Segurança ativa e passiva dos automóveis

Divulgação de Noticias e Informações sobre o site AUTOGAS.PT

Segurança ativa e passiva dos automóveis

Mensagempor APHenriques » 29 dez 2017, 14:53

Tomei a liberdade de abrir este tópico, para divulgarmos e debater as novidades na área da segurança ativa e passiva dos automóveis.

Dois indicadores importantes (mas não únicos):

Tabela do Teste do Alce, na segurança ativa
http://teknikensvarld.se/algtest/

Site da EuroNcap, na segurança passiva e ativa.
https://www.euroncap.com/en
APHenriques
Cidadão Virtual

Registado: 29 out 2012, 14:47
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não

Re: Segurança ativa e passiva dos automóveis

Mensagempor APHenriques » 29 dez 2017, 15:16

Iniciando o debate:

Pessoalmente, desconfio de todos os veículos italianos.
Mas o Fiat Punto, assim como era o Uno, são para mim veículos demasiado frágeis e mal concebidos.
O resultado do Punto no EuroNcap demonstram isso mesmo. Mas admito que foi tão mau que até me surpreendeu pela negativa.
Eu que exlui das oções de compra um Dacia Logan MCV por ter apenas 3 estrelas, que dizer do Punto que não tem nenhuma.
Pode-se argumentar que é um carro barato e por isso o resultado, mas por acaso até é bastante caro se compararmos com a concorrência (a partir de 15350€).
É mais caro que o Logan MCV por exemplo...
E até mais caro que um Toyota Yaris que é um carro de 5 estrelas...

Eu não sou anti-Fiat nem pró outras marcas, é uma questão de factos.
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 29 dez 2017, 16:26

Totalmente pertinente @APHenriques, assim cada um pode escolher os seus carros de acordo com as suas prioridades.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor sergioadriao » 30 dez 2017, 02:26

Estive a fazer alguma pesquisa no site EuroNcap e na GlobalNcap, e não consegui encontrar ensaios de carros desportivos...era interessante verificar veículos que estão concebidos para oferecer a melhor perormance e segurança do condutor, e o seu rating de acordo com a "norma" EuroNcap.
Boas Curvas!

Volkswagen Up! 1.0 Move Up
GPL 5,96Lt/100+ 0,42Lt/100 E95
E95 4,69Lt/100
DB: http://forum.autogas.pt/forum/viewtopic.php?f=9&t=17408&p=245454#p245454

Audi A4 2.0Tdi (B9) 4,99Lt/100
Smart F2 0.9T Auto (453) 6,14Lt/100
sergioadriao
Utilizador Frequente

Registado: 26 jan 2007, 01:28
Marca do KIT GPL: BRC
Marca do Veículo: Volkswagen
Modelo: Up! 1.0 60cv BMT
Ano: 2015

Mensagempor APHenriques » 30 dez 2017, 12:25

A EuroNcap testa carros de estrada. Que na verdade é o que interessa aos consumidores.
Especialmente os que tem mais vendas...

Ainda sobre o Punto, encontrei isto:
http://www.turbo.pt/fiat-punto-zero-est ... seguranca/

A Fiat diz ter conseguido obter 5 estrelas em 2005... Pois conseguiu.
https://cdn.euroncap.com/media/8656/eur ... 5stars.pdf

Mas este carro de 2005 era de 3 portas o que foi testado agora é de 5 portas... além disso, o carro não evoluiu nada em 12 anos.
Naturalmente que os testes tem de evoluir e só são comparáveis dentro do próprio ano.

Também é suposto existir uma evolução nos testes de carros elétricos e híbridos...
Especialmente os elétricos, que tem tudo para serem mais seguros. Por terem mais espaço frontal para absorção de impactos e um centro de gravidade mais baixo... mas tem as baterias de lítio, que podem ser bem mais perigosas que a gasolina e o GPL em caso de incêndio... e o incêndio também bastante provável caso não exista um bom isolamento elétrico e dos ácidos...
APHenriques
Cidadão Virtual

Mensagempor sergioadriao » 30 dez 2017, 12:29

@APHenriques, segue o link para o GlobalNcap, e se achares útil poderás coloca-lo no primeiro post.

