagempor pcta » 15 jul 2017, 10:49

Pois claro, a Engenharia Aeroespacial que desconhece... e fica neste caso con dois carros a desvalorizar, falta saber se percebe de economia/finanças...
Mas cabe a cada um escolher segundo os seus interesses e não pq outros gostam.
Editado pela última vez por pcta em 15 jul 2017, 13:25, num total de 1 vez.
pcta
Cidadão Virtual

Mensagempor nunofrc » 15 jul 2017, 11:19

Fazendo umas contas o user vai fazer, no mínimo, quase cerca de 50 mil KLM por ano.. Um motor a gasolina já usado aguentará tal desgaste durante 3 ou 4 anos? Por outro lado pode ser um começo, porque 0.36 por KLM dá muito dinheiro.. São 18000 € por ano se fizer os tais 50mil KLM.. Se gastar 3000€ em GPL vai sobrar muito e até pode vir a comprar outro..

O outro lado, 10000 € para comprar carro a gasolina / GPL é muito guito.. Dá para comprar um bom carro.. Eu na minha opinião iria para um carro que realmente tivesse um historial de poucas avarias e problemas crónicos.. E com no mínimo 80 cavalos..

Enviado do meu G3121 através de Tapatalk
nunofrc
Utilizador

Registado: 16 mar 2015, 23:24
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: optima
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16V
Ano: 2002

Mensagempor j_verne » 15 jul 2017, 14:00

rdd48856 Escreveu:Parece-me que o user não quer estoirar o seu 320d no trabalho.

Por isso pondera, e é um raciocínio lógico, adquirir uma 2ª viatura para o trabalho que seja simultaneamente económica na aquisição e na utilização.

Acho que não é preciso Engenharia Aeroespacial para perceber isso...

E em relação à questão em concreto do user há alguma coisa a dizer?

Parece-me que não sabemos as intenções do user...

A única coisa que sabemos é que tem um 320d e pretende passar para um carro de dois segmentos abaixo para fazer muuuuitos km em estradas nada dadas a carros desconfortáveis e de motores fracos...
j_verne
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 15 jul 2017, 20:11

Falta saber o ano de cada um.

Ambos são de 2011.

O motor do Peugeot é o VTi de 95cv.

Mas cabe a cada um escolher segundo os seus interesses e não pq outros gostam.

E cabe a cada user responder se souber ás perguntas simples e diretas que lhe são colocadas e não começar com os desvios habituais ao tópico para a também costumeira prova de vida.

Parece-me que não sabemos as intenções do user...

Então das duas uma, ou respondemos à sua questão ou se achamos que não sabemos as suas intenções perguntamos, para evitar começar a divagar no tópico.

Quanto ao tamanho e conforto dos carros cada uma sabe de si, eu fiz 110 Km/dia durante um ano com o Burrié e não me queixei...nos carros, como na vida, há que fazer escolhas.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor j_verne » 15 jul 2017, 21:33

Isto é um fórum. Divagar nos tópicos é o que se faz cá :D

Agora mais a sério...

Quanto aos carros em si, as diferenças significativas entre eles (tendo em conta a questão levantada) foram explicadas -e bem - logo no primeiro post de resposta (um kit é aftermarket outro de fábrica, e pouco mais).

Claro que relativamente à escolha dum veículo, cabe a quem o vai comprar a decisão mais acertada. Mas também cabe a cada um a decisão de 'alertar' para um factor não mencionado, que pode ou não ser do conhecimento do autor do tópico...
j_verne
Cidadão Virtual

Mensagempor pcta » 15 jul 2017, 22:52

Não preciso dar prova de vida, apenas tento ajudar sp que posso, ao contrário de certos users .... que se acham os super heróis cá do burgo, que tentam impingir a sua opinião.
Não divaguei, respondi... "é andar de cavalo para burro", repito "é andar de cavalo para burrié".
Quanto ao tamanho e conforto cada um sabe de si .... .... é uma frase idiota, pois é descabida de qualquer fundamento.
pcta
Cidadão Virtual

Mensagempor doctordavid » 16 jul 2017, 22:57

Entendendo que goste da BMW e não lhe queira colocar essa carga em cima, que pensando bem são mais de 60000 km/ano, com esse orçamento preferia procurar bem um VAG 1.6 ou 1.8 com (relativamente) poucos quilómetros (com alguma pesquisa encontram-se), fazer uma boa revisão e converter para :GPL: já nas minhas mãos...

(A mensagem foi editada pois não li bem o post original e saltei umas quantas linhas)
doctordavid
Utilizador Junior

Registado: 11 mar 2017, 20:22
Distrito onde reside.: Leiria
Marca do KIT GPL: Lovato Easy Fast
Marca do Veículo: Rover
Modelo: 414Si Hatch
Ano: 1998

Mensagempor rdd48856 » 17 jul 2017, 10:52

Isto é um fórum. Divagar nos tópicos é o que se faz cá

Isto é um fórum sobre GPL-Auto onde se respondem a questões sobre GPL-Auto, para divagar temos as redes sociais.

"é andar de cavalo para burro"

Andar de burro é uma opção económica e ambientalmente respeitável e quem a faz deve ser socialmente reconhecido em vez de menorizado.

Ando num com injeção eletrónica há 260000Km e 23 anos e recomendo.

é uma frase idiota

A idiotice das afirmações de cada um não depende da cor da respetiva camisola, de resto algo fácil de resolver (já para outros problemas não existem solução simples), mas do grau de conhecimento de cada um.

Todavia para facilitar a vida dos novos utilizadores não passará outro mês de agosto sem que eu termine a compilação dos melhores momentos de alguns users aqui do fórum, sobretudo aqueles que depois de há mais de 5 anos se terem desfeito da maravilha tecnológica do kit de GPL aspirado e se terem convertido ao prodígio do Diesel, se divertem a desconversar por aqui, para que todos possam saber quanto vale a “opinião” de cada um.

Termino recentrando, mais uma vez, e última, o tópico.

Quando se escolhem carros para trabalho, o conforto fica para trás, para adquirir carros de segmentos superiores por esse valor teriam de ser escolhidos carros com muito mais anos e quilómetros reais e com custos de operação maiores.

Aliás basta olhar para as frotas das empresas prestadoras de serviços para ver como são todas constituídas por BMW 320D que transportam cada um, um funcionário, tudo muito económico e ambientalmente racional.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor pcta » 17 jul 2017, 16:02

rdd48856 Escreveu:...
"Quanto ao tamanho e conforto dos carros cada uma sabe de si, eu fiz 110 Km/dia durante um ano com o Burrié e não me queixei...nos carros, como na vida, há que fazer escolhas."...

"Quanto ao tamanho e conforto dos carros cada uma sabe de si", cada carro do respectivo segmento tem o seu conforto, e não ao gosto de cada um...
Há um pequeno pormenor, o escreveu que queria comprar um carro, já tendo o 320d, é só fazer as continhas, como alguém em tempo falou...

Cada um fará o que mais gosta/interessa fazer, mas devem existir coisas mais interessantes para fazer em Agosto do que ir reler tópicos anteriores, phone-ix ... posso dispensar uma caixa de comprimidos de "Carbonato de di-hidróxido de alumínio e sódio" de 340mg, ou até mais se quiser...
pcta
Cidadão Virtual

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Próximo

Voltar para Novos Utilizadores

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes