Adaptadores GPL, Adeus Portugal, olá Espanha

Divulgação de Noticias e Informações sobre o site AUTOGAS.PT

Re: Adaptadores GPL, Adeus Portugal, olá Espanha

Mensagempor felyzardo » 19 abr 2018, 10:07

muito obrigado pela informação.
devia ter colocado a pistola para testar......
felyzardo
Utilizador

Registado: 04 set 2015, 21:09

Mensagempor Mirkado » 20 abr 2018, 10:02

timfusion Escreveu:Só para avisar que na Repsol do Padrão de Moreira já tem os euroconectores de furo pequeno. São 15€

Vem com a bolcinha?! :D :D
https://www.facebook.com/MarcoValente.c.Fotografia
Mirkado
Utilizador Junior

Registado: 24 ago 2015, 16:07

Mensagempor timfusion » 22 abr 2018, 09:56

Vem com a bolcinha?!

Esses de buraco pequeno não vêm com a bolsa :(
Se queres a tua Paz e a Paz dos outros tb, atenda a este pedido: Não me fales mal de ninguem.
Elba-Lovato|Cordoba Prins|Espace V6 Micromise|PicassoBRC|S70Micromise|MeganePrins| Primera1.6 Prins |Sharan 1.8 T Prins|SafranePrins|Galaxy/OPTIMA/VECTRA
timfusion
Cidadão Virtual

Registado: 27 jan 2007, 02:46

Mensagempor bbrjto » 23 abr 2018, 15:00

Já testei também no Jumbo de Santo Tirso.

A pistola tem um aviso de que se trata de um euroconector.

De resto, tudo normal. É bastante fácil engatar a pistola e o abastecimento dá-se normalmente sem ruídos estranhos e sem fugas, nem me parece mais demorado. Quando ao coice, não acho nada de especial e efectivamente sinto-me bastante mais seguro agora, não me parece haver grande hipótese de me atingir as mãos!
bbrjto
Utilizador

Registado: 18 jun 2016, 07:06

Mensagempor Dkny37 » 25 abr 2018, 00:52

Boa Noite,Eu comprei hoje um adaptador de gpl top a 20 euros,M10 Grande. B-)
Dkny37
Recém-chegado

Registado: 25 abr 2018, 00:39

Mensagempor pantanuska » 28 abr 2018, 14:06

FInalmente tive oportunidade de experimentar o novo conector. Usei o adaptador extra que vinha com o carro (Sandero). É um longo. Achei o encaixe mais fácil. Realmente o coice é grande (maior numa bomba prio do que numa Jumbo) e a nuvem de gás pareceu-me maior.
Num dos abastecimentos, o bocal do abastecimento ficou do lado oposto ao da bomba, e o peso da pistola chegou a desenroscar um pouco o adaptador e a fazer pressão. Tive receio de esforçar a rosca e não voltarei a abastecer assim. Com o sistema anterior, abastecer do lado oposto ao da bomba era tranquilo, desde que se aliviasse um pouco o enrolador da mangueira. Agora vou sempre colocar o carro de maneira que o bocal fique ao lado da bomba.
Jumbo de T.Vedras mantém uma pistola de prato, de um dos lados da bomba.
pantanuska
Utilizador Junior

Registado: 30 mai 2017, 11:15

Mensagempor mpsfilho » 28 abr 2018, 17:08

Sempre que seja possível e desde que funcione na viatura deveremos usar adaptadores o mais curto possível, assim, o coice, o desperdício de combustível e a oscilação que a pistola irá exercer no adaptador também será menor.

O Jumbo está trabalhando muito bem ao manter os dois sistemas em funcionamento.
mpsfilho
Utilizador Frequente

Registado: 23 dez 2016, 21:04

Mensagempor powerfull » 29 abr 2018, 10:13

Jumbo de Coina com uma pistola de cada mas não consegui abastecer com o euro conector fez um consumo de 0.03€ e não encheu mais, fui para a pistola antiga e não tive qualquer problema!!!! A senhora disse.me que ainda não teve queixas nenhumas do novo sistema!!!!..lol com mais calma venho cá testar...

Enviado do meu T06 através do Tapatalk
GPL
powerfull
Cidadão Virtual

Registado: 22 fev 2015, 22:43

Mensagempor klaser » 29 abr 2018, 19:34

Jumbo de Guimarães, pistola da direita é a nova, com uma "placa" enorme amarela atada à mangueira a dizer para meter o novo euroconector...
Perguntei à funcionária até quando a manutenção da pistola antiga, ela disse q era até o final do mês mas vai avançar mais uns diazitos... Perguntei se eles tinham adaptadores , ela disse que nem pra vender tampouco para emprestar, inclusive meteu conversa a perguntar aonde eu ia comprar o meu, locais para adquirir, etc.... Deve haver muita gente a perguntar :-D (aproveitei e fiz pub do autogás.pt )
klaser
Cidadão Virtual

Registado: 01 abr 2007, 21:33

Mensagempor doctordavid » 30 abr 2018, 22:33

Bom... vou-vos contar a minha sincera opinião sobre os novos encaixes "mais seguros" (relembrando que eu nem de adaptador precisava):

1) A pistola é mais pesada e para além disso precisa de um adaptador mais longo e mais pesado: maior peso + maior braço = maior risco de o adaptador partir e maior stress exercido na rosca

2) Mais rápida não é... até é possivelmente mais lenta pois o adaptador (eu não precisava) estrangula o caudal

3) Mais segura não é... as anteriores mandavam o sopro cá para fora... sempre tive cuidado e nunca me queimei (nunca usei luvas)... estas mandam o sopro para à mesma e pior ainda: mandam-no contra o carro o que cria impulso na pistola e manda um coice bastante perigoso até...
O tipo de encaixe até me inspira menos confiança do que o anterior - antes não me importava de carregar no botão de abastecer estando em pé atrás da pistola e agora até me desvio não vá aquilo desprender-se ou partir e eu levar com ela.

Uma vez numa Galp já não me lembro onde, a pistola tinha uma proteção de borracha quase integral que conteve a nuvem de gás praticamente toda... implementarem essa proteção sim tinha jeito.

4) A questão de compatibilidade com o estrangeiro para mim também não se põe muito em causa... falando aqui do autogas como "amostra" da minha estatística, não vi muita gente interessada em ir a Espanha e preocupada com o abastecimento lá... na maioria dos casos até põem gasolina e fazem uns kms a gasolina para limpar o sistema de gasolina para aproveitar por esta ser mais barata. O GPL em Espanha é em média 5-10 cents mais caro e a gasolina 20-30 cents mais barata, ou seja, a poupança em Portugal por usar GPL é cerca de 50% e em Espanha esta reduz-se para 25 a 30%.

5) Ninguém estava pronto para esta alteração ... os stocks de adaptadores dos instaladores desapareceu, a única gasolineira que vende é a Repsol e segundo consta o fornecedor não conseguiu dar vazão às encomendas e nem adaptadores para eles têm ...

Vejam só o que hoje me aconteceu:

Repsol da Marinha Grande o adaptador partiu
Repsol das Caldas da Rainha fora de serviço
Eleclerc das Caldas da Rainha roubaram o adaptador
Cepsa A8 N-S Óbidos roubaram o adaptador
Após demasiados kms a gasolina lá consegui abastecer em Torres Vedras na Área de Serviço

Para não falar que no Jumbo da Amadora o adaptador partiu ao meio e no de Sintra partiu pela rosca... o que vale é que nesses postos ainda está a pistola antiga do lado esquerdo, portanto, lá parecendo um nabo / assaltante pronto a fugir, consigo por GPL com o carro de marcha atrás.

Ou seja, uma implementação ridícula de um sistema menos seguro e mais lento, num país que não estava preparado logisticamente para tal.

Conclusão: alguém deve ter ficado a ganhar com isto. O que vem a seguir? Trocar o sentido de circulação das estradas e obrigar os veículos a apresentarem-se na próxima IPO com o volante do lado direito? Kkk
doctordavid
Utilizador Junior

Registado: 11 mar 2017, 20:22

Mensagempor klaser » 01 mai 2018, 13:28

Eu ainda não comprei o meu,mas acho q vou ter mesmo de comprar...Pelo que já vi e li , este adaptador deve ser o mais curto possível para fazer menos alavanca na rosca, mas ao mesmo tempo tem de ter comprimento tal que não faça a pistola bater no carro, isso claro vai depender da posição do bocal de enchimento, profundidade do compartimento de abastecimento do carro, etc...
No meu caso acho que o melhor vai ser comprar o do autogas.pt mesmo, não o mais comrpido, o outro, M10...O que se vende no ebay é mais barato um bocado mas não vai caber direto no meu bocal, só se encaixar no atual dish...
Tem a questão também do diâmetro do orifício, se for um "buracão" como aqueles das Repsol, a chance do "coice" ser mais forte, aumenta...
klaser
Cidadão Virtual

Mensagempor Bmiguelpaiva » 03 mai 2018, 03:45

CMatos Escreveu:Hoje perguntei à funcionária do posto Jumbo de Palmela.
Disse-me que iriam ter os conectores novos no próximo dia 10.

Enviado do meu LEX722 através do Tapatalk

O Jumbo vai ter os conectores para venda ? Na zona de Sintra ninguém os tem, a Repsol só tem os M12, o resto voou tudo.
Bmiguelpaiva
Utilizador

Registado: 05 mar 2009, 18:28

Mensagempor chorao » 03 mai 2018, 08:20

Bmiguelpaiva Escreveu:
CMatos Escreveu:Hoje perguntei à funcionária do posto Jumbo de Palmela.
Disse-me que iriam ter os conectores novos no próximo dia 10.

Enviado do meu LEX722 através do Tapatalk

O Jumbo vai ter os conectores para venda ?

do que li por aqui, não!
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32

Mensagempor klaser » 03 mai 2018, 09:44

Segundo ouvi de dois funcionários da gasolineira do Jumbo , nem vão ter pra vender, tampouco pra emprestar, e nem sabem informar aos clientes aonde adquirir...
klaser
Cidadão Virtual

Mensagempor Pfig » 03 mai 2018, 12:54

Quanto à nova pistola, e tendo já efetuado vários abastecimentos em Espanha, achei de facto estranho, quer o “coice”, quer a nuvem de gás.
Este FDS voltei a abastecer em Espanha com adaptador da bomba verifiquei que o orifício é bastante estreito (olhometro +-3mm). Quando retiro a pistola não dá “coice” e quase não sai gás.
Acho que a diferença está no adaptador e não nas novas pistolas. Os que estão disponíveis na REPSOL e os que tenho visto na net, têm orifícios muito, mas mesmo muito grandes, ficando nestes mais gás o que provoca o dito “coice” e uma grande nuvem de gás.
Editado pela última vez por Pfig em 03 mai 2018, 17:00, num total de 1 vez.
Pfig
Utilizador

Registado: 12 out 2012, 10:20

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Noticias e Informações

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 2 visitantes

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420