Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca ?

Queixas e reclamações sobre Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações

Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca

Mensagempor IvoOliveira » 19 jun 2017, 23:25

Rdd tive aqui uma ideia... É talvez me possas ajudar.
O grande problema que tenho com as viagens grandes no verão é a temperatura que o depósito de GPL atinge, devido á constante recirculação do mesmo pela bomba de alta pressão.
Estou a pensar em arranjar uma forma de arrefecer (ou pelo menos remover) o ar quente do compartimento onde tenho o depósito. A minha questão é o caudal de ar e a respectiva temperatura necessários para remover essa quantidade de calor dessa zona.
Estou com várias ideias, tais como criar uma ponte térmica entre o depósito e a carroçaria para promover a dissipação de temperatura, ou criar um sistema de ventilação forçada, onde vou buscar ar ao habitáculo e faço a extração pelos respiradores que tenho na zona dos farolins.

Tens alguma ideia que a nível termodinâmico de destaque na sua eficácia para esta aplicação?
IvoOliveira
Utilizador

Registado: 11 mar 2011, 02:51
Distrito onde reside.: Setúbal
Viatura a GPL?: Sim
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.4TSI
Ano: 2009

Mensagempor rdd48856 » 20 jun 2017, 22:53

Ivo,

A quantidade de calor a remover é bastante grande, tendo o ar uma capacidade térmica mássica baixa seria necessário um caudal bastante grande.

Poderia calcula-lo sabendo qual o acréscimo de temperatura verificado no depósito e respetivo volume de GPL.

Alternativamente a forma mais simples seria com evaporação de água no caudal de ar, por exemplo borrifando água diretamente no depósito.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor pcta » 21 jun 2017, 07:54

rdd48856 Escreveu:A quantidade de calor a remover é bastante grande, tendo o ar uma capacidade térmica mássica baixa seria necessário um caudal bastante grande.
Poderia calcula-lo sabendo qual o acréscimo de temperatura verificado no depósito e respetivo volume de GPL.

Correcto, pode-se calcular ... :clap:

rdd48856 Escreveu:Alternativamente a forma mais simples seria com evaporação de água no caudal de ar, por exemplo borrifando água diretamente no depósito.

Eu diria mais, em vez de borrifar, porque não sugeriu colocar um grande saco de plástico cheio de gelo em cima do deposito, refresca e evita possíveis curto circuitos ... :-o

Bom, depois disto, nem sei que mais diga, está tudo dito sobre a imparcialidade do user @geringonça =))
Teoria é uma coisa, prática é outra.

Perdoem-me os users que vêm sofrendo destes problemas, no entanto vou ser directo, existem duas opções:
1- o instalador resolve os problemas a curtíssimo prazo, um carro é para andar e transmitir confiança ao condutor;
2- não acontecendo o ponto anterior, remove o kit e vende o carro ou anda a gasolina.

Será a solução que mitiga chatices e gastos.
Boa sorte.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra
Viatura a GPL?: Não

Mensagempor IvoOliveira » 21 jun 2017, 08:32

O importador que estava a participar activamente neste tópico nunca mais se pronunciou deste que apelei aqui mesmo á sua ajuda e desde que o Alves se pronunciou também.
Se me devolvessem o € na íntegra e colocassem o carro tal e qual como saiu de fábrica era o que fazia ( plásticos sem buracos, alterações feitas repostas com material de origem, etc ) era já, mas com tudo isso ficava quase o valor do carro.
A Vialle sempre me pode comprar o carro para estudar o que correu mal...
Não vendam mais kits destes sem resolver os problemas que existem e resolver os problemas de vez dos nossos carros.
Se não é tecnicamente possível, removam os kits e devolvam o €.
E venha a antiga e fiável injeção gasosa.
IvoOliveira
Utilizador

Mensagempor chorao » 21 jun 2017, 09:39

@ivooliveira. Eu, melhor que ninguém, sei a força que o forum teve e tem para ajudar a resolver problemas mas, a realidade, é que os mesmos não se resolvem aqui e nem sempre da forma que se quer.
Temos vários exemplos por cá de situações complicadas que foram resolvidas pelas duas partes falando pessoalmente e chegando a acordo.

O meu conselho é que fales com o instalador sobre isto que dizes e eles te dirá o que poderá ser feito. Com certeza chegarão os dois a bom porto.

EDIT: quanto ao importador o meu conselho é o mesmo. Fala com ele em privado sobre o teu problema e, se achares que deves, colocas aqui a resolução, ou não, do problema.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco

Mensagempor IvoOliveira » 21 jun 2017, 11:56

chorao Escreveu:@ivooliveira. Eu, melhor que ninguém, sei a força que o forum teve e tem para ajudar a resolver problemas mas, a realidade, é que os mesmos não se resolvem aqui e nem sempre da forma que se quer.
Temos vários exemplos por cá de situações complicadas que foram resolvidas pelas duas partes falando pessoalmente e chegando a acordo.

O meu conselho é que fales com o instalador sobre isto que dizes e eles te dirá o que poderá ser feito. Com certeza chegarão os dois a bom porto.

EDIT: quanto ao importador o meu conselho é o mesmo. Fala com ele em privado sobre o teu problema e, se achares que deves, colocas aqui a resolução, ou não, do problema.

@chorao,

em primeiro lugar tenho que lhe dar toda a razão, pois isto não é o muro das lamentações, mas isto é absurdo.

Deixo-me levar pela revolta que tenho com esta situação, pois fez dia 7 de Maio 5 anos que começou esta aventura, onde ganhei inúmeros cabelos brancos, perdi o € do kit, a desvalorização do carro que comprei praticamente novo, dias e dias sem o carro, inúmeras idas à oficina, consumos de gasolina que não deviam existir, transportes públicos, 2 viagens de reboque, boleias, entre tanta tanta coisa... e só ao fim de 4 anos e meio é que existe uma real intervenção em que passo a conseguir utilizar o carro minimamente.

Relativamente ao instalador, tal como já tinha exposto anteriormente, já fez tudo o que era possível e impossível para resolver a situação, incluindo coisas fora da sua competência. Até testes com gas butano fez, até com representantes de empresas de distribuição do nosso mercado entrou em contacto directo relativamente á composição do gas. Fez testes com injectores, bombas de alta pressão, etc etc.
Se não faz mais, não é por falta de vontade nem por não querer gastar € porque os dias que passei com ele após a hora de fecho da oficina e o € que ele gastou no meu carro em diversas situações sem nunca me pedir um € diz tudo!
Até digo mais.. se não fosse a persistência da parte dele, as coisas estariam bem piores.

Relativamente á Vialle e ao Importador, a alteração de estratégia e a reconstrução da bomba foi realmente um grande ( tardio ) passo, mas não foi suficiente. Existem questões por resolver, e nunca mais tive qualquer feedback do estado do meu assunto e o que está a ser feito para resolver.
Depois, cada vez que eu me deparo com a argumentação que o problema é dos componentes de origem do carro, salta-me a tampa.

Faço parte da equipa que promove a validação de equipamentos que adquirimos para a empresa onde trabalho. Esses equipamentos são construídos por empresas de renome no mercado, e são específicos para as nossas aplicações. No caderno de encargos, especificamos o que queremos. Se o equipamento não cumpre, a responsabilidade é do nosso fornecedor directo, e não do sub-fornecedor onde ele vai buscar o material, seja ele integrador de software, hardware, comunicações, motores, drives, PLC's, etc etc.
Se o motor não roda á velocidade pretendida, eu não vou falar com a PANASONIC que fornece um motor, ou com a SIEMENS que fornece uma drive de controlo do motor, vou falar com a empresa que nos vendeu o equipamento para nos fornecerem o que foi especificado no caderno de encargos.

Portanto, a questão de que as bombas da VW não funcionam a GPL nem sequer é uma questão para mim. Em comprei uma solução, que foi mudar de combustível. Se no novo combustível não funciona, o fornecedor da solução tem que ir ao mercado, falar com fabricantes, fazer trabalho de Engenharia para desenvolver uma solução.

Esta questão está muito offtopic, por isso para a enquadrar termino da seguinte forma:

- Enquanto as marcas que fornecem os kit's para conversão a GPL não apresentarem uma solução chave na mão, e deixem de lado a atitude do " monta-se, e logo se vê", a massificação de GPL fica na gaveta;
- Enquanto essas mesmas marcas não tiverem um tempo de resposta aceitável para os problemas que surgem, e capacidade de "conquistar" o estatuto de "excelência" por parte dos clientes, a massificação de GPL fica na gaveta.
- E todos nós, consumidores e defensores do GPL, que sabemos ser um combustível com uma excelente potencialidade, não nos sentir-mos confiantes com os nossos carros, vamos deixar aos poucos de ter carros aptos para conversões e a colocar o GPL cada vez mais de lado...
IvoOliveira
Utilizador

Mensagempor chorao » 21 jun 2017, 15:31

concordo. não tem de ser o consumidor final a testar as soluções. Mas não nos alonguemos mais.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
Os meus carros a GPL foram um Renault 5 GL 1.1 de 1986 e um Daewoo lanos 1.4 de 2001
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco

Mensagempor lobito » 21 jun 2017, 20:35

Os kits não são testados no consumidor, a Vialle anda com cada tipo de motor 6 meses e mais de 20.000 km. Como exemplo, kits para motores da BMW, Mercedes e outros nunca foram comercializados porque apresentaram problemas em componentes do carro, principalmente injectores.

No grupo VAG (e só neste) detectou-se este problema em alguns carros (há centenas, senão milhares convertidos). Esta alteração da bomba e da estratégia resolveu em 90% ou mais dos carros que tinham o problema do arranque a frio. Em Portugal temos a agravante do nosso GPL ser 100% propano o que amplia qualquer problema de temperatura e expansão do combustível. Por isso os casos mais graves estão precisamente cá e foi caque se começou a detectar mais o problema do arranque a frio e do vedante das bombas. Se não se acreditam na questão da qualidade ou falta dela desse componente nos motores 1.2 e 1.4, perguntem-se quantos motores partiram a gasolina. A GPL com injecção liquida é mais dificil de tal acontecer porque quando a bomba começa a deixar passar combustível para o óleo, o carro não pega a GPL e também o GPL não fica no óleo nem o estraga.

Tem sido feito um esforço para resolver estes problemas, alguns de origem no GPL outros nem por isso, mas depois de converter cai tudo no GPL. Não estou a dizer que sejam estes os casos.
Só tenho que lamentar uma vez mais estas situações e que em colaboração com o instalador tudo estamos a fazer para tentar solucionar definitivamente.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor rdd48856 » 21 jun 2017, 23:10

Ivo, o chorão tem razão.

A partir de agora estou disponível para ajudar, como sempre, por mensagem privada.

Não tenho necessidade de aturar carpideiras com vasta experiência prática em apertar e desapertar parafusos de sistemas aspirados.

Imagem

Os Flintstones estão a contratar....
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor IvoOliveira » 22 jun 2017, 00:06

Alonguei-me demasiado e admito-o. Não volta a acontecer.
Vamos arrefecer o depósito... Vamos falando
IvoOliveira
Utilizador

Mensagempor pcta » 22 jun 2017, 14:38

@geringonça, já estava na altura de mostrar o que vale na realidade, neste caso como técnico de frio ...
Termino por aqui mais um bate papo, bom ...
Peço desculpa pelo off-tópic ...
pcta
Cidadão Virtual

Mensagempor lobito » 22 jun 2017, 15:02

IvoOliveira Escreveu:Alonguei-me demasiado e admito-o. Não volta a acontecer.
Vamos arrefecer o depósito... Vamos falando

@IvoOliveira,

A questão do arrefecimento do depósito pode ser que se resolva com alguma ventilação da zona onde este está colocado, ou seja na bacia do pneu suplente. Já foi feito num carro que faz muitas viagens a Madrid, 300 ou mais km sem parar e sentia dificuldades em abastecer quando ia de Portugal, propano e depois no primeiro abastecimento em Espanha, nesta altura do ano com mais calor as bombas em Espanha com a mistura de butano não devem ter a mesma pressão. posso falar com o instalador sobre isso.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor rdd48856 » 22 jun 2017, 23:12

Peço desculpa pelo off-tópic ...

Não se preocupe, não voltará a acontecer...daqui para a frente irá queimar O2(se é que isso é possível) para onde quiser...
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor IvoOliveira » 23 jun 2017, 00:41

@lobito boa noite,

Se fosse possível agradecia.

Estou com algumas ideias de como ventilar aquela zona e retirar calor do depósito, mas estou a começar do zero.
IvoOliveira
Utilizador

Mensagempor pcta » 23 jun 2017, 08:02

@ivo
Gabo-lhe a paciência por esta situação que perdura este tempo todo ...
No entanto e na minha opinião, quando comprou o kit tinha alguma indicação para arrefecer o depósito :-o ? Bem me parecia que não ...
Como medida de teste até pode fazer, mas parece-me que não lhe vai adiantar grande coisa, pois o problema está relacionado da bomba de alta pressão para a frente (incluindo a própria bomba). A diferença de meia dúzia de graus seria/é irrelevante dada a pressão do gpl (propano) na linha, isto se o sistema foi bem construído e testado ...
Para o user que critica tanto o apertar do parafuso para a esquerda e direita ... isto surpreende-me, ou talvez não ...
Imagine-se que isto lhe acontecia num carro a diesel e tb há problemas bem bicudos ... o que já não se tinha escrito por aqui ...

A ideia que o problema é do nosso gpl, por mais que queiram vender/dar/evangelizar é falso. Se o sistema não funciona a propano, nada nas especificações publicas o indica, aliás LPi (Liquid Propane injection) diz tudo.
Presumo que a/as empresas que vendem estes kits trabalharam bem na parte de testes, fizeram entre outros os testes com diferentes tipos de misturas deste o 0% até ao 100% de propano e numa gama diferentes de temperaturas de trabalho, visando os diferentes tipos de mercado ...
Nos carros que tive a gasolina, todos eles funcionavam melhor a 98, mas trabalhavam bem a 95, para bom entendedor ...

O design nestes tipos de kits parece-me que é transversal a todas as marcas, usar ao máximo os componentes originais do veículos (por questões de €€€), estes não foram certificados para gpl, logo não estão a jogar pelo seguro, isto em engenharia pode pagar-se caro.
Deixo uma interrogação, nos kits gasosos quais os componentes originais do veiculo que são usados a gpl?
É o que penso,
pcta
Cidadão Virtual

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações

Quem está ligado: