Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca ?

Queixas e reclamações sobre Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações

Re: Motores TSI - Kit de injecção liquida/gasosa, que marca

Mensagempor BrunoG » 13 jun 2017, 18:50

rdd48856 Escreveu:@BrunoG, acho que o melhor era tentar combinar com o @alvesjc para ver se consegue viver com os problemas do carro dele.

Se sim avance, é que esse é o pior cenário, pode sempre acontecer-lhe o caso do user @Srsniper que vem cá perguntar por soluções para bolhas no vidro.

Caso contrário pode avançar para um kit de injeção gasosa, havendo muitas marcas que os disponibilizam (dependendo do código do motor).

Com 4 possíveis incovenientes:

1)Em alguns casos há pequenos engasganços em A.E.

2)Consumo de gasolina (cerca de 20% em alta carga)

3)Maior probabilidade de estragar injetores a longo prazo(mas quando isso acontecer já poupou mais do que o suficiente para pagar injetores).

4)Maiores emissões de HC (mas menores de partículas).

Mas não existe mais nenhum kit de outra marca com injeção líquida que valha a pena? Ou só a vialle é que se aventurou nesse aspeto?

Se o problema fosse só o arranque a frio, era tranquilo... Ligava a gasolina e depois passava para gpl como se faz em injeção gasosa ou Et se não pegasse à 1a e pegasse à 3a n era mao(desde que não me danificasse o motor de arranque), agora o carro ir a baixo constantemente como o user @alvesjc e já não pegar não mesmo... Pedia a devolução do dinheiro para isso.

O user @Srsniper também tem? E o dele não dá grandes problemas ou apenas ele não revela os problemas?

Agora indo por partes
1- (Em alguns casos há pequenos engasganços em A.E) engasgado como assim?

2-Consumo de gasolina (cerca de 20% em alta carga)
Pensava que o consumo da gasolina ia manter-se. Porque razão aumenta?

3-Maior probabilidade de estragar injetores a longo prazo(mas quando isso acontecer já poupou mais do que o suficiente para pagar injetores).Qual o preço médio dos injetores?

4-Maiores emissões de HC (mas menores de partículas).No geral isso vai me prejudicar em que?

É pena que realmente o resto do pessoal que tenha os mesmos motores não dão a palavra para perceber se realmente o USER @alvesjc é um caso isolado no que diz respeito ao aceitavel/inadmissível...

De qualquer forma o kit de injecção gasoso é mt mais barato? Ainda assim compensa? Vale apena?
BrunoG
Recém-chegado

Registado: 31 mai 2017, 21:59
Distrito onde reside.: Lisboa
Viatura a GPL?: Não
Marca do Veículo: Volkswagen
Ano: 2009

Mensagempor lobito » 13 jun 2017, 19:02

pcta Escreveu:O caso da HPP VAG é um exemplo, que eu saiba a vw não certificou a bomba para gpl, logo se der problemas a gpl a culpa não será certamente da vw.

Sabes quantos destes motores deram problema só a gasolina? Quantos foram substituídos? Quantas destas bombas deixam passar gasolina para o óleo? Tudo isto em carros 100% a gasolina.
Optima LPG/GNC / Blueenergy Dual-Fuel / VIALLE / V-Lube Valve Saver
lobito
Cidadão Virtual

Registado: 27 out 2006, 17:03
Distrito onde reside.: Porto
Viatura a GPL?: Sim
Marca do KIT GPL: Vialle - LiquidSI
Marca do Veículo: Mercedes-Benz
Modelo: CLS 350
Ano: 2005

Mensagempor pcta » 13 jun 2017, 20:33

lobito Escreveu:
pcta Escreveu:O caso da HPP VAG é um exemplo, que eu saiba a vw não certificou a bomba para gpl, logo se der problemas a gpl a culpa não será certamente da vw.

Sabes quantos destes motores deram problema só a gasolina? Quantos foram substituídos? Quantas destas bombas deixam passar gasolina para o óleo? Tudo isto em carros 100% a gasolina.

Sim, alguns componente do grupo têm dado problemas...apenas não entendo como é possível isso acontecer....corte nos custos?
O exemplo da HPP, foi mesmo um exemplo, e pode-se generalizar a outros componentes, foram certificados para gasolina.
Em carros com menos electrónica, tudo era mais fácil....
... a poluir pouco, mas ainda a poluir :(
pcta
Cidadão Virtual

Registado: 30 jul 2010, 16:03
Distrito onde reside.: Coimbra

Mensagempor IvoOliveira » 14 jun 2017, 13:28

Boas tardes,

Tendo sido o meu carro um dos que mais problemas deu, creio que deixar o meu testemunho e o ponto de situação seja relevante.
Separando as águas... antes da intervenção da Vialle, o panorama era o seguinte:

- Arranque tanto a quente como a frio para cima da 5ª tentativa ( 2 baterias danificadas no espaço de 4 anos, pagas pela FF );
- Ás 3000rpm comutava para gasolina;
- A meio de uma viagem, se tivesse uma paragem uma estação de serviço, beber um café, o que fosse, já sabia que ia ficar pelo menos 15 minutos á espera que ele pegasse;
- A comutação entre combustíveis não funcionava, sendo que o carro acabava sempre por desligar-se;
- Em dias de calor extremo, as coisas complicavam. Cheguei a ficar com a família dentro do carro na saída da via do infante / entrada da N10, mesmo no meio da via, durante uns bons 20 minutos ( entre outras situações completamente absurdas ).
- Aos 80.000KM levou uma bomba de alta pressão NOVA, paga por mim e pela FF;
- Levou 4 ignições novas aos 90.000KM ( pagas pela FF );
- Actualização de software da centralina original do carro na Skoda ( paga por mim );
- Aos 100.000KM levou kit de distribuição ( o carro é de corrente, por isso teoricamente devia durar a vida útil do carro. Estes carros saíram com um problemas nas correntes que ganhavam uma folga excessiva ).
- Visitas regulares ao instalador ( mensais ), onde o carro ficava dias, e o resultado era o mesmo.
- A gasolina trabalhava sempre bem.. ( Tal como a Gas BUTANO, que não tem a composição do GPL comercializado em Portugal puramente PROPANO );
- Litros e litros de gasolina consumida em vez de GPL, e essa ninguém a paga a não ser eu;
- 2 passeios de reboque;
- Foi tanta coisa que não me recordo de tudo..

Resumindo, era um carro que eu só tinha uma certeza: cada vez que pegava nele a GPL, ia haver festa. Ganhei um tique de olhar para a zona onde está o display da Vialle, pegue em que carro for. Uma situação completamente absurda, que foi arrastada durante 4 anos, sem que a as partes intervenientes ( Instalador, Importador, Vialle ) tenham apresentado uma solução, sempre com a mesma conversa: " é daqui, é dali, está a ser feito tudo ao nosso alcance, não sabemos o que fazer mais, ....."

Uma coisa eu tenho a certeza: um utilizador normal que estivesse numa situação destas, tinha entretanto tirado o KIT e exigido a devolução do dinheiro. Eu não o fiz por várias razões, sendo alguns deles a confiança no instalador, ficar com o carro cheio de buracos, ter outros carros disponíveis em casa e por trabalhar no ramo automóvel, tendo alguns conhecimentos técnicos que me levaram a pensar que estes problemas tinham que ter solução.

Neste momento após a intervenção da Vialle na bomba e mudança de estratégia, ficaram estas situações por resolver:
- Arranque a frio á 1ª ( sempre com toque de acelerador ) dentro das primeiras 24horas do ultimo funcionamento, arranque à 2ª / 3ª após as 24 / 48 horas;
- Arranque a quente por vezes à 2ª / 3ª tentativa;
- Luz do motor acende cerca de 1x / mês, estando o código de avaria relacionado com a pressão de combustível no rail.

Uma melhoria extremamente significativa, que me permite fazer o dia a dia com o carro, sem grandes preocupações.

Cheguei a ponderar a substituição do kit da Vialle por um de injecção gasosa, mas visto o carro ter ficado como ficou, tal não iria trazer beneficios.

Resumindo e concluindo, as minhas conclusões são:

- Neste momento, o LPDI da Vialle ou injecção gasosa têm o mesmo grau de fiabilidade, sendo que injecção gasosa tem sempre o contra do consumo de gasolina;
- Consigo fazer a utilização acima descrita do carro, desde que ponha GPL da Galp, Repsol ou Prio ( proporção de Butano / Propano, qualidade do combustível );
- Seja da bomba de alta pressão, da qualidade do combustível, do alinhamento dos astros... a Vialle como integrador de sistemas tem que vender uma solução final, sendo neste caso o funcionamento do carro a GPL tal como é anunciado. Os problemas e as necessidades técnicas são da responsabilidade da Vialle, e nunca do fabricante do automóvel, nem do instalador que coloca o kit com base nas instruções dadas pela Vialle ( não há afinações, parametrizações, nada) , nem tão pouco do cliente final. Tenham pelo menos um pouco de humildade para assumir que fizeram merd@ ao lançarem um produto para o mercado europeu sem estar validado em todas as condições possíveis de funcionamento!
- A qualidade do GPL em Portugal não está adaptada para o uso em veículos de injecção directa, sendo que as proporções de Propano / Butano não são as ideias para o funcionamento destes sistemas, ao contrário do resto da Europa.

Já me alonguei demasiado, mas fica muito por dizer, mas mesmo assim...

Se o importador da Vialle garante que TODOS os problemas estão resolvidos com a bomba de alta pressão, desafio-o a dizer-me como resposta o que está a ser feito para resolver os problemas que ainda tenho no carro, qual a data prevista para a sua resolução e quem vai suportar os custos inerentes aos mesmos. ( Já agora, coincidência ou não, desde que foi feita a alteração de estratégia tenho uma falha de comunicação entre o modulo de ABS e a centralina de gestão do motor quando o ESP é activado e tenta cortar a rotação do motor ).

Até digo mais, leve este carro durante o tempo que for necessário para perceber e resolver o que se passa e dê-me um carro de substituição equivalente a este.
Nunca se esqueça de uma coisa: o nosso produto é tão bom como o pior problema que tivemos e a sua respectiva resolução, porque os casos em que as coisas correm bem, não têm sentido ser mencionados, pois essa é a base de uma transacção comercial: pagar e ficar bem servido!

Este Sábado vou para o Norte, vão estar 42ºC e vou levar.. uma 307 HDI SW que comprei no inicio deste ano, por não ter confiança no sistema de GPL que tenho instalado na Octavia.

Caro BrunoG, se já tem o carro e o pretende converter, veja também as marcas Prins e ICOM, fale com a FrontFuels sobre estas e outras possibilidades.
A verdade é que entre um TDI e um LPDI a coisa anda equiparada.. pois os filtros de partículas, válvulas EGR e outras artimanhas também só dão problemas.

Fico a aguardar a resposta do Importador, entretanto alguma questão disponham.

Cumprimentos
IvoOliveira
Utilizador

Registado: 11 mar 2011, 02:51
Distrito onde reside.: Setúbal
Marca do Veículo: Skoda
Modelo: Octavia 1.4TSI

Mensagempor alvesjc » 14 jun 2017, 14:03

Boas Ivo,

Mas achas que ir para outra marca resolve alguma coisa?
O maior problema será sempre a imcompatibilidade da Bomba Alta pressão com o GPL.

Qt muito, no meu caso eventualmente deixaria de haver falhas de ignição em baixas, e a luz deixava de acender constantemente...
https://www.spritmonitor.de/en/detail/706148.html
alvesjc
Utilizador

Registado: 02 jul 2015, 11:15
Marca do KIT GPL: Vialle LPDI
Marca do Veículo: Seat
Modelo: Ibiza ST 1.2TSI 105c
Ano: 2015

Mensagempor IvoOliveira » 14 jun 2017, 14:31

Boas Alves,

Na minha opinião a questão da marca não passa só pela resolução de um problema especifico de funcionamento, mas sim de todo um conjunto de acções que a marca deve desenvolver para resolver os problemas dos seus clientes, tais como tempo de resposta, envolvência com o problema do cliente, arranjar alternativas de mobilidade, etc.
A marca, ao deparar-se com uma situação como é a tua e como foi a minha, deve desenvolver um plano de reacção organizado onde todas as partes devem ser activamente envolvidas, incluindo o cliente, onde deve constar um plano de acções a realizar, resultados esperados e o mais importante, prazos, para que não se ande ao "sabor da maré".

É como tudo, vou á RadioPopular comprar uma TV Samsung topo de gama, apelidada pela marca como sendo muito melhor que as das outras marcas. Mas ao fim de 1 mês ela avaria... não posso ficar 4 anos á espera que o problema seja resolvido, e sem a TV, enquanto que outras vão evoluindo e quando a TV está boa, já está tecnologicamente obsoleta com a imagem ou o som a falhar a meio daquele filme que gostamos.

A meu ver a Vialle tinha a responsabilidade de, ao ver que as condições técnicas do instalador e importador são insuficientes para a resolução do problema, desenvolver um mecanismo para salvaguardar o cliente, desde fornecer um veiculo de substituição até, se necessário, levar o carro afectado para o seu centro de desenvolvimento, onde com todos os meios disponíveis o problema podia ser identificado e resolvido definitivamente, para todos os casos presentes e futuros.

No empresa onde trabalho ( ramo automóvel também ) as coisas são feitas assim.
- Em primeiro lugar, o cliente, que não pode ficar privado do seu equipamento, procedendo-se à atribuição de uma solução nesse sentido.
- Depois do cliente estar salvaguardado, procede-se à analise do problema. Se internamente não se consegue identificar a causa do problema, vamos subir na organização de forma à situação não ficar estagnada. Após identificar, corrige-se de forma a que tal não volte a acontecer e faz-se um recall se necessário.

O que me leva a parecer é que estas empresas empurram os problemas com a barriga. Acaba por ser uma das causas de não existir massificação do GPL devido aos feedbacks negativos entre utilizadores.
Desta forma é impossível ter confiança num produto quando o seu normal funcionamento não consegue ser garantido.

No teu caso em particular, creio que já foi feita a ultima actualização por parte da Vialle. Essas falhas de funcionamento deverão ter origem noutro componente, sem ser na bomba.
Não seria obrigação da parte da Vialle agir activamente para resolver o problema, em vez de deixar o caso entregue ao instalador que já desespera por não saber o que fazer ? Os nossos carros cada vez que vão à FF, ele está a perder €, por isso não é do interesse dele ter-nos lá a toda a hora.
IvoOliveira
Utilizador

Mensagempor alvesjc » 14 jun 2017, 16:23

Boas.

Bom, nem de proposito, chegou as altas temperaturas, chegou o granel!!!! :evil:

Acabei de ir desenpanar a esposa!!! Ela parou o carro à porta da escola do puto, qd o foi pôr a trabalhar, nem pensar... roda roda roda e nada...

Mais uma vez, lá eu estive sobre a boa vontade da minha chefia para me deixar sair e ir tentar resolver o problema...

Isto é de facto impossivel.... %-(

Cheguei ao carro, não deu sinal, mas com alguma inssistência lá pegou..... Não chegou a ser necessário recorrer à chave de bocas para soltar o combustivel do rail de alta pressão.

Está visto que será outro verão igual ao passado, vou passar a vida a adorar as bermas da estrada....

Certamente será como no ano passado, resolve-se com downgrade da centralina...... X(

@Ivo

Sim, de facto a Vialle devia dar-nos carro de substituição, isto assim é um verdadeiro inferno...

Quanto à FF, espero sinceramente que a Vialle lhes pague, alem de todo o tempo que já perderam com o carro, foram eles que pagaram as velas...

Isto é inconcebivel a vários niveis, a Vialle está a ser uma nódoa em termos de apoio ao cliente, e se calhar, aos instaladores...
https://www.spritmonitor.de/en/detail/706148.html
alvesjc
Utilizador

Registado: 02 jul 2015, 11:15
Marca do KIT GPL: Vialle LPDI
Marca do Veículo: Seat
Modelo: Ibiza ST 1.2TSI 105c
Ano: 2015

Mensagempor IvoOliveira » 14 jun 2017, 19:18

E por falarmos nisto o meu à pouco só pegou á 7x.. arranque a frio com menos de 24h.

Com o calor não há mm volta a dar.

Na altura ainda andava a guardar os talões de gasolina que punha... Se não dão com a coisa, paguem o diferencial do valor de ambos os combustíveis. Epah, seja o que for, salvaguardem o cliente!
IvoOliveira
Utilizador

Mensagempor rdd48856 » 14 jun 2017, 22:54

Mas não existe mais nenhum kit de outra marca com injeção líquida que valha a pena?

Não, a Vialle é ainda assim a marca que mais investiu (e investe) em injeções líquidas para estes motores.

A Prins deixou de comercializar e passou a comercializar só injeção gasosa.

A Icom ainda comercializa(embora poucos instaladores o façam) mas os problemas são maiores.

O user @Srsniper também tem? E o dele não dá grandes problemas ou apenas ele não revela os problemas?

Tem aqui o tópico: viewtopic.php?f=9&t=13393...envie-lhe uma m.p. e veja o que lhe diz.

1- (Em alguns casos há pequenos engasganços em A.E) engasgado como assim?

Os kits gasosos para motores DI fazem injeções de gasolina para preservarem os injetores. Por vezes a transição de combustíveis nota-se, particularmente em alta carga, em contínuo.

Consumo de gasolina (cerca de 20% em alta carga)
Pensava que o consumo da gasolina ia manter-se. Porque razão aumenta?

Quanto maior a carga térmica sobre o motor maior a probabilidade da gasolina sofrer termólise nos injetores, o que obriga a aumentar a % de gasolina.

Qual o preço médio dos injetores?

Um user que apareceu aqui com esse problema falou nuns 400€, mas o melhor é perguntar para o seu carro especificamente.

No geral isso vai me prejudicar em que?

Os HC são, conjuntamente com os NOx, precursores do ozono troposférico (poluentes).

De qualquer forma o kit de injecção gasoso é mt mais barato? Ainda assim compensa? Vale apena?

O preço depende das marcas(há várias), mas eu diria que a partir de uns 1800€.

De um ponto de vista estritamente financeiro compensa. O retorno deve andar por uns 40000Km.

com a gestão electrónica actual cada vez mais complexa, com cada vez maior numero de sensores, tolerâncias mais apertadas nos componentes, a conversão para gpl ou outro combustível será cada vez mais difícil ou até impossível, isto sem que existam problemas.

Passados quase dois anos de inúmeras explicações sobre o que causa os problemas nas conversões de motores de injeção direta, o @pcta continua a perceber tanto do assunto como a importância dos ciclos solares na ovulação das lulas no oceano glacial ártico.

É triste mas é esta a situação

Um motor de injeção direta mecânica teria os mesmos problemas.

Quanto àqueles motores pequenos e turbinados nada fiáveis para converter para GPL, devido à (in)tolerância (alimentar?) à medida que eles se vão multiplicando aqui pelo fórum, de origem ou convertidos posteriormente (como o meu que já vai nos 140000Km)a conversa vai fazendo cada vez menos sentido, por muito que isso custe aos amantes dos carburadores e sistemas aspirados.

@IvoOliveira um excelente(e trabalhoso) resumo do ponto da situação do seu carro.

Neste fórum gostamos de ouvir todos os lados, por muito que isso custe aos defensores(como eu) do GPL.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Registado: 13 abr 2005, 10:36

Mensagempor pcta » 15 jun 2017, 00:48

Aos users que têm os problemas com os motores de injecção directa convertidos a gpl, em vez de irem ao instalador, que pelos vistos não tem solucionado o problema, sugiro que vão ao poço de sabedoria (@rdd qqcoisa) que de certeza num estalar de dedos (ctrl+c e ctrl+v) resolverá o problema.
Acresce que, quando agradece aos users os relatos que contribuem para o seu enriquecimento de informação (diferente de conhecimento), mas quem paga e/ou fica a arder são os users que têm os problemas ...
Quanto aos motores com sensores/electrónica vs os mecânicos, mais uma que demonstra a ignorância de quem quer ou sente necessidade de mostrar que sabe ... deve ter sido pelo facto de eu hoje estar com t-shirt vermelha .... voltou ao mesmo ...
Quanto aos motores pequeninos, pois com algumas juntas da cabeça mudada .... Quem os compra, na sua maioria é por razões financeiras ... não distorça as coisas ...
Peço desculpa aos users que sofrem estes problemas e imagino a sua angustia, converteram o veiculo para gpl na expectativa de poupar e para alguns não aconteceu ... para estes tb deve existir solução, nem que passe por reverter a situação.
pcta
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 15 jun 2017, 22:35

@BrunoG,

tem aqui viewtopic.php?f=22&t=17028 o user @mpsfilho que instalou recentemente um kit de injeção gasosa Prins num Dácia Duster 1.2 TCE. Poderá seguir o tópico para tirar algumas dúvidas.
(Atenção que o motor não é o mesmo).

A FrontFuels não recomenda para já instalar qualquer kit nesses motores.
Punto 55 Burrié....até os burros merecem injecção electrónica! Lovato Fast: 7,2l/100Km; 4,3€/100Km; 108g CO2/km
GrandModusGPL...shaken but not stirred! BRC Plug&Drive: 9,1l/100Km; 5,5€/100Km; 135g CO2/km
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor BrunoG » 17 jun 2017, 22:14

Bem pelo que tenho visto até agora já vi que os kit para o meu carro em específico ainda não estão bem cimentados e longe da perfeição... Para o preço que apresentam ainda passado este tempo todo apresentarem tantos problemas aos quais a meu ver são graves e inadmissíveis para um uso normal... Já tenho o carro e não o comprei prepositadamente para este efeito, como tal vou aguardar até que todos os problemas para um uso normal sejam resolvidos... A meu ver seria viável o kit de injeção líquida...
Agradeço a todos por contar as vossas experiências e irei ficar atento por um milagre para que se descubra uma solução o mais rápido possível...
BrunoG
Recém-chegado

Registado: 31 mai 2017, 21:59
Distrito onde reside.: Lisboa
Marca do Veículo: Volkswagen

Mensagempor rdd48856 » 18 jun 2017, 22:08

@BrunoG,

Uma coisa que pode mudar tudo é a composição do GPL, uma mistura com muito butano seria um game changer.

Aproveito para esclarecer que não tenho conhecimento de nenhum motor recente, pequeno e turbinado (os tais com intolerância) aqui do fórum que tenha mudado a junta da cabeça.

Um dia o @pcta há de acertar em alguma coisa (acontece a todos), lamentavelmente ainda não foi desta.
rdd48856
Moderador(a)

Mensagempor pcta » 19 jun 2017, 11:46

Sim, sim a realidade e o uso assim o dirá e não porque o afirma ...
Recordo que colocou algures no fórum (se não estou em erro) que já vai na segunda junta...pois mas vai dizer que é da idade ... e não da cc/uso...
Para bem dos users espero que tudo corra pelo melhor, também dependo do tipo de utilização do veículo.
pcta
Cidadão Virtual

Mensagempor rdd48856 » 19 jun 2017, 21:21

Sim, sim a realidade e o uso assim o dirá e não porque o afirma ..

O Senhor de La Palice não diria melhor.

A questão é mesmo essa, é que começamos a ter quilómetros acumulados suficientes entre todos os carros com essas características registados aqui no fórum, para retirar conclusões...e adivinhe, as suas previsões não têm sido verificadas.

Recordo que colocou algures no fórum (se não estou em erro) que já vai na segunda junta...

Os motores Fiat Fire de 1994 também sofrem de (in)tolerância ao GPL? É que segundo a sua conversa são só os motores recentes.

(Nem vale a pena falar nos 190000Km e 17 anos do carro, porque obviamente que já estamos a falar de bugalhos e não de alhos, é a desconversação habitual).

também dependo do tipo de utilização do veículo.

La Palice outra vez.
rdd48856
Moderador(a)

Publicidade Aqui ?
(clique aqui)

AnteriorPróximo

Voltar para Instalações de GPL, Manutenção ou Reparações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Custo de chamada igual a uma chamada para 219947420