http://www.globalncap.org

Na parte inferior da pagina principal em GLOBAL NCAP, encontram-se as ligações para:
.ANCAP (agencia Australiana)
.ASEAN NCAP (Sudoeste da Asia)
.C-NCAP (Agência Chinesa) - Curiosamente a versão em língua Inglesa esta "em construção :mrgreen:
.EURO NCAP (Agência Europeia)
.IIHS/HLDI (Insurance Institute for Highway Safety/Highway Loss Data Institute) Patrocinado pelas associações de seguros nos EUA.
Teem uma pagina muito interessante:
Os melhores carros para adolescentes abaixo dos 20000$ por segmento.

http://www.iihs.org/iihs/ratings/vehicles-for-teens
.JNCAP (Agência Japonesa)
.KNCAP (Aência Coreana)
.Latin NCAP (Ameria do Sul) - Disponível em Português
.safercar.gov (Agência EUA) - Patrocinada pela NHTSA, com ratings, informação Recalls, defeitos e reclamações, etc.
Boas Curvas!

E95 4,69Lt/100

sergioadriao
Utilizador Frequente

Mensagempor sergioadriao » 30 dez 2017, 16:07

APHenriques Escreveu:A EuroNcap testa carros de estrada. Que na verdade é o que interessa aos consumidores.
Especialmente os que tem mais vendas...

Ainda sobre o Punto, encontrei isto:
http://www.turbo.pt/fiat-punto-zero-est ... seguranca/

A Fiat diz ter conseguido obter 5 estrelas em 2005... Pois conseguiu.
https://cdn.euroncap.com/media/8656/eur ... 5stars.pdf
...

Deixa-me colocar as coisas numa perspectiva diferente.
As agências "NCAP", são organizações independentes, e por norma compram carros directamente do mercado a fim de os poder testar. Os fabricantes não teem nenhuma obrigação legal em fornecer carros para este tipo de testes.

Há inúmeros carros desportivos (excluindo os exóticos), que em economias ditas "saudáveis" são objectos de consumo não negligenciáveis (Ex. Porsche, bem como carros do segmento G de fabricantes mais generalistas). A importância que o consumidor dá quando decide adquirir um desportivo no que respeita á segurança é que é relativa, mas isso é outra história.

Por seu lado, os construtores são obrigados a fazer prova de que todos os veículos estão dentro dos requisitos a nível de emissões e segurança antes de serem autorizados a serem vendidos ao público.Os padrões de segurança governamentais exigem que os fabricantes demonstrem que seus carros oferecem pelo menos algum grau de segurança contra acidentes, e as empresas de automóveis muitas vezes sujeitam protótipos de carros em desenvolvimento a testes que avaliem o quão bem eles se irão comportar em caso de colisão, capotamento, incêndio, etc...

Com tudo isso em mente, então, será liquido afirmar que um carro 5***** topo de gama e cheio de gadgets provavelmente será mais ou menos seguro do que o pequeno Fiat Punto?? Infelizmente, não sei essa resposta. Quantas mortes na estrada (directas e indirectas) são atribuidas especificamente a cada modelo, proporcionalmente ao numero de unidades existentes no mercado? Duvido que mesmo assim se pudessem tirar conclusões...

Para começar, grande parte depende da habilidade, atenção e civismo do condutor. Um bom condutor conhece as limitações da sua máquina e das condições da via em que circula. Quem usa o seu veiculo de forma responsável e quem for capaz de melhor ler a estrada terá maior chance de evitar acidentes, independentemente de conduzir um Fiat Punto ou um Rolls Royce Phantom.

Não estou de maneira nenhuma a dizer que os testes NCAP não sejam importantes para que cada um de nós possa ter acesso a informação "imparcial" a nível de segurança, e que nos ajude na tomada de decisão de um simples acto de consumo.

Um veículo 5**** NCAP é um veículo com mais eficazes medidas de segurança e por isso mais seguro?
Provavelmente sim!

O exemplo dado de classificação ZERO será um veículo desactualizado e por isso menos seguro?
MUITO provavelmente será essa a verdade.

O que não será tão verdade é ser "declarado" INSEGURO, e muito menos associar esse facto a um fabricante em particular ou a um país de origem.

Alías, esse tipo de generalização/preconceito é legitimo do ponto de vista da opinião pessoal de cada um, mas não acrescenta muito valor a um debate da perspectiva do seu conteúdo.

O texto já vai longo, e gostaria de terminar brincando um pouco com uma curiosidade.
Um dos testes críticos levados a cabo pela EuroNCAP, é a colisão frontal entre dois veículos com overlap de 40% (aparentemente a mais relevante causa de morte em acidentes rodoviários).
É levado a cabo assumindo a colisão frontal a 50km/h com um veiculo das mesmas características (peso+segmento) e à mesma velocidade, o que é lógico de forma a comparar laranjas com laranjas e maçãs com maçãs.

O VW Up cá de casa ostenta orgulhosamente um rating 5**** EuroNCAP.
Vamos supor 3 situações:

1º- Levo o Up de ferias para Roma e mando uma "trolitada" frontal a 50m/h num Fiat 500.
Resultado: partimos os carros todos mas eu la me safo com uma perna partida e um olho negro por causa do Aibag...

2ª-Consigo desviar-me á ultima hora do Fiat 500 (ainda em Roma :mrgreen: ) e apanho de frente com uma scooter a 50Km/h...
Resultado: o tipo da scooter safou-se por "milagre", mas eu ganhei mais um ocupante pois entrou~me pelo para brisas a dentro... eu escapo sem um arranhão... :D

3ª- Cansado dos malucos ao volante em Itália, decido passar os Alpes e visitar o país "berço do automóvel", aproveitando para degustar umas belas cervejas Bávaras.
Por lá a probabilidade de me cruzar com SUVs de 2,3tons e motores V8 é bem maior!!! 8)
Para meu azar após umas canecas de litro, faço uma ultrapassagem ao estilo N125 e sofro uma colisão a 50Km/h com um BMW X6 M
Resultado: É mau de mais para descrever... e alem do mais pode haver crianças a ler este tópico...

Conclusão:
Se circulas na Baviera, queres "virar" uns canecos e te sentes um "ás do volante", não te vás fiando nas 5 estrelas do Up, pois provavelmente não irás chegar á idade da reforma... 8)
Boas Curvas!

E95 4,69Lt/100

sergioadriao
Utilizador Frequente

Mensagempor APHenriques » 30 dez 2017, 21:46

@sergioadrião, muito interessante os links que indicas, obrigado. Vou explorar com tempo.
Normalmente consulto apenas o EuroNcap, mais por uma questão de curiosidade do que necessidade.

Gosto de carros antigos. Nos últimos 15 anos comprei vários carros usados, para uso diário. Alguns mesmo na sucata para restaurar.
Mas nada de minis e carochas. :-D

E dois carros que gostava bastante, que restaurei para mim e acabei por vender, principalmente porque tenho 4 crianças e todos adoravam andar nestes carros.
Um Porsche 944 (1982) e um Land Rover Serie III (1979)... Especialmente o último era totalmente desprovido de qualquer segurança.

Mantenho um Mercedes W123 300D de 1982, mas o carro foi desmontado e toda a chapa da estrutura foi substituída por chapa nova.... esse é outro problema normalmente ignorado... a degradação da estrutura do carro devido a corrosão.
Obviamente que está muito longe dos padrões de segurança atuais, mas sinto me mais seguro nele do que num Fiat Punto. :D

Quando constatei que o Punto vendido ainda hoje é o modelo de 2005 e disse que se fosse testado agora, nunca teria as 5 estrelas (algures lá para trás neste forum), não esperava que realmente a EuroNcap fizesse um teste ao carro e nem esperava que o resultado fosse assim tão mau.

Seja como for, julgo que os testes e a entidade são credíveis... e não é por eu gostar de um Mustang que vou desvalorizar os péssimos resultados nos testes.
Também nada tenho contra a Fiat ou outros italianos... simplesmente, ao longo dos anos tenho vários exemplos de coisas menos boas.

Gostei particularmente dos cenários possíveis. :D :-bd
APHenriques
Cidadão Virtual

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Voltar para Noticias e Informações

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420