Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca ?

Queixas e reclamações sobre Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações

Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca

Mensagempor lobito » 23 jun 2017, 10:08

Vou apenas esclarecer algumas coisas que foram escritas e que não correspondem à realidade para que não restem dúvidas. Vou falar apenas sobre a Vialle que é a que posso falar:

A questão do arrefecimento do depósito foi colocada pelo @IvoOliveira, não é uma situação que se tenha de fazer. Repito, há dezenas de carros idênticos ou mesmo iguais a funcionar bem exactamente com o mesmo equipamento. É verdade que o retorno do gpl sobre pressão aumenta a temperatura do GPL, não é a bomba que provoca esse efeito. mas quantos carros com kits de GPL gasoso já tiveram dificuldade em abastecer nos dias mais quentes, principalmente quando vão a Espanha no primeiro abastecimento? Há vários factores que contribuem para o aumento da temperatura no depósito.
Quanto aos diesel, pois é bom que fiquem a saber que tiveram mesmo problemas com o aquecimento do depósito e do gasóleo, alguns incendimento espontâneo em plena autoestrada não foram e são (ainda esta semana passei por um BMW série 5 diesel a arder com toda a força na A3, antes da entrada da A4, provavelmente não fui o único deste forum que viu). Ao contrário do que alguns users sugerem, não vim aqui fazer esse tipo de publicidade, ao contrário, caso fosse um carro a GPL, não estou certo que tal não aconteceria mesmo não compreendendo o porquê. O que fizeram a dada altura foi colocar um radiador para arrefecimento do gasóleo na linha de retorno ao depósito, normalmente colocado debaixo do carro.

São usados componentes do carro para que seja este a gerir todo o processo de alimentação de combustível. Tal não seria possivel de outra forma ou teríamos o mesmo que nos kits gasosos, downgrade do motor. Como colocar um injector de GPL na dentro camara de combustão é inexequível como devem calcular.
Mas nos kits da Vialle são alterados alguns componentes como os vedantes dos injectores (por uns preparados para os dois combustíveis) e a bomba de alta pressão destes motores do grupo VAG também é alterada.

Já aqui expliquei que a Vialle (e sei que não é a única) testa cada modelo durante meses e pelo menos uns 20.000 km. Se a unidade(s) ensaiada(s) funcionam bem, o equipamento é colocado no mercado, senão não. Já vi a GPL com Vialle, BMWs (em 2013), MB, Renault, nenhum deste até agora foram colocados no mercado. No caso dos BMW e MB são precisamente componentes do carro que dão problemas e por isso tentem encontrar soluções. Dizer que os fabricantes não têm cuidado ou não dão importância aos problemas não é correcto.

Por fim e quanto aos fabricantes deverem testar para todo o tipo de GPL, seria como obrigar aos fabricantes de automóveis a fabricar o mesmo motor com as mesmas características para a Europa e América Latina. Se em Portugal utilizássemos o gasóleo e gasolinas usadas no Brasil, por exemplo, dariam imensos problemas com toda a certeza. A diferença do nosso GPL para o usado no resto da Europa é como passar duma gasolina 98 para uma 92 ou 93. A ideia de fazer equipamentos ou calibrações especificamente para Portugal, se quiséssemos dar uma volta pela Europa como fazíamos? Eles é que estão certos, não nós.
E é isto que se deveria discutir e exigir, uma GPL para utilização Auto onde o que pagamos por quantidade de energia fosse o mesmo de verão e de inverno (o litro pesasse o mesmo dentro de determinados limites como acontece noutros outros países).
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor chorao » 23 jun 2017, 13:49

lobito Escreveu:E é isto que se deveria discutir e exigir, uma GPL para utilização Auto onde o que pagamos por quantidade de energia fosse o mesmo de verão e de inverno (o litro pesasse o mesmo dentro de determinados limites como acontece noutros outros países).

Quanto ao propano 100% concordo. No resto que se cobrem ao kg como nas botijas e não ao litro (mas assim já não seria como no resto da europa). Há anos que debatemos o mesmo mas o mercado GPL- auto ainda não cresceu o suficiente para obrigar o monopólio a mudar.
quote do "ok_computer": e vê os links da asssinatura do PaulAns :mrgreen:
chorao
Moderador(a)

Registado: 11 abr 2005, 08:32
Distrito onde reside.: Castelo Branco
Viatura a GPL?: Não

Mensagempor rdd48856 » 24 jun 2017, 00:24

Ivo tens mensagem privada, acho que temos solução para o arrefecimento do depósito.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36
Distrito onde reside.: Faro
Marca do KIT GPL: Lovato+BRC

Mensagempor IvoOliveira » 27 jun 2017, 10:30

Bom dia,

respondi apenas agora, estes últimos dias não me deram tempo para nada.
IvoOliveira
Utilizador

Registado: 11 mar 2011, 02:51
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.4TSI
Ano: 2009

Mensagempor pcta » 28 jun 2017, 21:36

lobito Escreveu:...
Por fim e quanto aos fabricantes deverem testar para todo o tipo de GPL, seria como obrigar aos fabricantes de automóveis a fabricar o mesmo motor com as mesmas características para a Europa e América Latina. Se em Portugal utilizássemos o gasóleo e gasolinas usadas no Brasil, por exemplo, dariam imensos problemas com toda a certeza. A diferença do nosso GPL para o usado no resto da Europa é como passar duma gasolina 98 para uma 92 ou 93. A ideia de fazer equipamentos ou calibrações especificamente para Portugal, se quiséssemos dar uma volta pela Europa como fazíamos? Eles é que estão certos, não nós.
E é isto que se deveria discutir e exigir, uma GPL para utilização Auto onde o que pagamos por quantidade de energia fosse o mesmo de verão e de inverno (o litro pesasse o mesmo dentro de determinados limites como acontece noutros outros países).

"LiquidSi works well in extreme conditions. High or low temperatures, the autogas mix or humidity do not affect performance."
Fonte: http://www.vialle.nl/en/liquidsi
Presumo que a estratégia seja a mesma para o LPDi, senão tem de estar especificado as condições de funcionamento.
Isto aplica-se a qualquer kit de qualquer marca.
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagempor lobito » 29 jun 2017, 00:19

O LiquidSi, tal como o LPi, é um sistema para motores de injecção indirecta que utiliza no GPL só componentes do sistema e nenhum do carro.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor forunista » 03 jul 2017, 10:42

Voltei de férias e estou a ler os comentários que não tinha lido.

lobito Escreveu:No grupo VAG (e só neste) detectou-se este problema em alguns carros (há centenas, senão milhares convertidos). Esta alteração da bomba e da estratégia resolveu em 90% ou mais dos carros que tinham o problema do arranque a frio

É isto que ainda não tinha visto dizer. Se aparece aqui um utilizador que está inclinado para o kit da Vialle e o motor do carro é um VAG 1.2 ou 1.4, há que alertá-lo para o que se pode passar com o comportamento do motor após convertido. 90% é bom, mas se calhar nos 10%, poderá ter a vida num "inferno" e os quase 3000(!!!!) euros que pagou na conversão, ainda lhe vão sair bem mais caras. Será que os 10% que não têm estes problemas do Ivo e do Alves, não têm mesmo nenhum problema ?

lobito Escreveu:Só tenho que lamentar uma vez mais estas situações e que em colaboração com o instalador tudo estamos a fazer para tentar solucionar definitivamente.

Tudo é tudo ou tudo exclui retirarem o kit e devolução do dinheiro pago por ele ?
forunista
Cidadão Virtual

Registado: 14 fev 2007, 14:49
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do KIT GPL: Tartarini
Marca do Veículo: Renault
Modelo: Clio II 1.2 16v
Ano: 2002

Mensagempor hernani18 » 08 ago 2017, 13:16

Boa tarde, estou a pensar adquirir um carro a gasolina e converter o mesmo em gpl, contudo denoto uma falta de informação atualizada, e parece-me que os foruns não são tão frequentados quanto eram á alguns anos atrás...

O Veiculo em questão seria um Seat leon 1.4 tsi de 2006, 70.000km, deparei-me logo com os problemas levantados nas instalações nestes motores, pelo que queria opiniões sinseras de quem já tem experiência nestes motores...

mais ainda eu sou do distrito de viana(arcos de valdevez), gostaria de saber onde recomendam que se faça a instalação aqui no minho, como deve ser e a bom preço... e quanto poderá ficar?

em ultimo reparei na existencia de dois sistemas, aspiração ou injeção liquida e gostaria de saber atualmente quais seria a melhor escolha...

grato
hernani18
Recém-chegado

Registado: 08 ago 2017, 12:07
Distrito onde reside.: Viana do Castelo

Mensagempor rdd48856 » 08 ago 2017, 14:17

Em relação aos motores de injeção direta os kits são desenvolvidos especificamente para determinadas referências de centralinas/motores,
por isso só com esta referência é que é possível saber se há kit.

Os dois tipos de sistemas disponíveis para motores de injeção direta são: injeção líquida e injeção gasosa.

No primeiro caso o GPL entra no estado líquido pelo próprio injetor de gasolina, no segundo caso o GPL é injetado no estado gasoso no coletor de admissão, deixando o motor de funcionar a GPL em injeção direta.

Mas para já o primeiro problema a resolver é saber se há kit para esse motor. De quantos cavalos é o motor?
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor forunista » 08 ago 2017, 14:26

hernani18, viva.

Caso não tenha conhecimento sobre o assunto e não tenha acompanhado este, e outros tópicos acerca do assunto, atenção que alguns motores VAG 1.2 e 1.4 TSI (que é o seu caso), têm tido problemas(uns mais graves do que outros) com kits de injecção directa. Leia este tópico, embora já conte com 19 páginas. É um conselho.
forunista
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 08 ago 2017, 14:40

@forunista, convém referir também o resto do panorama...

Não sendo eu um apologista dos kits de injeção gasosa, a verdade é que em relação a esses kits apenas têm aparecido aqui no fórum uns casos esporádicos de injetores danificados ao fim de muitos milhares de quilómetros.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor forunista » 08 ago 2017, 18:26

rdd48856, "o resto do panorama" que disseste, eu desconhecia (acerca do que se passa nos TSI com instalações de injecção gasosa).

hernani18, há neste forum vários utilizadores com carros com motores 1.2 e 1.4 TSI. Fiz um apanhado há uns tempos porque também eu tenho um TSI e não cheguei a instalar kit devido aos problemas que tem havido.
Se pesquisar pelos DBs destes carros, irá encontrar o historial deles.

8/2015: DB SEAT Ibiza ST 1.2 Tsi 105cv (alvesjc): LPDi da vialle =>Front Fuels
2011: Seat Altea Xl 1.2 Tsi (neverhide75): Prins DLM 2.0 => Mastergás
2011: DB _ Skoda Octavia 1.2 TSI - Kit VIALLE LPDI by Front_Fuels (PEREIRA83): VIALLE LPDI => Front Fuels
2012: Skoda Octavia 1.4TSI Vialle LPDI (IvoOliveira) => Front_Fuels
2012: DB _ AUDI A3 SPORTBACK 1.4 TSI - Kit VIALLE LPDI (SrSniper) => Front Fuels
2012: Seat AlteaXL 1.4 TSI 2008 VIALLE (skydivingpt) => FrontFuels
2011: Seat Altea XL 11/11 1.2 TSI VIALLE (migangsantos) => Automaso - Rio Tinto
2013: Skoda Yeti 1.2 TSI - LPDi by FF VIALLE (AgA) => FrontFuels
forunista
Cidadão Virtual

Mensagempor mpsfilho » 12 ago 2017, 19:08

Olá,

Ainda sobre a composição do GPL (Propano/Butano).

Estou intrigado, pelo que tenho lido por aqui, o GPL em Portugal deveria conter uma determinada % de Butano para um bom funcionamento dos nossos motores, mas, pelos vistos não tem?.

A minha perplexidade é a seguinte: eu pensava que as petrolíferas não o faziam por questões de economia, mas, hoje deparei-me com o preço do gás de garrafa há venda numa grande superfície comercial a ser vendido o Butano ao mesmo valor do Propano.
mpsfilho
Utilizador

Registado: 23 dez 2016, 21:04
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Mensagempor rdd48856 » 13 ago 2017, 22:35

O propano engarrafado é que está caro, não é o butano que está barato.

Essa garrafa tem cerca de 22 litros de GPL, agora veja a quanto sai ao litro!

De uma forma geral (há 2 ou 3 meses do ano em que isso se inverte) o preço do butano é maior.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor mpsfilho » 14 ago 2017, 11:05

É isso rdd,

Se fosse comprado há garrafa neste caso ficava a 1€ o litro uma vez que a garrafa com 13kg (equivalente a 22l) está neste estabelecimento a ser vendido a cerca de 22€ a garrafa.

Eu não quis dizer que o de garrafa é barato! quis sim dar a entender que se as petrolíferas não adicionam uma percentagem de butano ao GPL auto é porque não querem, e é incompreensível uma vez que o preço há saída da refinaria será idêntico ao propano.

Curioso! há dias vi um Senhor a encher garrafas de gás numa bomba de GPL, eu perguntei-lhe em quanto lhe ficava cada garrafa? ele disse que ficava a cerca de metade do valor, não fosse a Lei não o permitir que eu também arranjava um adaptador próprio e faria o mesmo.
mpsfilho
Utilizador

Registado: 23 dez 2016, 21:04
Marca do KIT GPL: Prins VSI-2.0 DI
Modelo: Dacia duster 1,2Tce
Ano: 2015

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

Anterior

Voltar para Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações